Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Raseck

Ajuda com médio grave/agudo.

Recommended Posts

Bom dia galera, estou montando um triozinho para movimentar os churrascos aqui de casa, algo que toque bem e que não saia caro.

para os médio graves e agudos vou uzar um amplificador PA e um crossover de duas vias que irá cortar os graves em 150hz em uma via e a outra tocará acima de 150hz... então para o médio grave e agudos escolhi dois 10pw3 da selenium e dois driver selenium d202 ti.... dentro da caixa vou usar um divisor passivo como este http://www.nenis.com...p?ID=DF402TICC.

Ficaria assim:

10pw3 tocando de 150hz a 1,9Khz

D202ti tocando de 1,9Khz em diante.

Então galera alguma sugestão? eu fiz a escolha dos dois pesquisando aqui no forum só o driver ti que não procurei saber se é bom pois eu tbm nunca ouvi tocando.

Minha maior duvida mesmo seria na impedancia final dos dois ligados, como vou usar um divisor de frequencia dentro das caixas a impedancia não muda é isso? Minha potencia teria que entregar cerca de 250w rms em 8 ohms em cada canal? Vou ligar um 10pw3 e um driver ti em cada canal do amplificador.

Desde já agradeço a quem puder me ajudar.

Editado por Raseck

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os equipamentos sao bons, o corte esta correto...

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, tudo bom vxice? Então ficaria duas caixas, cada uma com um 10pw3 e um driver ti estou quase certo na compra desse conjunto, como os dois são 8 ohms de impedancia cada caixa resulta em 8 ohms já que cada um trabalhará em faixas de frequencia diferentes, estou certo ? essa é outra duvida que tenho...

Compartilhar este post

Link para o post

Acharia melhor você especificar qual seria o amplificador de PA que vai usar.

Talvez nem seja a melhor opção colocar um conjunto PW3 + Ti por canal. Dependendo da potência x impedância oferecidas pelo amplificador, podes colocar 02 conjuntos num canal e outro ficaria livre para colocar um falante que atue na faixa de grave (não especificado). O som ficará muito melhor, pois somente com os PW3 + Ti, a faixa fica muito alta e não vai curti alguns estilos de música de forma mais agradável.

Se for o caso de faltar grana e tal, eu acho mais interessante pegar um falante com diâmetro maior e também possa responder à faixas de frequências mais baixas e que possa aproveitar a potência oferecida pelo amplificador.

Considerando-se que a grande maioria, senão todos os amplificadores de PA ou não, são disponibilizados com potência máxima em 02 ohms ou 04 ohms.

Com relação à impedância do conjunto, se há o divisor de frequência (cada falante atuando na sua faixa), a impedância resultante é como se fosse um só tipo de falante. Se não houver divisor, além de expor os falantes à queima, existirá uma faixa comum de atuação e nessa faixa a impedância será diferenciada

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Então fcoelhogomes, vou usar os médios e agudos em um amplicador de 400w rms em 4Ohms por canal em 8 Ohms fornece 280w segundo o fabricante... a via dos graves será tocado por outro amplificador que irá empurrar dois Subwoofers de 12''...

Muito Obrigado por esclarecer minhas duvidas , era como estava imaginando mesmo sobre a impedancia valeu mesmo.

Grande Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

frequencia diferente nao altera o homi!!!heheheeheh

pode ir sem medo.

Compartilhar este post

Link para o post

frequencia diferente nao altera o homi!!!heheheeheh

pode ir sem medo.

E a impendancia do falante nao altera o ponto de corte do cross passivo nao ?

Compartilhar este post

Link para o post

Então fcoelhogomes, vou usar os médios e agudos em um amplicador de 400w rms em 4Ohms por canal em 8 Ohms fornece 280w segundo o fabricante... a via dos graves será tocado por outro amplificador que irá empurrar dois Subwoofers de 12''...

Muito Obrigado por esclarecer minhas duvidas , era como estava imaginando mesmo sobre a impedancia valeu mesmo.

Grande Abraço

Podemos fazer algumas outras combinações mais interessantes aí homem.

Se seu amplificador gera potência maior com impedância de 04 ohms, melhor seria comprar um falante que pudesse aproveitar melhor essa potência, não acha?

Então na minha opnião acho mais vantagem pegar um falante para atuar na via de médio com impedância de 04 ohms, haja visto que você tem outro amplificador para a via de grave. Faria a ressalva apenas na escolha do divisor, que nesse caso teria de suportar a impedância dos médios de 04 ohms e o Ti de 08 ohms ( A nenis tem).

Para a outra via, já que falou em falantes de 12" e sendo subwoofer, acho melhor pegar um falante com menor rendimento do que o PW3 para os médios, pois se for um Subwoofer mesmo, ele vai abafar. Esses bichinhos rendem bastante.

Nesse caso, abre um pouco o leque de opções sendo de 04 ohms e com sensibilidade menor.

Para o grave se tem outro amplificador (se for com potência maior do que o de médio, eu espero), acho melhor pegar um falante com diâmetro maoir. Assim pode reproduzir frequências mais baixas do que com os falantes de 12".

Podemos discutir as possibilidades, se vc ainda não comprou os Subs de 12"

Compartilhar este post

Link para o post

rapaiz, tenho 2 8pw3 e 2 d220Ti

Comparações: teus pw3 são d 10 e 150 rms meus são de 8" e 125 rms, então a diferença não é tanto, Eu uso, esse conjunto num ampli MTX d 4 canais, os mg numa bridge( 105 rms cada canal) e outros 2 canais uso nas TI (80 rms cda) pelo equipamentos q uso, esse conjunto toca muito bem, acompanha trankilo qualquer dois falantes de 15", fica som limpo, não estridente, bom de escutar mesmo.

USO E APROVO. claro q tem coisa melhor, mas pra set e entrada e baratinho, vai q fica file. ok

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Podemos fazer algumas outras combinações mais interessantes aí homem.

Se seu amplificador gera potência maior com impedância de 04 ohms, melhor seria comprar um falante que pudesse aproveitar melhor essa potência, não acha?

Então na minha opnião acho mais vantagem pegar um falante para atuar na via de médio com impedância de 04 ohms, haja visto que você tem outro amplificador para a via de grave. Faria a ressalva apenas na escolha do divisor, que nesse caso teria de suportar a impedância dos médios de 04 ohms e o Ti de 08 ohms ( A nenis tem).

Para a outra via, já que falou em falantes de 12" e sendo subwoofer, acho melhor pegar um falante com menor rendimento do que o PW3 para os médios, pois se for um Subwoofer mesmo, ele vai abafar. Esses bichinhos rendem bastante.

Nesse caso, abre um pouco o leque de opções sendo de 04 ohms e com sensibilidade menor.

Para o grave se tem outro amplificador (se for com potência maior do que o de médio, eu espero), acho melhor pegar um falante com diâmetro maoir. Assim pode reproduzir frequências mais baixas do que com os falantes de 12".

Podemos discutir as possibilidades, se vc ainda não comprou os Subs de 12"

Então, o amplificador gera potência maior com impedância de 04 ohms, seria desvantagem usar uma caixa de 8 ohms em cada canal, porém, a vantagem seria poder ligar mais duas caixas dessas(duas por canal) se precisar, mais acho que duas já da pra acompanhar dois de 18'' nos graves...

os Subs de 12'' serão proviórios estavam parados aqui em casa, pretento comprar dois de 18'' [¨] por isso escolhi os pw3 por renderem bem e não custam caro, porque vou gastar ter mais na via dos graves... um de 18'' bom não sai por menos de 500 reais, estou pesquisando entre o WPU1809, eros E-18 SDS ou um Selenium Tornado 18sw3a...

O amplificador dos graves gera 1350w rms em 4 ohms e 700w rms em 8 ohms...

Edit:

corrigindo, são 1350w rms por canal em 4 ohms e 700w rms por canal em 8 ohms.

Editado por Raseck

Compartilhar este post

Link para o post

Com o divisor certo tu pode usar 2x 10PW3 + 1xTi por caixa, mas observa bem pq alguns divisores não vem com atenuador na via do driver que é essencial se for usar a Ti no mesmo canal que o MG.

PS: o link da nenis não abre aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Com o divisor certo tu pode usar 2x 10PW3 + 1xTi por caixa, mas observa bem pq alguns divisores não vem com atenuador na via do driver que é essencial se for usar a Ti no mesmo canal que o MG.

PS: o link da nenis não abre aqui.

Bom dia Cris, estou pensando em comprar esse divisor do mercado livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-430693922-divisor-frequencia-2-vias-1-driver-titanium1-woofer-750w-_JM

Sou leigo nesse assunto mais pelo que pude entender é esse divisor que vou precisar, ele possui uma atenuação de 7db para o Driver estou certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Cris, estou pensando em comprar esse divisor do mercado livre: http://produto.merca...woofer-750w-_JM

Sou leigo nesse assunto mais pelo que pude entender é esse divisor que vou precisar, ele possui uma atenuação de 7db para o Driver estou certo?

Isso mesmo, o divisores que conhecia não tinham atenuador por isso comentei, e 7db é um valor com na minha opinião. Eu atenuo 6,6db minhas 210Ti e acho bem equilibrado.

Por quanto tu pega as 202Ti? AS 220Ti tá saindo por pouco mais de 120R$ cada.

Compartilhar este post

Link para o post

ai galera aproveitando o tópico pra não precisar de abrir outro, meu primo ta com uma dúvida sobre impedância aqui, quer fazer uma caixa com dois driver fenólico e um super tweeter em cada uma, como ficaria a impedância de cada caixa? Ele devera escolher um amplificador que forneça 300w a qts ohms de impedância?

Compartilhar este post

Link para o post

ai galera aproveitando o tópico pra não precisar de abrir outro, meu primo ta com uma dúvida sobre impedância aqui, quer fazer uma caixa com dois driver fenólico e um super tweeter em cada uma, como ficaria a impedância de cada caixa? Ele devera escolher um amplificador que forneça 300w a qts ohms de impedância?

fazendo o corte do tw certinho com o capacitor em uns 7k + ou - vai continuar 4 ohms se todos forem 8ohms, pela diferença na faixa de resposta nao vai alterar a impedancia, e se alterar vai ser bem pouco qlqr amp toca pode pegar um SD250.2 e ligar na bridge q vai deboas...

Compartilhar este post

Link para o post

fazendo o corte do tw certinho com o capacitor em uns 7k + ou - vai continuar 4 ohms se todos forem 8ohms, pela diferença na faixa de resposta nao vai alterar a impedancia, e se alterar vai ser bem pouco qlqr amp toca pode pegar um SD250.2 e ligar na bridge q vai deboas...

saquei... é como se o amplificador enxergasse a impedância do que estará trabalhando, tipo o st não atuará a baixo de 7Khz então é como se estivesse só os dois drivers, e cortando os drives em 7Khz é como se só o st estivesse tocando... foi isso que pude entender hehe se disse besteira me corrijam. Valeu galera.

Compartilhar este post

Link para o post

saquei... é como se o amplificador enxergasse a impedância do que estará trabalhando, tipo o st não atuará a baixo de 7Khz então é como se estivesse só os dois drivers, e cortando os drives em 7Khz é como se só o st estivesse tocando... foi isso que pude entender hehe se disse besteira me corrijam. Valeu galera.

certinho, eh so comprar um cross passivo e boa, agora se vc quiser cortar com capacitor tbm da certo mesmo nao tendo o LP para os driver a impedancia nao chega a ser muito menor que 4ohm, ja liguei muitas vezes assim e nunca tiver problemas...

Compartilhar este post

Link para o post

Com o orçamento curto há algumas opções mais em conta.

SDS ou Oversound e outros, na faixa de 800w em diante já pega um pouco pela potência disponibilizada pelo amplificador de grave, que será somente 700w.

Tem muuuuuiiiiita gente que usa, mas não é o ideal.

Se não é para ficar carregando caixas eu acho mais interessante pega um falante tipo ESV 650, que embora sendo de 15", você consegue respostas interessantes.

Ajuste esse projeto para outro formato:

http://www.snakepro.com.br/v2/webadmin/uploads/SNK_1VC_1_ESV650W.pdf

02 falantes por canal, ficaria legal, embora caia também nessa questão de potência, visto que seriam 800w(400+400) e o amplificador fornece em tese 700w, acaba compensando.

O 1809 é uma boa opção sim, porque a potência nominal dele é menor do que os 700w, mas aí teria de ser de 4 ohms, para "casar" com o amplificador.

Não sei se um WPU desses, não seria mais caro do que 02 ESV 650.

Uma boa opção seria o Snake ESX 185, mas esse daí é mais difícil, pois ele foi descontinuado.

Há alguns projetos que fariam com que o WPU rende muito bem, mais aí exigiria processador (+$$$$$).

Eu gosto do PW3, mas cuidado com o uso. Ele rende bem. E como o colega falou, os Driv Ti, devem estar atenuados para equilibrar essa balança.

Além dos amplificadores, vai ter uma mesa?

Compartilhar este post

Link para o post

Com o orçamento curto há algumas opções mais em conta.

SDS ou Oversound e outros, na faixa de 800w em diante já pega um pouco pela potência disponibilizada pelo amplificador de grave, que será somente 700w.

Tem muuuuuiiiiita gente que usa, mas não é o ideal.

Se não é para ficar carregando caixas eu acho mais interessante pega um falante tipo ESV 650, que embora sendo de 15", você consegue respostas interessantes.

Ajuste esse projeto para outro formato:

http://www.snakepro....C_1_ESV650W.pdf

02 falantes por canal, ficaria legal, embora caia também nessa questão de potência, visto que seriam 800w(400+400) e o amplificador fornece em tese 700w, acaba compensando.

O 1809 é uma boa opção sim, porque a potência nominal dele é menor do que os 700w, mas aí teria de ser de 4 ohms, para "casar" com o amplificador.

Não sei se um WPU desses, não seria mais caro do que 02 ESV 650.

Uma boa opção seria o Snake ESX 185, mas esse daí é mais difícil, pois ele foi descontinuado.

Há alguns projetos que fariam com que o WPU rende muito bem, mais aí exigiria processador (+$$$$$).

Eu gosto do PW3, mas cuidado com o uso. Ele rende bem. E como o colega falou, os Driv Ti, devem estar atenuados para equilibrar essa balança.

Além dos amplificadores, vai ter uma mesa?

Estou quase indo de sds 818 2.7k, meio caro mais a galera fala muito bem dele tanto na força dos graves quanto na qualidade, estou pensando até mesmo em copiar o modelo de caixa manifold deste tópico http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=178931

Estou pensando também em mudar via do médio\agudo... estou pensando em fazer como nesse projeto porém com dois pw3 http://www.somautomotivopb.com/2011/09/caixa-cornetada-pw3-10.html

tenho em vista um par de d250x e st200 por um preço bem camarada e estão praticamente novos, talvez eu use eles no lugar das d220ti

Enfim, fora os amplificadores, o crossover e a mesa o resto ainda não é certo de como irá ficar, então qualquer dica é bem vinda. Só irei defir tudo lá pelo final de setembro então tenho tempo para pensar e pesquisar mais sobre isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, não é por aí.

Não é o fato dos SDS 2.7 ou 800w (mais qualidade), serem uma das melhores opções de mercado hoje em dia, porque todos ou a grande maioria tem bons resultados, mas não seriam boas opções pela questão disponível de amplificação que você tem.

Lembre-se que você terá disponível cerca de 700w máximos por canal para cada falante de grave. Tocar, toca sim, mas os falantes não vão te oferecer o que deseja. É muito mais vantagem, por exemplo, pegar um falante de 500w ou até mesmo 02 de 400w, que possa de dar uma boa eficiência do que um falante de 800w que vá te dar um resultado não tanto adequado.

Claro amplificação profissional é bem diferente e te digo a grande maioria usa amplificadores com falantes inadequados. Tem muita gente que usa assim e isso é por todo o Brasil. Aqui mesmo tem esses casos. Gente que tem um barzinho ou casa de shows, pagodes, etc que faz isso, mas não é adequado.

Enquanto não vai montar, acho interessante ler um pouco mais:

http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&output=search&sclient=psy-ab&q=amplificador+com+o+dobro+da+pot%C3%AAncia+do+falante&oq=amplificador+com+o+dobro+da+pot%C3%AAncia+do+falante&gs_l=hp.3...8765.19064.0.19573.47.42.0.4.4.2.499.11069.2-28j5j4.37.0...0.0...1c.vcC8SZkJpnU&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.&fp=f49241dc3a755742&biw=1440&bih=749

Atualmente eu uso 02 falantes de 500w para um canal que gera 1000w por falante, mas se por exemplo, for usar 04 falantes (o amplificador suporta porque meus falantes são de 08 ohms e a impedância do amplificador por canal é 2 ohms), cada falante receberá cerca de 800w. Não é o ideal, mas ainda assim é maior do que a nominal do falante.

Compartilhar este post

Link para o post

Raseck, não sou muito chegado em driver, mesmo pra churrascos ou festinhas, da muita neura. Eu usaria mid range oversound 6 MD, ficaria excelente, e a impendancia, que você tinha dúvida, é alterada sim, porém em frequencias diferentes, impendancia x em frequencia y e impedancia y em frequencia x, mas neste caso não tem perigo de danificar o amplificador, pois graves e clipping é que o fazem drenar corrente acima do limite do projeto ok, abçs

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, não é por aí.

Não é o fato dos SDS 2.7 ou 800w (mais qualidade), serem uma das melhores opções de mercado hoje em dia, porque todos ou a grande maioria tem bons resultados, mas não seriam boas opções pela questão disponível de amplificação que você tem.

Lembre-se que você terá disponível cerca de 700w máximos por canal para cada falante de grave. Tocar, toca sim, mas os falantes não vão te oferecer o que deseja. É muito mais vantagem, por exemplo, pegar um falante de 500w ou até mesmo 02 de 400w, que possa de dar uma boa eficiência do que um falante de 800w que vá te dar um resultado não tanto adequado.

Claro amplificação profissional é bem diferente e te digo a grande maioria usa amplificadores com falantes inadequados. Tem muita gente que usa assim e isso é por todo o Brasil. Aqui mesmo tem esses casos. Gente que tem um barzinho ou casa de shows, pagodes, etc que faz isso, mas não é adequado.

Enquanto não vai montar, acho interessante ler um pouco mais:

http://www.google.co...iw=1440&bih=749

Atualmente eu uso 02 falantes de 500w para um canal que gera 1000w por falante, mas se por exemplo, for usar 04 falantes (o amplificador suporta porque meus falantes são de 08 ohms e a impedância do amplificador por canal é 2 ohms), cada falante receberá cerca de 800w. Não é o ideal, mas ainda assim é maior do que a nominal do falante.

fcoelhogomes mil perdões amigo, ouve um erro de digitação da minha parte, no post lá em cima eu não fui claro com as informações do amplificador que usarei nos graves, na verdade seria 1350w rms por canal em 4 ohms e 700w rms por canal em 8 ohms, me desculpe.

Sobre usar amplificador com o dobro da potência do falante o eros sds 818 de 800w rms seria a melhor escolha então para trabalhar com uma folga suficiente para garantir a máxima qualidade dele sem causar danos ao auto falante por distorção.

Quando acho que estou entendendo algo vejo que sei quase nada kk estou lendo um artigo intitulado "Sistemas Processados", que trata bem esse assunto de usar amplificador com o dobro da potência do falante.

Editado por Raseck

Compartilhar este post

Link para o post

Raseck, não sou muito chegado em driver, mesmo pra churrascos ou festinhas, da muita neura. Eu usaria mid range oversound 6 MD, ficaria excelente, e a impendancia, que você tinha dúvida, é alterada sim, porém em frequencias diferentes, impendancia x em frequencia y e impedancia y em frequencia x, mas neste caso não tem perigo de danificar o amplificador, pois graves e clipping é que o fazem drenar corrente acima do limite do projeto ok, abçs

poisé ainda vou rever isso também. Obrigado pela dica, eu ainda irei ler muuuito antes de montar esse set. Não adianta eu querer tirar o melhor em qualidade dos graves se não for da mesma forma nos médios\agudos né...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...