Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Entusiasta1#mão

[Ajuda com "s" super pronunciado]

Recommended Posts

Galera, depois de quase 3 meses de ajustes ainda tenho um probleminha chato com meus tweeters, uma sibilância muito chatinha, daquelas que faz você parar de escutar certos tipos de música...

Reparo principalmente quando escuto Ziggi, "Gonna Leave You". Se tiverem a oportunidade de baixar, por favor o façam.

A música a composta por vários "yes"(o problema é sempre no "S") que puxam de mais os meus tweeters!

Já mexi em 1.2khz, 1.6khz, 2.0khz, 2.5khz, 3.15khz, 4khz....

Acabei deixando -3db em 1.2, 2.0 e 3,15khz, mesmo assim sem sucesso!!!

To achando que o problema deve ser lá pela faixa dos 10~14khz, será que procede???

Não posso mais passar RTA no carro porque estou meio sem grana... aqui em Ctba me cobram 90reais pra passar...

Alguém sabe qual seria mais ou menos a frequência desse "s"?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tente entre 9 a 10kHz.

é uma que ainda não tentei Pad... comecei a vasculhar aqui e parece que a voz humana vai de 40 a 7000hz, será que é isso mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Entre 7 e 10k com certeza.

Pegue esta música e vá testando. Pegue uma faixa de cada vez e vá atenuando ao máximo. Quando sentir que algo melhorou, é pq é naquelas imediações. Só ir dando o acerto fino.

Pra coisas entre uns 100Hz e 15KHz dá pra usar o notebook com seu microfone interno mesmo. Instala o true RTA crackeado pra liberar 1/24 oitava. Não precisa se preocupar com calibração nem nada. Bota num volume alto, ajusta a faixa mínima pra uns -30dB (no menu da direita) e deixa um pink noise rodando.

Vai dar uma curva toda estranha, ignore. Procure um pico agudo na resposta. Pra mim sempre deu certo.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

este DEFeito é chamado de sibilância (que também é um problema pulmonar rsrsrs) e acontece na faixa de 5 a 8kHz na voz humana, mas pode se extender quando se trata de instrumentos até 16kHz

logicamente este problema pode estar relacionado a música em si (onde a gravação não previu o o uso de um "de-esser"), nas características do set e também na configuração do EQ ou outros recursos do player

EDIT: erro de portuga

Editado por CristianoLO

Compartilhar este post

Link para o post

Entre 7 e 10k com certeza.

Pegue esta música e vá testando. Pegue uma faixa de cada vez e vá atenuando ao máximo. Quando sentir que algo melhorou, é pq é naquelas imediações. Só ir dando o acerto fino.

Pra coisas entre uns 100Hz e 15KHz dá pra usar o notebook com seu microfone interno mesmo. Instala o true RTA crackeado pra liberar 1/24 oitava. Não precisa se preocupar com calibração nem nada. Bota num volume alto, ajusta a faixa mínima pra uns -30dB (no menu da direita) e deixa um pink noise rodando.

Vai dar uma curva toda estranha, ignore. Procure um pico agudo na resposta. Pra mim sempre deu certo.

acertou de novo ai no 7-10khz... valeu pela dica do true, vou fazer isso mesmo já tendo "concertado" o problema!!

como não tenho a opção de mexer em exatamente 9khz, atenuei primeiramente -3 db em 10khz, não contente(nóia), deixei -1db em 8khz também... super melhora!!!

agora vou começar a procurar o programa pra instalar aqui... aproveitar a sexta a noite pra brincar com meu mais novo sq "gostoso" de escutar... hahah

Compartilhar este post

Link para o post

este DEFeito é chamado de sibilância (que também é um problema pulmonar rsrsrs) e acontece na faixa de 5 a 8kHz na voz humana, mas pode se extender quando se trata de instrumentos até 16kHz

logicamente este problema pode estar relacionado a música em si (onde a gravação não previu o o uso de um "de-esser"), nas características do set e também na configuração do EQ ou outros recursos do player

EDIT: erro de portuga

acho que juntou um pouco de tudo Cristiano... com a sua ajuda e dos parceiros vou regulando aos poucos aqui!

Compartilhar este post

Link para o post

Matou a pau ai campeão... Obrigado!

De nada.

Clica no verdinho, haha.

Editado por Pad
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, conseguiria o link do crackeado pra mim? procurei em todos os sites de torrent que eu uso, e nada!

Pega via emule ou torrent. Não tenho link por aqui. Depois eu jogo num 4shared, qualquer coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

o tweeter é um morel tempo x...

nunca percebi nada assim no meu tempo

tem alguma função loudness, media xpander ou alguma coisa desse tipo ativada ? em flat aparece isso ?

o ganho tá correto também ?

se tudo isso tiver certo o negócio é partir pro que o kleber falou mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

Pega via emule ou torrent. Não tenho link por aqui. Depois eu jogo num 4shared, qualquer coisa.

pois é velho, tentei nesse aqui e na net:

kat.ph

thepiratebay.se

rutracker.org

isohunt.com

h33t.com

e nada em nenhum deles.. triste hahahha nem no 4shared tem!

Compartilhar este post

Link para o post

nunca percebi nada assim no meu tempo

tem alguma função loudness, media xpander ou alguma coisa desse tipo ativada ? em flat aparece isso ?

o ganho tá correto também ?

se tudo isso tiver certo o negócio é partir pro que o kleber falou mesmo

a pegada do meu módulo é diferente do teu provavelmente... meus tweeters também são diferentes dos teus.. o meu é 6x e o teu deve ser o 6...

meu tw é 25mm enquanto o seu é 28mm!!

Compartilhar este post

Link para o post

a pegada do meu módulo é diferente do teu provavelmente... meus tweeters também são diferentes dos teus.. o meu é 6x e o teu deve ser o 6...

meu tw é 25mm enquanto o seu é 28mm!!

saquei, tinha esquecido desse detalhe do X.

o meu é o 5 na verdade rs

Compartilhar este post

Link para o post

Eu consegui o TrueRTA crackeado no rapidshare. Só que não achei mais o link... Se alguém quiser, posso mandar via e-mail, ou upar em algum lugar...

Compartilhar este post

Link para o post

eu baixei, só que não crakeado... alguém disponibiliza esse crakeado?

abraços

Eu Upei no Rapidshare. Não vou postar link pois deve ser contra as regras do fórum, mas mando por MP pra quem precisar.

Enviado pra ti Guto.

PS: A versão é a 3.4 e não 4, como tinha dito antes.

Editado por Fortes

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando então, eu to com o mesmo problema.

O meu Player é um JVC SH-100 e aí o EQ(9 bandas no total) vem e tem: 4khz, 8Khz, 10KHz e12KHz. Em algumas músicas o s, t, x, ficam muito estridentes. Passei o RTA agora ao meio dia rápidamente, mas ainda estou aprendendo a mexer. Fiz o que o Kleber indicou no post #5, mas ainda ficou com uns "ssss".

No caso como a voz é entre 7 e 10K Hz, eu atenuo a faixa dos 4, 8 e 10K Hz? ou só do 8 e 10K Hz?

Na equalização por banda, tem o "Q". Mas eu não entendi direito como funciona. Alguém poderia me esclarecer?

Outra coisa, eu li no manual e não entendi. eu usou a equlização por Banda OU a equalização paramétrica, ou os 2 juntos?

Agradeço se alguém puder ajudar.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Na equalização por banda, tem o "Q". Mas eu não entendi direito como funciona. Alguém poderia me esclarecer?

Entende o Q como a "largura" no ajuste, no espectro.

Para entender, vamos supor:

+3dB, Q=1 em 7.5kHz = +3dB desde 7.0kHz até 8kHz

+3db, Q=10 em 7.5kHz + 3dB desde 7.3kHz até 7.7kHz

É só um exemplo. O Q define como vai afetar as frequências adjacentes. Quando maior, mais ele se concentra apenas da frequência seleciona. Provavelemente qualquer Q abaixo de 100 vai afetar um pouco a região, e poucos aparelhos fazem Q maior que 20.

O resto, experimente.

Compartilhar este post

Link para o post

O posicionamento dos tweters pode estar influnciando tambem, as vezes cria-se picos por conta de reflexoes, principalmente no vidro...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...