Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Fofis

Dúvidas na instalação de som básico

Recommended Posts

Olá pessoal. Tô montando um sonzinho simples e gostaria da ajuda de vocês.

Tenho os seguintes equipamentos:

- HU Pioneer DEH P4180SD com saída independente para o sub (3 pares de RCA)

- amplificador Soundigital SD400.4d (4x100W @ 2ohms/2x200W @ 4ohms bridge)

- 2 coaxiais JBL GTO528 (2 ohms, 45W)

- sub Hinor Class 8" (2 ohms, 120W)

Minhas dúvidas:

1- Tendo em vista que meu sub tem impedância de 2ohms, posso ligá-lo numa única saída do módulo, sem fazer bridge, já que em bridge eu teria 4ohms? Nesse caso, como fica o ajuste do ganho? Porque na SD (não sei nas outras), são só dois potenciômetros para ajustar o ganho, um pra cada par de saídas (1-2 e 3-4). Essa saída que vai ficar sem uso traz algum prejuízo pro sistema ou para a qualidade do som?

2- Se eu ligar as saídas de sub da HU no módulo, as saídas correspondentes do módulo ficarão mono?

3- Quanto aos coaxiais, que são de 45W, 2ohms, posso ligá-los nas saídas de 100W, 2ohms sem risco de queimá-los? Como faço para ajustar a potência de saída do amp nesse canal? É com o ganho que se faz isso? Com aquela técnica de zerar o ganho e ir aumentando até o limite sem distorcer?

4- A HU tem HPF e LPF variáveis, enquanto o módulo tem corte fixo em 80Hz tanto pra hi quanto pra lo. Se eu cortar pelo amplificador pode acontecer de ficar uma lacuna nas frequências próximas dos 80hz? Por outro lado, é seguro deixar o ampli em flat e cortar só pela HU?

5- Para ligar os falantes e o sub no módulo eu preciso comprar fios de marca, como acontece com os cabos RCA ou pode ser aqueles tipo cristal genérico do tiozinho da esquina? E cabo de força, pode ser do tiozinho também? Residencial serve? O negativo tem que ser da mesma bitola que o positivo? Faz muita diferença colocá-lo na lata do carro em vez de na bateria?

6- Alguém poderia postar fotos dos tipos de conectores que são colocados nos bornes da bateria? (Meu carro é um Celta, não sei se essa informação é útil...)

7- Sobre os fusíveis, tem alguma importância o tipo que vou escolher (faca, lâmina, banana/barril, agulha etc.)? Por que os de marca são tão caros?

Ufa... chega, né? Desculpem tantas perguntas e tão bestas, mas é que eu sou bem verdinha =) Se puderem me ajudar fico muito grata!

Edit: editei o item 3 pra ficar mais claro. Adicionei a informação 2ohms à descrição dos coaxiais.

Editado por Fofis

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não manjo muito de instalação mas ou tentar ajuda-la:

Vc pode ligar o sub em uma saída so do amp, vc so vai precisar de um Y pra somar o sinal das duas saídas do player.

Não sei se vc tem pretenções de up's, mas um bom up seria trocar o sub por um NAR ou Keybass e os coax por um kit 2vs.

O coax (vc tem um par ou dois pares?) e 4ohms cada, vc pode ligar um falante em cada saida(ch 1 e 2 do amp) em 4ohms ele vai entregar algo em torno de 60wrms+/- .....se quiser pode baixar o ganho, mas se souber usar com consciência da pra usar sussa. So tomar cuidado com distoção.

Eu sempre preferi deixar o amp em full e fazer os cortes pelo player, uma coisa que vc tem que ver e se esse SD400.4 tem subsonic(eu não lembro, mas acho que não, tentei achar no topico de teste dele mas não consegui).

Sobre os cabos speaker, vai do que vc quer($$$$), vai funcionar do mesmo jeito, porem vc vai ter alguma perda(para meros mortais) insignificante.

Cabos RCA, esse e um ponto complicado, bons cabos são menos suscetíveis a ruídos(não que eles não peguem), um bom CxB são os Knu karma Audiophonic... mas tem gente que usa cabos RCA de 5 mangos e que esta feliz da vida e sem ruidos.

Na hora da instalação e importante deixar os cabos RCA o mais afastado possível de cabos de alimentação.

Cabos de alimentação o ideal p/ o SD 400.4(se não me engano) e 16mm, pode comprar esses cabos comuns que vendem em lojas de materiais elétricos.

Sobre o local de aterramento se for possivel puxar + e - da bat e "melhor"(mas da mais trabalho)....vc pode aterra-lo na lata do veiculo normalmente que se estiver bem preso em contato com a lata(onde for fazer o aterramento precisa ser lixado ate tirar toda a tinta).

Porta fusíveis, entre os tipos que vc citou não tem tanta diferença, para o seu som qq um atende...o importante mesmo e vc dimensionar corretamente o valor do fuse que vc vai usar. Da uma olhada nos topcos e artigos do forum sobre instalação.....

http://produto.merca...potncia-som-_JM

http://produto.merca...60ah-grande-_JM

O esquema e esse: (foto retirada do topic - http://autoforum.com...opic=180481&hl=)

instalao01.jpg

Como eu disse la em cima eu não manjo quase nd de instalação, mas mesmo assim espero ter te ajudado.

(Obs: Galera corrige ai se tiver algo errado)

Abrçs

O ganho e para casar o sinal da siada do player com o de entrada do amp, para que ele aproveite todo o potencial do amp sem saturar o sinal.

"""Explicando a GROSSO modo"""(salvo algum engano)

Oque acontece e o seguinte, todo amp tem um sinal de entrada, uma fonte e o sinal de saída amplificada(tem mais coisas, mas o básico e isso).

Quando vc coloca um sinal de 2V em um amp com uma fonte de 10V ele nunca vai conseguir fornecer um sinal de saída maior que 10V.

A mesma coisa acontece quando vc insere 4V ou 6V no amp, porem se o ganho estiver ajustado pra 2V o sinal vai saturar(vai mandar distorção) pois não e preciso o mesmo ganho para chegar ao limite da fonte e isso ferra os falantes.

ABAAAAvfkAI-1.png

Por isso que e importante analisar bem amp e player a ser comprado para que vc consiga aproveitar o max de ambos.

Editado por jf.juan
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Juan! Obrigada pela resposta rápida!

Então, na verdade eu queria aproveitar os espaços originais do meu carro, não perder espaço na mala, não precisar fazer pods para os tweeters e não me preocupar com bateria mais potente ou até mesmo bateria extra, por isso escolhi esse set basiquinho... Vou tentar assim primeiro. Se eu não gostar, boto a parafernalha que tá parada aqui em casa pra funcionar! Mas valeu a dica do sub. Tava olhando no site da Keybass, tem um subzinho deles de 8", um tal de Black Panter, que parece bom... Boa resposta de frequência, 4ohms, 200W, casa perfeitamente com meu amp! Vou considerar.

Agora sobre os coax, são de 2ohms, não de 4ohms. Daí a minha preocupação com a potência fornecida pelo amp... Mas blz, então é só regular o ganho daquele jeito mesmo né?

O SD400.4 não tem filtro subsonic, mas essa parte tá resolvida, vou seguir o manual de instruções e colocar um capacitor em série com ele pra cortar as frequências abaixo de 50Hz (pangarezinho o meu sub né, tadinho...) Por falar nele, vc acha que daria certo se eu ligasse os RCA normalmente e só ligasse os sub numa saída do amp, deixando a outra vazia? Se eu colocar o cabo Y para somar o sinal das duas saídas do player, como fica a impedância de saída do módulo nesse canal?

Os cabos RCA tb já estão comprados, com esses eu sei que não vou ter dor de cabeça, são da KnuKonceptz (são da época que eu tava querendo colocar um som mais bacanão no carro). O cabo de alimentação, segundo o manual, é de 10mm. Vc sabe se o negativo tem que ter a mesma bitola?

Valeu pela foto e os esclarecimentos sobre o fusíve e o ganho. Foi muito útil. Eu realmente não tinha idéia de como seria a colocação do fusível e a explicação sobre o ganho é super simples, bem fácil de entender.

Obrigada!

Compartilhar este post

Link para o post

Como te disse não manjo muito, mas tento ajudar na medida do possível....

Sobre o Keybass e um subzin muito bom sim...da uma olhada no forum tem muita gente que esta usando ele e se surpreendendo.....e com o NAR tbm

Sobre coax+Amp, sem problemas regulando o ganho e não mandando distorção, sem crise.

Boa!...coloca esse cap pra não ter perigo de queimar o sub.

Se vc ligar o ou não Y não afetara em nd a saída do amp, seria praticamente a mesma coisa que usar um amp mono. Se for usar cabos RCA 2ch não esqueça de isolar a ponta que vai ficar pendurada(sobrando). Deixar a outra saída sem utilização não da nd.

Os RCA Knu ta OK....o aterramento e bom ser da mesma bitola.....(se e obrigatório eu não sei, e não sei te explicar tecnicamente...hehehe)

Dinada, qq coisa posta ai!

Abrçs

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal. Tô montando um sonzinho simples e gostaria da ajuda de vocês.

Tenho os seguintes equipamentos:

- HU Pioneer DEH P4180SD com saída independente para o sub (3 pares de RCA)

- amplificador Soundigital SD400.4d (4x100W @ 2ohms/2x200W @ 4ohms bridge)

- 2 coaxiais JBL GTO528 (2 ohms, 45W)

- sub Hinor Class 8" (2 ohms, 120W)

Minhas dúvidas:

1- Tendo em vista que meu sub tem impedância de 2ohms, posso ligá-lo numa única saída do módulo, sem fazer bridge, já que em bridge eu teria 4ohms? Nesse caso, como fica o ajuste do ganho? Porque na SD (não sei nas outras), são só dois potenciômetros para ajustar o ganho, um pra cada par de saídas (1-2 e 3-4). Essa saída que vai ficar sem uso traz algum prejuízo pro sistema ou para a qualidade do som?

Poder pode, mas troque por um sub 4ohms o quanto antes, ou adicione mais um em série com o que já possui

2- Se eu ligar as saídas de sub da HU no módulo, as saídas correspondentes do módulo ficarão mono?

Depende da HU, tem algumas que fazem um "mixer" nas saida SUB, outros não, só aplicam o LPF.

3- Quanto aos coaxiais, que têm 45W cada, posso ligá-los nas saídas de 100W sem risco de queimá-los? Como faço para adequar as potências? É com o ganho que se faz isso? Com aquela técnica de zerar o ganho e ir aumentando até o limite sem distorcer?

Esse amp deve liberar algo em torno de 60W em 4ohms, pode ligar de boa, só atente para o corte correto(HPF).

4- A HU tem HPF e LPF variáveis, enquanto o módulo tem corte fixo em 80Hz tanto pra hi quanto pra lo. Se eu cortar pelo amplificador pode acontecer de ficar uma lacuna nas frequências próximas dos 80hz? Por outro lado, é seguro deixar o ampli em flat e cortar só pela HU?

Corte pelo player, ganha em precisão e praticidade.

5- Para ligar os falantes e o sub no módulo eu preciso comprar fios de marca, como acontece com os cabos RCA ou pode ser aqueles tipo cristal genérico do tiozinho da esquina? E cabo de força, pode ser do tiozinho também? Residencial serve? O negativo tem que ser da mesma bitola que o positivo? Faz muita diferença colocá-lo na lata do carro em vez de na bateria?

Para este set pode usar os cristal e residencial pra alimentação. Negativo e positivo de mesma bitola, pode ser aterrado no parafuso do cinto de segurança

6- Alguém poderia postar fotos dos tipos de conectores que são colocados nos bornes da bateria? (Meu carro é um Celta, não sei se essa informação é útil...)

Procure por conector olhal pre isolado.

F18772g.jpg

lampadas%20jc%20014.jpg

7- Sobre os fusíveis, tem alguma importância o tipo que vou escolher (faca, lâmina, banana/barril, agulha etc.)? Por que os de marca são tão caros?

De preferencia aos fusíveis ANL ou Mini ANL, ao invés dos tipo banana(douradinhos de vidro)

Ufa... chega, né? Desculpem tantas perguntas e tão bestas, mas é que eu sou bem verdinha =) Se puderem me ajudar fico muito grata!

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Juan e Natão, obrigada pelas respostas!

Ô pessoal, dá uma força aí...

Editado por Fofis

Compartilhar este post

Link para o post

Fofis agora que vi que vc é menina!! ashsahuaauhshu

Super difícil presença feminina por aqui, e ainda que curte montar som na caranga!!

meus parabéns!!

abras!

Compartilhar este post

Link para o post

O que mais está precisando saber?

Compartilhar este post

Link para o post

sobre oque o Natão disse acima, o amplificador libera ums 60w em 4ohms, mas no caso dela, os coaxiais são de 2ohms, sendo assim o amplificador irá liberar 100w para o coaxial de 45w, mesmo com os devidos cortes hpf e regulagem do ganho, nao teria risco de queimar ?

Compartilhar este post

Link para o post

Uma menina que curte som e que ainda tem um conhecimento basico? Raro hein heheh, eu casava facil kkk

Lara, se tiver alguma dificuldade maior pode entrar em contato pelo Carlos@soundigital.com.br ou entrar em contato com nosso suporte via telefone.

No manual do Sd400.4 tem uns esquema de ligação basicos. A unica sugestão que eu daria seria a troca do sub por um de 4 ohms para aproveitar toda a potência da bridge ok?

Compartilhar este post

Link para o post

Fofis agora que vi que vc é menina!! ashsahuaauhshu

Super difícil presença feminina por aqui, e ainda que curte montar som na caranga!!

meus parabéns!!

abras!

Rssrs, obrigada! Vou tentar montar... Mas tenho certeza que com a ajuda de vocês vai ser bem mais fácil!

sobre oque o Natão disse acima, o amplificador libera ums 60w em 4ohms, mas no caso dela, os coaxiais são de 2ohms, sendo assim o amplificador irá liberar 100w para o coaxial de 45w, mesmo com os devidos cortes hpf e regulagem do ganho, nao teria risco de queimar ?

É exatamente essa a minha dúvida, Mizo! Tenho medo de ferrar os falantes... Andei lendo sobre ajuste do ganho e achei meio precário ajustar de ouvido (pra mim que não tenho ouvido SQ não rola). Se bem que o SounDigital tem led clip, já ajuda bem!

Uma menina que curte som e que ainda tem um conhecimento basico? Raro hein heheh, eu casava facil kkk

Lara, se tiver alguma dificuldade maior pode entrar em contato pelo Carlos@soundigital.com.br ou entrar em contato com nosso suporte via telefone.

No manual do Sd400.4 tem uns esquema de ligação basicos. A unica sugestão que eu daria seria a troca do sub por um de 4 ohms para aproveitar toda a potência da bridge ok?

Obrigada, Carlos!

Quanto ao sub, não é dos melhores mas ele é bem pequeno (8" em caixa trapezoidal compacta) e eu não quero ocupar espaço na mala. Quis esse porque achei uma boa opção aos subs flat montados em caixa de fibra (aqueles pra por debaixo do banco). Mas ainda tô encucada com a ligação dele. O Juan disse que eu posso ligar os RCA nas saídas do player e, em vez de ligar as duas na entrada do amp, ligar uma só e isolar a outra. Mas eu queria ligar as duas, pra evitar interferência. Daí eu ligaria o sub em apenas uma saída do amp. Será que dá na mesma?

Agora uma curiosidade: li no manual do player que o par de saídas RCA é mono. Então pra que um par?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, obrigada a todos que me ajudaram!

Moderação, pode fechar o tópico. Obrigada.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom diaa a todos do forumm

Desculpa atropela a conversa de vcs mais sou novoo akiii, e leio o topico á 6 meses e dentro desses messes apredi muito lendo as duvidas e as resposta do que escrevem.

Mas tenho um projeto simples e gostaria da opnião de todos se poder BLZ!!!

Vamos lá

Tenho um astra 2000 e vou troca por uma saveiro G3 OU G4. e tenho em mente um projeto e muitas duvida tambem rsrsrs

o que tenho em maõs:

4 jarrão de aluminium

4 D405 trio

2 Eros Target Bass 4.5k

o que pretendo comprar ainda:

2 alto falantes para medio grave "não sei qual ainda"

1 Taramps 5000 para os Eros

1 Banda ice Para os drive e se der tambem para os ''medios graves''

3 Baterias em gel

1 Crossover

1 CD player da Pionner de "preferencia" porque tenho um da sony e num é aquelas coisas srsrsrs

1 fonte usina de 200A

Bom o que eu queria de vcs uma opnião sobre modulos,crossover,baterias, medios graves tudo.

Vou liga o banda ice nos drive d405 trio com os medios graves ou compro outro modulo Para os medios graves??????

qual crossover se encaixa certinhoo com esse som????????????

Qual fonte vcs me indicaria ?????

Peço desculpa por entra num assunto que não responde ao amigo emcima, Mas Como sou Novo akii num sei nem como faze um propio topico. Se poderem responder fico muito grato e abraçoss a todos e fiquem com deusss ....

Desde já agradeçooo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...