Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
GoRDiTo

Dúvida... Sub de 12' queimando... Será a caixa? Urgente!

Recommended Posts

Fala galera beleza?

Bom, pessoal, estou com uma dúvida e gostaria de saná-la com vocês.

Eu possuo o seguinte projeto de som bem básico:

• 2 Kit 2 Vias Bravox CS60D 140W Rms nas 4 portas;

• 1 par de triaxial Ultra 69 Bravox 120W Rms;

• 1 Subwoofer de 12” Bravox UXP 450W Rms;

• 1 Módulo Roadstar RS-4510 Powerone 720W Rms;

• Megacapaitor Blitz 2.0 Farad.

Em meu antigo carro, o sub tava tocando MUITO em umca caixa DUTADA de aproximadamente uns 45-50 litros, batida muito forte, chegava a tremer os vidros. Em cerca de uns 4 anos, o sub queimou apenas 1 vez a bobina, que foi trocada e nunca mais deu problema, e olha que eu gosto de exagerar nos graves hehehehe...

Hoje, faz um ano aproximadamente que eu troquei de carro, e coloquei uma caixa SELADA lateral no lugar da DUTADA, ela possui aproximadamente 28 litros (bem menos do que a antiga caixa), e utilizei-me do mesmo sub nela, o Bravox UXP de 12.

Ocorre que esse sub em menos de 1 ano já queimou 2X, e já to cansado de consertá-lo e ele voltar a queimar. Já diminui o ganho dele e mesmo assim ele voltou a queimar. Gostaria de saber se vocês tem ideia do por que ele está queimando tanto... Será que é por causa da litragem da caixa que é muito pequena para um sub desse, fazendo com que ele queime? Nessa caixa o ideal seria um sub de 10 ao invés de um de 12 então?

Se não for preciso mudar de 12' pra 10', estava pensando em pelo menos trocar de sub, testar um outro, de repente aguenta mais que o Bravox hehehehe, e tenho algumas opções de Subwoofer abaixo, já coloquei inclusive as especificações de cada um, o que vocês acham que ficaria melhor nesse meu projeto no lugar do Bravox UXP:

- Bomber Bicho Papão 12’ 550W Rms ........................... R$289,00

IMPEDANCIA: 2+2 OHMS / 4+4OHMS

FS:24HZ(2+2OHMS) / 25HZ(4+4OHMS)

SENSIBILIDADE:87DB 1W/1M(2+2OHMS) / 88DB 1W/1M(4+4OHMS)

XMAX:8,5mm(2+2OHMS) / 10,0mm(4+4OHMS)

- Pioneer Ts-W 309 S4 12’ 400W Rms …......................... R$299,00

Watts MAX. Music Power 1400 Watts

Watts Nominal Power Handling 400 Watts

Frequency Response 20 ~ 220Hz

Sensitivity D4 (94dB)

Ohm Rating D4: (2 or 8 ohm)

Recommended Enclosure 0.85 ~ 1.75 Cubic Feet

Dimensions 327 mm x 172 mm

Mounting Depth 153 mm

- MTX JackHamer 12´400W Rms …………..………….…. R$305,00

Impedância: 4ohm.

Resposta de Freqüência: 33Hz - 150Hz

RMS Power (Watts): 400

Recomenda-Amp Power (RMS): 200-400

Pico de potência (Watts): 800

Sensibilidade: 86.6dB (1W/1m)

Bobina de voz: 1,75 "(4,45 cm)

Peso do ímã: 70 oz

Profundidade de montagem: 6.80 "(17,27 cm)

Cut Out Diâmetro: 11,17 "(28,37 centímetros)

Volume caixa selada Net: 1,25 m / cúbicos

Volume Caixa Vented Net: 2,00 m / cúbicos

Deslocamento de volume (em / cúbicos): 44,81

- MTX Audio Sub TR5512-44 400WRM ………….. R$450,00

1.75" dual 4-ohm voice coils

Polypropylene cone woofer

Polypropylene dust cap and die cast aluminum basket

Stitched NBR surround and rubber magnet boot

8-gauge nickel compression terminals

Spider Plateau Venting Technology

Asymmetrical Linear Drive System

Power Handling: 800 watts (peak), 400 watts (RMS)

Sensitivity: 86.6 dB

Sealed Box Volume: 1.25 cu. ft.

Vented Box Volume: 2.0 cu. ft.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Será que um Slim cairia bem nesse projeto também?

Bom, espero respostas pessoal, obrigado!

André.

Editado por GoRDiTo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

bixo caixa selada tu ganha resposta mais rapidas mais axo melhor voce voltar para a dutada, a selada forca o sub pode ser por isso que esta ueimando tu ta exagerando no bass boost e ta mandando distorcao, volte para a dutada.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, não voltarei para a dutada pois senão terei que refazer meu porta-malas inteiro, vou continuar com essa caixa mesmo por isso estou buscando alternativas. Agora a pergunta é: Será que é por esse motivo que o sub está queimando? Um de 10 seria aconselhável nesse caso então? O que fazer meu Deus....

Compartilhar este post

Link para o post

Caixa pequena não queima subwoofer. Só se aplicar o quintuplo de potência no subwoofer e exagerar no volume e outros ajustes do som!

No mais, seu sub pode ter sido reformado com materiais de baixa qualidade e de baixa resistência. Para esse volume de caixa aí, tá muito pequena para o UXP de 12". Mas tem outros subs de 12" que vão tocar legal nesse volume aí de 28 litros.

Desses subs aí que você postou. O que vai tocar legal nesse volume de 28 litros vai ser o Pioneer TS-W309:

Recommended Enclosure 0.85 Cubic Feet

Caixa selada: 0.85 pés³ = 24,07 litros

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post

Link para o post

dudu em si talvez minha resposta esta meia embaracosa eu esqueci de comentar pode ser conforme voce falou que o material de 2°, o que eu quiz dizer e

com caixa selada ele vai ter menos grave de tremer ele pode ta botando pra moer e a distorcao ta rolando a solta pode ser por isso, por que antes tava numa dutada.

Compartilhar este post

Link para o post

Caixa pequena não queima subwoofer. Só se aplicar o quintuplo de potência no subwoofer e exagerar no volume e outros ajustes do som!

No mais, seu sub pode ter sido reformado com materiais de baixa qualidade e de baixa resistência. Para esse volume de caixa aí, tá muito pequena para o UXP de 12". Mas tem outros subs de 12" que vão tocar legal nesse volume aí de 28 litros.

Desses subs aí que você postou. O que vai tocar legal nesse volume de 28 litros vai ser o Pioneer TS-W309:

Recommended Enclosure 0.85 Cubic Feet

Caixa selada: 0.85 pés³ = 24,07 litros

Obrigado pela resposta doutor...

Bom, o quintuplo da potência não tem nem como com esse módulo, pois ele já está empurrando o UXP ligado em Bridge e nem se quer fornece os 450W Rms do UXP, fornece só 360 WRms. Já a regulagem do módulo não sei como está, mas acredito que esteja redondinha pois o som não está ditorcido e o sub estava batendo bem, mas de qualquer forma vou dar uma verificada!

Queria saber se para fazer essa ligação em bridge, se o sub precisa ser de bobina simples ou dupla, 2 ohms ou 4ohms? (desculpa se a pergunta foi muito leiga, hahahaha)

O Pioneer seria uma boa pedida você acha então? Gostei das especificações dele, e o preço dele é bem acessível, e Pioneer é Pioneer né, se bem que só conheço players e dvds da Pioneer (já tive Mp3 player e atualmente tenho um DVD), só que nunca vi um sub da Pioneer tocando forte mesmo, será que se eu sair de um UXP e entrar em um Pioneer vou estranhar muito??? Tenho medo de perder essa batida forte do UXP colocando outro subwoofer.

Alguma outra opção de subwoofers para essa litragem de caixa??? Abração!

Editado por GoRDiTo

Compartilhar este post

Link para o post

dudu em si talvez minha resposta esta meia embaracosa eu esqueci de comentar pode ser conforme voce falou que o material de 2°, o que eu quiz dizer e

com caixa selada ele vai ter menos grave de tremer ele pode ta botando pra moer e a distorcao ta rolando a solta pode ser por isso, por que antes tava numa dutada.

Com a caixa selada, vai ter menos SPL sim. Mas uma caixa selada com volume pequeno, ela vai ter a frequência de sintonia maior e com isso a frequência de corte vai ser numa frequência maior também. Resultando em graves mais "secos". Pelo fato dessa caixa selada que está usando ser de um volume bem abaixo da recomendada do manual. Ele poderia está usando sem problemas com esse UXP e aplicando o dobro de potência nesse sub. Mas como ele relatou que mesmo nessa caixa pequena o sub está queimando... Isso é sinal que na reforma foi usado materiais de baixa qualidade e resistência!

E sobre a sua resposta de caixa selada forçar mais o alto-falante... Isso vai depender do volume e do tamanho dessa caixa. Uma caixa selada pequena, vai proporcionar mais controle e podendo aplicar um pouco mais de potência limpa no alto-falante.

Uma caixa selada maior, o sub vai excursionar mais e com isso, pode perder o controle do cone. Por isso que em caixas seladas grandes, você só pode aplicar a potência nomimal do alto-falante ou um pouco menos, dependendo das condições e do projeto!

Compartilhar este post

Link para o post

caixa selada é pra controle de cone...resposta rapida e linearlidade na resposta.... voce tem que aliviar BEEEEEEEM o dedo se nao queima mesmo pq a refrigeraçao é bem menor....

fica a dica :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela resposta doutor...

Bom, o quintuplo da potência não tem nem como com esse módulo, pois ele já está empurrando o UXP ligado em Bridge e nem se quer fornece os 450W Rms do UXP, fornece só 360 WRms. Já a regulagem do módulo não sei como está, mas acredito que esteja redondinha pois o som não está ditorcido e o sub estava batendo bem, mas de qualquer forma vou dar uma verificada!

Queria saber se para fazer essa ligação em bridge, se o sub precisa ser de bobina simples ou dupla, 2 ohms ou 4ohms? (desculpa se a pergunta foi muito leiga, hahahaha)

O Pioneer seria uma boa pedida você acha então? Gostei das especificações dele, e o preço dele é bem acessível, e Pioneer é Pioneer né, se bem que só conheço players e dvds da Pioneer (já tive Mp3 player e atualmente tenho um DVD), só que nunca vi um sub da Pioneer tocando forte mesmo, será que se eu sair de um UXP e entrar em um Pioneer vou estranhar muito??? Tenho medo de perder essa batida forte do UXP colocando outro subwoofer.

Alguma outra opção de subwoofers para essa litragem de caixa??? Abração!

Para ligar em bridge nesse amplificador que você já tem, o sub tem que ser de bobina dupla de 2ohms, ligando as bobinas em série, ou um sub de bobina simples de 4ohms.

Eu sugeri o Pioneer, não pelo fato dele ser "Pioneer". Mas pelo fato de ser o único desses outros subs citados, que vai trabalhar em uma caixa selada menor!

A caixa selada para os subs MTX aí citados, são de pelo menos 35 litros. A do Bomber Bicho Papão, se eu não me entando vai ser entre 30 e 32 litros.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi.

Em relação ao rendimento do UXP e o rendimento que terei com o Pioneer, você acha que perderei muito grave?

Compartilhar este post

Link para o post

cara, com qualquer sub, caixa , não vai evitar de queimar.... o que ta queimando é o seu dedo....para de girar o volume até o talo, q o sub para de queimar.

a caixa pode ajudar a queimar sim, mas precisa ter mta potencia pra isso, o que vc tem ai, é impossivel a caixa interferir....

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...