Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

Você regula com os equipamentos quentes ou frios ?

Recommended Posts

Pessoal:

Como vocês fazem o setup fino do seu sistema ?

Eu utilizo os equipamentos depois de uns 20 m de uso para poder compensar as perdas por cmpressão termica....

E vocês ?

Vamos discutir um pouco sobre o assunto ?

Alem disso qual a ordem de regulagens ?

Eu uso

X-overs -> Time Correct -> DSP (se presente) -> EQ

[]

Sandro

Editado por sepacheco

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os equipamentos devem ser sempre regulados quando estao jah em estabilidade. Sempre ha alteracao quando o equipamento atinge a temperatura normal de funcionamento.

Mas essa alteracao soh ocorre nos estagios analogicos (nos estagios digitais nao), entao no cd-player soh altera o que for do DAC para frente (ateh esse nao eh alterado, pois ele tem uma precisao garantida que geralmente eh superior as variacoes detectaveis), se tiver alguma filtragem analogica ai sim eh afetado...

Pelo menos quanto a monitor crt, nos manuais eles sempre se fala em ajustar depois de 10 ou 15 minutos de funcionamento.

Compartilhar este post

Link para o post
Os equipamentos devem ser sempre regulados quando estao jah em estabilidade. Sempre ha alteracao quando o equipamento atinge a temperatura normal de funcionamento.

Mas essa alteracao soh ocorre nos estagios analogicos (nos estagios digitais nao), entao no cd-player soh altera o que for do DAC para frente (ateh esse nao eh alterado, pois ele tem uma precisao garantida que geralmente eh superior as variacoes detectaveis), se tiver alguma filtragem analogica ai sim eh afetado...

Pelo menos quanto a monitor crt, nos manuais eles sempre se fala em ajustar depois de 10 ou 15 minutos de funcionamento.

Que ordem você segue nos ajustes ?

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

nussa.. nem fala em regulagem!!

já to ficando doi no meu sistema...

naum to conseguindo deixar agradável o som!! to quase indo para Sampa para algum com ouvido treinado me ajudar..... o som do pezinhu tá muito artificial....

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Sandro!

Vi que o tópico ficou esquecido...estava esperando o pessoal postar, mas vamos lá!

O ajuste fino do sistema eu costumo fazer depois de uns 20/30 minutos também, com o carro ligado, a fim de compensar a compressão térmica como vc comentou e também assegurar que terei carga suficiente na bateria para os testes.

Ajuste fino entendo como os que dependem de regulagens, e não de questões físicas. Pois bem...inicialmente deixo o player em flat, ou seja, todas as regulagens zeradas, cortes desligados e etc.

Como costumo calcular o sistema antes de montar, a primeira coisa que ajusto são os crossovers, antes mesmo dos ganhos.

Em seguida, o controle de ganho é ajustado para equilibrar a entrada do amplificador com a saída do player.

Depois disso, se existe time alignment, eu regulo ele...Senão, parto para a regulagem de fader e balanço.

Depois com esses testes preliminares resolvidos, escuto algumas músicas que estou acostumado a utilizar para regular, pois contém boa gama de variações e que conheço perfeitamente o posicionamento de palco e timbre dos instrumentos.

Assim é possível verificar onde estão os principais ajustes a serem feitos, ou seja, eliminar picos e vales, e ajustar a intensidade das frequências graves, tudo através do EQ (paramétrico ou gráfico).

Costumo ouvir mais uma vez, para detectar possíveis erros de fase ou ganho, com o sistema já equalizado e por fim salvo as regulagens no player (ou anoto caso não tenha memória).

Posteriormente, ligo o carro e abro os vidros, e repito a fase de ouvir e equalizar, de modo que eu tenha uma regulagem fiel também nos casos 'cotidianos' onde os barulhos do trânsito atrapalham e muito.

Salvo/anoto as configurações e aí é só ouvir :D

[]s

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post

Eu regulo, depois de ouvir algumas faixas... Gosto de ouvir bem, +- 15 minutos pra depois fazer alguma alteração

Compartilhar este post

Link para o post
Olá Sandro!

Vi que o tópico ficou esquecido...estava esperando o pessoal postar, mas vamos lá!

O ajuste fino do sistema eu costumo fazer depois de uns 20/30 minutos também, com o carro ligado, a fim de compensar a compressão térmica como vc comentou e também assegurar que terei carga suficiente na bateria para os testes.

Ajuste fino entendo como os que dependem de regulagens, e não de questões físicas. Pois bem...inicialmente deixo o player em flat, ou seja, todas as regulagens zeradas, cortes desligados e etc.

Como costumo calcular o sistema antes de montar, a primeira coisa que ajusto são os crossovers, antes mesmo dos ganhos.

Em seguida, o controle de ganho é ajustado para equilibrar a entrada do amplificador com a saída do player.

Depois disso, se existe time alignment, eu regulo ele...Senão, parto para a regulagem de fader e balanço.

Depois com esses testes preliminares resolvidos, escuto algumas músicas que estou acostumado a utilizar para regular, pois contém boa gama de variações e que conheço perfeitamente o posicionamento de palco e timbre dos instrumentos.

Assim é possível verificar onde estão os principais ajustes a serem feitos, ou seja, eliminar picos e vales, e ajustar a intensidade das frequências graves, tudo através do EQ (paramétrico ou gráfico).

Costumo ouvir mais uma vez, para detectar possíveis erros de fase ou ganho, com o sistema já equalizado e por fim salvo as regulagens no player (ou anoto caso não tenha memória).

Posteriormente, ligo o carro e abro os vidros, e repito a fase de ouvir e equalizar, de modo que eu tenha uma regulagem fiel também nos casos 'cotidianos' onde os barulhos do trânsito atrapalham e muito.

Salvo/anoto as configurações e aí é só ouvir :D

[]s

Ri7

Esse tipo de resposta que eu estava esperando :P

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

vc´s tem regulagens diferentes para dias chuvosos e dias secos?

como vc´s fazem para manter a regulagem ideal durante viajens a serra ou ao litoral?

Vc´s tem regulagens diferentes para: Carro cheio/carro só com motorista/carro com motorista+esposa????

Vc´s ja verificaram com um barometro que a pressão interna do veiculo pode acir em até 10% caso esteja viajando com janelas abertas? Nesse caso vc´s já tem um preset proprio para estes casos especiais?

é isso...

Falow! :legal::legal::legal:

Compartilhar este post

Link para o post

como vc´s fazem para manter a regulagem ideal durante viajens a serra ou ao litoral?

Vc´s tem regulagens diferentes para: Carro cheio/carro só com motorista/carro com motorista+esposa????

Vc´s ja verificaram com um barometro que a pressão interna do veiculo pode acir em até 10% caso esteja viajando com janelas abertas? Nesse caso vc´s já tem um preset proprio para estes casos especiais?

é isso...

CREDO !!! Senti um ar de ironia....

Tenho 4 regulagens memorizadas...

Só Eu com vidro fechado

Só eu com vidro aberto

4 pessoas com vidro aberto e 4 pessoas com vidro fechado..

Tem mais duas posições...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

é isso...

Vc esqueceu da regulagem quando alguém está fumando no carro. :huh:

Eu também espero esquentar um pouco o som para regular. Mas tenho uma regulagem só, nem ando com o vidro aberto... em SP isso não existe.

Compartilhar este post

Link para o post

tbm não gostei do post do camarada aí em cima, isso não é jeito de fazer amigos

o que eu aprendi depois do campeonato é que preciso ter pelo menos dois setups, um pra carro parado e outro pra carro em movimento. andando, principalmente em estrada, eu perco um absurdo de grave e médio-grave e extensão de agudo me deixa irritado ;) (parece papo de louco)

Compartilhar este post

Link para o post
tbm não gostei do post do camarada aí em cima, isso não é jeito de fazer amigos

o que eu aprendi depois do campeonato é que preciso ter pelo menos dois setups, um pra carro parado e outro pra carro em movimento. andando, principalmente em estrada, eu perco um absurdo de grave e médio-grave e extensão de agudo me deixa irritado ;) (parece papo de louco)

Pior que não é papo de louco mesmo super... tambem sinto isso...

O cara que pegou meu 9300 ficou preocupado.. mas ele tem 2 custom memories e mais a regulagem presente. e o ASL também..

[]

Sandro

Editado por sepacheco

Compartilhar este post

Link para o post

hum

perder médio-grave e grave tem fundamento, road noise é abaixo de 300 Hz e se o carro não é bem isolado, babau...

mas e essa da extensão de agudo deixar irritado, só com o carro em movimento? achei que eu era o único louco...

ah, subscrevo o que o Guilherme disse, janela aberta no máximo 2 dedos e só pra segurar o cigarro pra fora, se estiver em lugar que tenha semáforo o player fica SEM frente durante o processo.

Compartilhar este post

Link para o post
hum

perder médio-grave e grave tem fundamento, road noise é abaixo de 300 Hz e se o carro não é bem isolado, babau...

mas e essa da extensão de agudo deixar irritado, só com o carro em movimento? achei que eu era o único louco...

ah, subscrevo o que o Guilherme disse, janela aberta no máximo 2 dedos e só pra segurar o cigarro pra fora, se estiver em lugar que tenha semáforo o player fica SEM frente durante o processo.

Vantagens de brasília... mas o agudo tem relação com a trepidação, que aumenta a dispersão..

Já o medio grave é por causa das interferencias destrutivas mesmo

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Supersonico hehe, eu estaav brincando com o post infeliz do cara aí em cima.. eu não fumo graças a deus.

Bom, eu também percebo claramente a perda dos graves quando o carro está em movimento. Mas eu só aumento um pouco o nivel do sub pelo player e já resolve. Realmente é outra coisa ouvir com o carro parado e em movimento. O equalizer do meu Alpine está em Flat, quem sabe é até uma boa mexer nele e acerta-lo para o carro na estrada por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

eu não estava ironizando

só queria saber até que ponto chega a perfeitção de vossas regulagens

OK?

Compartilhar este post

Link para o post
eu não estava ironizando

só queria saber até que ponto chega a perfeitção de vossas regulagens

OK?

OPA !!! entendi mal...

Mas já chegei a deixar um termometro dentro do porta malas tirando a temperatura tres vezes por dia pra saber qual a temperatura média lá pra fazer o projeto da caixa dos subs... :pirou:

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
Mas já chegei a deixar um termometro dentro do porta malas tirando a temperatura tres vezes por dia pra saber qual a temperatura média lá pra fazer o projeto da caixa dos subs... :pirou:

Estou com 2 LM335 (termômetros) num a/d em microcontrolador pra fazer o mesmo, em relação ao posicionamento dos amplificadores, e futuramente no sub tbm. Logo que concluir o serviço, ploto os gráficos e mostro aqui.

Com temperature rise no winisd, se eu conseguir medir algo descente perto da bobina, acredito que a medição venha a ser útil!

Curiosidade: como foi o resultado sobre as temperaturas no porta malas?

Viste naquele manual da JL uma observação sobre potência nominal de subs à temperatura ambiente versus temperatura na mala?

Abraços

Editado por gusk4x4

Compartilhar este post

Link para o post
Estou com 2 LM335 (termômetros) num a/d em microcontrolador pra fazer o mesmo, em relação ao posicionamento dos amplificadores, e futuramente no sub tbm. Logo que concluir o serviço, ploto os gráficos e mostro aqui.

Com temperature rise no winisd, se eu conseguir medir algo descente perto da bobina, acredito que a medição venha a ser útil!

Curiosidade: como foi o resultado sobre as temperaturas no porta malas?

Viste naquele manual da JL uma observação sobre potência nominal de subs à temperatura ambiente versus temperatura na mala?

Abraços

Vi sim no manual..

Deu pico de 43 c e minimo de 22 c em brasília

Utilizei a media (22 medições) 27 C

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
Supersonico hehe, eu estaav brincando com o post infeliz do cara aí em cima.. eu não fumo graças a deus.

eu fumo :( hehehe

falei exatamente por isso, fora de questão fumar com carro fechado, então tem que deixar aberto... mas como é SP, abre o mínimo necessário, e enquanto tá aberto, a frente NÃO tá no player.

queria que o Sandrão e o Gustavo (acertei?) elaborassem essa discussão deles, até indicando o manual da JL a que fizeram alusão, meu sub tá numa BP 4th e eu tenho sérias preocupações quanto a isso :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto à temperatura do porta-malas?

Será que faz tanta diferença assim mesmo? Meus modulos nem esquentam muito... ficam um pouco mais que morno. Talvez nos dias de muito calor.... Eu já pensei em instalar umas ventoinhas só por precaução, mas teria que ser de um jeito que puxasse o ar de fora da mala pq não adianta ficar ventilando com o ar quente que está dentro né....?

Compartilhar este post

Link para o post

acho que é mais relacionado à temperatura de trabalho dos subs dentro das caixas, mesmo. módulo guenta trabalhar até 80ºC com certa folga, proteções térmicas acionam acima dessa temperatura. se vc consegue ficar com a mão por mais de 2 segundos no heatsink do módulo, desencana de superaquecimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, mas essa medição de temperatura é dentro da caixa do sub?

Compartilhar este post

Link para o post
acho que é mais relacionado à temperatura de trabalho dos subs dentro das caixas, mesmo. módulo guenta trabalhar até 80ºC com certa folga, proteções térmicas acionam acima dessa temperatura. se vc consegue ficar com a mão por mais de 2 segundos no heatsink do módulo, desencana de superaquecimento.

Bem me preocupei mais com a temperatura do ar que passa pelos dutos..

Isso por que quanto mais alta a temperatura menos denso fica o ar e isso altera a sintonia dos dutos.

ä 20C um caixa de 58 L sintonizada em 33Hz usa um duto de 4 polegadas por 27.6cm

Se alterarmos a temperatura do ar para 40C para mentermos a mesma sintonia vai para 4 polegadas por 29.81 cm

Alem disso temos as perdas INEVITÁVEIS de compressÃo de potencia....

POr isso estou trabalhando sempre com a temperatura de 26C

Nas Band pass aconselho usar o conjunto magnético voltado para a camara com portico, baseado numa recomendação do professor homero e do alvaro neiva.

Alem disso se deixarmos o duto na parte superior da caixa, o que é mais complicado, temos beneficios de redução de temperatura, devido a convecção do calor (ar quente sobe)

[]

Sandro

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...