Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
I2afael

Inversão de Fase, Polaridade e cortes de diferentes ordens

Recommended Posts

"... isso vai depender do projeto, mas obviamente se inverter a polaridade do sub vc nao terá cancelamentos, mas terá serios problemas, pois irá inverter o campo magnetico gerado na bobina que fará bater para dentro do conjunto magnetico causando serios estragos, além de perder desempenho.

 

Pensando nisso, criou-se o modo reverso dos cd´s. Este faz com que vc possa fazer o sub bater em momento diferente dos seus mids do exemplo acima, evitando o cancelamento, simplesmente atrasando a senoide em 180°. Este atraso é suficiente para evitar em 100% o cancelamento, mas so funciona quando se atrasa em exatos 180°. Dessa maneira, quando o sub avança o cone, os mids ja estao retornando, assim as ondas ficam em mesmo sentido e nao se cancelam. Isto é imperceptivel e não altera em nada na qualidade ou reproduçao do som aos seus ouvidos.

 

Portanto pessoal, não pensem que é possivel inverter a polaridade de um falante dessa maneira, pois nao funciona assim. Nenhum fabricante de cd´s permitiria vc inverter a polaridade de um falante com um simples toque num botão colocando em risco os subs que possivelmente ele mesmo fabricou. Nenhum falante foi fabricado para trabalhar com polaridade invertida, portanto nao se deve inverter em seu sistema. Positivo é sempre positivo, idem pro negativo. "

 

 

 

????????

Editado por savfff

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To igual a voce savff,mas ja aprendi bastante coisa com os exemplos acima, mas ai alguem chega com conhecimentos e complica mais nossa cabeça kkkkkkk mas é bom que uma hora agente aprende,agora uma duvida em sua caixa manifold ,como esta ligado ? normal ou invertido ? ja testou os 2 , o que pode perceber ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse texto tá errado, assim como muitos outros no trio, engraçado é ver inúmeros elogios lá, aliás lamentável

 

 

mas leia o tópico todo, depois o kleberlpa corrige tudo

Editado por delima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perguntei antes mais acho q nao me expressei mal pois ninguem respondeu... a inversao de fase so acontece no hpf ou o lpf interfere?

pelo q entendi

6db=90º

12=180º

e assim por diante mais me surgiu a duvida quanto ao lpf...tipo utilizando um x5 com o MG de 180Hz ate "500Hz" e drivers de "500Hz" ate 5kHz

o hpf no x5 e 24db e o lpf 12db tem algum cancelamento?(pois ja q o corte do MG e de 12db no lpf passaria um pouco de frequencias mais altas)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perguntei antes mais acho q nao me expressei mal pois ninguem respondeu... a inversao de fase so acontece no hpf ou o lpf interfere?

pelo q entendi

6db=90º

12=180º

e assim por diante mais me surgiu a duvida quanto ao lpf...tipo utilizando um x5 com o MG de 180Hz ate "500Hz" e drivers de "500Hz" ate 5kHz

o hpf no x5 e 24db e o lpf 12db tem algum cancelamento?(pois ja q o corte do MG e de 12db no lpf passaria um pouco de frequencias mais altas)

 

eu respondi, veja o post #10

 

o x5 é um crossover ativo, geralmente implementado por amplificadores operacionais, logo em tese não interfere na fase

 

pra saber se a via de médio/agudos precisa estar 180 graus defasada da via de graves só testando no ouvidômetro, depende de muita coisa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu respondi, veja o post #10

 

o x5 é um crossover ativo, geralmente implementado por amplificadores operacionais, logo em tese não interfere na fase

 

pra saber se a via de médio/agudos precisa estar 180 graus defasada da via de graves só testando no ouvidômetro, depende de muita coisa

vlw ai irmao nem tinha visto :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eos cortes de ordem?

 

Uma coisa que eu nao entendi direito... Se tenho um crossover passivo ou ativo que tem o corte de 2° ordem (12db 8°)... O q sei é que o crossover vai atenuar em 12db uma oitava acima ou abaixo ou seja, no dobro ou na metade da frequencia desejada, ex: corte hpf em 100hz, o crossover vai atenuar 12db depois dos 200hz ou vai atenuar até 200hz? E depois? Nao sei se to falando mer**

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eos cortes de ordem?

 

Uma coisa que eu nao entendi direito... Se tenho um crossover passivo ou ativo que tem o corte de 2° ordem (12db 8°)... O q sei é que o crossover vai atenuar em 12db uma oitava acima ou abaixo ou seja, no dobro ou na metade da frequencia desejada, ex: corte hpf em 100hz, o crossover vai atenuar 12db depois dos 200hz ou vai atenuar até 200hz? E depois? Nao sei se to falando mer**

 

 

http://www.autosom.net/artigos/crossovers.htm

 

 

pessoal, antes de postar vamos antes ler os artigos do autosom e usar a pesquisa! pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico, que por sinal acho que deveria ir pro fixo e ser devidamente fechado! kkkkkkkkk

Daqui pra frente serão dúvidas redundantes e já respondidas. Pra médio entendedor todas as palavras aqui contidas já bastaram!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera me recolho a minha humilde ignorância lembrando o que o grande filosofo grego Socrates disse "Só sei que nada sei".

voces que tem conhecimento sobre esse assunto exemplifiquem de forma mais aplicada para os leigos.

O que devo fazer para evitar o cancelamento?

Como teremos Trios mais equilibrados?

O que é necessario?

 

Desde já grato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera me recolho a minha humilde ignorância lembrando o que o grande filosofo grego Socrates disse "Só sei que nada sei".

voces que tem conhecimento sobre esse assunto exemplifiquem de forma mais aplicada para os leigos.

O que devo fazer para evitar o cancelamento?

Como teremos Trios mais equilibrados?

O que é necessario?

 

Desde já grato

Necessario muito estudo , não tem como explicar é muita coisa mesmo , coisas que voce passa muito tempo para aprender realmente como funciona e como por em pratica.

 

Ler artigos sobre line array ja é um bom começo para melhorar alinhamento de vias e evitar cancelamentos, artigos da audiolist , livros sobre som profissional , artigos escritos pelo mestre homero sette .

 

O assunto é muito extenso , mais para evitar cancelamento com um pouco de tempo para leitura sobre line array e um pouco de matematica qualquer um consegue aniquilar 90% dos cancelamento apenas com pequeno projeto antes de por na pratica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera me recolho a minha humilde ignorância lembrando o que o grande filosofo grego Socrates disse "Só sei que nada sei".

voces que tem conhecimento sobre esse assunto exemplifiquem de forma mais aplicada para os leigos.

O que devo fazer para evitar o cancelamento?

Como teremos Trios mais equilibrados?

O que é necessario?

 

Desde já grato

 

o artsompb já respondeu, mas o importante é que à medida que você for adquirindo conhecimento nos assuntos fase e alinhamento vai conseguir montar sistemas mais eficientes, ou seja, vai montar sistemas com maior qualidade, maior SPL e menor custo; nem você vai acreditar o quanto vai economizar, chegando a montar sistemas com a metade do valor que outro similar e tocando mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

andei ligando meu som hoje e prestei atenção na velocidade e forma de tocar como o projeto é muito simples, não vie diferença e tambem o projeto é meio tabajara, mas ta com uma qualidade boa... hehehee

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Considerando que ao receber um sinal de corrente AC a bobina primeiro se movimenta em uma direção e, em seguida, com a inversão de polaridade característica desse tipo de corrente, ela se movimenta novamente na direção oposta, então consigo imaginar as fases 0º, 180º e 360º, já que estaria relacionado com a direção do seu primeiro movimento.

 

O que não consigo entender é uma fase de 90º, já que a bobina se movimenta apenas em duas direções, e é impossível o seu movimento na transversal.

 

Talvez o desenho abaixo não seja exatamente o que acontece, mas é o que consigo visualizar sobre fases:

 

fases.png

 

Se alguém puder EXEMPLIFICAR melhor o tema, acho que ajudaria a maioria dos interessados a compreender o princípio do assunto.

 

Se isso for um absurdo completo, me desculpem, estou apenas tentando aprender.

 

Valews. :legal:

 

HuhAUHuhhuaUaUHUHAUHAHUHUaUHUAHhuauhauhhuaUHaHUa desculpa mas eu ri demais HUEHuuhuhhuUHEhueUHHUEUHEUEHUEUH

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu respondi, veja o post #10

 

o x5 é um crossover ativo, geralmente implementado por amplificadores operacionais, logo em tese não interfere na fase

 

pra saber se a via de médio/agudos precisa estar 180 graus defasada da via de graves só testando no ouvidômetro, depende de muita coisa

Amigo,

 

Até onde lembro, em filtros sempre acontece atraso de fase (vide diagramas de bode).

Onde encontro algum material informando que filtros ativos não há defasagem do sinal?

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa desenterrando hehehe como eu faco para saber se eu preciso inverter os alto falantes ja que uso um crossover 12db/8ª, usando um de 24db/8ª eu nao teria este problema de inversao ja que a cada 6db 90° 24 = 360°?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

qndo adquirir medio graves devo liga los inversamente e os tweeters tambem? pra nao ter cancelamentos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Li outra vez este texto que achei na net:

 

"O filtro de 2° ordem atenua duas vezes mais rapido o sinal do que o de1ª. Agora a taxa é de 12db/8ª. Se utilizarmos o mesmo exemplo acima, o woofer agora só precisa tocar até 5khz e o tweeter deve começar sua faixa de operação em 1250hz. Como desvantagem, este divisor inverte as fases dos falantes na frequencia de corte, isto é, um toca o contrário que o outro, o que resulta em um cancelamento nesta faixa. Inverter a ligação entre os falantes resolve o problema apenas no cruzamento, pois no restante da faixa o filtro entrega o sinal com a polaridade correta"

 

quer dizer que: no corte do woofer hp: 45hz lp: 300hz; no MG hp 300hz lp 1.3khz

 

significa que o corte de 300hz em um crossover de 12db/8ª esta frequência sera tocada em com o atraso de 180° mas como o mg comecara tocar à partir dai e tocara esta frequencia a 180° havera uma boa sobreposicao entre os alto falantes pois os dois tocarão na mesma fase por isto nao havera cancelamentos! estou certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...