Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
DjonatanKober

Kit 2 vias toca em Free Air?

Recommended Posts

Pessoal queria saber se um Kit 2 vias toca em Free Air???

Tenho 2 kits.... um da Bravox 60B que vou por nas portas e tenho mais um Kit da Booster de 5" que estava pensando em por no tampão do Gol junto com um Coaxial da Pioneer de 6"....

Aguem ai já botou um Kit no tampão???

Qual o resultado???

Agradeço ae galera!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloca uns 6x9, ou faz uma caixinha selada bem pequena pra eles e coloca sobre o tampão :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Coloca uns 6x9, ou faz uma caixinha selada bem pequena pra eles e coloca sobre o tampão :legal:

O problema é que ja tenho os kits....estou pensando e fazer uns Pezinhos para eles... o problema é que sou bom com madeira mas nunca trabalhei com fibra para fazer os pezinhos.... vou ver se consigo fazer só usando madeira...

Compartilhar este post

Link para o post

deve toca um lixo ! tenho meus kit na porta e um kit no pezinho original do celta, os do pezinho naum rende a metade dos que estão na porta !

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, vamos dar uma pensada com calma, galera!

Tocar, qualquer falante toca em free-air.

Agora, temos que analisar alguns detalhes:

***Excursão! Se não for um falante FEITO pra tocar em free air (ex.: Pioneer linha "F", Selenium Free-air, etc), ele vai ultrapassar o x-max na primeira "descida de graves!

Lógicamente, o falante vai ter que ter uma centragem mais dura, conjunto motor não tão forte, suspensão com boa excursão porém rígida.. fazendo isso, o sub vai ser ligeiramente mais duro, sob pena de ter maior FS e menor sensibilidade!

Em outras palavras, QUALQUER falante free-air (a não ser que alguma marca gringa tenha inventado algo novo) toca MENOS que o falante comum! Não digo "toca ruim", mas toca menos e desce menos!

*** Timbre/resposta: Nas altas, acima dos 60hz, mesmo em free-air dá pra ouvir um grave sim! Principalmente quando aproxima (e passa) de 80hz. Já abaixo dos 60hz a coisa vai complicando!

Vou tentar dar um resumo dos resumos: Pra não haver cancelamentos (o que mataria a resposta nas "baixas"), é preciso garantir que o espaço ao redor do sub seja suficiente pra separar a parte frontal da posterior do sub, evitando cancelamentos em determinadas frequencias!

Confiram o tamanho do comprimento de onda, para terem uma noção:

EDIT: A tabela não tá vindo certinho! Nem em HTML funcionou! --'

40hz = 8,6m

60hz = 5,73m

90hz = 3,82m

100hz = 3,44m

Ou seja, numa parede de ~10 metros, consegue-se tirar bons resultados em "free air" (no caso, já seria considerado baffle infinito).

Outra forma de conseguir resultados nas baixas (sem exigir tanta "separação"), é através do uso de caixas acústicas!

Editado por blOom
  • Upvote 2

Compartilhar este post

Link para o post
Bom, vamos dar uma pensada com calma, galera!

Tocar, qualquer falante toca em free-air.

Agora, temos que analisar alguns detalhes:

***Excursão! Se não for um falante FEITO pra tocar em free air (ex.: Pioneer linha "F", Selenium Free-air, etc), ele vai ultrapassar o x-max na primeira "descida de graves!

Lógicamente, o falante vai ter que ter uma centragem mais dura, conjunto motor não tão forte, suspensão com boa excursão porém rígida.. fazendo isso, o sub vai ser ligeiramente mais duro, sob pena de ter maior FS e menor sensibilidade!

Em outras palavras, QUALQUER falante free-air (a não ser que alguma marca gringa tenha inventado algo novo) toca MENOS que o falante comum! Não digo "toca ruim", mas toca menos e desce menos!

*** Timbre/resposta: Nas altas, acima dos 60hz, mesmo em free-air dá pra ouvir um grave sim! Principalmente quando aproxima (e passa) de 80hz. Já abaixo dos 60hz a coisa vai complicando!

Vou tentar dar um resumo dos resumos: Pra não haver cancelamentos (o que mataria a resposta nas "baixas"), é preciso garantir que o espaço ao redor do sub seja suficiente pra separar a parte frontal da posterior do sub, evitando cancelamentos em determinadas frequencias!

Confiram o tamanho do comprimento de onda, para terem uma noção:

EDIT: A tabela não tá vindo certinho! Nem em HTML funcionou! --'

40hz = 8,6m

60hz = 5,73m

90hz = 3,82m

100hz = 3,44m

Ou seja, numa parede de ~10 metros, consegue-se tirar bons resultados em "free air" (no caso, já seria considerado baffle infinito).

Outra forma de conseguir resultados nas baixas (sem exigir tanta "separação"), é através do uso de caixas acústicas!

comentario mais sensato do post, uns aí pelamor:huh:

Enviado de meu LG-P500h usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas complementando: Se for botar o kit em questão em free-air, recomendo Filtro High Pass ou pelo menos um capacitor de 100v x 100uF

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas complementando: Se for botar o kit em questão em free-air, recomendo Filtro High Pass ou pelo menos um capacitor de 100v x 100uF

Como o Bloom disse, qualquer falante toca em Free-air...

O problema é que irá sentir muita falta dos médio graves e graves.

E se utilizar o cap 100uf X 100v (corte 400hz em 4ohms) ficará parecendo um full range morto.

Compartilhar este post

Link para o post

ae tb to querendo saber uma coisinha hehe

qual capacitor uso pra ter um corte em 80Hz +-??

pq meus 6x9 distorce um "pouco" quando toco os low bass

sao 4Ohms agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post

pq meus 6x9 distorce um "pouco" quando toco os low bass

sao 4Ohms agradeço.

500uf para 80Hz@4ohms.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo jeito vc não leu nenhum artigo do Autosom.net

Vá lá e leia e dai não terá estas duvidas básicas.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo jeito vc não leu nenhum artigo do Autosom.net

Vá lá e leia e dai não terá estas duvidas básicas.

Sim eu li kk

mas aproveitei o clima ;D

Compartilhar este post

Link para o post

Sim eu li kk

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.... vou usar os meus kits com corte HPF de 125hz direto do Player.... a minha inteção não é extrair grave dos kits... só médio e agudo...

Assim eu garanto um pouco mais da vida útil e tbm evito distorções.... ahh tbm vou usar um Coaxial da Pioneer junto com os kits 2 vias....

Compartilhar este post

Link para o post

Sim eu li kk

Não, você não leu!

Aproveitou o tópico pra matar a dúvida sem precisar mover um dedo na pesquisa ;) rs

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...