Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
SubSonic

Projeto mamão com açúcar para as férias

Recommended Posts

Pessoal,

Eu vou aproveitar as férias de meio do ano (uma das poucas vantagens de se ser professor é ter 2 férias por ano!) para organizar o som aqui de casa, do quarto e da sala! Alto falantes já tenho todos, mas preciso de amplificadores!

Eu já tenho 1 amp stereo para o quarto, não vou mexer nisso! Preciso de amp para o sub e para as frontais da sala!

Eu quero fazer esses amps, eu tenho certa noção de soldagem em placa, sei produzir PCB, tenho todo o material e ferramentas, MAS NÃO QUERO PROJETOS TRABALHOSOS! Quero coisa já bastante testada e que já tenha PCB pronta pra imprimir, lista de materiais e que seja fácil de fazer acertos e tudo mais!

Eu já montei ampzinhos de CI, mas nunca um amp transistorado! Seria um desafio legal, mas tenho q começar com coisa simples! até pensei em comprar uns kits no ML, mas não achei nada confiável!

Outra questão é a fonte, gostaria que os amps trabalhassem na mesma tensão, pensei em algo que trabalhasse em ±35V, que dá pra tirar um mono de boa potencia (to mirando nos 100W) para o sub, e um bom stereo com uns 35W por canal! Meu objetivo era montar um amp 2.1 em uma única carcaça, ou seja, 2 placas, 1 stereo e 1 mono (ou 3 mono, ou 2 stereo, estando 1 em bridge), e uma fonte só para tudo!

Alguem aí tem sugestões? Eu pensei em usar o DX Blame ST, pq já tem design de PCB pronto, milhares de explicações e o Carlos é bem acessível para pedir ajuda, se fosse preciso!

O gainclone no Nabuco é bem legal, mas o kit sai muito caro! Eu quero algo barato!

Se eu chegar em um 2.1 LEGAL, já fico muito contente, e fico com o som stereo mesmo, e em outras férias monto a central e surround!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Transistorizado é mais enjoado. O DX é um projeto simples e estável.

Tem muito projeto de amp com TIP 122/TIP127 que são mamão com açúcar. Nada hi-fi, mas bem sólido.

Compartilhar este post

Link para o post

Transistorizado é mais enjoado. O DX é um projeto simples e estável.

Tem muito projeto de amp com TIP 122/TIP127 que são mamão com açúcar. Nada hi-fi, mas bem sólido.

Não quero hi-fi, mas quero algo superior a um miny system, pelo menos (não em potencia, mas em fidelidade)!

Eu quero o desafio de montar um amp discreto pela primeira vez!

O Zimmer tá com umas placas para os DX por 7 dolares + frete, to tentado a fazer o pedido! são placas boas, com serigrafia mostrando os componentes que acelera a montagem!

O DX é legal pq usa componentes baratos!

Atualmente minha intenção é:

Stereo: DX Blame ST ou MKII (±35V)

Mono: 1 TD 7294 com ±35V para uns 70W em 8 ohms com baixa distorção

Alguem já montou/ouviu o 7294? pra graves ele manda bem? vi videos e relatos e parece ser uma boa opção! Se eu não tiver tempo tem placa pronta pra ele, montada, por 35 reais! Eu me dedicaria mais ao DX, e para o sub teria uma solução "plug n play"!

Editado por SubSonic

Compartilhar este post

Link para o post

Tem uns kits no e-bay bem interessantes, principalmente os clones do Naim (procura pro NAP 140). Só não arrisco por que estou sem a bala mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

No ebay, você encontra uns kits de amplificador classe D bem legais usando irs2092, são capazes de fornecer em torno de 300W dependendo da tensão de alimentação. A qualidade de áudio é muito boa e custam em torno de 35 dólares. O kit vem completo, precisa apenas soldar ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Tive uma idéia doida aqui que acho que vai acabar sendo a definitiva!

Tava vendo os custos, uma fonte vai ficar, com capacitores e tudo, em torno de 120 reais, o amp mais no mínimo 80 reais (o supercharged, por ex. fica 72 só de transistor, esse classe D chines do ebay, mais de 40 dolares com frete...), já se foram 200 reais, só para subwoofer... um SD 250.2 tá 165! Eu tenho uma fonte de PC parada que aguenta ele tranquilamente, to pensando seriamente em partir para o acriliquinho para subwoofer!

para médio-agudo eu quero montar o DX Blame, mas para subwoofer, pelo menos por enquanto, não vou ficar de frescura não! Vou de solução pronta e já era!

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, mete o SD no fundo da caixa e relaxa.

Quanto ao DX, acho o mais apropriado. Tem MUITO vídeo do Mergulhão ensinando a montá-lo e acertá-lo, inclusive o BIAS. É muito bem documentado.

Mas não recomendo comprar os transístores em qualquer lugar não... Melhor pedir de fornecedores confiáveis.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, mete o SD no fundo da caixa e relaxa.

Quanto ao DX, acho o mais apropriado. Tem MUITO vídeo do Mergulhão ensinando a montá-lo e acertá-lo, inclusive o BIAS. É muito bem documentado.

Mas não recomendo comprar os transístores em qualquer lugar não... Melhor pedir de fornecedores confiáveis.

Pois é! A aquisição e seleção dos componentes é OUTRA história!

Sugestões para fornecedores? Eu sei que rola muita falsificação desses transistores!

Compartilhar este post

Link para o post

Trabalhar com toshiba é garantia de dor de cabeça. O Mergulhão faz uma consideração sobre os transístores naquele tópico do HTF.

Acho que a Farnell seja a mais confiável.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra usar a fonte ATX é necessária alguma modificação?

Eu já testei amp automotivo com a fonte e tocou de boa, mas foi coisa de 2min! Já vi dizer que tem que por uma carga na linha de 5,5V pra manter a linha de 12V estável, procede isso? que carga tem que ser? um LED é suficiente?

Compartilhar este post

Link para o post

Nas ATs era rpeciso, as ATX monitoram todas as linhas ao mesmo tempo. Tanto que é bem mais difícil de alterar, tem que modificar o divisor resistivo.

Eu uso de boa com uma fonte só. Nunca botei pra tocar grave não, apenas pra tocar fullrange, mas sentei o dedo no volume sem nenhum desarme considerável. Só desarmou uma vez que clipou com vontade. Pra uso normal vai tranquilo.

Qualquer coisa, use 2 fontes em paralelo. Mas aí já é pra muita potência.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou na mesma.. Mas acho que vou apelar para um amp Booster que tenho aqui 2+1.. Caixa já tenho para os médios e agudos.. Falta agora construir um sub (não quero comprar pronto) de uns 100-125 rms para grave..

Alguma sugestão do que devo comprar para montar o sub? 8", 10" pol?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...