Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Roger Amauri Urnau

caixa para vocal (para ensaios, heavy metal)

Recommended Posts

e ai pessoal, preciso de uma ajudinha de vocês que sabem do que estão falando

tenho uma banda, de heavy metal, sou vocalista, e estou montando uma caixa para os ensaios, vocal médio pra grave, agressivo!

preciso de uma potencia razoável, acompanhar um cubo de guitarra meteoro de 200wrms, com 2 12"

pensei em uma caixa com um woofer de 15" selenium pw3 de 250Wrms + uma drive de titânio ou um drive normal + super tweeter! NÃO TENHO nenhum dos falantes ainda!

agora as duvidas, é melhor um woofer de 12" ou de 15"?

é melhor um drive de titánio ou um normal + super tweeter?

desde já OBRIGADO!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai precisar de um falante q toque bem entre 200 e 5000hz, basicamente

Pensa bem no que ta fazendo....

Compartilhar este post

Link para o post

e ai pessoal, preciso de uma ajudinha de vocês que sabem do que estão falando

tenho uma banda, de heavy metal, sou vocalista, e estou montando uma caixa para os ensaios, vocal médio pra grave, agressivo!

preciso de uma potencia razoável, acompanhar um cubo de guitarra meteoro de 200wrms, com 2 12"

pensei em uma caixa com um woofer de 15" selenium pw3 de 250Wrms + uma drive de titânio ou um drive normal + super tweeter! NÃO TENHO nenhum dos falantes ainda!

agora as duvidas, é melhor um woofer de 12" ou de 15"?

é melhor um drive de titánio ou um normal + super tweeter?

desde já OBRIGADO!

É pra VOCAL a caixa?

Faz um cubo com 4 woofers de 8" de boa qualidade, como o 8PW3 da Selenium, e 2 supertweeters. 200W RMS no rabicó já deve cobrir o cubo de guitarra. Se conseguir achar um amp com 2 canais de 150W a 4 ohms, casa certinho e vai ter vocal até pra tocar war metal sem distorcer.

Compartilhar este post

Link para o post

pode ir num 12pw3 + driver de titanio (d220ti vai bem) com um crossover passivo de segunda ordem corte em uns 2 a 2,5k

Compartilhar este post

Link para o post

aeuahe eh essa klebice ia ficar mtooo bom msm

Editado por murilloalanis

Compartilhar este post

Link para o post

Ou a receita do kleber, ou 4x10' pw3 + d220ti no meio! Fica mais encorpado!

Compartilhar este post

Link para o post

4 x 10" vai ficar pior pra transportar. São pelo menos 10cm a mais em cada medida. Mas ficaria ainda mais "pesadão" pro vocal. Honestamente vocal pesadão dá mais problemas que satisfação, pq exige MUITO mais cuidado. O risco de ter o grave do baixo e do vocal embolando é grande! Especialmente em recintos fechados. Com certeza você já ouviu banda de rock mal captada/mixada, né? Aquelas que a guitarra come tudo, vocal não sobressai pq senão dá microfonia na hora do "vamos ver", baixo, coitado, toca 2 cordas (e isto quando toca, na maior parte das vezes o operador da mesa não consegue segurar o baixo com o grave da voz e o bumbo juntos sem virar aquela "massa")...

Ah, sim, a caixa pode ser open back, igual de cubo de guitarra. Não precisa ser uma closed nem bass reflex, não tem necessidade alguma e só cria picos na resposta.

E, pra microfone, TEM que usar subsônico. TEM de obrigação mesmo. Pode usar capacitor em cada falante mesmo, coisa de 100Hz. Vocal é um problema absurdo em termos de microfonação, por causa dos ruídos de ar na boca. Manda seus falantes pro saco rapidinho.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

4 x 10" vai ficar pior pra transportar. São pelo menos 10cm a mais em cada medida. Mas ficaria ainda mais "pesadão" pro vocal. Honestamente vocal pesadão dá mais problemas que satisfação, pq exige MUITO mais cuidado. O risco de ter o grave do baixo e do vocal embolando é grande! Especialmente em recintos fechados. Com certeza você já ouviu banda de rock mal captada/mixada, né? Aquelas que a guitarra come tudo, vocal não sobressai pq senão dá microfonia na hora do "vamos ver", baixo, coitado, toca 2 cordas (e isto quando toca, na maior parte das vezes o operador da mesa não consegue segurar o baixo com o grave da voz e o bumbo juntos sem virar aquela "massa")...

Ah, sim, a caixa pode ser open back, igual de cubo de guitarra. Não precisa ser uma closed nem bass reflex, não tem necessidade alguma e só cria picos na resposta.

E, pra microfone, TEM que usar subsônico. TEM de obrigação mesmo. Pode usar capacitor em cada falante mesmo, coisa de 100Hz. Vocal é um problema absurdo em termos de microfonação, por causa dos ruídos de ar na boca. Manda seus falantes pro saco rapidinho.

Isso depende muito, viu KLB? Geralmente, o cara ativando o "cut-off" (a.k.a. subsônico) na maioria dos instrumentos, fica de boas! O tenso é que nem todo mixer tem tal função, assim como nem todo operador sabe utiliza-la!

Compartilhar este post

Link para o post

Duplicou

Editado por blOom

Compartilhar este post

Link para o post

O legal da 4x10' é que quando não estiver ensaiando, dá pra animar um churras!

E também, dá pra fazer um layout bacana:

1320491938_273808410_4-Caixa-4x10-Excelente-para-contra-baixo-TK410-A-Instrumentos-Musicais.jpg

cabecote-meteoro-400mb-caixa-4x10-modelo-orange_MLB-F-2977321500_082012.jpg

caixa-4x10-350rms-actroca-por-cubo-ou-cabecote_MLB-O-2673047582_052012.jpg

gabinete-caixa-4x10-com-corneta-para-contra-baixo-410_MLB-O-148314241_6085.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Isso depende muito, viu KLB? Geralmente, o cara ativando o "cut-off" (a.k.a. subsônico) na maioria dos instrumentos, fica de boas! O tenso é que nem todo mixer tem tal função, assim como nem todo operador sabe utiliza-la!

Pois é. Acredito que o uso seja com esses amplificadores com mixer, nunca tem subsônico. Mais que subsônico, tem que ter EQ. Sem isto, é melhor trabalhar com vias "magras" mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem subsônico nos woofers? Sem chance. Um "arram" que tu diga já era!

Compartilhar este post

Link para o post

Sem subsônico nos woofers? Sem chance. Um "arram" que tu diga já era!

Meia dúzia de palavras com P e B e não sobra um falante! Hauhauhauhauhauhauhauhau

Compartilhar este post

Link para o post

galera, se eu fosse utilizar de momento, somente 1 12" pw3? conseguiria ensaiar ouvindo legal meu vocal?

não é nada profissional!

de momento estou fraco de grana, iria montar a caixa, e deixar sobrando o espaço pra por a corneta futuramente!

estou decidido, irei de pw3 12" e driver d220Ti!

e qual capacitor utilizar no 12"?

desde já, MUITO OBRIGADO

Compartilhar este post

Link para o post

Pra ensaio dá sim, faz a caixa com o fundo trapezoidal, assim você deixa ela em pé apontando pra seus ouvidos.

Ficando perto de você tá tranquilo. Agora, pra apresentação de garagem não rola não.

Eu não iria de D210Ti não. Coloca um ST200 nela. Senão você vai se sentir um pamonheiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Os PW de 8 e 10 sobem razoavelmente bem, um st é suficiente não vejo muita necessidade de um TI!

Compartilhar este post

Link para o post

Pra ensaio dá sim, faz a caixa com o fundo trapezoidal, assim você deixa ela em pé apontando pra seus ouvidos.

Ficando perto de você tá tranquilo. Agora, pra apresentação de garagem não rola não.

Eu não iria de D210Ti não. Coloca um ST200 nela. Senão você vai se sentir um pamonheiro.

hehehehehe

pamonheiro...boa!

eu possuo o ST já, sairia mais conta ainda, ÓTIMO então, fico MUITO agradecido amigo Kleber, que já me ajudou MUITO aqui no fórum!!!

ficarei então, com:

1 PW3 12" + ST

agora duvidas, qual capacitor utilizar no 12" e no ST?

a caixa para o 12" fazer open back mesmo? na open back, preciso respeitar litragens?

muito obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

No 12" pode experimentar o "famoso" 100uF x 100v despolarizado. Se ainda estiver dando muito poc poc quando você canta, aí tem que abaixar o valor. Em experiências anteriores o 100x100 deu conta do recado.

No tweeter use o recomendado mesmo, acho que é 3,3uF.

A caixa só precisa ter dimensões que acomodem bem o falante e que permitam que a caixa fique estável, sem tombar. O ideal é que ela tenha no mínimo 30 cm de profundidade. O ideal mesmo é 40cm, pois te dá resposta a partir de 100Hz numa boa. Fazendo com fundo inclinado ela meio que já se equilibra pra uma altura de até uns 60cm. Não se esqueça de prover alguma proteção no fundo, como algumas travessas ou uma tela de metal, pra evitar acidentes.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

No 12" pode experimentar o "famoso" 100uF x 100v despolarizado. Se ainda estiver dando muito poc poc quando você canta, aí tem que abaixar o valor. Em experiências anteriores o 100x100 deu conta do recado.

No tweeter use o recomendado mesmo, acho que é 3,3uF.

A caixa só precisa ter dimensões que acomodem bem o falante e que permitam que a caixa fique estável, sem tombar. O ideal é que ela tenha no mínimo 30 cm de profundidade. O ideal mesmo é 40cm, pois te dá resposta a partir de 100Hz numa boa. Fazendo com fundo inclinado ela meio que já se equilibra pra uma altura de até uns 60cm. Não se esqueça de prover alguma proteção no fundo, como algumas travessas ou uma tela de metal, pra evitar acidentes.

beleza!

OBRIGADO

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...