Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Bruno Al

Problema com fonte

Recommended Posts

Bom eu tinha um transformador 220-110 de 400amp e mandei transformar de 220-14v (100amp) justqmente para usar como fonte...hj quando fui liga-la os fios 16mm(10 cm de comp) estao esquentando muito e a bateria tambem....com o multimetro vi se estava em cuto e nada tmb vi a voltagem e da os 14 vol.......dei uma pesquisada e vi q tinha um fonte com esse problema da bateria estar esquentando e o cara disse q era problema no circuito mais sera q no meu caso e a mesma coisa ou esta esquentando por causa da fiaçao? se eu abaixar a tensao da fonte com um REGULADOR DA SÉRIE 7812 tem a bateria para de esquentar?(como q eu faço essa ligação? pesquisei mais n entendi muito bem a ligação).

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta BÁSICA...

Você POR ACASO usou ponte retificadora e banco capacitivo, ou só ligou o transformador na bateria?

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pergunta BÁSICA...

Você POR ACASO usou ponte retificadora e banco capacitivo, ou só ligou o transformador na bateria?

so sei q foram instalados 10 diodos de alternador de 35amp e foi acrecentado um bocado de fio de cobre nela agora n sei informar...=/ mais tarde vou tirar algumas fotos dela para q vc possa ver

O cara q transformou pra mim disse q tava pronta pra uso ai liguei...

Editado por Bruno Al

Compartilhar este post

Link para o post

so sei q foram instalados 10 diodos de alternador de 35amp e foi acrecentado um bocado de fio de cobre nela agora n sei informar...=/ mais tarde vou tirar algumas fotos dela para q vc possa ver

O cara q transformou pra mim disse q tava pronta pra uso ai liguei...

desculpa a demora mais tao ai as fotos

http://img805.imageshack.us/img805/407/img20120719140544.jpg

http://img580.imageshack.us/img580/5632/img20120719140552.jpg

http://img42.imageshack.us/img42/2894/img20120719140603.jpg

http://img819.imageshack.us/img819/6213/img20120719140611.jpg

http://img189.imageshack.us/img189/4245/img20120719140635.jpg

o fio de cobre mais grosso foi adcionado e os diodos n sei se foi adicionado mais alguma coisa pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Troca esses diodos por varios do modelo 6a100 , não sei o motivo mais o de alternador não rola em fonte. pasmafaute

troca os cabos de saida por 35mm .

Coloca 2 coller de pc um soprando na cara dos diodos e o outro extraindo o ar da caixa da fonte.

SEMPRE USE UM VOLTIMETRO e cuide para não passar de 14,5v nas bateria .

Compartilhar este post

Link para o post

Não adianta fazer nada se sua fonte não tiver banco capacitivo.

como eu posso montar um?

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, depois dos diodos retificadores coloque pelo menos uns 10 capacitores de 4700uF e 25V para filtrar o sinal retificado e transformar em um sinal "contínuo".

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, depois dos diodos retificadores coloque pelo menos uns 10 capacitores de 4700uF e 25V para filtrar o sinal retificado e transformar em um sinal "contínuo".

Certo...so tenho uma duvida eu vo ligar os capacitores numa barra de cobre ai ela prescisa ser de 35mm?

Compartilhar este post

Link para o post

Certo...so tenho uma duvida eu vo ligar os capacitores numa barra de cobre ai ela prescisa ser de 35mm?

se eu ligar 20 capacitores no lugar de so 10 tem algum problema?(pq tava lendo um topico mais fiquei meio confuso pq um dizia q ele aumentava a V...)

tem algum diodo de rosca semelhante ao 6a100? pq o 6a100 eu n to achando...ja pesquisei e nada nem no mercado livre tem.

Editado por Bruno Al

Compartilhar este post

Link para o post

se eu ligar 20 capacitores no lugar de so 10 tem algum problema?(pq tava lendo um topico mais fiquei meio confuso pq um dizia q ele aumentava a V...)

tem algum diodo de rosca semelhante ao 6a100? pq o 6a100 eu n to achando...ja pesquisei e nada nem no mercado livre tem.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto mais capacitância melhor, menor será o ripple. E não são os capacitores que aumentam a tensão, e sim a ponte retificadora.

O ideal é que o secundário da fonte tenha no máximo 11V CA (corrente alternada), pois depois de passar pela ponte retificadora a tensão irá subir, e depois da ponte retificadora irão os capacitores que farão a filtragem da onda. A tensão final ficará próxima dos 15V CC (corrente contínua).

Se a tensão do secundário for de 14V CA como você disse no início do tópico a tensão final depois da ponte retificadora e dos capacitores será de quase 20V, impossível de se utilizar em sistemas automotivos. O ideal seria que a tensão do secundário fosse de 10,5V ou no máximo 11V.

Não sei onde você irá encontrar mais destes diodos. Faça o seguinte, retire estes diodos velhos e compre diodos novos, diodos de alternadores de 120 ou 140A ficará perfeito.

Qualquer dúvida estamos aí... :legal:

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto mais capacitância melhor, menor será o ripple. E não são os capacitores que aumentam a tensão, e sim a ponte retificadora.

O ideal é que o secundário da fonte tenha no máximo 11V CA (corrente alternada), pois depois de passar pela ponte retificadora a tensão irá subir, e depois da ponte retificadora irão os capacitores que farão a filtragem da onda. A tensão final ficará próxima dos 15V CC (corrente contínua).

Se a tensão do secundário for de 14V CA como você disse no início do tópico a tensão final depois da ponte retificadora e dos capacitores será de quase 20V, impossível de se utilizar em sistemas automotivos. O ideal seria que a tensão do secundário fosse de 10,5V ou no máximo 11V.

Não sei onde você irá encontrar mais destes diodos. Faça o seguinte, retire estes diodos velhos e compre diodos novos, diodos de alternadores de 120 ou 140A ficará perfeito.

Qualquer dúvida estamos aí... :legal:

20V, impossível de se utilizar em sistemas automotivos..... Poderia ser o caso de usar um regulador de voltagem da serie akeles 78XX ou um de alternador?

-------

Faça o seguinte, retire estes diodos velhos e compre diodos novos, diodos de alternadores de 120 ou 140A ficará perfeito..... No caso eu presciso colocar o banco capacitativo? (nao entendo nada de eletrica mais eu acho q essa "fonte" ta so com o transformador e os diodos....esses diodos de 120 ou 140A citados eles transformao CA em DC?

--------

Sei q o mais aconselhavel e q eu compre uma fonte decente..mais no momento to sem tempo....

Assim de modo geral e melhor q eu abaixe a saida do transformador para poder acrescentar a ponte retificadora e o banco capacitativo? se siim vc teria um esquema de ligação e dica de quais retificadores usar..?

desde ja agradeço

Editado por Bruno Al

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno,

Os componentes básico de uma fonte linear é um transformador, ponte retificadora e banco de capacitores.

A ponte retificadora não aumenta a tensão no secundário, pelo contrário, diminui, pois um diodo normal de silício para que possa entrar em condução, necessita de uma tensão de pelo menos 0,7V. Quando utilizamos ponte retificadora, o que aumenta é a frequência da onda pulsada, de 60Hz, no caso de retificação em meia onda, para 120Hz, em onda completa e ponte retificadora. Como nunca trabalhei com diodos retificadores desse porte, não posso lhe informar qual a queda de tensão encima desses componentes, o que nesse caso, você deve consultar o datasheet do componente.

Os capacitores são componentes que armazenam tensão entre suas placas, e por isso, aumentam, sim, a tensão de saída. No entanto, ao colocar uma carga no circuito a tensão deve diminuir.

Quanto aos reguladores da série 78XX, como você mencionou, não lhe ajudará muito, pois esses componentes conseguem conduzir no máximo 1A, ou seja, entrariam em curto fácil fácil.

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno,

Os componentes básico de uma fonte linear é um transformador, ponte retificadora e banco de capacitores.

A ponte retificadora não aumenta a tensão no secundário, pelo contrário, diminui, pois um diodo normal de silício para que possa entrar em condução, necessita de uma tensão de pelo menos 0,7V. Quando utilizamos ponte retificadora, o que aumenta é a frequência da onda pulsada, de 60Hz, no caso de retificação em meia onda, para 120Hz, em onda completa e ponte retificadora. Como nunca trabalhei com diodos retificadores desse porte, não posso lhe informar qual a queda de tensão encima desses componentes, o que nesse caso, você deve consultar o datasheet do componente.

Os capacitores são componentes que armazenam tensão entre suas placas, e por isso, aumentam, sim, a tensão de saída. No entanto, ao colocar uma carga no circuito a tensão deve diminuir.

Quanto aos reguladores da série 78XX, como você mencionou, não lhe ajudará muito, pois esses componentes conseguem conduzir no máximo 1A, ou seja, entrariam em curto fácil fácil.

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Obrigado pela ajuda ;D

A fonte e 220v ai liguei ela no 110 e prercebi q a voltagem caia pra 8V na saida ai coloquei um dimmer (aqueles de ventilador de parede na entrada de energia da fonte) e a voltagem de saida que fika entre 18-19v abaixou pra 15-16v mais ainda ta muito alto como eu poderia fazer para abaixar mais um pouco?

Compartilhar este post

Link para o post

hj fui rever o dimmer para ver o q tava acontecendo e n descobri ;; o dimmer no inicio (10seg.) segura a fonte em ate 11v mais dps dos 10seg sobe pra 16 e ai e nao tenho mais controle com o dimmer amnha postarei fotos para ver se alguem consegue me ajudar.( o dimmer e aqueles simples de ventilador de teto).

a quando a tensao de saida da fonte diminui o sinal dela fika limpo CC

quando a fonte beira os 20v a CA fika em torno de 7-8v quando cai para 14v a CA fika em 0.2-0.5 nao e 100% mais vai ter q ser ate ter um tempinho pra pegar uma jfa.

Queria a ajuda de vcs para rever esse dimmer pois se eu conseguir abaixar a tensao de entrada vai dar certo...so n sei como fazer.

Editado por Bruno Al

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno,

Como você havia mencionado anteriormente, é possível utilizar um regulador automotivo, veja as especificações desse componente, qual a tensão de saída do mesmo, pois assim você não necessita colocar dimmer na entrada da fonte.

Particularmente, eu tenho uma fonte de 12V / 10A, após a filtragem da fonte eu tenho entorno de 16V, mas ao colocar uma carga, essa tensão cai para algo de 14V.

Os autorrádios funcionam bem com tensão de até 15V, e acredito que os amplificadores também, pois tenho um taramps 200RMS, poca coisa, pra dentro do quarto ta bom, e toca bem com a fonte.

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno,

Como você havia mencionado anteriormente, é possível utilizar um regulador automotivo, veja as especificações desse componente, qual a tensão de saída do mesmo, pois assim você não necessita colocar dimmer na entrada da fonte.

Particularmente, eu tenho uma fonte de 12V / 10A, após a filtragem da fonte eu tenho entorno de 16V, mas ao colocar uma carga, essa tensão cai para algo de 14V.

Os autorrádios funcionam bem com tensão de até 15V, e acredito que os amplificadores também, pois tenho um taramps 200RMS, poca coisa, pra dentro do quarto ta bom, e toca bem com a fonte.

Muito obrigado pela ajuda coloquei um regulador de polo ate agora esta tudo certo :D

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...