Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
fabiogmnet

Power One - Máximo aproveitamento

Recommended Posts

Pessoal,

preciso aproveitar ao máximo a potência do meu Power One (mantendo o estéreo) ligando o seguinte set:

1 Sub : TS-W309D2 (Pioneer) - Bobina dupla de 2ohms cada - 400Wrms

1 Kit 2 Vias : CS60B (Bravox) - Falante de 4ohms cada - 65Wrms cada

1 Par 6x9 : (Pioneer) - Falante de 4ohms cada - 70Wrms cada

1 Par tweeter: ST200 (Selenium) - Tweeter de 8ohms cada - 50Wrms cada

Módulo : ROADSTAR Power One 2400W = 4x100Wrms 4ohms / 4x180Wrms 2ohms / 2x360Wrms 4ohms bridge

1CH = 1 Falante do Kit (4ohms) + 1 6x9 (4ohms) + 1 tweeter (8ohms) tudo em paralelo = 1,6ohms = Vai sobrecarregar o módulo (mínimo 2ohms) - NÃO OK!

2CH = 1 Falante do Kit (4ohms) + 1 6x9 (4ohms) + 1 tweeter (8ohms) tudo em paralelo = 1,6ohms = Vai sobrecarregar o módulo (mínimo 2ohms) - NÃO OK!

3CH e 4CH = Sub ligado em bridge, com as bobinas ligadas em série = 4ohms - OK!

Para 1CH: Se ligar 1 Falante do Kit (4ohms) + 1 6x9 (4ohms) em série (8ohms) e depois ligar em paralelo com o tweeter (8ohms), terei 4ohms no canal, dando apenas 100Wrms. Portanto,

Falante do Kit = 25Wrms / 6x9 = 25Wrms / tweeter = 50Wrms. O Kit e os 6x9 receberão pouca potência e o tweeter vai estar ok.

Teria outro jeito de fazer essa ligação de forma que o kit e 6x9 recebam maior potência?

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

preciso aproveitar ao máximo a potência do meu Power One (mantendo o estéreo) ligando o seguinte set:

1 Sub : TS-W309D2 (Pioneer) - Bobina dupla de 2ohms cada - 400Wrms

1 Kit 2 Vias : CS60B (Bravox) - Falante de 4ohms cada - 65Wrms cada

1 Par 6x9 : (Pioneer) - Falante de 4ohms cada - 70Wrms cada

1 Par tweeter: ST200 (Selenium) - Tweeter de 8ohms cada - 50Wrms cada

Módulo : ROADSTAR Power One 2400W = 4x100Wrms 4ohms / 4x180Wrms 2ohms / 2x360Wrms 4ohms bridge

1CH = 1 Falante do Kit (4ohms) + 1 6x9 (4ohms) + 1 tweeter (8ohms) tudo em paralelo = 1,6ohms = Vai sobrecarregar o módulo (mínimo 2ohms) - NÃO OK!

2CH = 1 Falante do Kit (4ohms) + 1 6x9 (4ohms) + 1 tweeter (8ohms) tudo em paralelo = 1,6ohms = Vai sobrecarregar o módulo (mínimo 2ohms) - NÃO OK!

3CH e 4CH = Sub ligado em bridge, com as bobinas ligadas em série = 4ohms - OK!

Para 1CH: Se ligar 1 Falante do Kit (4ohms) + 1 6x9 (4ohms) em série (8ohms) e depois ligar em paralelo com o tweeter (8ohms), terei 4ohms no canal, dando apenas 100Wrms. Portanto,

Falante do Kit = 25Wrms / 6x9 = 25Wrms / tweeter = 50Wrms. O Kit e os 6x9 receberão pouca potência e o tweeter vai estar ok.

Teria outro jeito de fazer essa ligação de forma que o kit e 6x9 recebam maior potência?

Obrigado!

Confusão da poha.

- Liga o par do kit 2 vias + o par de ST200 (não esqueça do capacitor) no canal 1 (Não se preocupe com a impedância final, não será inferior e 2Ohms pois são equips diferentes)

- Liga o par de 6x9 no canal 2

- Liga o SUB em série na bridge dos canais 3 e 4

Simples assim.

Editado por OnTheMind

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ficar lindo assim........

Pelamor né ?

PRESERVE o estéreo ligando de forma equilibrada os equipos :

CANAL 1: midbass+tw do kit , 6x9 e ST200 (o qual eu DISPENSARIA facilmente) tudo em paralelo

CANAL 2: midbass+tw do kit , 6x9 e ST200 (o qual eu DISPENSARIA facilmente) tudo em paralelo

CANAIS 3 e 4 : bridge de 04 ohms para o sub.

Pronto !

EDIT: Não se preocupe com a impedÂncia , a mesma não irá cair abaixo de 02 ohms por canal (se o ST200 estiver com seu devido capacitor fazendo o corte).

Trabalham em frequencias diferentes.

LEIA AQUI: http://autosom.net/artigos/associacao.htm

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post

Link para o post

Ligando do jeito que falei tem mais controle Rick (Fader), dá prá atenuar os Kits ou os 6x9 prá equilibrar... do jeito que sugeriu, se o 6x9 se sobressair, não dá prá fazer nada.

Obs. Esses ST200 estão sobrando mesmo.

Edit: O estério realmente se perde, mas ambos (Kit e 6x9) são fullrange, então não vejo problema.

Editado por OnTheMind

Compartilhar este post

Link para o post

Ligando do jeito que falei tem mais controle Rick (Fader), dá prá atenuar os Kits ou os 6x9 prá equilibrar... do jeito que sugeriu, se o 6x9 se sobressair, não dá prá fazer nada.

Obs. Esses ST200 estão sobrando mesmo.

Edit: O estério realmente se perde, mas ambos (Kit e 6x9) são fullrange, então não vejo problema.

Onde irá ter o fader ?

Os canais do fader são front e rear , só se ligar os rca de forma errada FICANDO MONO ou ligando o frontal ESQUERDO e o TRASEIRO DIREITO .....Acho que voce quer dizer balanço.

Como que pode ficar mais equilibrado se a resposta de cada tipo de falante é diferente do outro ?

Se o 6x9 sobressair muito ( QUE é o que parece que ele deseja) faça um Lpad (loss pad) , coisa que até criança faz com a calculadora que existe lá nos artigos do forum.

Compartilhar este post

Link para o post

Onde irá ter o fader ?

Os canais do fader são front e rear , só se ligar os rca de forma errada FICANDO MONO ou ligando o frontal ESQUERDO e o TRASEIRO DIREITO .....Acho que voce quer dizer balanço.

Como que pode ficar mais equilibrado se a resposta de cada tipo de falante é diferente do outro ?

Se o 6x9 sobressair muito ( QUE é o que parece que ele deseja) faça um Lpad (loss pad) , coisa que até criança faz com a calculadora que existe lá nos artigos do forum.

Sim, nesse caso é balance mesmo, que vai dar efeito de fader, equilibrando o som da frente com o som de trás, apenas.

O falantes são diferentes, mesmo assim não vejo problema, pois ambos vão responder de +/- 80Hz em diante.

Se o cara realmente não se importa dos 6x9 se sobressaírem, aí liga um de cada por canal.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, nesse caso é balance mesmo, que vai dar efeito de fader, equilibrando o som da frente com o som de trás, apenas.

O falantes são diferentes, mesmo assim não vejo problema, pois ambos vão responder de +/- 80Hz em diante.

Se o cara realmente não se importa dos 6x9 se sobressaírem, aí liga um de cada por canal.

E sim , vai ficar muito melhor mesmo tendo o som estéreo com canais esquerdo e direito , do que canais frente e traseira.

Mil vezes melhor o 6x9 sobressair do que ainda ter canal esquerdo TODO na frente SÓ no kit duas e canal DIREITO TODO NA TRASEIRA só nos 6x9.

Mesmo os falantes respondendo de 80hz pra cima , existem vários fatores como o timbre e a capacidade de resposta de cada tipo deles.

Confie um pouquinho em mim, pois te garanto que ficaria uma porcaria ligado assim.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

E sim , vai ficar muito melhor mesmo tendo o som estéreo com canais esquerdo e direito , do que canais frente e traseira.

Mil vezes melhor o 6x9 sobressair do que ainda ter canal esquerdo TODO na frente SÓ no kit duas e canal DIREITO TODO NA TRASEIRA só nos 6x9.

Mesmo os falantes respondendo de 80hz pra cima , existem vários fatores como o timbre e a capacidade de resposta de cada tipo deles.

Confie um pouquinho em mim, pois te garanto que ficaria uma porcaria ligado assim.

Abraço

Quê isso Rick, te considero demais.

Compartilhar este post

Link para o post

Quê isso Rick, te considero demais.

Hehehe sem stress homem rsrs

O que quero mostrar é que voce está preocupado demais com os 6x9 sobressaindo e estragando o "efeito palco".....

Mas que efeito palco ? Ele não vai existir mesmo por conta de ter canal direito todo na frente e direito todo atrás .

Ou seja não teremos efeito estéreo , então não teremos efeito palco .

Aí eu te pergunto: Então por qual razão não preservamos ao menos o estéreo ?

Abraço velho :)

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza. Não gosto do som vindo muito forte da parte traseira, mas também não é o fim do mundo né? É até bom quando vai abrir a mala e não têm trio apropriado hehe.

Caro sr. fabiogmnet pode seguir o Rick... manja de muito.

Valews.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ficar lindo assim........

Pelamor né ?

PRESERVE o estéreo ligando de forma equilibrada os equipos :

CANAL 1: midbass+tw do kit , 6x9 e ST200 (o qual eu DISPENSARIA facilmente) tudo em paralelo

CANAL 2: midbass+tw do kit , 6x9 e ST200 (o qual eu DISPENSARIA facilmente) tudo em paralelo

Pronto !

EDIT: Não se preocupe com a impedÂncia , a mesma não irá cair abaixo de 02 ohms por canal (se o ST200 estiver com seu devido capacitor fazendo o corte).

Trabalham em frequencias diferentes.

LEIA AQUI: http://autosom.net/a.../associacao.htm

Rick, obrigado ela ajuda.

Esqueci de dizer que minha intenção é ter um som legal para dentro e que dê para tocar para fora num churrasquinho. Saia um som de qualidade, alto (para escutar de perto) e sem aquela "estridência" de quando montamos trio, utilizando tw + corneta.

Com essa proposta e fazendo exatamente como falou, poderia substituir o par de ST200 por um par de 6x9?

CANAL 1: midbass+tw do kit , 6x9 e 6x9 (fo** que nesse caso não posso ligar tudo em paralelo, pois daria 1,34ohms - abaixo dos 2ohms do módulo)

CANAL 2: midbass+tw do kit , 6x9 e 6x9 (fo** que nesse caso não posso ligar tudo em paralelo, pois daria 1,34ohms - abaixo dos 2ohms do módulo)

Se ligar no CANAL 1: (midbass+tw do kit + 6x9 em série = 8ohms) em paralelo com outro 6x9 (4ohms) teria 2,66ohms, mas acho que a potência recebida pelo (midbass+tw do kit + 6x9) seria fraca né?

Alguma outra maneira?

Compartilhar este post

Link para o post

Tem um jeito sim !

Vai colocar 4 6x9 no tampão.

Mas vai ter de usar duas chaves tic tac dois polos duas posições , onde voce quando colocar numa posição irá desligar o midbass+tw e vai ligar o 6x9 .

Assim no churrasquito , vc move as duas chavinhas desligando o kit duas vias e ligando o 2º par de 6x9 no tampão.

Som pra fora , galera feliz ....e amp fechando a 02 ohms por canal no estéreo.

Melhor solução pra ti :)

EDIT: O On Themind está sendo muito generoso hehehehe

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post

Link para o post

Tem um jeito sim !

Vai colocar 4 6x9 no tampão.

Mas vai ter de usar duas chaves tic tac dois polos duas posições , onde voce quando colocar numa posição irá desligar o midbass+tw e vai ligar o 6x9 .

Assim no churrasquito , vc move as duas chavinhas desligando o kit duas vias e ligando o 2º par de 6x9 no tampão.

Som pra fora , galera feliz ....e amp fechando a 02 ohms por canal no estéreo.

Melhor solução pra ti :)

EDIT: O On Themind está sendo muito generoso hehehehe

Que nada, tú é o cara... tá sempre ajudando a galera e também puxando a orelha quando necessário. Boto fé. Há algum tempo que a galera tá meio "só na zuera" aqui no fórum (não todos, é claro), mas tú continua segurando a onda.

Quanto à chavinha, pode ser apenas uma de 6 pólos e duas posições. Uso assim e é MUITO prático.

Valews. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu véio :)

Eu errei na hora de citar o nº de polos da chavinha hauhauuhauhauhauuauha

Esse esquema de chavinha fica muito prático mesmo.

Abraço !

Compartilhar este post

Link para o post

Que nada, tú é o cara... tá sempre ajudando a galera e também puxando a orelha quando necessário. Boto fé. Há algum tempo que a galera tá meio "só na zuera" aqui no fórum (não todos, é claro), mas tú continua segurando a onda.

Quanto à chavinha, pode ser apenas uma de 6 pólos e duas posições. Uso assim e é MUITO prático.

Valews.

Valeu véio

Eu errei na hora de citar o nº de polos da chavinha hauhauuhauhauhauuauha

Esse esquema de chavinha fica muito prático mesmo.

Abraço !

Blz. Essa é a solução!!

Seria essa chave? http://produto.merca...e-on-off-on-_JM

Achei estranho que o anúncio diz 3 posições, mas acho que são 2 né?

Como faria a ligação?

Ahh, esqueci de perguntar: o meu kit 2 vias é o CS60B e parece que o Peugeot 206 SW é 6 polegadas REBAIXADO nas portas dianteiras. Será que cabe?

Para os 6x9, qual desses escolheriam? Dá alguma diferença 4 ou 5way para o meu set?

Pioneer TS-A6984S 550W 4way

Pioneer TS-A6994S/R 600W 5Way

Editado por fabiogmnet

Compartilhar este post

Link para o post

Blz. Essa é a solução!!

Seria essa chave? http://produto.merca...e-on-off-on-_JM

Achei estranho que o anúncio diz 3 posições, mas acho que são 2 né?

Como faria a ligação?

Ahh, esqueci de perguntar: o meu kit 2 vias é o CS60B e parece que o Peugeot 206 SW é 6 polegadas REBAIXADO nas portas dianteiras. Será que cabe?

A chave têm a mesma aparência que essa aí sim, mas por R$ 25,00 essa que mostrou deve ter alguma coisa a mais... talvez relacionado com a posição central que está no anúncio: "On-On-On" ou "On-Off-On".

A posição central é irrelevante, a chave pode ser da mais simples, com apenas duas posições. A minha têm a mesma aparência e custou apenas R$ 3,00 numa eletrônica aqui da cidade.

Até está mais barata hoje rsrsrs, pena que o pedido mínimo é de R$ 300,00, mas con certeza você acha na sua cidade:

http://www.betoeletr...&products_id=81

Esse tópico fala um bocado sobre o esquema de ligação:

http://autoforum.com...howtopic=177944

Editado por OnTheMind

Compartilhar este post

Link para o post

A chave têm a mesma aparência que essa aí sim, mas por R$ 25,00 essa que mostrou deve ter alguma coisa a mais... talvez relacionado com a posição central que está no anúncio: "On-On-On" ou "On-Off-On".

A posição central é irrelevante, a chave pode ser da mais simples, com apenas duas posições. A minha têm a mesma aparência e custou apenas R$ 3,00 numa eletrônica aqui da cidade.

Até está mais barata hoje rsrsrs, pena que o pedido mínimo é de R$ 300,00, mas con certeza você acha na sua cidade:

http://www.betoeletr...&products_id=81

Esse tópico fala um bocado sobre o esquema de ligação:

http://autoforum.com...howtopic=177944

Blz, saquei!

Vou fazer o seguinte:

Todos fios positivos

Interno

Polo 1 = tw+mid (ligados em paralelo)

Polo 2 = tw+mid (ligados em paralelo)

Módulo

Polo 3 = Canal 1 (positivo)

Polo 4 = Canal 2 (positivo)

Externo

Polo 5 = 6x9

Polo 6 = 6x9

Certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Blz, saquei!

Vou fazer o seguinte:

Todos fios positivos

Interno

Módulo

Polo 3 = Canal 1 (positivo)

Polo 4 = Canal 2 (positivo)

Externo

Polo 5 = 6x9

Polo 6 = 6x9

Certo?

Exato.

E todos os negativos ficam sempre ligados.

Edit.: Peraê... vão ser 4 6x9? Se for é um pouco diferente:

Interno

Módulo

Polo 3 = Canal 1 (positivo) e também 6x9 (primeiro)

Polo 4 = Canal 2 (positivo) e também 6x9 (segundo)

Externo

Polo 5 = 6x9 (terceiro)

Polo 6 = 6x9 (quarto)

Fazendo assim, um par de 6x9 ficará sempre ligado, e a chave vai alternar entre Kit+ST (tira essa ST hômi) ou segundo par de 6x9.

Editado por OnTheMind

Compartilhar este post

Link para o post

Exato.

E todos os negativos ficam sempre ligados.

Edit.: Peraê... vão ser 4 6x9? Se for é um pouco diferente:

Interno

Módulo

Polo 3 = Canal 1 (positivo) e também 6x9 (primeiro)

Polo 4 = Canal 2 (positivo) e também 6x9 (segundo)

Externo

Polo 5 = 6x9 (terceiro)

Polo 6 = 6x9 (quarto)

Fazendo assim, um par de 6x9 ficará sempre ligado, e a chave vai alternar entre Kit+ST (tira essa ST hômi) ou segundo par de 6x9.

Já havia tirado o ST. :legal:

São 4 6x9 + Kit 2 Vias + Sub + Power One

Mas o par de 6x9 que ficará sempre ligado, posso ligá-lo direto no módulo, sem passar pela chave. Certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Já havia tirado o ST. :legal:

São 4 6x9 + Kit 2 Vias + Sub + Power One

Mas o par de 6x9 que ficará sempre ligado, posso ligá-lo direto no módulo, sem passar pela chave. Certo?

Ah, tá o "TW" que colocou é do Kit, certo. Pensei que ainda era o ST200.

Na verdade, os mesmos fios que vão dos canais 1 e 2 do módulo para os polos 3 e 4 da chave também serão ligados aos dois primeiros 6x9, mantendo eles sempre ativos.

Em consequência disso, você sempre vai ter em cada canal {um Kit + um 6x9} ou então {um 6x9 + um 6x9}, entendeu?

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, tá o "TW" que colocou é do Kit, certo. Pensei que ainda era o ST200.

Na verdade, os mesmos fios que vão dos canais 1 e 2 do módulo para os polos 3 e 4 da chave também serão ligados aos dois primeiros 6x9, mantendo eles sempre ativos.

Em consequência disso, você sempre vai ter em cada canal {um Kit + um 6x9} ou então {um 6x9 + um 6x9}, entendeu?

Sim, blz!

Fechado, consegui o que queria. Acho que o set vai ficar legal.

Valeu a ajuda OnTheMind e Rick!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...