Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
SCent

[duvida] Falantes dispostos em diferentes faces da caixa

Recommended Posts

Pessoal, me surgiu uma dúvida que acredito que ainda não tenha aparecido no forum, ou pelo menos, não encontrei.

Imaginem uma caixa que vai possui 4 woofer ou subwoofers de 15 polegadas, com uma faixa útil de 40 a 200hz (Oversound 15-800, apenas para fins ilustrativos), devidamente alimentados e cortados, eles seria montados em uma caixa em que dois falantes ficariam na face frontal da caixa e dois falantes na face superior, ou seja, dois falantes olhando para o porta malas e dois falantes ficam olhando para o teto do carro, ou seja, 90 graus todos em um mesmo compartimento ou então dois compartimentos!

A princípio o que passou pela minha cabeça é que teriamos 90 graus de defasagem de fase, mas na pratica, como fica o que acontece no som dentro e fora do carro? Cancelamento, acoplamento ou impossivel de dizer sem testar?

Imagem para ilustrar a ideia

post-60216-0-16697500-1341269895_thumb.jpg

Editado por Som Center

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

véi esse tipo de caixote de tomate vemos aki no forum é mt antigo, famosos painis 306 montandos 2 pra cima e 2 pra frente e ngm nunca reclamou de rendimento nem nada.

agora a parte tecnica se realmente há algo ai ja nao manjo. Mas pode montar de boa ;D

Compartilhar este post

Link para o post

véi esse tipo de caixote de tomate vemos aki no forum é mt antigo, famosos painis 306 montandos 2 pra cima e 2 pra frente e ngm nunca reclamou de rendimento nem nada.

agora a parte tecnica se realmente há algo ai ja nao manjo. Mas pode montar de boa ;D

Imagino que realmente não seja nada novo, já vi fotos, em 99% dos casos dos pioneer mesmo, mas nunca ouvi, nem vi alguém comentando a respeito desse tipo de caixa, se ela se comporta como uma dutada normal ou se chega a ter perdas pela diferença das posições dos falantes...

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que não é nada legal ficar dando up, mas mesmo assim vou faze-lo...

Não encontrei nada no forum sobre isso, será que mais alguém ai pode dar algum relato ou alguma experiencia que teve?

Compartilhar este post

Link para o post

Se respeitar a litragem vai tocar bem, multiplique por 2x uma caixa normal, inclusive os dutos, porém, nesse tipo de caixa vc nao terá uma qualidade de grave, será mais SPL mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

não acredito que terá o mesmo rendimento do que se fossem os 4 direcionados igualmente.

Os projetos que vemos aqui no fórum são de sistemas voltados para SPL e Subgrave, com porta malas fechado, então mesmo em direções diferentes ambos fazem pressão para dentro do carro.

Já em sistemas compostos por woofers ou subwoofers profissionais, destinados para trio o direcionamento dos mesmos fazem uma grande diferença, com isso acredito que montados da maneira acima teria uma perca consideravel.

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que não é nada legal ficar dando up, mas mesmo assim vou faze-lo...

Não encontrei nada no forum sobre isso, será que mais alguém ai pode dar algum relato ou alguma experiencia que teve?

Certeza que vc pesquisou?

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=157199&st=0

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=143413

.. tente pesquisar DE VERDADE!

Compartilhar este post

Link para o post

O primeiro tópico eu já havia lido, muita informação sobre acoplamento, mas infelizmente não consegui chegar a uma conclusão para o caso que eu citei em especifico, o segundo tópico eu não havia lido, lí, e cheguei no mesmo ponto, não sei o que vai acontecer pasmafaute

Existe uma inversão mecânica de 90 graus, acredito que para dentro do carro, onde prevalecem os subs, realmente as frequencias baixas não vão ser afetadas porque como o pessoal já citou, já é um setup utilizado nos sistema de som interno, mas e pra fora, o que vai acontecer? Acoplamento não vai ocorrer, mas e cancelamentos?

Os falantes estão tocando eletricamente alinhados, mas terão movimentos em sentidos diferentes... :banghead

Deu um nó na cabeça [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Acoplamento SEMPRE acontece, desde que estejam na mesma fase (nenhum dos dois estejam invertidos). Um exemplo prático é praça de alimentação de shopping... cada um falando no seu tom, com sua voz.. mas acaba acoplando e vc escuta um SPL alto no final... sacou?

Mas pra ter o acoplamento IDEAL, aproveitando O MAXIMO possível da banda de resposta do falante... o ideal é deixa-los com os centros mais próximos possíveis (a distância entre eles não pode exceder o comprimento de onda da maior frequencia a ser acoplada) e num mesmo plano, fazendo-os funcionar como um só! =)

E não, não terão movimentos diferentes. Acusticamente falando, o movimento que conta é: "pra dentro" e "pra fora". Se a caixa tá deitada, virada.. isso não importa! Sacou?!?!

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Acoplamento SEMPRE acontece, desde que estejam na mesma fase (nenhum dos dois estejam invertidos). Um exemplo prático é praça de alimentação de shopping... cada um falando no seu tom, com sua voz.. mas acaba acoplando e vc escuta um SPL alto no final... sacou?

Mas pra ter o acoplamento IDEAL, aproveitando O MAXIMO possível da banda de resposta do falante... o ideal é deixa-los com os centros mais próximos possíveis (a distância entre eles não pode exceder o comprimento de onda da maior frequencia a ser acoplada) e num mesmo plano, fazendo-os funcionar como um só! =)

E não, não terão movimentos diferentes. Acusticamente falando, o movimento que conta é: "pra dentro" e "pra fora". Se a caixa tá deitada, virada.. isso não importa! Sacou?!?!

Entendido, me faltava a parte: "do acusticamente falando o que conta é pra dentro e pra fora"

Sabendo que o comprimento de onda a 200hz, que é meu corte superior, é de aproximados 1,8 metros, a princípio o acoplamento funcionaria normalmente, todavia não estariam no mesmo plano, então o acoplamento não vai ser o melhor possivel...

Muitissimo obrigado, tirou minha dúvida!

Compartilhar este post

Link para o post

Justamente! Vai acoplar, mas se tu montar outro som exatamente igual e todos num mesmo plano.. toca mais! Acopla mais corretamente, em toda a gama de resposta do falante!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...