Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Rui

Crossover

Recommended Posts

Postado em

nunca testei os logical, já vi falarem bem algumas vezes...

do que eu testei, com certeza eu tentaria pegar um VDH de prata pro tw e um Knukonceptz de prata pro mid. desde o terminal da caixa

Postado em (editado)

Fala aí Cambada!!!

Eu sei que não é muito a area do pessoal aqui, afinal trata-se de uma caixa residencial, mas como o pessoal me ajudou aqui, eu resolvi postar o resultado do empreitada...

No sabado, eu consegui terminar o meu novo cross das minhas Klipschs...

Relembrando, eu troquei todo o cross do tweeter, que é um 12Db/8a., com um resistor em série e um notch filter. Foram trocados o cap e a bobina do 12Db/8a., o resistor, e os tres componentes do notch (cap + bobina + resistor).

O cross dos mids, eu não fiz alterações...

E lembrando que eu fiz as alterações apenas em uma caixa, para poder colocar a antiga e a "nova" lado-a-lado... Pra mim, é a melhor maneira de comparar é em AxB... Claro que palco não vai dar pra saber, mas o resto vai...

Depois que eu instalei tudo, eu deixei a caixa tocando por 10 horas e fiz algumas comparações... Na verdade, eu vou esperar pelo menos umas 100 ou 150 horas de burn in pra fazer uma "avaliação" um pouco mais correta... Não é uma nova caixa, mas são novos componentes, que precisam de burn in assim como os drivers... Ou seja, as coisas ainda vão mudar com o passar do tempo...

De cara, eu já percebi que a caixa ganhou definição, clareza e velocidade... Mesmo com apenas 10 horas de burn in! Mas por outro lado, senti o top end um pouquinho brilhante... Por isso vou esperar as 100 / 150 horas pra falar com mais propriedade... Mas fiquei bem animado com os resultados!!!

Seguem as fotos...

Primeiro o esquema do crossover (Obrigado Kleber e Tatu!!! :legal: ):

crossrf62ii.jpg

Placas de MDF para a base do cross:

foto9w.jpg

Foram montados 3 placas, porque os componentes novos são muito maiores... Seguem fotos das tres, e depois delas ao lado da antiga... A principio eu ia montar uma placa em cima da outra, como se fossem 3 andares... Mas como as bobinas são muito pesadas, achei que forçaria a peça de plastico onde eu os fixaria, que é a mesma peça onde tem os bournes das caixas... Então eu fixei duas na propria caixa e apenas a parte do cross do mid na peça de plastico:

foto5yl.jpg

foto6ly.jpg

foto14kf.jpg

foto12es.jpg

Agora eles já interligados... Eu usei o Chord Carnival Silverscreen para interliga-los:

foto7wv.jpg

foto8gp.jpg

foto10lyf.jpg

Aqui as fotos das placas fixadas:

foto9jj.jpg

foto10gi.jpg

Aqui o cross original sem os dois componentes que eu removi... Vejam que está intacto, e assim que eu quiser, posso recolocar os dois componentes e reinstala-lo que a caixa estará original novamente...

foto11bm.jpg

E aqui um bonus com fotos dos drivers:

foto13lt.jpg

foto11dk.jpg

Mais pra frente vou fazer as comparações mais detalhadas... E quem quiser, é só mandar MP que a gente marca pra vir aqui em casa escutar as diferenças!!!

Qualquer duvida sobre as alterações, é só perguntar!

[]s

Rui

Editado por Rui
Postado em

Veja se com mais um pouco de queima ela modera o top end. Eu creio que não, você está com menor atenuação em alta frequência nos componentes do crossover, e por isto a tendência é esquentar mesmo.

Se não melhorar, baixe o valor desse resistor em série com o tw de 2 pra 1 ohm, adicionando um resistor em paralelo, ou até mesmo o colocando em curto para "anulá-lo". Não vai afetar quase nada o corte, mas deve domar essa corneta aí! A função desse resistor é esta mesmo, compensar a potência aplicada com o acréscimo na impedância do driver causada pelo aumento da frequência.

Postado em

Aproveitando o tópico, pretendo fazer um upgrade no cross do meu kit Focal Polyglass.

Amanhã vou tentar levantar o circuito, gostaria de dicas dos mais entendidos sobre os capacitores principalmente.

É necessário um zobel pro TNB?

Abraço,

Henrique

Postado em

Um bom tempo de burn-in é essencial. Esses tempos usei uns capacitores novos, as coisas foram arredondar lá para 50-100 horas de uso.

Postado em

vamos lá, esse fato de vc achar ele mais brilhante é caracteristica do mundorf supremme mesmo, linhas da mundorf abaixo dela não acontece isso, e linhas mundorf acima ressaltam ainda mais isto, pois na realidade ele abre o top end q é fechado em outros capacitores. isso pode revelar problemas de cabeamento e problemas com o driver, ai só ouvindo, esperando ele amaciar pra ter certeza. a um primeiro momento pode até achar q não está correto, mas depois de certo tempo começa a perceber q o cap q não estava correto era o antigo. claro tem a questão de gosto pessoal.

agora o próximo passo pra ti seria trocar esse cap do woofer, colocar um Claritycap SA ou ESA se não quiser partir pra mundorf seria um grande ganho perto do que vc tem hj. esse indutor do woofer não é crítico, vc pode manter ele sem problema algum, pois a diferença pra um indutor muito melhor será muito pequena, e dependendo do woofer, imperceptível.

Aproveitando o tópico, pretendo fazer um upgrade no cross do meu kit Focal Polyglass.

Amanhã vou tentar levantar o circuito, gostaria de dicas dos mais entendidos sobre os capacitores principalmente.

Abraço,

Henrique

ai depende: o kleber diz desnecessário pro tweeter, eu já sinto necessário dependendo do tweeter, alguns dá muita diferença, outros a diferença é nula...

depois te passo um link pra te ajudar na escolha de capacitores....

Postado em

Abraço,

Henrique

Zobel só é indicado se você quiser atenuar o top end sem sacrificar a sensibilidade ou o corpo. Aí você sintoniza o filtro mais lá pra cima, e deixa ele fazer a mágica... :vts

Tem que ver EXATAMENTE o que você espera mudar, manter e ganhar. Aí sim você terá base para mudanças de componentes, e até mesmo uma base pra redefinir corte e slope.

Não conheço muito esse tw do polyglass pra dizer o que sai e o que não sai daí, pois apenas ouvi.

Postado em

Veja se com mais um pouco de queima ela modera o top end. Eu creio que não, você está com menor atenuação em alta frequência nos componentes do crossover, e por isto a tendência é esquentar mesmo.

Se não melhorar, baixe o valor desse resistor em série com o tw de 2 pra 1 ohm, adicionando um resistor em paralelo, ou até mesmo o colocando em curto para "anulá-lo". Não vai afetar quase nada o corte, mas deve domar essa corneta aí! A função desse resistor é esta mesmo, compensar a potência aplicada com o acréscimo na impedância do driver causada pelo aumento da frequência.

Blz Kleber...

Mas se eu acrescentar um resistor em série, eu vou estar apenas atenuando o bixinho, certo? Porque aí um em serie com um em paralelo, teremos um Lpad, não é isso?

E este lance do curto no resistor... Dá pra vc explicar um pouco melhor?

Um bom tempo de burn-in é essencial. Esses tempos usei uns capacitores novos, as coisas foram arredondar lá para 50-100 horas de uso.

É, eu sei... Vou esperar pelo menos 100 horas antes tirar conclusões mais "sérias".

vamos lá, esse fato de vc achar ele mais brilhante é caracteristica do mundorf supremme mesmo, linhas da mundorf abaixo dela não acontece isso, e linhas mundorf acima ressaltam ainda mais isto, pois na realidade ele abre o top end q é fechado em outros capacitores. isso pode revelar problemas de cabeamento e problemas com o driver, ai só ouvindo, esperando ele amaciar pra ter certeza. a um primeiro momento pode até achar q não está correto, mas depois de certo tempo começa a perceber q o cap q não estava correto era o antigo. claro tem a questão de gosto pessoal.

agora o próximo passo pra ti seria trocar esse cap do woofer, colocar um Claritycap SA ou ESA se não quiser partir pra mundorf seria um grande ganho perto do que vc tem hj. esse indutor do woofer não é crítico, vc pode manter ele sem problema algum, pois a diferença pra um indutor muito melhor será muito pequena, e dependendo do woofer, imperceptível.

Bala,

Eu tenho completa ciencia desta caracteristica dos Supremme... Todos os reviews que li, já destacavam este fato, que de fato aconteceu no meu caso... Mas, mesmo sem burn in, não é nada que incomode muito não, ainda mais no meu caso que fico a mais de 3 metros das caixas...

O cabeamento externo (caixas e interconnects) são muito bons, e pra mim, inclusive estão em patamares acima da caixa... Speaker Cable eu uso um Wireworld Equinox 6 e um MIT Magnum M2 proline de interconnect (XLR). Se isso realmente se tornar um problema, provavelmente será uma limitação do driver mesmo... Vamos ver...

Mas logo de cara fiquei bem animado com os resultados... Deu mais clareza e definição... Não é muito difícil perceber isso não... Achei tb que deu mais velocidade, mas aí eu tenho medo que possa ser um efeito placebo mesmo... É difícil não ficar sugestionado... Depois de um burn in descente, vou tentar fazer uma comparação AxB cego, com a ajuda de algum camarada...

Vc manteria o indutor, mesmo ele sendo com nucleo de ferrite? Eu sei que as diferenças são muito pequenas, mas os indutores não são tão caros assim... Vou estudar um cap para os mids, e com certeza os Claritys estão na lista...

Crossovers com esteróides!

Bombadões!!! Uiiii, acho que me entreguei... love-struck.gif

[]s a todos,

Rui

Postado em

Abraço,

Henrique

Rick,

Eu acho que como primeiros passos, vc deveria apenas tentar trocar os componentes, assim como eu fiz, e ver no que dá... Depois, se vc ainda achar que tem algo a melhorar, aí pensar em Zobel ou alterar algo no esquema do cross...

Eu particularmente acho os tweeters da Focal bem brilhantes, talvez algum novo cap pra tentar mudar um pouco esta caracteristica... De uma olhada neste link, que é largamente usado como referencia pelo pessoal dos mods:

http://www.humblehomemadehifi.com/Cap.html

Não se deve levar as avaliações como referencia absoluta, mas dão uma boa noção das caracteristicas deles...

[]s

Rui

Postado em

Valeu, Rui!

Depois a gente se fala pra ouvir essas caixas mod.

Vou usar o tópico do Arisa que está parado e eu Upei pra discutir, a base que eu penso em seguir é do crossuniq.

Abraço

Henrique

Postado em

Blz Kleber...

Mas se eu acrescentar um resistor em série, eu vou estar apenas atenuando o bixinho, certo? Porque aí um em serie com um em paralelo, teremos um Lpad, não é isso?

O resistor ficaria em paralelo com o resistor que você já tem, reduzindo o valor total. Experimente colocar este resistor em curto (ou seja, juntar seus terminais, de forma que ele não esteja no caminho do sinal. Assim você atenua um pouco o top end. Este resistor de 2 ohms atenua a potência do driver em cerca de 15%. Se por ventura isto fizer muita diferença, mas o top end ficar mais correto, aí a solução será mesmo um Lpad no lugar deste resistor de 2 ohms. É uma questão de teste, muito embora eu acredite que logo logo você acostume com a resposta do driver e nem sinta necessidade de mexer em nada.

Postado em

Trem difícil de achar no BR. Nem os representantes da Sindal costumam ter!

ele tem esse, os iguais aos q tem nos DAT e os dourados emcapados de acrilico tb, tipo os dos dls ultimate

Postado em (editado)

Aeh Bala!!!

Agora sim! Vai colocar este time aonde?

PS: Leo, se vc modificar equipamentos da mesma forma que vc tira fotos, afffff, tô fora!!! o-o- o-o-

Olha, lá em casa, depois de umas 200 horas as coisas estão ficando show! Claro que a caixa tem suas limitações, mas a melhora foi substancial...

Mudou muito agora, depois das 200 horas... Eu já vi gente jurando de pé junto que os Supreme precisam de umas 600 horas para queima total... :o Não sei se é verdade, mas com poucas horas e depois de 200 horas a diferença é enorme...

Tô feliz pacas com o resultado!

Estes dias eu estava testando uma caixa do lado da outra, uma mod e a outra não... Tava impressionado com as diferenças quando minha mulher chegou... Fiz ela sentar no sofá e coloquei tres trechos de musicas, todas elas da Maria Rita (que ela tb gosta)... Ela não sabia qual era a modificada... Claro que eu dei uma orientada, falando pra ela prestar atenção em determinados instrumentos e passagens, mas não falei mais nada... No final, ela apontou pra caixa mod e disse:

- Esta aqui tá bem melhor... Tá mais clara, mais definida e a voz da Maria Rita tá melhor...

Pensa num cara feliz.... Era eu!!! [-]

A todos que pretendem modificar algum cross, o que eu posso dizer é: "Faça, que vc não vai se arrepender!"

[]s

Rui

Editado por Rui
Postado em

Aeh Bala!!!

Agora sim! Vai colocar este time aonde?

PS: Leo, se vc modificar equipamentos da mesma forma que vc tira fotos, afffff, tô fora!!! o-o- o-o-

eu odeio tirar foto, ainda mais depois de ter tomado uma agua mineral com energético

Olha, lá em casa, depois de umas 200 horas as coisas estão ficando show! Claro que a caixa tem suas limitações, mas a melhora foi substancial...

Mudou muito agora, depois das 200 horas... Eu já vi gente jurando de pé junto que os Supreme precisam de umas 600 horas para queima total... :o Não sei se é verdade, mas com poucas horas e depois de 200 horas a diferença é enorme...

Tô feliz pacas com o resultado!

Estes dias eu estava testando uma caixa do lado da outra, uma mod e a outra não... Tava impressionado com as diferenças quando minha mulher chegou... Fiz ela sentar no sofá e coloquei tres trechos de musicas, todas elas da Maria Rita (que ela tb gosta)... Ela não sabia qual era a modificada... Claro que eu dei uma orientada, falando pra ela prestar atenção em determinados instrumentos e passagens, mas não falei mais nada... No final, ela apontou pra caixa mod e disse:

- Esta aqui tá bem melhor... Tá mais clara, mais definida e a voz da Maria Rita tá melhor...

Pensa num cara feliz.... Era eu!!! [-]

A todos que pretendem modificar algum cross, o que eu posso dizer é: "Faça, que vc não vai se arrepender!"

[]s

Rui

essa eu não sei qual versão do cross será, já foram muitos testes, alguns upgrades, e sendo q esse nem será meu...

os claritycap ESA eu achei mais detalhados q os mundorf, mas os mundorf parecem-me mais espaciais.... ambos são excelentes... ouvi falar muito bem do silver/oil da mundorf e claritycap MR, o próximo passo é trocar esses bennic, ainda não defini o q entra no lugar

Postado em

Se eu fizer isto em casa, minha esposa me chama de louco e diz que tem coisa melhor pra fazer.

E só de sacanagem ainda pega a última cerveja enquanto eu tiver testando as caixas... hauhauhauhauhauhauhauhauhauhau

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...