Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Leao

[Ford New Fiesta Hatch] Pensando em um projeto

Recommended Posts

Edit: 09/11/2013

Qualquer novidade no tópico começa depois do post 84, pág 4.

http://autoforum.com...to/page__st__75

Depois de quase 1 ano com o Fiesta e som original estou pensando na possibilidade de fazer um pequeno upgrade no som para ter um pouquinho a mais de ânimo.

A ideia inicial é a velha receita de bolo: Um amp 4 canais, sub de 8 ou 10 e trocar kit 2 vias original por um melhor.

O player será o original do carro (sem possibilidade de mexer com painel original para mim).

Por enquanto tenho zero de grana para gastar, então estou procurando equipamentos e vendo o que será melhor.

Os candidatos para são:

SUB:

Selenium Bass 8" 8SW17A 120Wrms R$140,00

NAR 8" 200Wrms R$200,00

RE Audio REX8" R$250,00

German Maestro 8" R$190,00

Kit 2 vias:

NAR CS3 650 R$410,00

Focal 165IS R$520,00

German Maestro Alpha R$400,00

Amplificador:

Queria um digital pelo tamanho, mas não tem nenhum com todos os requisitos que eu preciso.

Preciso de entrada alta, crossover.

400.4 => tem cross, potência legal, pequeno, mas não tem HI IMPUT

250.2 => não tem cross

Banda Digital => to fora, e também não tem entrada alta

Fosgate digital => caro e também não tem entrada alta

JL Digital => caro demais.

Estou fugindo de utilizar conversor para RCA.

Também sem possibilidade de usar processador pelo valor que custa. Não estou afim de investir tanto assim.

Para os 3 itens acima (sub + kit + amp) penso em torno de R$1000,00.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

Bom, depois de trabalhar bastante no Corsa acabei vendendo o carrinho que me deu muita alegria. Desmontei todo o set.

Agora peguei um New Fiesta e por enquanto vai ficar original. Já veio com som original, bastante recursos e gostoso de ouvir. Tem boa ambiência e equilíbrio, claro, não tem a pegada de um

bom kit duas vias e um sistema com subwoofer, mas estou gostando bastante.

Uma sacada do som original é que os tw descem bastante (falam mesmo) e o mid bass também desce bem, resultando em um som agradável com graves presentes um palco legal, com boa altura.

Agradeço o pessoal que acompanhou e ajudou no projeto, e quando for fazer algo no Fiesta eu continuo aqui.

Abs.

Umas fotos do carro novo.

DSC06897_zpsab0f51e1.jpg

DSC06898_zpsff9c1dcf.jpg

DSC06903_zps81f443fd.jpg

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bom, depois de quase 2 anos com o mesmo set resolvi fazer umas mudanças.

Set antigo:

Alpine CDA-9887

Kit Focal Acess

Sub JL 10w1v2

Amp Kit 4.6x

Amp Sub Kenwood KAC-823

Cabos RCA Uniq

O sistema antigo foi montado visando 3way, então passei 3 pares de cabos RCA Uniq 3M cada.

Pela dificuldade que tive de passar a fiação para a porta na época, desisti do 3way e acabei usando a fiação original que vai para dentro da porta, usando o crossover do kit dentro da mesma.

Agora acabei vendendo o player e o sub, e o amp Kenwood está com problemas, então tirei do carro.

Novo set está assim:

HU: Alpine IDA X305SBT

Kit Focal PS165

Amp: Clarion APX 4241

RCA Knukonceptz 4ch + 2 ch

Sub: Fosgate R1S4-10

Amp sub: Kenwood KAC-843 (provisório)

Refiz todo o tratamento das portas

DSC06492.JPG

DSC06511.JPG

O cross continua nas portas, em um lugar que ficou bem fácil de mexer

DSC06494.JPG

Fio positivo da bateria (já estava passado desde a primeira instalação)

DSC06503.JPG

Agora vem a parte legal. Depois de 2,5 anos com o carro e já 3 visitas ao funileiro (por culpa dos outros) larguei mão de dó ou frescura e meti a furadeira nas portas para passar a fiação.

DSC06496.JPG

DSC06500.JPG

DSC06498.JPG

Aqui os aros de MDF que mandei fazer em um marceneiro já que não tenho ferramentas para isso.

Antes eu estava utilizando aros de plástico.

DSC06516.JPG

DSC06522.JPG

Os tweeters nos locais originas, mas do lado de fora da peça e cruzados. O palco ficou legal assim

DSC06513.JPG

DSC06526.JPG

DSC06528.JPG

DSC06529.JPG

DSC06531.JPG

DSC06504.JPG

Aqui meu player provisório

DSC06534.JPG

Editado por Leao

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiras conclusões:

Não tirei fotos de todos os processos pois sozinho é um pé no saco ficar parando para bater foto.

Mesmo não usando 3way no momento, e nem sei se o player que vou pegar fará, já deixei a fiação das portas prontas para isso.

Os baffles de MDF melhoraram muito o som, ficou muito mais encorpado e sem rachar nos graves, já que estou tocando o kit em flat e full pass.

Os agudos também aumentaram, devido a troca da fiação, que agora vai direto do amp para o cross, não passando mais pelas fiação original do carro. Vou ver se com o player definitivo consigo dar uma regulada. O cross está em -3db, depois vou testar -6db.

Assim que definir o player continuo a instalação, por enquanto estou ouvindo direto do Ipod, sem equalizador e sem cortes e está me surpreendendo.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai manter o RF para todo o set?

Também refiz o meu set, entraram o kit Genesis + RF 4.6 + Nar 8", antes eram os Bravox CS5U + SD400.4 + Bravox EHW 10"..

Estou apreensivo com o kit e sub, adquiri ambos por conta e risco.

Um abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana o projeto, no meu corsa eu tbm fiz como vc instalei os tw na moldura e do retrovisor, fiz um furo maior e adaptei ele ali, fico bom o som

Compartilhar este post

Link para o post

Também refiz o meu set, entraram o kit Genesis + RF 4.6 + Nar 8", antes eram os Bravox CS5U + SD400.4 + Bravox EHW 10"..

Um abs.

Então, estou pensando ainda o que vou fazer. Para deixar o 4.6x tocando tudo fica um pouco fraco, principalmente no sub. Para usar o 4.6 em bi-amp no kit, também já usei uma vez assim para teste, e ficou fraco. Ou desisto do bi-amp e deixo o 4.6x em dual bridge para o kit. Já liguei desse jeito e fica bem forte, usei boa parte do tempo assim.

Já para o sub não sei qual amp eu uso. Antes estava querendo colocar um SD250.2, mas estou vendo os player e os que eu gostei não tem LP para o sub (Alpine 117 por exemplo), e o SD não tem cross.

Também estou pensando em consertar o meu kenwood velho de guerra e voltar ele par ao sub, já que tem LP ajustável.

Bacana o projeto, no meu corsa eu tbm fiz como vc instalei os tw na moldura e do retrovisor, fiz um furo maior e adaptei ele ali, fico bom o som

Eu já tentei fazer nas colunas, mas achei que o palco fica muito fechado. Gostei de colocar desse modo, não deu trabalho, não precisa fazer acabamento nenhum e ficou bom o posicionamento.

Projeto muito Legal :legal:

Valeu !

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite Leao, você tem as medidas dos baffles ? Obrigado.

Medidas ? Eu tirei o molde em cima dos baffles de plástico próprios para o Corsa.

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana o projeto Leão.

Tenho um corsa tb, mas hoje uso os crossoveres passivos do Mbquart PVF lá nas costas do banco do passageiro. Vou testar para ver se cabem como tu montou...

Outra coisa é o suporte pro midbass.

Deu essa diferença toda é?

Preciso tomar vergonha na cara e fazer um também.

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana o projeto Leão.

Tenho um corsa tb, mas hoje uso os crossoveres passivos do Mbquart PVF lá nas costas do banco do passageiro. Vou testar para ver se cabem como tu montou...

Outra coisa é o suporte pro midbass.

Deu essa diferença toda é?

Preciso tomar vergonha na cara e fazer um também.

Abs!

Cara, antes eu tinha uma Montana e também montei os crossovers no mesmo lugar, só tem que cortar uma pedaço do plástico do forro da porta, mas é só uma pontinha onde fica preso o fio, não faz falta nenhuma. Na Montana eu furei e parafusei na porta, agora no Corsa eu colei com fita dupla face, e faz quase 2 anos e estão lá, firmes e fortes.

Quanto a diferença no som, eu nem acredito, ainda que estou usando só o Ipod no momento e ele não tem sinal suficiente para excitar o amp. Creio que quando colocar um player de verdade vá melhorar ainda melhor. Os graves ficaram firmes e bem posicionados, quase dá para deixar sem sub (dependendo do estilo musical dá deixar sem mesmo). O tratamento das portas e do forro também ajudou muito a diminuir as vibrações e deixar o som mais encorpado.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Um abs.

Cara esqueci de perguntar antes, mas qual suas impressões em relação ao SD400.4 para o Fosgate 4.6x, desde potência, ruído e qualidade do áudio. Eu também já pensei em colocar um desse embaixo do painel, mas tenho medo de me desfazer do fosgatinho.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara esqueci de perguntar antes, mas qual suas impressões em relação ao SD400.4 para o Fosgate 4.6x, desde potência, ruído e qualidade do áudio. Eu também já pensei em colocar um desse embaixo do painel, mas tenho medo de me desfazer do fosgatinho.

Abs.

Ainda não comparei os dois diretamente, SD400.4 e o 4.6.

Mas posso comparar o SD400.4 com o SD250.2, ambos tem a sonoridade aberta, realmente me surpreendi muito com os digitais, desta linha. Mas o que me fez trocar o Digital pelo AB, novamente, foram os agudos e é caracteristica dos digitais a granularidade deles, eu ouvi um AB e tive que voltar.

Mas hoje, se fosse montar outro set que tivesse de optar pelos SDs, com certeza utilizaria dois SD250.2 ao invés de 1 SD400.4, digo isto isto pois eu senti que o 250.2 parece ter mais pegada nos médios graves, e ter um agudo menos granuralizado, isto aos meus ouvidos, sem contar que tem mais potência. Pra tentar equiparar, em um kit de 60 WRMS tive que clipar um pouco o SD400 pra ter mais pegada.

Eu estou tentando montar outro set, já iniciei, depois entre no me perfil e dê uma olhada nos meus tópicos, e se o Fosgate ficar fraco vou colocar o 250.2 nos graves e amplificar o kit com o bridge do Fosgate.

Não sei se fui bem claro, mas amanhã vou tratar as duas portas e vou postar a minha impressão pra você, talvez lhe ajude na definição de algumas coisas.

Qualquer coisa, se eu atrasar em postar aqui, você pode me enviar uma MP, que venho e posto aqui.

Flw Leao.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem bacana, o negocio é fazer em casa mesmo...

Onde vc comprou a manta asfaltica e o preço?

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não comparei os dois diretamente, SD400.4 e o 4.6.

Mas posso comparar o SD400.4 com o SD250.2, ambos tem a sonoridade aberta, realmente me surpreendi muito com os digitais, desta linha. Mas o que me fez trocar o Digital pelo AB, novamente, foram os agudos e é caracteristica dos digitais a granularidade deles, eu ouvi um AB e tive que voltar.

Mas hoje, se fosse montar outro set que tivesse de optar pelos SDs, com certeza utilizaria dois SD250.2 ao invés de 1 SD400.4, digo isto isto pois eu senti que o 250.2 parece ter mais pegada nos médios graves, e ter um agudo menos granuralizado, isto aos meus ouvidos, sem contar que tem mais potência. Pra tentar equiparar, em um kit de 60 WRMS tive que clipar um pouco o SD400 pra ter mais pegada.

Eu estou tentando montar outro set, já iniciei, depois entre no me perfil e dê uma olhada nos meus tópicos, e se o Fosgate ficar fraco vou colocar o 250.2 nos graves e amplificar o kit com o bridge do Fosgate.

Não sei se fui bem claro, mas amanhã vou tratar as duas portas e vou postar a minha impressão pra você, talvez lhe ajude na definição de algumas coisas.

Qualquer coisa, se eu atrasar em postar aqui, você pode me enviar uma MP, que venho e posto aqui.

Flw Leao.

Valeu mesmo pela ajuda Marcelo.

Eu posso falar que o 4.6x em bridge no kit fica muito bom. Estou quase fazendo isso também, e colocando um SD250.2 no sub. O problema vai os cortes.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem bacana, o negocio é fazer em casa mesmo...

Onde vc comprou a manta asfaltica e o preço?

Eu já desisti de mandar fazer as coisas pra mim. Paga-se caro e o resultado quase sempre não fica o esperado (pelo menos nas lojas daqui).

A manta eu comprei na Agrosolo, marca Kimanta por R$5,95 o metro. Comprei um rolo de 20cm x 10m.

Já usei manta da Vedacity, Lwart e essa e são todas iguais.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já desisti de mandar fazer as coisas pra mim. Paga-se caro e o resultado quase sempre não fica o esperado (pelo menos nas lojas daqui).

A manta eu comprei na Agrosolo, marca Kimanta por R$5,95 o metro. Comprei um rolo de 20cm x 10m.

Já usei manta da Vedacity, Lwart e essa e são todas iguais.

Abs.

Quando tiver um tempo me avisa para eu poder escutar o carro, tenho uns full´s comigo caso queira testar.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu mesmo pela ajuda Marcelo.

Eu posso falar que o 4.6x em bridge no kit fica muito bom. Estou quase fazendo isso também, e colocando um SD250.2 no sub. O problema vai os cortes.

Realmente Leao,

O crossover do 400.4 iria resolver o problema por completo. Quais cortes que você costuma usar? O bom do 400.4 é a instalação mais limpa, sem muitos cabos e o crossover, que apesar de ser HP ou LP de 80 Hz ou Full, já poderia ser colocado em uma HU sem cortes. Realmente é um caso a se pensar.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando tiver um tempo me avisa para eu poder escutar o carro, tenho uns full´s comigo caso queira testar.

Opa, legal, vamos marcar um dia sim, estou mesmo pensando e trocar o tw do Focal Acess por "outra coisa". Se der para fazer um peitinho para o full no lugar do tw acho que ficaria legal, mas aí teria que partir para um 3way ativo.

Ontem eu resolvi mudar o cross para -6db para testar. Já tinha feito isso uma vez no set antigo, mas apagou muito os agudos e não gostei. Agora com a troca dos cabos os agudos ficaram mais presentes, então em -6db ficou bem legal de ouvir, não agressivo. Isso com o ipod.

Também já pensei em comprar um tw desse:

image0092.jpg

Realmente Leao,

O crossover do 400.4 iria resolver o problema por completo. Quais cortes que você costuma usar? O bom do 400.4 é a instalação mais limpa, sem muitos cabos e o crossover, que apesar de ser HP ou LP de 80 Hz ou Full, já poderia ser colocado em uma HU sem cortes. Realmente é um caso a se pensar.

Cortar os mids em 80hz, hoje, estou achando muito alto, visto que depois das mudanças o kit está rendendo muito e descendo bem. Eu estava pensando cortar o sub em torno dos 50hz e até deixar o kit em full, ou cortar o kit perto disso também, mas no máximo uns 63hz (coisas do 9887).

Compartilhar este post

Link para o post

Também tenho alguns tw´s para poder testar, eu já cheguei a usar apenas um 5.3x com full, médio e sub, cortanto tudo pelo fosgate, ficou bem agradavel.

Compartilhar este post

Link para o post

Dúvida:

Apelo para a eletrônica e pego um player com 3way (Alpine IDAx305 + PXAH100, estou mesmo querendo pegar esse player, mas sozinho ele só tem HP e começa em 80hz) e posso brincar bastante com os cortes e ajustes, testar falantes diferentes, etc

ou

troco logo o kit 2 vias e pego um kit melhor (Focal Polyglass é o que tenho em mente) ?

Ao meu ver, a segunda opção é mais sensata, com menos riscos de dar errado, mas a primeira é mais divertida.

Não dá para fazer as duas coisas por causa da grana, ou compro um kit mais caro e uso o cross do kit ou compro o player + processador e possivelmente perco um pouco de musicalidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu iria no kit, Focal em geral é bem equilibrado com o cross original.

No meu set passado eu utilizei um 130Kr passivo e no meu futuro vou de v30 passivo, já ouvi em alguns carros bem acertados e ele me agradou bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

Cortar os mids em 80hz, hoje, estou achando muito alto, visto que depois das mudanças o kit está rendendo muito e descendo bem. Eu estava pensando cortar o sub em torno dos 50hz e até deixar o kit em full, ou cortar o kit perto disso também, mas no máximo uns 63hz (coisas do 9887).

Então o 400.4 pra ti não serviria, são cortes fixos em 80 Hz, tanto HP quanto LP.

O meu kit quer irá para a remontagem no meu set é o Genesis, bem barato que está sendo oferecido aqui no fórum mesmo, pelo preço arrisquei. Se eu não me engano o Guto Black Belt estava vendendo um Kit, PolyGlass, pela metade do preço.

Se o meu kit não tocar a contento vou partir para um NAR série 2 que é o cabe no meu bolso, como você é mais experiente realmente precisa de algo mais refinado.

Outra coisa, liguei o meu atual kit, CS50U direto no player, e te falo que ficou melhor do que com o SD 400.4, talvez seja o tempo que fiquei sem som, cerca de um mês, mas o agudo ficou mais vivo e o kitzinho desceu um pouco mais, a minha HU é a X595 da Kenwood.

Sei lá, talvez eu esteja ficando mais velho, experiente ou surdo, rsrsrs :vts .

Boa Leão, vou assinar o teu tópico pra acompanhar a tua odisséia.

Editado por Marcelo S.

Compartilhar este post

Link para o post

Então o 400.4 pra ti não serviria, são cortes fixos em 80 Hz, tanto HP quanto LP.

O meu kit quer irá para a remontagem no meu set é o Genesis, bem barato que está sendo oferecido aqui no fórum mesmo, pelo preço arrisquei. Se eu não me engano o Guto Black Belt estava vendendo um Kit, PolyGlass, pela metade do preço.

Se o meu kit não tocar a contento vou partir para um NAR série 2 que é o cabe no meu bolso, como você é mais experiente realmente precisa de algo mais refinado.

Outra coisa, liguei o meu atual kit, CS50U direto no player, e te falo que ficou melhor do que com o SD 400.4, talvez seja o tempo que fiquei sem som, cerca de um mês, mas o agudo ficou mais vivo e o kitzinho desceu um pouco mais, a minha HU é a X595 da Kenwood.

Sei lá, talvez eu esteja ficando mais velho, experiente ou surdo, rsrsrs :vts .

Boa Leão, vou assinar o teu tópico pra acompanhar a tua odisséia.

Bom, ainda não decidi o que fazer, estou pensando, mas agora com o retorno à faculdade o tempo está menor ainda, o projeto vai ter que ir devagar.

Eu não sou experiente não, sou curioso e gosto de coisa boa, mas nem sempre tenho grana para isso. Vou dar uma procurada nesse kit usado com o Guto, mas eu acho que já vendeu.

O NAR série 2 ou 3 também já passou pela minha cabeça. Eu não vejo muito vantagem do mid de kevlar do série 3 sobre o série 2. Acredito que o tw desses kits é um pouco melhor que o Acess. Já tive um NAR kevlar a um tempo atrás (modelo antigo), mas acabei vendo antes de ligá-lo de verdade, só tocou uns dias direto no player, então não tenho muita referência sobre ele.

Quanto a ficar velho ou surdo, hehe uma coisa eu sei, quanto mais velhos ficamos, vamos deixando de lado os graves e se preocupando mais com a música de verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

Meu player está chegando. Acabei mandando vir de fora. Já que não tenho tendência para HI-Fi a falta de CD player não deve me fazer falta.

alpineIDA-X305SBT_1.jpg

Agora estou com pouca disponibilidade de $$$, então não vou comprar um PXA.

Estou pensando em deixar somente o 4.6x tocando tudo e mudar o corte do X-CARD que é originalmente 100hz e baixar para uns 50 ou 60hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...