Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
jotacê

Keybass Panther de 12 - ajuda na caixa

Recommended Posts

Boa tarde, galera!

Preciso da ajuda de vocês:

Pretendo montar uma caixa para tocar conforme o usuário CRASCHER escreveu há muuuito tempo, na verdade há sete anos, mas serve para ilustrar a idéia, segue o texto:

“Entendi.

Bom, facilita e MUITO essa utilização para a caixa.

Já saimos fora das caixas genéricas(20-60hz) e entramos nas especificas, no caso uma feita apenas para complementar a resposta dos mids, dar a ambiencia, o impacto, a extensão no subgrave, encher a cabine mesmo.

Além de ser mais fácil de acertar a resposta e de projetar, ajuda muito no que se refere a delay e controle do falante.

Se for para fazer lowpass em 30hz 12dB/8a mesmo, eu iria de 2 NAR 10" em dutada.

Não recomendei o W0 pois para essa aplicação em especial, não se justifica a diferença de preço. Quando o assunto é tocar lááá embaixo apenas, os dois se equivalem.

Eu faria uma caixa de 53L livres para cada sub, sintonizada entre 21 e 25hz.

Infelizmente acaba ocupando um espaço considerável.

Mas essa eu garanto que vai plano até onde vc conseguir escutar, e o delay na faixa util(20-40hz) é minimo. A frequencia ajuda também. Como os mids vão ser responsáveis pela porrada em si, o sub vai entrar rasgando com subgrave, enchendo a cabine toda. Beira o imperceptivel essa transição mid/sub.

Quando vc se der conta, o subgrave já envolveu a cabine toda.

E de quebra, utilizando o falante perto da frequencia de sintonia da caixa, ainda temos vantagem no que se refere a controle. Dá para fazer descer sem medo.”

Estou interessado no Keybass Black Panther de 12’, pois pretendo usar apenas um, e gostaria de montar uma caixa específica que tocasse plano dos 20 aos 40hz, com a caixa sintonizada mais ou menos como no exemplo acima. Problema: não sei simular caixas e nem calcular a sintonia dos dutos. Escolhi o Sub certo?

Obs.: vou empurrar com a Bridge do Boss CH1000 (400wrms teóricos a 4OHMS).

Segue os parâmetros:

Keybass KSW 12-147 PANTHER

Fs: 23hz

Re:3,6 Ohm

Qms:4.92

Qes:0.48

Qts:0.43

Vas:156

Cms:0,327 mm/N

Rms:4,27 Kg/s

No:0.004

Sd:580 cm²

Xmax:9mm

Le:2,61 mH

Muito obrigado Galera!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tirando o EBP (Fs / Qes) desse sub, a caixa ideal para ele é selada e eu consultei no site Power X. Lá fala também que esse sub tocar forte e macio, a caixa ideal é a selada.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Dudu..

Aproveitando. qual Sub se enquadraria no conceito?

Abss

Editado por jotacê

Compartilhar este post

Link para o post

Bom amigo, vou dar a minha opinião sobre o panther de 12" em Dutada, não tive oportunidade de ouvir vários subs(bons) até hj, mas comparado ao meu antigo Bravox Premium II de 10" o keybass toca muito melhor, é muito mais musical, desce muito, controlado e macio, os dois subs em caixa dutada.

Sinto que o panther da umas emboladinhas leves quando o grave precisa ser rápido, mas é algo que por enquanto consigo conviver.

Em selada não testei, parti logo pra dutada, mas tenho planos de fazer um seladinha pra ver como se comporta, mas primeiro preciso comprar um amp de graves dedicado.

Minha caixa está com 56L, se quiser mando os arquivos em que simulei a caixa no BassBox, estou postando o grafico de resposta que a Keybass me mandou, indicação deles(45L, 2 dutos de 7,5X30cm)

screenhunter02jun192159.jpg

abras

Compartilhar este post

Link para o post

Eae Jotacê blz ? Lembra de mim ?

Então, uma coisa que queria saber, gosta de uns graves mais presentes, ou quer que o subwoofer apenas complemente as frequências baixas ? Pois tipo selada é muito boa, tem mais definição e velocidade, normalmente(dependendo do sub) fica melhor e mais gostoso pra ouvir o música, o problema é que perde muito SPL fica bem mais fraco (perde no mínimo 3db)

Outra, ainda tem seu Audiobank 4100 ? o kit 2 vias ainda é o Selenium 62v2a ?

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro sim, Vieper. Continuo com os equipos citados mais o Destroyer de 15', lembra?

Gosto de graves presentes, mas quero esperimentar uma caixa diferente, que complemente os mids enchendo a cabine desde os 20 e poucos hertz. Pensei no Panther por causa do Fs dele. Não faço questão de muita pressão, estou focado no equilíbrio agora. Seladinha não está descartada, desde que toque plano a faixa de subgrave, sem problemas.

E os seus equips como estão agora?

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro sim, Vieper. Continuo com os equipos citados mais o Destroyer de 15', lembra?

Gosto de graves presentes, mas quero esperimentar uma caixa diferente, que complemente os mids enchendo a cabine desde os 20 e poucos hertz. Pensei no Panther por causa do Fs dele. Não faço questão de muita pressão, estou focado no equilíbrio agora. Seladinha não está descartada, desde que toque plano a faixa de subgrave, sem problemas.

Abraço.

Abraço.

Hum, lembro, e tinha conseguido equilibrar o set ? Pro grave não encobrir os médios e agudos ?

Bom, pra você ter uma ideia, com dutada tem chance do grave cobrir os médio e agudos, já em selada a chance é bem menor, experimente a selada mesmo, acho que você deve gostar da qualidade dela !

Uma coisa, que você citou é "preencher a cabine" uma dica é deixar o corte LPF do sub mais baixo, pois quanto menor a frequência menos direcionável é, ou seja, se deixar por exemplo o sub tocar só até 50hz, as vezes se nem percebe que o sub está na mala e sim no meio do carro ou na sua frente ! Já fiz o teste !

Então no caso dos meus equipamentos, por enquanto só estou com um player pioneer, uma fonte pra alimentar, e o kit 3 vias (tudo ta na assinatura)

Compartilhar este post

Link para o post

Hum, lembro, e tinha conseguido equilibrar o set ? Pro grave não encobrir os médios e agudos ?

Bom, pra você ter uma ideia, com dutada tem chance do grave cobrir os médio e agudos, já em selada a chance é bem menor, experimente a selada mesmo, acho que você deve gostar da qualidade dela !

Uma coisa, que você citou é "preencher a cabine" uma dica é deixar o corte LPF do sub mais baixo, pois quanto menor a frequência menos direcionável é, ou seja, se deixar por exemplo o sub tocar só até 50hz, as vezes se nem percebe que o sub está na mala e sim no meio do carro ou na sua frente ! Já fiz o teste !

Então no caso dos meus equipamentos, por enquanto só estou com um player pioneer, uma fonte pra alimentar, e o kit 3 vias (tudo ta na assinatura)

Legal Vieper. Estou pensando em comprar um par de mids da gradiente que vi no ML. eles dão um grave legal?

Abss

Compartilhar este post

Link para o post

Legal Vieper. Estou pensando em comprar um par de mids da gradiente que vi no ML. eles dão um grave legal?

Abss

Pow, se posto em uma caixa bem projetada, da um rendimento muito nos graves hein ! O user ViniciusMB tem 4 desses em uma caixa de 55L pros 4 e disse que desce até 30hz

Compartilhar este post

Link para o post

Segue o link pra baixar os arquivos de simulação tanto basssbox quanto WinIsd

https://rapidshare.com/files/3491178609/Simulações_Keybass_Panther_12.zip

Quando disse que o panther em dutada embola um pouco, é quando realmente o grave é rápido, tipo bumbo duplo de bateria do dream theater, mas não fica tão ruim tb, de resto ele se sai muito bem, mesmo sintonizado bem baixo.

abras

Compartilhar este post

Link para o post

Segue o link pra baixar os arquivos de simulação tanto basssbox quanto WinIsd

https://rapidshare.c..._Panther_12.zip

Quando disse que o panther em dutada embola um pouco, é quando realmente o grave é rápido, tipo bumbo duplo de bateria do dream theater, mas não fica tão ruim tb, de resto ele se sai muito bem, mesmo sintonizado bem baixo.

abras

Renato. Não consegui visualizar.

Acho que me falta um programa para download.

Não sei.

Abss

Compartilhar este post

Link para o post

Pow, se posto em uma caixa bem projetada, da um rendimento muito nos graves hein ! O user ViniciusMB tem 4 desses em uma caixa de 55L pros 4 e disse que desce até 30hz

E nas portas tratadas, será que desce bem?

O preço (R$50 no ML) pode compensar a troca pelos mids da selenium.

Abss

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...