Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
camposnovossc

Ajuda com Sintonia da Caixa!

Recommended Posts

Boa tarde galera! estou projetando uma caixa para este Sub da Paineer, como nao achei nada a respeito dele no forum,

estou com 2 projetos de Caixa para ele um com

60 Litros BRUTO

e outro

54 litros BRUTO

sem descontar o sub e duto, lembrando que pretendo som com Subgrave, em uma cabine da Saveiro Cross, vai a foto dos 2 projetos espero ajuda de vcs..

http://imageshack.us...217/yhyhyh.png/

http://imageshack.us.../imagemiij.png/

Equipamentos...

Modulo Taramps 1.200 Rms a 2ohms

Paineer TS-W 304R 300 Rms 4ohms

- Potência máxima 1300 W

- Potência de entrada nominal (RMS) 300 W

- Resposta em frequência 20 Hz a 220 Hz

- Sensibilidade (1W / 1m) 95 dB

- Frequência de ressonância 28,6 Hz

- Impedância 4 ohms

Modulo SD 250.2

2 - Kit 2 vias SELENIUM 62V2A 6" 60W RMS

um cada canal do SD

CROSSOVER STETSOM STX62 3 VIAS, FLAT , LOW-PASS , HIGH-PASS..

MUSICAS QUE ESCUTO SAO HIP HOP , REGGAE, AS VESES SERTANEJO... TODOS OS EQUIPAMENTOS JA ESTAO COMPRADOS, ENTAO SO QUERO A DICA DA CAIXA COM QUAL VOU CONSEGUIR MELHOR SUBGRAVE..

GRANDE ABRAÇO A TODOS!!!

Editado por camposnovossc

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Manual recomenda 42.5 Litros Livres, mas se vc quer subgrave aumentaria pra 48 litros livres sintonizado entre 35Hz e 38Hz.

Seu PAINEER vai toca massinha na Saveiro :D

Compartilhar este post

Link para o post

48 litros Livre? mas nao vai ficar muito pekena cara? quero um grave mais longo asim entende, TAVA PENSANDO NA CAIXA DE 60 LITROS BRUTO, DESCONTANDO SUB E O DUTO ACHO QUE VAI FICAR COM UNS 54 LITROS LIVRES POR AI, NAO SEI FASE A CONTA, ENTAO VC ACHA QUE ESSA MINHA CAIXA DE 60 LITROS VAI FICAR MUITO GRANDE??? E DE RESTO OQUE VC ACHA O SET?? ESTA LEGAL?? ABRAÇO

Compartilhar este post

Link para o post

48 litros Livre? mas nao vai ficar muito pekena cara? quero um grave mais longo asim entende, TAVA PENSANDO NA CAIXA DE 60 LITROS BRUTO, DESCONTANDO SUB E O DUTO ACHO QUE VAI FICAR COM UNS 54 LITROS LIVRES POR AI, NAO SEI FASE A CONTA, ENTAO VC ACHA QUE ESSA MINHA CAIXA DE 60 LITROS VAI FICAR MUITO GRANDE??? E DE RESTO OQUE VC ACHA O SET?? ESTA LEGAL?? ABRAÇO

Esse sub não deve ocupar mais do que 4L ! O maior problema é que esse sub tem um xmax BAIXÍSSIMO, de 4,5mm, pra ter uma noção sub de 8" tem 6mm de xmax (no caso o keybass panther) acho que até alguns sub de 6" tem um xmax igual a esse !

Ou seja eu colocaria em caixa menor mesmo, pra ter um noção de comparação o TS-W309 tem 11,4mm de xmax o seu irmão anterior (308) tem o dobro do 304 que no caso é 8~9mm se não me engano !

Compartilhar este post

Link para o post

oPA SIM TENHO SIM, ACHEI ELE MUITO BUNITO CARA ELE DENTRO DA SAVEIRO VAI FICAR MUITO SHOW, QUERO FASE PERSONALIZADO PROJETINHO LEGAL COM CORVIN IGUAL OS BANCO DA SAVEIRO VAI FICAR LINDOO,

OUTRA COISA GALERA OS 2 KIT 2 VIAS DA SELENIUM NAO VAO FICAR MUITO FORTE, SERA QUE O GRAVE VAI ACOMPANHAR LEMBRANDO QUE UM DOS KITS VAI FICAR ENTRE OS BANCOS E O OUTRO KIT NAS LATERAL UM FALANTE E TWWITER ATRAS DE CADA BANCO NA LATERAL

TA AI O SUB""

http://imageshack.us/photo/my-images/542/paineee.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/38/paineerrrrr2.jpg/

Compartilhar este post

Link para o post

COMO NAO ENTENDO MUITO DE SOM ESTOU COMEÇANDO AGORA, PODERIA ME EXPLICAR ESTA QUESTAO DE XMAX!!

OQUE VC ACHA DO PROJETO??

A CAIXA COM 60 LITROS BRUTOS ENTAO DESCONTANDO O SUB E O DUTO VAI FICAR COM UNS 54 LITROS LIVRES MESMO???

Compartilhar este post

Link para o post

Xmax, é a excursão máxima do alto falante no espaço da bobina sem dano ! Ou seja, apesar de ser bonito tem uma excursão muito baixa esse pioneer, então eu não recomendaria por em caixa grande e aplicar muita potência, pois 4,5mm é muito pouco mesmo !

Descontando duto e sub, acho algo meio que... não sei, o duto é vasado como ocupa volume ? Acho que ficaria em uns 56L livres hein !

Compartilhar este post

Link para o post

Minha TARAMPS tem 1.200 RMS mais em 2ohms, como o Paineer e 4ohms

entao ela vai manda 600 rms! estou certo neh?

entao oque vc me diz desta caixa de 56 litros livres

acho que com ela conseguirei meu objetivo, subgrave, como mais pra frente

trocarei este sub por um BRAVOX UXP acho que a caixa ja vai ficar padrao para o UXP tbem!!!

e o resto do projeto oque me diz? coloco os 2 kits atras dos banco ou coloco 1 nas porta?

oque me diz? grande abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Pode colocar os 2 kits se você ja têm, apenas regule o ganho do módulo depois se achar que fica muita voz, depois quando trocar de sub aumenta o ganho *-*

Sobre a caixa, se sua intenção vai ser trocar por um UXP mais tarde, então faça com 55L livres mesmo, só cuida com o xmaxx regula bem o módulo pro sub não PULAR muito entende...

Compartilhar este post

Link para o post

oque vcs acharao do set? vai ficar bom?

e quanto a bateria estou pensando em colocar mais

uma auxiliar de 100Ah com a do cofre fica

160Ah acho que esta otimo neh!

sobre a questa da caixa que o trapezional dela vai ficar na parte da frente

nao tem problema algum do duto fica em cima da caixa neh?

SOBRE O CROSSOVER ESSE STETSOM ESTA DE BOM TAMANHO TBEM ?

GRANDE ABRAÇO A TODOS!!

Compartilhar este post

Link para o post

160 amperes da pra 2 sons desse, mas como energia nunca é demais, vai ficar show. Pegaria uma slim de 80 amperes pra colocar debaixo do banco do carona mesmo e pronto, só confere se a do cofre está boa pra não ficar "estragando" ou sugando carga da outra. Quanto ao duto o ideal é que fique na mesma face do sub, mas acredito que a perda de o duto ficar em outra direção nao seja tão grande, mas quanto a isso não tenho absoluta certeza pois nunca vi na prática 2 caixas iguals em sets iguais apenas mudando o duto de local...alguem pode responder isso melhor pra você.

No mais vai ficar show, vlw.

Compartilhar este post

Link para o post

Vlww amigo, poise cara minha vontade maior e faser o projeto da caixa assim..

http://imageshack.us/photo/my-images/401/imagemiij.png/

mas nao esta facil de planejar bem certinho, ainda mais eu com 1.90 de altura fica complicado ainda mais,

porque nao quero os bancos retos para cima neh, jah chega anda assim com o carango do meu pai, ahsuahsuasha

mas vou faser mais uns calculos para ver c consigo uns 60 litros brutos com este projeto,tirar as medidas novamente da saveiro!!

na questao do crossover ninguem para me ajudar?? este mesmo esta bom??

Compartilhar este post

Link para o post

60 litros é muita coisa pra pioneer.. baixa excursão..

(50, 52) litros está passando de bom! ;D

Compartilhar este post

Link para o post

60 litros é muita coisa pra pioneer.. baixa excursão..

(50, 52) litros está passando de bom! ;D

:+1 :+1 :+1 :+1 :+1

Lembrando que é litragem bruta !

Edit: depois que comprar um UXP, faz outra caixa, de 63L @32hz, ai sim pois ele tem o dobro do xmax desse pioneer !

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o perigo de faser uma caixa de 60 litros livres para esse pioneer e de queimar ele??

mas tocar ele vai tocar bem um subgrave!! esta e minha duvida??

alguem poderia me ajudar nesta duvida cruelll!! grande abraço a todos!!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, pense, pesquise, olhe os artigos, você tem um sub de baixa excursão (baixo excursionamento do cone), o fabricante recomenda 42L e fazer uma de 60L vai descontrolar ele, mal vai dar som já vai ta no limite de excursão, e se aumentar mais pode bater bobina ! Ou seja subgrave não é a desse pioneer !

O pessoal coloca 60L pra pioneer render subgrave só que o 309 que tem MUITO mais excursionamento (no caso 11,4mm), então pense um pouco e se souber faça uma simulação da caixa no WinISD ou no Bassbox, com essa caixa de 60L sintonia nos 34~35hz, e veja o gráfico de excursão e veja se aplicando 600~700w rms na bunda, passa do xmax ! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Vlww aai VIEPPER sou leigo mesmo nesse assunto de som automotivo, acho que vou ter que trocar este sub por outro, nao adianta, porque vou faser o projeto personalizado, dai fica complicado eu trocar a caixa.. este pioneer e provisorio mesmo..

lembrando que vou usar uma TARAMPS 1.2 2oHMS

Olha este Sub oque me dis dele

Clarion PXW1251

• PXW1252 T-S Parameters
  • Dimensions
  • Fs (Hz) 30.76
  • Qms 6.759
  • VAS (Litres) 67.73
  • VAS (Cubic Feet) 2.392
  • MMs (Grams) 142.6
  • Xmax (mm) 12
  • Xmax (inches) 0.472

ou sera que um simples UXP jah resolveria meu problema!!!

desculpa minha ignorancia!!

Outra Duvida o duto influencia no desempenho do subgrave, ele sendo do mesmo tamanho so que na parte de cima da caixa ou na lateral, do que e na parte frontal junto com o subwoofer??

abraço a todos!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Então, como já comprou o sub testa ele, ficar ruim não fica, faz uma caixa com uns 52L sintonia nos 34~35hz (nessa faixa), numa saveiro (cabine pequena) deve ficar um rendimento interessante, não vai descer nas profundezas (pois não é qualquer sub de baixo custo que desce maravilhas não) mas deve tocar bem !

No caso do sub clarion, bom opinar pra falar que é bom ou não sem ouvir é complicado, mas pelos os parametros parece ser um bom sub !

Compartilhar este post

Link para o post

Vlww viepper cara vc me ajudou muito mesmo, estou começando agora a mexer com som, vai ser meu 1 Set..

entao vou seguir sua opiniao, vou testar esse paineer!!!

faser uma caixa com 57 litros brutos descontando o sub e o duto deve ficar em 52 - 53 litros livres por ai..

caixa vai ser esta! so preciso da ajuda de vcs para sintonizar ela nos 34~35 hz.

http://img802.imageshack.us/img802/2061/yhyhyh.png

e reza que minha Taramps nao torre o Paineer!! ahushasua abraço a todos

Compartilhar este post

Link para o post

Vlww viepper cara vc me ajudou muito mesmo, estou começando agora a mexer com som, vai ser meu 1 Set..

entao vou seguir sua opiniao, vou testar esse paineer!!!

faser uma caixa com 57 litros brutos descontando o sub e o duto deve ficar em 52 - 53 litros livres por ai..

caixa vai ser esta! so preciso da ajuda de vcs para sintonizar ela nos 34~35 hz.

http://img802.images...2061/yhyhyh.png

e reza que minha Taramps nao torre o Paineer!! ahushasua abraço a todos

Dinada, estou aqui para ajudar e compartilhar informações na medida que eu posso e sei também !

No caso digo em 52~53L brutos mesmo já ta ótimo !

Compartilhar este post

Link para o post

Blzz Viepper vou faser este projeto mesmo!! e vamos ver oque vai dar, depois de pronto posto fotos e videos para vcs verem o resultado grande abraço a todos, e muito obrigado pela ajuda!!!

Compartilhar este post

Link para o post

E pra sintonizar ela em 34~35 Hz alguem poderia me dizer o tamanho do duto??

e se tem alguma diferença em relação ao subgrave, do duto ser na parte de cima da caixa? geralmente e na parte frontal junto com o sub! , como minha caixa vai ser a parte frontal trapezional nao tem como faser o duto na frente ou tem?

grande abraço a todos

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...