Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Fretta

O que realmente ouvem os audiófilos?

Recommended Posts

E ai galera,

Eu não sou de postar aqui no Hi-fi mas sempre entro aqui para ler um pouco, muitas coisas aqui me atraem e a quantidade de informação e conhecimento é grande.

Hoje dando uma viajada pela net acabei lendo o artigo abaixo, o que realmente me fez pensar muito sobre o assunto.

Talvez este texto já seja conhecido por todos ou pela maioria pois se trata de um artigo de 2007.

Caso já tenham postado peço desculpas, caso o contrario que tenhamos uma discussão saudável sobre o assunto.

audiófilos esquecem da música para ouvir apenas sons.

Recente encontro de amigos audiófilos em casa…

- Ouçam… dá para perceber o ruído das unhas tocando as teclas do piano…

- O palco é imenso, talvez apenas alguns “centímetros” mais estreito do que poderia ser…

- Percebam o posicionamento da mão esquerda do pianista…

- Os graves abaixo de 50Hz parecem um pouquinho mais “gordos” do que deveriam… seria a qualidade técnica da gravação?

- Reparem os micro-detalhes e a dinâmica…

Diante desta cena, me veio uma pergunta: “Será que eles estão ouvindo a música?”

É estranho como a maioria dos audiófilos se torna tão crítica dos detalhes técnicos da reprodução eletrônica da música, que esquece da própria arte que é a composição musical.

Será que os mais velhos, quando escutavam suas músicas preferidas em suas velhas vitrolas mono, e se emocionavam com as canções da época, estava sendo enganados? Será que o que eles ouviam não era verdadeiro, mas sim uma grotesca réplica da realidade musical? Ou será que, apesar de não ouvirem a unha do pianista tocando o plástico das teclas do piano, eles tinham o dom de “sentir” a emoção contida na obra do artista?

Recentemente eu conversava com um amigo motoqueiro (até há pouco tempo eles consideravam a expressão “motoqueiro” um pejorativo para “motociclista”), e ele me disse que freqüentemente se reúne com outros amigos também motoqueiros para passeios turísticos em regiões pitorescas, visando uma aproximação com a natureza, bela e distante, e que só uma motocicleta era capaz de alcançar (???)

Perguntei ao amigo motoqueiro o que eles faziam nos locais onde iam. Depois de uma risada, ele respondeu, meio que encabulado “Falamos sobre motos, pilotamos nossas máquinas mais do que apreciamos a natureza, e olhamos mais as motos um do outro do que a paisagem, e alguns aproveitam para “ajustar” suas “belezinhas”…

Acho que muitos (a maioria) dos audiófilos são como os motoqueiros… o verdadeiro prazer é a máquina, e não a beleza que ela os faz alcançar.

Conheci raros audiófilos que passam mais tempo falando das canções do que dos equipamentos. O audiófilo, de uma forma geral (realmente não são todos), “ouve equipamentos”, e não música.

Alguns mal conseguem ouvir uma música inteira, sem pular para outra faixa para ver como o sistema “reage”. O equipamento não é o meio, mas o fim.

Nos fóruns de áudio e vídeo mais de 99% das calorosas discussões são sobre marcas ou modelos de equipamentos. A produção musical fica em segundo plano, ou terceiro, se considerarmos que os temas livres também superam o artístico.

Talvez o audiófilo seja um apaixonado pela tecnologia, e não pela arte.

Será que ouvir a unha do músico tocar o teclado do piano, escutar a sua respiração ou ouvir o violonista mascar chicletes é realmente algo relevante para o prazer musical? Eu tenho uma opinião: se você consegue ouvir tudo isso, então estamos diante de falhas graves da engenharia de gravação.

Outro dia li numa revista nacional sobre áudio que uma determinada caixa acústica possuia um “detalhamento” tão grande que era possível perceber detalhes na gravação iguais a estes citados. Mas, ao levar na casa de um amigo uma cópia do mesmo CD usado para teste pelo avaliador, pude perceber claramente esses mesmos “ruídos” em seu velho e surrado mini-system Sony, e ao ouvir este CD no carro enquanto voltava para casa, lá estavam ainda os mesmo ruídos que tanto impressionaram o experiente avaliador ao testar o equipamento. Alguém tem uma explicação para isso?

Particularmente, não acho que estes sons deveriam estar presentes no registro da obra musical. Também não acho que um audiófilo poderia ouvir esses sons numa apresentação ao vivo (o que mais uma vez me remete a defender a idéia de que o som ao vivo não é referência), nem mesmo se estivesse próximo ao piano. Talvez estes sons seriam percebidos se ele estivesse com os ouvidos colocados próximo ao teclado do instrumento, como provavelmente foi posicionado (mal posicionado…) o microfone que gravou a apresentação musical.

A canção é composta de notas musicais, emitidas por instrumentos desenvolvidos cuidadosamente para isso. Não acredito que ruídos como estes possam somar qualidades artísticas à obra.

Mas, parece que é isso que o audiófilo procura na maioria das vezes. Como o motoqueiro, é o brilho de um cromado ou o ruído do motor que justifica a motocicleta, e não o local mais belo que ela pode alcançar com a sua versatilidade.

Isso não é uma crítica ao audiófilo, pois conheço alguns que fazem de seus equipamentos o meio de alcançar uma reprodução musical um pouco mais pura. Repito… um pouco mais, porque normalmente eles não se mostram excessivamente perfeccionistas.

Talvez o audiófilo seja na verdade um “equipamentófilo”. Não importa o quanto a música esteja sendo fielmente reproduzida, mas sim os detalhes mais bizarros que ele pode identificar no meio da obra do artista que… afinal… quem é o artista?

O audiófilo está tão longe da música que ouve, como o motoqueiro está da bela natureza que se apresenta à sua frente. O audiófilo está mais excitado com seu próximo “upgrade” do que com a aquisição daquele disco maravilhoso de um artista genial.

Talvez nossos avós apreciassem realmente a música de verdade, e encontravam emoções em coisas que eles ouviam, e que o audiófilo, com toda a sua obsessiva dedicação e os equipamentos sofisticados e caros que possui, não é capaz de ouvir.

Talvez alguns audiófilos estejam mais longe da música do que imagina.

Talvez alguns audiófilos nem mesmo gostem de música.

Autor: Eduardo Martins

Fonte: http://hifiplanet.com.br/blog/?p=299

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muita gente, de fato, se perde em inutilidades. É bom perceber as características, como forma de perceber a capacidade do sistema. Seria como olhar para um quadro e TAMBÉM analisar a técnica utilizada.

Algo análogo seria um cinéfilo passar o filme inteiro analisando a reprodução de cores da TV, como o blur de movimento se comporta (se flickando ou se vai fluido), a quantidade de planos de cada enquadramento, a qualidade da iluminação, os erros de continuidade... E no final tivesse um relatório completo sobre os defeitos e qualidades, e muito pouco sobre a história, a trama, a linha lógica que amarra as cenas...

O tesão da coisa é a musicalidade, ao menos pra mim. Muitas vezes nego me pergunta como estava o palco, e eu nem tinha prestado a atenção... lá vou eu ouvir de novo! Hauhauhauhauhauhauhauhauhau

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

continuando do tópico teste de amps... mas tudo a ver com esse tópico:

Eu tb gosto mais da música do que dos equipamentos. Tem gente que gosta dos equips, gente que gosta de mexer nas peças, que gosta do acabamento, da harmonia, da beleza etc. Nenhum está mais certo que o outro.

Quanto a fidelidade, hi-fi etc. é outra coisa que chega em um certo ponto que é melhor colocar os pés no chão. Hi-fi não existe é um argumento muito pesado...

Um piano sempre será um piano, apesar dos timbres diferentes, afinação diferente, marcas e modelos diferentes. Mas é um piano. não é uma flauta.

Compartilhar este post

Link para o post

Muitos começam a gostar de musica depois de ouvir um set bem montado(aos seus ouvidos) e dai desperta o interesse por musica, no meu caso sou musico desde pequeno então convivo com musica desde os meus 9 anos , logico que é bem diferente do que é praticado aqui no forum, aqui prevalece o gosto por eletronica em ambiente automotivo para se escutar o mais ´´fielmente`` a sua concepção de boa musica. Acho que também muito pouca gente como Boccote disse está priorizando os ouvidos e sim deixando de lado o basico que é o tesão que a musica proporciona. Ao invés de SÓ escutar sistemas porque não se empenham em escutar mais shows ao vivo e sentir as nuances de cada instrumento definir e aprender mais como soa cada um deles , para assim ter uma basica noção do que soa mal ou não pois sóa a subjetividade não leva a nada.

ps: tem muita gente que não sabe distinguir um timbre de tuba com um de trombone e assim por diante !!!!!!!

estava escrevendo isso em um outro topico mas foi trancado então resolvi explanar aqui o pensamento !!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Muitos começam a gostar de musica depois de ouvir um set bem montado(aos seus ouvidos) e dai desperta o interesse por musica, no meu caso sou musico desde pequeno então convivo com musica desde os meus 9 anos , logico que é bem diferente do que é praticado aqui no forum, aqui prevalece o gosto por eletronica em ambiente automotivo para se escutar o mais ´´fielmente`` a sua concepção de boa musica. Acho que também muito pouca gente como Boccote disse está priorizando os ouvidos e sim deixando de lado o basico que é o tesão que a musica proporciona. Ao invés de SÓ escutar sistemas porque não se empenham em escutar mais shows ao vivo e sentir as nuances de cada instrumento definir e aprender mais como soa cada um deles , para assim ter uma basica noção do que soa mal ou não pois sóa a subjetividade não leva a nada.

ps: tem muita gente que não sabe distinguir um timbre de tuba com um de trombone e assim por diante !!!!!!!

estava escrevendo isso em um outro topico mas foi trancado então resolvi explanar aqui o pensamento !!!!

Eu sou um dos que tomei gosto pela música depois de ouvir um sistema bem montado. Hoje escuto música no carro pelo prazer, pela sensação que ela me proporciona.

Geralmente chego na Universidade mais cedo e fico no carro uma meia hora ouvindo e relaxando, pq depois o pau pega nos calculos..hahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto de música, toco violão e guitarra. No meu caso a busca por melhorar os equipamentos no meu carro foi pura e simplesmente por sentir maior presença e vitalidade em relação ao instrumento que toco.

O que vejo muito são pessoas que nunca sequer conviveram com algum instrumento, abrem mão das músicas que gostam e vão escutar músicas "desenvolvidas" para se considerarem Audiofilos (para mim não passa de audiotas), para mim existe 02 tipos de música: as que gosto e as que não gosto, não me interessa se uma música chata possui diversidade de instrumentos, milhões de trocas de acorde e etc.

Eu escuto o que me agrada, dentro destas músicas e que aprecio os instrumentos e suas qualidades.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara...Eu gosto muito de música. Tanto faz se é um radinho de pilha ou um raifái.

Não vou ser hipócrita e dizer que não me dá mais prazer ouvir num belo sistema.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre disse que aqui no fórum, que música é emoção (ou seja que música boa é a que vc gosta0 e muitas vezes fui taxado de besta por essas palavras...

Mas tá ai, não sou só eu que penso assim...

excelente texto...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara...Eu gosto muito de música. Tanto faz se é um radinho de pilha ou um raifái.

+1

Compartilhar este post

Link para o post

É claro que com um bom sistema você acaba refinando mais seu gosto musical. Mas sempre fui contra a galera que queimou seus discos preferidos quando montou o primeiro set "hi-fi".

Ainda ouço Janis, Hendrix, Tonico $ Tinoco, Deftones, Metallica, entre tantos outros, independente do sistema.

Set bom é o que realmente provoca o prazer (no bom sentido), não aquele que corta o tesão de ouvir música de tão "revelador de defeitos" e de tão duro, seco e áspero (no bom sentido também), que toca muito bem algumas músicas e estraga a maioria.

Compartilhar este post

Link para o post

+1

Compartilhar este post

Link para o post

É claro que com um bom sistema você acaba refinando mais seu gosto musical. Mas sempre fui contra a galera que queimou seus discos preferidos quando montou o primeiro set "hi-fi".

Ainda ouço Janis, Hendrix, Tonico $ Tinoco, Deftones, Metallica, entre tantos outros, independente do sistema.

Set bom é o que realmente provoca o prazer (no bom sentido), não aquele que corta o tesão de ouvir música de tão "revelador de defeitos" e de tão duro, seco e áspero (no bom sentido também), que toca muito bem algumas músicas e estraga a maioria.

Bem por aí mesmo, conheço pessoas que na minha época de adolescente tocávamos em bandas no colégio, sendo que continuou seguindo o caminho da música, se formou nesta área ficou trabalhando em estudios e de uma hora para outra passou a desgostar das músicas que o influenciaram a levar a vida que tem hoje.

Compartilhar este post

Link para o post

A única coisa que me nego a ouvir em minha vida é Funk carioca e restart e seus derivados (pq considero bem ruinzinho pelo que ouvi até hoje dessas bandas, talvez um dia ouça algo que em agrade, nunca se sabe... ) de resto meus cds e arquivos no ipod são totalmente ecléticos... Música tem que mexer com vc, independente de estilo...

Acho que música tem muito a ver com o humor e como vc acordou, se mais animado, se mais saudosista, se esta passando por algo vc escolhe um tipo de música, e acho que isso não é consciente e sim subconsciente, tem dias que acordo e logo cedo coloco metallica pra ouvir durante o banho, outros dias já estou bem relax e ouço um Genesis, outros vou de um bom samba de raiz, em outros acordo ouvindo dance dos anos 80, e por ai vai... Pelo menos a meu ver é assim, posso estar enganado qto às outras pessoas, mas pra mim é desta forma...

Compartilhar este post

Link para o post

Ps, e olha que no banho coloco uma caixinha bem pequenina ligada ao meu ipod (esses de celular mesmo que parecem um ovinho) e me divirto da mesma forma que se estivesse ouvindo uma fatlady ou uma gande utopia (ok não é pra tanto,rsrs).

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

Só me desagrada quando é algo terrível mesmo, daqueles que doem os ouvidos num pico qualquer. Fora isso, é possível se divertir.

Gosto muito das opiniões do Eduardo, muito sensato e limpo em seus artigos.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com você Boccotte, realmente um sistema bem montado é muito mais prazeroso.

Mas o ponto é que muitos acabam montando sistemas ultra mega power apenas para ouvir detalhes, e se esquecem do principal.

Compartilhar este post

Link para o post

A única coisa que me nego a ouvir em minha vida é Funk carioca e restart e seus derivados (pq considero bem ruinzinho pelo que ouvi até hoje dessas bandas, talvez um dia ouça algo que em agrade, nunca se sabe... ) de resto meus cds e arquivos no ipod são totalmente ecléticos... Música tem que mexer com vc, independente de estilo...

Acho que música tem muito a ver com o humor e como vc acordou, se mais animado, se mais saudosista, se esta passando por algo vc escolhe um tipo de música, e acho que isso não é consciente e sim subconsciente, tem dias que acordo e logo cedo coloco metallica pra ouvir durante o banho, outros dias já estou bem relax e ouço um Genesis, outros vou de um bom samba de raiz, em outros acordo ouvindo dance dos anos 80, e por ai vai... Pelo menos a meu ver é assim, posso estar enganado qto às outras pessoas, mas pra mim é desta forma...

Funk nacional eu gostava na época de Claudinho e Buchecha, uma levada legal, ritmo gostoso, sem esta apelação e a baixaria de hoje.

Eu tbm sou muito influenciado pelo meu estado de espirito. Por exemplo ontem vim para o trabalho as 7:00am ouvindo Avantasia (melody metal), hoje no mesmo horário estava ouvindo Jay-Z.

Editado por Fretta

Compartilhar este post

Link para o post

sinceramente, eu não consigo mais ouvir radinhos de pilha. Quando estou com o carro do meu pai nem o rádio eu ligo.

Compartilhar este post

Link para o post

...Tonico $ Tinoco...

Vocês não sabem o quanto é bom escutar Tião Carreiro e Pardinho num set bem legal..

Edit.: Mas também aprendi a gostar de outros estilos e cantores/bandas/grupos depois que montei um som melhor, isso é fato.

Editado por Bruno Malachini

Compartilhar este post

Link para o post

Pra sim sempre foi esse o esquema. Música primeiro sistema depois.

E pra mim o sistema tem que ser musical!

Tem sistema que vc ouve o bater das baquetas dum baterista trocando por um par de vassourinhas. Legal não? É...O fo** é que não dá nem pra ouvir meia hora que dá uma fadiga auditiva do caraio!

Sistema musical PRA MIM é aquele que te faz bater os pés, cantarolar, não essa po*** analítica ao extremo que muita gente adora chamar de raifái...Toca maravilhosamente um ou outro CD audófilo, mas caga na reprodução de 99% dos outros!

Editado por Boccotte

Compartilhar este post

Link para o post

Tem sistema que vc ouve o bater das baquetas dum baterista trocando por um par de vassourinhas. Legal não? É...O fo** é que não dá nem pra ouvir meia hora que dá uma fadiga auditiva do caraio!

Sistema musical PRA MIM é aquele que te faz bater os pés, cantarolar, não essa po*** analítica ao extremo que muita gente adora chamar de raifái...Toca maravilhosamente um ou outro CD audófilo, mas caga na reprodução de 99% dos outros!

Pô, disse tudo!!!! [-]:rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

MUUUUUUITO BOM, até que enfim um tópico bacana....e a palavra "equipamentófilo"....perfeito, pior que acho q me acho aí !

Compartilhar este post

Link para o post

SIMPLESMENTE perfeita sua definição !

SHOW !

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...