Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

arthurparo

Ajuste T.A

Recommended Posts

Postado em

Vou testar inverter os canais no AMP.

Na faixa do Sax eu percebi que o som começa do lado esquerdo e vai passando até lado direito e depois volta até o esquerdo novamente.

Ele deve parar no centro na volta ?

Ele anda de um lado para o outro mesmo.

Nesse CD tem as faixas do giz e da fita não tem? Elas estão tocando direito?

Postado em

Mais uma coisa, o 3 way está configurado como? Digo voce está usando os canais front para o TW, rear para o MID ligados no Soundstream e o canal SUB para o Subwoofer ligado no Hifonics correto? Tenta dar uma atenuada no ganho do amp nos canais que alimentam os TW, digo isso para tentar elevar o palco.

Porem primeiramente eu indico fazer o seguinte, tenta ajustar o T.A da seguinte forma:

Solte do amp os RCA dos MID e SUB deixando somente os do TW, ouça sua faixa de referencia e ajuste ganho e tempo.

Solte do amp os RCA dos TW e SUB deixando somente os do MID, ouça sua faixa de referencia e ajuste ganho deixando um pouco mais alto com relação aos canais do TW e ajuste o tempo se possivel.

Ligue tudo sem o sub e veja se centralizou, dependendo do setup do seu player e dependendo do carro, direcionamento e etc, a diferença entre o eixo (esq e dir) é de quase 1ms entre eles, tipo se o canal L está configurado 2,5ms, este está mais proximo do seu ouvido, o R deverá chegar mais rapido sendo configurado em 1,5ms, claro que isso é um exemplo, varios fatores diferenciam os casos.

Ligue o SUB e ajuste o ganho, depois alinhe o tempo entre os demais canais.

abs.

Postado em

Ele anda de um lado para o outro mesmo.

Nesse CD tem as faixas do giz e da fita não tem? Elas estão tocando direito?

Sim a fita puxa para esquerda depois volta para direita o giz fica riscando em cima do painel...

Estou percebendo detalhes apenas no T.A dos mids ... onde consigo perceber a voz sendo direcionada.

Já para sub e tweeter posso mecher no T.A que não percebo mudança.

Tweeter fica com a voz parece que do lado direito predominando. Desliguei os mids e sub e tentei alinhar tweeter no centro mas por mais que mechia a voz pesava na direita.

Postado em

Mais uma coisa, o 3 way está configurado como? Digo voce está usando os canais front para o TW, rear para o MID ligados no Soundstream e o canal SUB para o Subwoofer ligado no Hifonics correto? Tenta dar uma atenuada no ganho do amp nos canais que alimentam os TW, digo isso para tentar elevar o palco.

Porem primeiramente eu indico fazer o seguinte, tenta ajustar o T.A da seguinte forma:

Solte do amp os RCA dos MID e SUB deixando somente os do TW, ouça sua faixa de referencia e ajuste ganho e tempo.

Solte do amp os RCA dos TW e SUB deixando somente os do MID, ouça sua faixa de referencia e ajuste ganho deixando um pouco mais alto com relação aos canais do TW e ajuste o tempo se possivel.

Ligue tudo sem o sub e veja se centralizou, dependendo do setup do seu player e dependendo do carro, direcionamento e etc, a diferença entre o eixo (esq e dir) é de quase 1ms entre eles, tipo se o canal L está configurado 2,5ms, este está mais proximo do seu ouvido, o R deverá chegar mais rapido sendo configurado em 1,5ms, claro que isso é um exemplo, varios fatores diferenciam os casos.

Ligue o SUB e ajuste o ganho, depois alinhe o tempo entre os demais canais.

abs.

A ligação está front tweeter, rear pro mid e sub sub

Meu player tem volume maximo de 33 devo adotar aquela regrinha de 70% do volume como máximo e ajustar os ganhos no amp ?

Meu alinhamento de tempo aparece em CM no player ou seja eu consigo colocar a distancia do falante.

Porém não tomei como base isso e sim meu ouvido.

Os tweeters estão direcionados nas colunas originais do polo ( local original ) ou seja um de frente pro outro .. e os mids em portas tratadas com aneis de mdf manta asfaltica na lata e feltro betumado no forro da porta.

Postado em (editado)

A ligação está front tweeter, rear pro mid e sub sub

Meu player tem volume maximo de 33 devo adotar aquela regrinha de 70% do volume como máximo e ajustar os ganhos no amp ?

Meu alinhamento de tempo aparece em CM no player ou seja eu consigo colocar a distancia do falante.

Porém não tomei como base isso e sim meu ouvido.

Os tweeters estão direcionados nas colunas originais do polo ( local original ) ou seja um de frente pro outro .. e os mids em portas tratadas com aneis de mdf manta asfaltica na lata e feltro betumado no forro da porta.

Isso, 70% é via de regra, porem se vc baixar mais o ganho dos TW, voce irá perceber mais os mids, dando a sensação do sub tocando em cima do painel, mas vai muito de gosto, tem pessoas que preferem os TW mais destacados.

O fato de estar tudo OFF AXXIS tb influencia nesta falta de detalhamento que voce está percebendo, voce chegou a realizar aquela alteração entre os canais conforme sugeri?

Sobre a distancia, o TW que está mais proximo, logo deverá ter a menor distancia e os demais respectivamente, voce mediu com fita métrica?

Editado por lira´s
Postado em

Certo. Ainda não fiz as alterações vou testar hoje a noite.

Esta distancia deve ser na altura dos meus olhos ? até os falantes ?

Os tweeters estão off axis para deixar um visual mais clean como se não tivesse som no carro. Cheguei a testar em cima do painel direcionados mas achei que a diferença não foi tão perceptível e optei por deixar no local original mesmo.

Postado em

Sim a fita puxa para esquerda depois volta para direita o giz fica riscando em cima do painel...

Estou percebendo detalhes apenas no T.A dos mids ... onde consigo perceber a voz sendo direcionada.

Já para sub e tweeter posso mecher no T.A que não percebo mudança.

Tweeter fica com a voz parece que do lado direito predominando. Desliguei os mids e sub e tentei alinhar tweeter no centro mas por mais que mechia a voz pesava na direita.

Mexendo no TA do tweeter é pra ele centralizar fácil, mais fácil que o mid normalmente. Se não conseguiu deve ter algum problema aí. O fato de o tweeter direito predominar também é estranho. Pode ser um dos dois com fase invertida, ou por algum motivo o direito está tocando mais forte que o esquerdo. Tenta brincar com o "speaker gain" dos tweeters pra ver o que acontece.

Postado em (editado)

Consegui centralizar a voz dos tweeters.. desliguei todos os RCAS e deixei apenas os tweeters. Porém a distância não é compativel, a voz ficou centralizado ajustando o tweeter direito em 25 cm e o esquerdo em 0. Para os mids fiz a mesma coisa e as medidas ficaram iguais.

Para o sub ainda não obtive sucesso nem percepção de diferença mechendo no T.A .

Editado por arthurparo
Postado em

Consegui centralizar a voz dos tweeters.. desliguei todos os RCAS e deixei apenas os tweeters. Porém a distância não é compativel, a voz ficou centralizado ajustando o tweeter direito em 25 cm e o esquerdo em 0. Para os mids fiz a mesma coisa e as medidas ficaram iguais.

Para o sub ainda não obtive sucesso nem percepção de diferença mechendo no T.A .

O sub é mais difícil, é o falante que mais sofre reflexões, influencila pelo tamanho e tipo de caixa, vibração do carro inteiro, corte de frequencia. Pode parecer que não, mas a posição do sub também influencia muito pra levar o palco pra frente. E se ele está tocando muito masi forte que os mids, ou com muito pico, esquece, não vai vir da frente mesmo.

Mas primeiramente faça um teste simples: inverta a faze dele e tenta denovo. Pode resolver seu problema.

Postado em

O sub é mais difícil, é o falante que mais sofre reflexões, influencila pelo tamanho e tipo de caixa, vibração do carro inteiro, corte de frequencia. Pode parecer que não, mas a posição do sub também influencia muito pra levar o palco pra frente. E se ele está tocando muito masi forte que os mids, ou com muito pico, esquece, não vai vir da frente mesmo.

Mas primeiramente faça um teste simples: inverta a faze dele e tenta denovo. Pode resolver seu problema.

Inverti a fase do sub e parece que deu uma melhorada.. percebo ele mais na frente.

Devo inverter a fase dos tweeters e mid ?

Postado em

Inverti a fase do sub e parece que deu uma melhorada.. percebo ele mais na frente.

Devo inverter a fase dos tweeters e mid ?

Se quiser melhorar mais o sub, vc pode diminuir o corte de frequência dele. Mas vai ficando cada vez mais fraco também.

Se quiser testar, inverta a fase dos tweeters, veja se o palco sobe um pouco. Se piorar vc desfaz. Coisa fácil, já que o player faz isso pra vc.

Postado em (editado)

Aproveitando:

Se o player não tiver inversão de fase, é só trocar ligar o (+) do TW no (-) do amp(no caso de bi-amp) e vice-versa, né?

e inversão de fase em kits com cross passivo, adianta alguma coisa?

Editado por Fortes
Postado em

Aproveitando:

Se o player não tiver inversão de fase, é só trocar ligar o (+) do TW no (-) do amp(no caso de bi-amp) e vice-versa, né?

e inversão de fase em kits com cross passivo, adianta alguma coisa?

sim e sim.

Não importa se o lit é com cross ativo ou passivo, o som, no ponto de corte deve chegar em fase ao ouvido, ou seja, tweeter e mid tocando na mesma fase. Como a fase é alterada pela distancia dos falantes, pelos componentes do cross e pelos proprios falantes, não tem como dizer se eles estão em fase ou não, então vale a pena testar.

Postado em

sim e sim.

Não importa se o lit é com cross ativo ou passivo, o som, no ponto de corte deve chegar em fase ao ouvido, ou seja, tweeter e mid tocando na mesma fase. Como a fase é alterada pela distancia dos falantes, pelos componentes do cross e pelos proprios falantes, não tem como dizer se eles estão em fase ou não, então vale a pena testar.

Boa, tinha dificuldades de entender esses ajustes de fase. Obrigado pelo esclarecimento.

Postado em

Bom naquela faixa de testes de fase... eu não consegui perceber se está em fase ou não...

O sub quando inverti a fase percebi o grave mais proximo e ajustei T.A Subwoofer esquerda e direita (deixei as mesmas medidas)

Ja para tweeter não percebi diferença invertendo ou não a fase.

Até agora não sei se meus componentes estão em fase porém consegui centralizar a voz e na faixa do sax acho que o palco sonoro ficou OK começando na esquerda indo até a direita e voltando ao centro.

Postado em

O problema ao meu ver eh o posicionamento dos tweeters. Se nao testar eles um virado pra cada orelha pode nao chegar na melhor solucao. Outra coisa a testar eh diferenciar o ganho pra cada tweeter, algo entre 2 e 4 dB a menos do lado esquerdo deve ajudar. Com este player e um sistema 4 vias consegui um resultado bastante satisfatorio

Postado em

vou testar o posicionamento dos tweeters...

Cristianolo vale a pela adquirir um ipod para tocar lossless e wav ?? atualmente estou convertendo meus flac para mp3 320 e usando no pendrive.

Só irei fazer este investimento do ipod se realmente valer a pena.

Postado em

Eu sigo a linha de pensamento que um mp3 com boa conversao nao deve nada, ainda mais em ambiente automotivos e sets medianos

Vale a pena testar. Tem gente que vai perceber a diferença, outros não. Depende da música também, até pq a maioria já é super mal gravada na origem.

Postado em

Atualmente estou baixando flac e convertendo para mp3 CBR 320kbps pelo dbpoweramp... percebo os agudos um pouco apagados... não sei se é o mp3 o motivo.

Porém gastar 700 pila num ipod pra depois por e não perceber diferença ou que seja pequena acho que não vale a pena, nunca testei estou procurando alguem com um ipod para realizar o teste rsrsrs..

Alguem sabe como faço para dividir um arquivo .flac em faixas ?? o arquivo está em uma uunica faixa.

Postado em (editado)

Pq vc não grava um CD, em formato de audio mesmo, pegue suas músicas em .flac, converta pra .wav (não vai perder qualidade nem ganhar, só vai mudar o tamanho do arquivo e a extensão dele). Depois vc grava o CD selecionando umas 12 ou 15 musicas (ou o tanto que couber no CD). Pronto, faça o teste e veja se vc é capaz de perceber diferença. Se vc for, basta pensar nesse investimento, se vc não for capaz de notar nenhuma diferença, fique com seus mp3s em 320kbps.

Agora vc falou que não nota o agudo das suas músicas mp3, confira realmente se a conversão está sendo feita como deve ser:

320kbps atinge os 20khz (como saber se está atingindo? Basta ter o Adobe Audition, ou um programa que eu uso e acho ótimo, que é o Sonic Visualiser; vc vai carregar a música convertida e vai nas opções de visualizar o spectrogram, se a margem chegar próximo dos 20k, pronto, seu mp3 320kbps é real quality, se não chegar, é pq ou o seu flac está em qualidade baixa, ou o programa está convertendo em má qualidade)

Pra vc ver se seu Flac está em boas condiçoes, converta pra .wav e carregue tbm para ver o spectrogram dele, se passar dos 20k, ótimo, seu flac é legitimo.

Editado por STL
Postado em

Valeu pelas dicas vou testar minhas músicas no software.

Estou usando o dbpoweramp.. acho que é o mais usado pela galera aqui do forum e converte tudo realmente elé é muito bom.

Existe algum tipo de gravação especial que deve ser feita ? Velocidade ou alguma configuração no nero ou naquele programa chamado burnnn ?

STL na sua opinião vale fazer este investimento ou não ?

Postado em (editado)

Sou usuario MAC, eu uso o xACT, entao nao sei dizer sobre o dbpoweramp, apesar da reputaçao dele ser boa.. Sou DJ e tenho facilidade em reconhecer musicas em wav. Tbm sou uploader em trackers privados de música eletronica, e sei como é a exigencia de um mp3 320 real quality, que atinge a margem correta.

Sobre a gravaçao, logicamente depois que vc converteu o flac pra wav, escolha SEMPRE gravaçao em velocidade reduzida, pra nao correr riscos e da erro (ainda mais em se tratando de audio). Muito embora, muitos colocam a toda velocidade e gravam normalmente.

Essa de que nao vale a pena pq o set nao é um "hi-fi" e nao tem como saber a diferença de mp3 e wav, é conversa fiada, me desculpem os mega master instaladores e entendedores que defendem a tese de que nao tem diferença isso e aquilo.... Pq existe sim, é perceptível, em um celular num fone comum de ouvido, eu vejo diferença... meu android só tem musica em wav... o som é mais encorpado, soa mais natural, tem mais vida, nao tem RUIDO! Nao distorce, quem é DJ de verdade sabe... que se tocar um mp3 mal ripado, no dancefloor, automaticamente dá aquela diminuída no grave e agudo, aquela abafada no som....

Se vc investiu em som no carro, de qualidade, nao tem o pq de nao ter audio de qualidade. Logicamente o metodo mais facil para troca e inserçao de músicas em lossless, é via ipod, pq no CD é complicado ficar levando varios e ter que trocar a todo instante... Se vc busca conforto aos ouvidos e prazer de escutar músicas de qualidade, lossless é sim o mais indicado, tanto no pc, no home, no celular, no receiver, e no carro.

Eu só escuto CD no carro, meu set é kit DAT 2 vias + sub + hu sony (velha de guerra e vou trocar provavelmente por um que tenha usb e que leia .wav direto no pen drive!) Pra vc ver que flac/wav é, pra quem escuta e percebe, o melhor em música.

Compensa sim, se nao ter outros importantes investimentos e/ou prioridades. Um set como o seu, nem sonhava em colocar mp3!

Editado por STL

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...