Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
I2afael

[ dúvida nova caixa] MANIFOLD ou DUTADA? Hinor 18Hpl

Recommended Posts

Vai entender ,, eu tambem percebo uma coisa estranha , as vezes enjoo do som e tiro tudo do carro , fica so o player e um par de 6x9 para não andar no silencio total e passo 20-30 dias assim .

Quando eu reinstalo o som ,no primeiro dia parece que o som ta tocando ruim e seco , depois de uma noite tocando achando o som ruim no outro dia parece que volta tudo ao normal num passe de magica hehehehe

Não adianta uso as mesmas configurações ,mesmos corte ,mesma Eq e o som só fica legal depois de tocar um tempo como se fosse os Afs amaciando quando são novos.

I eu...

Instalei o cross Booster né?! No começo achei o som uma bosta, tava fuçando as regulagens e deixei aceitável, coloquei até na kbça que ia largar esse negócio de sub e colocaria 2 15-800. Porém nesse tempo tive que deixar o carro na casa da minha namorada por falta de espaço. Após 1 mês fui lá buscar e liguei o som. Pronto! Agora meu som ficou massa, tá rendendo muito :pirou:

Vai entender!

Ah, tô só acompanhando daqui e salvando as dicas para colocar em prática no meu projetinho rsrs

Boa Sorte!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

oHN3zh.jpg

e ai o que me dizem?

com esse tamanho todo, só arrancando o banco traseiro e ainda tenho que medir pra ver se cabe.

pontos a considerar:

tiro o banco traseiro pra fazer algo realmente forte com os equipamentos que tenho

tirando o banco, essa caixa seria a melhor opção? Não seria melhor uma MTL-2 ou algum tipo de horn? Qual dessas caberia no Palio somente com os bancos dianteiros?

edit:

comparando com as outras simulações que fiz, não vi um ganho considerável em desempenho que justifique a grande perda de espaço que vou ter. Lembrando que as outras caixas cabem no porta malas com o banco em 90º.

Editado por I2afael

Compartilhar este post

Link para o post

Recomendo: http://autoforum.com...howtopic=172910

Na época eu tinha poucos recursos, conhecimento e habilidade prática por isso não extraí todo o som que minha BP6 poderia dar, mas o tópico é excelente e tem boas dicas :legal:

passando o final de semana, quando eu estiver sóbrio vou dar uma pesquisada.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom galera, esse final de semana foi meu aniversário e aproveitei pra fazer uma festinha na casa de praia e dar uma regulada melhor no som e ver do que os Hpl são capazes.

O Problema é que tenho a sensação que não estão tocando da forma que deveriam, o som não ta fraco mas também não ta forte como eu esperava.

Ainda to com o problema de clip antes do 44, é horrível esse ajuste de ganho do SD, um pentelhésimo e já clipa.

OBS: saída do player é 4v, ajuste de entrada do crossover em 4v.

Fonte ligada, não fiquei monitorando a tensão mas não fica abaixo dos 13,8v.

Outro ponto negativo dos SD que eu tinha esquecido é a pooowrra da tampa traseira, tenho que achar outra borracha pra colocar nas frestas, aquilo vibra pra caraleo [o_]

Mas o meu problema maior ta na caixa, acredito eu.

E ainda to apanhando no projeto da manifold, o jeito correto de projetar é com o bassbox 6 pro, utilizando bandpass 6ª ordem?

pois utilizando as dicas do Guto no tópico indicado pelo Everton, ficou horrível a resposta.

Compartilhar este post

Link para o post

Passa fita isolante nas frestas ampli, resolva com trepidações

Vou colocar uma borracha nas frestas como tinha feito na época do corsa.

e sobre a manifold, alguém pode me confirmar se a forma correta de projetar é essa descrita acima?

Compartilhar este post

Link para o post

ta muito grande a câmara do meio não?

essa ultima imagem foi um exagero que cometi aqui pra ver se tinha algum resultado, mas pelo gráfico não tive nenhum ganho considerável.

to pensando em fazer essa caixa aqui:

7MsZH.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

acompanhando

:+1 acompanhando.

Rafael da um apito p guto ou p Joél em OFF p caixa,,, Dica.

off topic: http://www.premiersh...s-RMS-Capacitor

confesso a tentação foi grande OpO

Vixi voltou de novo a ETD na premier só q agora mais barata, antes tava 386,00. As vezes ela some do site, dos anuncios, sei lá. Mas acho q desta vez ela não passa, Vou aguardar tbm o SDs 2.7k 18" q estava 739,00 em 12x s/juros mas q tbm sumiu. Editado por SPL@TRIO

Compartilhar este post

Link para o post

Vixi voltou de novo a ETD na premier só q agora mais barata, antes tava 386,00. As vezes ela some do site, dos anuncios, sei lá. Mas acho q desta vez ela não passa, Vou aguardar tbm o SDs 2.7k 18" q estava 739,00 em 12x s/juros mas q tbm sumiu.

pois é cara

se fosse em outra epoca $$ :(

compraria 2 [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

ta barato d+ essa etd, se minhas D210ti não tivessem dando conta do recado eu compraria hehe.

e sobre a caixa, fiz alguns ajustes e acho que melhorou um pouco em relação as mostradas anteriores. Alguém sabe me dizer se ta certo assim?

gYfICh.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho que vai ficar muito seco estou usando o winisd aqui já, já eu posto o gráfico

edit: rafa, joga esses valores ai no bass box e vê como fica,

85L sintonia 55Hz

75L sintonia 115Hz

edit 2: semttulo31t.png

Editado por jeff123

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho que vai ficar muito seco estou usando o winisd aqui já, já eu posto o gráfico

edit: rafa, joga esses valores ai no bass box e vê como fica,

85L sintonia 55Hz

75L sintonia 115Hz

UlxW7.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

não achou que ficou melhor assim? olha meu gráfico do winisd, acho que o ideal seria isso, ou uma caixa maior mas não sei se seria viável pelo tamanho

Compartilhar este post

Link para o post

realmente, achei que ficou BEM melhor.

e sobre a angulação da câmara central, como funciona?

é só manter o mesmo volume?

ou faço assim mesmo, com os falantes um de frente pro outro (estilo a caixa do guto).

Compartilhar este post

Link para o post

você se refere em V? a angulação eu não sei como faz pra calcular não, eu iria com a câmara l l reta mesmo,

pois ja vi tornado se rasgar todo nas mani em V, e o pessoal do fórum já disse, que a câmara reta é melhor para evitar isso,

por isso eu escolhi esse modelo pra fazer a minha, em novembro estou indo pra BA de novo ai vou testar o som pra ver como ficou.

Compartilhar este post

Link para o post

você se refere em V? a angulação eu não sei como faz pra calcular não, eu iria com a câmara l l reta mesmo,

pois ja vi tornado se rasgar todo nas mani em V, e o pessoal do fórum já disse, que a câmara reta é melhor para evitar isso,

por isso eu escolhi esse modelo pra fazer a minha, em novembro estou indo pra BA de novo ai vou testar o som pra ver como ficou.

exatamente, em V.

fazendo em câmara reta não teria força maior em cima do cone?

e com o ima pra fora não melhora a refrigeração?

Compartilhar este post

Link para o post

em V se aplica uma força muito maior na parte menor do V, já na câmara reta essa força distribui por todo o cone.

eu tenho 3 projetos aqui do speakerplans, 2 projetos os falantes ficam para dentro e em 1 eles ficam na central,

deve melhorar a refrigeração mas perde muito espaço nas câmaras laterais

Compartilhar este post

Link para o post

em V se aplica uma força muito maior na parte menor do V, já na câmara reta essa força distribui por todo o cone.

eu tenho 3 projetos aqui do speakerplans, 2 projetos os falantes ficam para dentro e em 1 eles ficam na central,

deve melhorar a refrigeração mas perde muito espaço nas câmaras laterais

Realmente faz sentido.

e eu não tenho muito espaço, restrito a 93cm laterais.

caso retire o banco traseiro aumenta um pouco, mas ainda acho que não seria o suficiente.

Compartilhar este post

Link para o post

O V se calcula aumentando o Duto da camara central , a medida interna fica valendo a colocada nas dimensões da caixa e a medida da boca do V fica valendo o tamanho que voce coloca no duto.

Mais o V so serve para almentar a frenquencia da camara central quando se faz uma caixa muito grande .

Af tem que ter cone bom para segurar o tranco na bp6 seja com v ou sem v , o que muda é que com V a pressão é toda no lado interno o que acaba desgastando mais o af.

Compartilhar este post

Link para o post

O V se calcula aumentando o Duto da camara central , a medida interna fica valendo a colocada nas dimensões da caixa e a medida da boca do V fica valendo o tamanho que voce coloca no duto.

Mais o V so serve para almentar a frenquencia da camara central quando se faz uma caixa muito grande .

Af tem que ter cone bom para segurar o tranco na bp6 seja com v ou sem v , o que muda é que com V a pressão é toda no lado interno o que acaba desgastando mais o af.

entendi.

sobre o cone, nos Hpl eu não tenho essa segurança toda de que o cone é reforçado pois é de papelão e parece frágil.

mas pressionando com a mão ele não parece ser tão frágil assim, será que posso ter problemas?

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que se sober usar não tera problema .

O que destroi af em manifold é distorção ou alta Xmax ,o cone se perde e rasga , a diferença nela com V e sem V é que com v a pressão é toda no lado do af que fica pra dentro e sem V a pressão é igual o que ja alivia um pouco .

Eu não uso manifold por isso , eu gosto de um clip piscando no beiss e isso em manifold é FATAL , so usei manifold uma vez e só guentou 3 noites de cachaça, tocou forte mais rasgou as 2 suspensoes dos tornados que eu tinha no tempo.

E olha que eu sempre usei turbo bass com camara selada e mesmo com corte HP de 40hz vai tranquilo, nenhuma outra caixa me agradou mais que ela , so que tem 1m de largura e 1,20 de comprimento e isso anula as chances de se usar em carro com bancos.

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que se sober usar não tera problema .

O que destroi af em manifold é distorção ou alta Xmax ,o cone se perde e rasga , a diferença nela com V e sem V é que com v a pressão é toda no lado do af que fica pra dentro e sem V a pressão é igual o que ja alivia um pouco .

Eu não uso manifold por isso , eu gosto de um clip piscando no beiss e isso em manifold é FATAL , so usei manifold uma vez e só guentou 3 noites de cachaça, tocou forte mais rasgou as 2 suspensoes dos tornados que eu tinha no tempo.

E olha que eu sempre usei turbo bass com camara selada e mesmo com corte HP de 40hz vai tranquilo, nenhuma outra caixa me agradou mais que ela , so que tem 1m de largura e 1,20 de comprimento e isso anula as chances de se usar em carro com bancos.

Saber usar eu sei, o problema é a marvada [^]

sobre distorção acredito que não terei problemas, pois tenho um headrom considerável (900w de falantes e 1400w de potência) e o Xmax dos Hpl é baixo 5mm apenas e nas simulações o cone se manteve bem controlado, se perde somente em 40hz e eu uso hpf em 50hz (24db/8ª) acredito que não terei problemas com isso.

a minha dúvida é saber se esse cone é resistente o suficiente pra aguentar a "pressão" mesmo deixando eles de frente | | um ao outro e não em V.

Obrigado a todos :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...