Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
EduLeitao

Vale a pena aproveitar este alto-falante?

Recommended Posts

Pessoal, tudo bem?

 

Consegui recuperar meu usuário cadastrado aqui no início de 2007, já tem um bom tempinho.. naquela época tinha som como hobby mas acabei dando uma afastada, já não lembro de quase nada e queria pedir uma ajuda pro pessoal que está com as coisas mais frescas na cabeça.

 

Ganhei um alto-falante hoje do meu vô, um bem antigo mesmo, De acordo com meu vô apenas o cone rasgou pois o restante está funcionando bem.. e como a um bom tempo não tenho mais nenhum som montado queria ver se tem como aproveitar de alguma maneira, o problema que não achei quase nenhuma informação sobre ele e principalmente sei que ele não é o mais adequado para isto.

 

O alto-falante é o seguinte:

 

Woofer Alta-fidelidade Novik WNXX C/B 12" 150wrms 8 ohms série instrumentos musicais.

 

Ele é um alto falante residencial e estava numa caixa com mais um tweeter e um divisor de frequências Mod DN-2 12 dB/oct, medi a caixa (que está estragada) e ela tem em torno de 70 litros brutos, madeira de 10mm, sem nenhuma vedação eficaz, nenhum reforço e possui um buraco de duto, que não tive como ver na hora (estava com pressa) que provavelmente é apenas o buraco (por que faziam isto na época?? já vi vários assim)

 

Não sei nenhuma informação do woofer, não consegui achar nada na internet (coisa velha mesmo), mas ai vem minha pergunta:

 

1º) Vocês acham que dá para aproveitar alguma coisa dele para usar no carro em um setup apenas interno (ou no mínimo misto, não gosto de trio) buscando um pouco de spl???

 

2º) Já vi gente fazendo isto mas nunca coloquei muita fé não.. mas ao invés de colocar um cone seco novo e colocar um destes de sub mesmo, como pessoal fala "emborrachado", vale a pena? (acho que deve ficar muito gambiarrado, mas dizem que fica bom...)3º

 

3º) Se for possível aproveitar ele, qual caixa seria ideal? não tenho os parâmetros thielle dele.. tem como tirar base a caixa original? Faria do mesmo tamanho, faria menor, maior, selada ou dutada? (dutada sem os parâmetros deve ser fo** advinhar hein!)

 

Seguem algumas fotos dele:

 

http://i49.tinypic.com/23iebno.jpg

 

http://i45.tinypic.com/2h3arnp.jpg

 

http://i50.tinypic.com/9aqslv.jpg

 

http://i46.tinypic.com/311s6ms.jpg

 

http://i45.tinypic.com/2m5z1x4.jpg

 

http://i45.tinypic.com/4kdjs.jpg

 

http://i48.tinypic.com/rkx6o4.jpg

 

Bom, desculpa um texto tão longo e com tantas perguntas... sei que não é nada ideal este falante, mas com falta de grana vale a pena levantar a hipótese tentando aproveitar ele, se não der pra usar como quero mais pra frente reformo ele e uso residencialmente mesmo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses falantes da novik são woofers bem interessantes, apesar de antigos, eles tem uma boa sensibilidade, e respondem bem com pouca potencia. Acredito que nunca foram divulgados os parametros desses falantes, eu pelo menos nunca vi.

Para som interno do carro com toda a certeza não vale a pena, eles respondem a partir de 80~100hz e sobem até 1khz relativamente bem... Ou seja, dá pra fazer um trio!

 

De qualquer jeito vai precisar recondicionar ele, então veja o que a pessoa que vai fazer o serviço pode fazer para voltar ele para graves!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alta sensibilidade, baixa potência, baixa excursão....

 

..se tu sabe recondicionar, beleza! Mas se for pra pagar pra fazerem, tem que pensar 2x se vale à pena!

 

 

Mas colocar borda emborrachada não vai mudar nada nas baixas! Esse falante nasceu pra tocar full, pra instrumentos! Não tente colocar um rabo no coelho, pintar listras e fingir que é um tigre!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, se veio de graça, manda reformar então. Coloca cone de PP com borda de espuma, troca a aranha por uma pra subwoofer (só uma, não deixe o cara usar duas não, fica uma mer** em falante "fraco") e troque a bobina por uma bobina maiorzinha.

 

Vai dar um desempenho parecido com os subwoofers baratos do mercado, como Bravox XRC e outros, e deve te custar algo por volta de 50 reais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
..se tu sabe recondicionar, beleza! Mas se for pra pagar pra fazerem, tem que pensar 2x se vale à pena!

 

Não, não sei fazer isto infelizmente, na época que ainda lia muito e estudava eu até pensei e aprofundar um pouco nisto, me arrependo um pouco pois teria sido útil (não só agora mas em outros casos)...

 

Mas colocar borda emborrachada não vai mudar nada nas baixas! Esse falante nasceu pra tocar full, pra instrumentos!

 

Você fala isto com 100% convicção? O pouco que achei na internet sobre ele, falava que este alto falante era utilizado em caixas para contra baixo (dai a sigla C/B) e para sonorização residencial (mas sempre acompanhado de outras vias)... achei num fórum um cara falando que queria usar ele para guitarra, pessoal disse que não serviria nem se colocasse tweeter junto (que ele no máximo aceitava baixo)... você disse ser full, tem alguma ideia da faixa de frequência dele? Este divisor de frequência que vem com ele tenho 80% certeza até agora que não manda acima de 4khz para ele (tenho que verificar isto também, tempo tá apertado por aqui)

 

Não tente colocar um rabo no coelho, pintar listras e fingir que é um tigre!

 

Deixei claro acho que no mínimo 2x no meu post que ele não era totalmente apropriado para isto, se eu pudesse compraria uma 309 ou até um questo (que são meus sonhos de consumo) e pronto.. mas não funciona bem assim, ganhei ele e não vai ficar mais de 40 reais para recondicionar (ou seja, ele sairia por completo por no máximo 40 reais) e mesmo sendo apenas 150wrms acho que tocaria bem sim...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, se veio de graça, manda reformar então. Coloca cone de PP com borda de espuma, troca a aranha por uma pra subwoofer (só uma, não deixe o cara usar duas não, fica uma mer** em falante "fraco") e troque a bobina por uma bobina maiorzinha.

 

Vai dar um desempenho parecido com os subwoofers baratos do mercado, como Bravox XRC e outros, e deve te custar algo por volta de 50 reais.

 

hummmm... ta aí uma ideia legal!! Aproveitando para tirar um pouco das dúvidas:

 

Agora sei que vai ser ignorância minhas mas é que realmente não sei... No caso iria ser aproveitado então apenas a carcaça né? (afinal pelo que você falou tudo vai ser trocado, até bobina).. Ficaria tão barato assim mesmo? (parece que está montando o falante inteiro).. se vou trocar a bobina tem como colocar uma de 4 ohms de uma vez? como fica a potência dele? O que vai mudar realmente do falante? Ele vai ser transformado em sub? Como fica a caixa??

 

Vixe... leigo é pouco para descrever minha mensagem agora!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma vez mudada a bobina, o falante perde todas suas caracteristicas e assume outras que nesse caso não tem como prever... Fazer uma decoração nele para se parecer um subwoofer não vai fazer com que ele toque como tal ;)

 

Por ser um falante antigo, que não se acha mais com facilidade e estar com reparo original, eu reformaria mantendo sua originalidade, monte uma caixa genérica para woofers de 12 polegadas e vá ajustando o duto observando a resposta do falante e sua excursão! Se quer usar ele como subwoofer, pode até colocar um corte nele, digamos um Band Pass de 50 a 150hz, mas não tente aplicar nada muito além de uns 50~70watts porque com essa excursão limitada e por ser sensivel, você vai queimar ele...

 

Se vai ficar bom? Não sei, eu não criaria nenhuma expectativa, mas para dentro do carro com certeza vai dar um up nos graves, nada muito sutil nem com muita qualidade, mas se você insiste em usar este falante, vá em frente!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, se veio de graça, manda reformar então. Coloca cone de PP com borda de espuma, troca a aranha por uma pra subwoofer (só uma, não deixe o cara usar duas não, fica uma mer** em falante "fraco") e troque a bobina por uma bobina maiorzinha.

 

Vai dar um desempenho parecido com os subwoofers baratos do mercado, como Bravox XRC e outros, e deve te custar algo por volta de 50 reais.

:+1

Tive um de 10" e achei muito melhor do que woofer, mas dar um minimo de qualidade vai de caixa selada mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hummmm... ta aí uma ideia legal!! Aproveitando para tirar um pouco das dúvidas:

 

Agora sei que vai ser ignorância minhas mas é que realmente não sei... No caso iria ser aproveitado então apenas a carcaça né? (afinal pelo que você falou tudo vai ser trocado, até bobina).. Ficaria tão barato assim mesmo? (parece que está montando o falante inteiro).. se vou trocar a bobina tem como colocar uma de 4 ohms de uma vez? como fica a potência dele? O que vai mudar realmente do falante? Ele vai ser transformado em sub? Como fica a caixa??

 

Vixe... leigo é pouco para descrever minha mensagem agora!

 

Tenho um novik parado em casa de 12", a borda dele é "pra dentro", bem diferente mesmo, mas toca muito bem até uns 45hz.

 

Mas sinceramente? O que você vai gastar com caixa (com possibilidade de não ficar bom) + reforma não sei se vai valer a pena, só se você souber reformar, como o Bloom falou. Vai sim trocar todo o conjunto, apenas a carcaça e o imã vão continuar. E não tem como transformar um woofer desses em subwoofer, por exemplo, não vai "descer" bem, creio que vá tocar de uns 50hz pra cima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok Pessoal, muito obrigado todos pelos conselhos!!

 

Vou deixar ele encostado aqui mais um tempo e quando for reformar vou tentar manter a originalidade (ou pelo menos as características) dele!!

 

Não sei reformar o alto-falante não, porém caixa eu sei fazer bem, meu vô tem uma oficina completa para trabalhar tanto com madeira como metal, então geralmente eu prefiro fazer as caixas eu mesmo (faço com mdf, maior espessura, parafusos a cada 5cm, cola, vedação com serragem, malha interna, estes mimos que mudam um pouco e geralmente as lojas não fazem ou cobram caro!)

 

Como não sou adepto nem um pouco ao tipo de sonorização trio elétrico, vou ver se uso como residencial mesmo, vou precisar descobrir ainda a faixa de frequência dele e qual seria uma caixa adequada (depois vou voltar com mais calma e medir certinho a caixa original mega vagabunda dele.. se for do tipo dutada que é apenas um buraco na madeira e nada mais, eu vou preferir fazer uma selada mesmo, melhor né?)

 

De qualquer forma desculpem por ter postado esta dúvida nesta seção de SPL, sei que não é o mais adequado mas era queria checar a possibilidade de utilizar o que tinha em mãos!!

 

vou juntar grana e montar um setup com questo (dizem ser melhor que o 309 para sonorização apenas interna tocando bem frequências um pouco mais baixo, isto procede?) para mim ano que vem...

 

Valeu!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na moral, vc nao tem nada a perder...

 

Reforma logo e faca uma caixa genérica pra ele e se divirta!

 

O que pode acontecer e de vc nao gostar do resultado...

 

 

 

... Como pode acontecer de gostar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...