Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Entusiasta1#mão

[AJUDA] 2 UXP + [Caixa] - [Fotos quinta á noite]

Recommended Posts

Seguinte piazada, sou leigão e pedi pra um parceiro me fazer a maior caixa possível para um corsa hatch. O resultado deu no seguinte:

Volume total de 170L, sem tampão, com os subs e dutos(4x3") virados pra cima.

O intuito é arrancar o máximo de subgrave possível sem deixar de lado o spl.

Pensei em sintonizar em torno de 32~35hz com picos de:

usando o winsd e colocando o valor da litragem em 85L.

35hz:

-1,7db em 30hz

2,2db em 35hz

3,7db em 40hz

maior pico em:

3,78db em 45hz.

2 dutos de 3"x20,8cm

33hz:

-1db em 30hz

2,1db em 35hz

maior pico em:

2,92db em 40hz

2 dutos de 3"(7,65cm)x24cm.

Agora me veio a cabeça de usar os subs invertidos pra tentar ganhar mais uns 4 litros... será que compensa? Como ficaria a polaridade, tenho que inverter nas bobinas ou só deixo no reverse do player? E em termos de grave e subgrave... faz alguma diferença?

E sobre a caixa, o que acharam? Gostei ali dos 33hz(vale mais a pena)... acho que vai ser meio "mista(+subgrave-spl)" se levar em consideração a quantidade de dbs ganhos e perdidos..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

aiehaiuehaue tinha que chegar nos 107 litros...

o objetivo é subgrave... na minha caixa por exemplo os 30hz ali estão em -5db.

Editado por Entusiasta1#mão

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal é fazer com no mínimo 110L LIVRES, para subgrave é claro.

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal é fazer com no mínimo 110L LIVRES, para subgrave é claro.

certo... e ai, faria algo diferente se o porta malas fosse pra no maximo 200L?

Compartilhar este post

Link para o post

Resposta ta blz, o problema é a excursão ! Com pouca potência isso passa fácil o xmax

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Resposta ta blz, o problema é a excursão ! Com pouca potência isso passa fácil o xmax

hmm... e ai, o que fazer? 1200d empurrando, tem subsonic... não faz o serviço direito?

Compartilhar este post

Link para o post

fiz uma ontem vou testar no fds, 109 Total ( 2 camaras ) 2 dutos um pra cada 4"24cm casa dos 40hz

com sub e duto vai cair pra uns 46L cada camara, vamo ve como se comporta.

Compartilhar este post

Link para o post

fiz uma ontem vou testar no fds, 109 Total ( 2 camaras ) 2 dutos um pra cada 4"24cm casa dos 40hz

com sub e duto vai cair pra uns 46L cada camara, vamo ve como se comporta.

parceiro, é 85L POR SUB, 170L total... já tenho uma de 57L pra cada... entendeu?

Compartilhar este post

Link para o post

hmm... e ai, o que fazer? 1200d empurrando, tem subsonic... não faz o serviço direito?

Faz assim, no WinISD não tem em project ? embaixo tem driver, box, vents, filters, vai em signal ! Ai em baixo de signal source, vai ta lá system input power, lá você coloca a potência que vai ser aplicada, coloque os 1200w RMS teóricos da roadstar ! Que no caso no driver input voltage (each) vai ficar 98 volts !

Agora, que já tem a potência aplicada, lá em cima na barra de ferramentas, no final vai ter Transfer Function Magnitude, clica nele e clica em cone excursion, e ver no gráfico a excursão que fica ! Se não me engano o xmax (máxima excursão) do UXP é 7,5mm

Ai vê de preferência a excursão das frequências abaixo de 50hz, já que quer subgrave !

Obs: lembrando que isso é no caso pro o WinISD atual o NOVO 0.7.0.900

Compartilhar este post

Link para o post

Faz assim, no WinISD não tem em project ? embaixo tem driver, box, vents, filters, vai em signal ! Ai em baixo de signal source, vai ta lá system input power, lá você coloca a potência que vai ser aplicada, coloque os 1200w RMS teóricos da roadstar ! Que no caso no driver input voltage (each) vai ficar 98 volts !

Agora, que já tem a potência aplicada, lá em cima na barra de ferramentas, no final vai ter Transfer Function Magnitude, clica nele e clica em cone excursion, e ver no gráfico a excursão que fica ! Se não me engano o xmax (máxima excursão) do UXP é 7,5mm

Ai vê de preferência a excursão das frequências abaixo de 50hz, já que quer subgrave !

Obs: lembrando que isso é no caso pro o WinISD atual o NOVO 0.7.0.900

po, valeu ai.. entao, pelo que me parece ta de boa, eu corto o subsonico em 26hz, feito pelo primeira oitava do corte de caixa... então supostamente abaixo de 25hz n vai tocar, quando coloco em 26hz, ele me diz que vai excursionar 8590,168mm, isso significa que são 8,5mm? pq se for vai ter que aumentar o corte do subsonic pra 27hz. No 27 vai ser 7,8mm e o xmax do uxp é de 8mm. Seria razoável então cortar la por 28hz? e mesmo assim a diferença ta sendo muito, muito grande de uma frenquencia para a outra!

ah, pequeno detalhe, as informaçoes acima sao sem colocar a potencia aplicada.. o roadstar da 980w reais, sendo assim divido por 2, certo? coloquei la 490w, ai ficou tudo bem zuado... será que ta certo? em um frequencia perto da outra a diferença de xmax é brutal...

outro edit: coloquei la 490.0w beleza... agora olha a diferença entre frequencias:

23hz=236367

24hz=227356

25hz=209917

26hz=77737

27hz=67876

por exemplo: 55hz=2063 e 56hz=96561... que mer** eh essa? auiehauie

ps: não aparece grafico nenhum, agora que me liguei... que que tem de errado? aeuhahuea

Compartilhar este post

Link para o post

cara, eu fiz alguma coisa errada aqui...

tem uma diferença bruta de quanto coloco 2 subs em 170L a 35hz, do que quando faço 1 sub em 85L a 35hz... pq isso? sempre calculei 1 só com as medidas pela metade... tava errado? alguem explica ae aehaiueha

Compartilhar este post

Link para o post

po, valeu ai.. entao, pelo que me parece ta de boa, eu corto o subsonico em 26hz, feito pelo primeira oitava do corte de caixa... então supostamente abaixo de 25hz n vai tocar, quando coloco em 26hz, ele me diz que vai excursionar 8590,168mm, isso significa que são 8,5mm? pq se for vai ter que aumentar o corte do subsonic pra 27hz. No 27 vai ser 7,8mm e o xmax do uxp é de 8mm. Seria razoável então cortar la por 28hz? e mesmo assim a diferença ta sendo muito, muito grande de uma frenquencia para a outra!

ah, pequeno detalhe, as informaçoes acima sao sem colocar a potencia aplicada.. o roadstar da 980w reais, sendo assim divido por 2, certo? coloquei la 490w, ai ficou tudo bem zuado... será que ta certo? em um frequencia perto da outra a diferença de xmax é brutal...

outro edit: coloquei la 490.0w beleza... agora olha a diferença entre frequencias:

23hz=236367

24hz=227356

25hz=209917

26hz=77737

27hz=67876

por exemplo: 55hz=2063 e 56hz=96561... que mer** eh essa? auiehauie

ps: não aparece grafico nenhum, agora que me liguei... que que tem de errado? aeuhahuea

Perai, ta muito errado ai mesmo !

Simulei aqui com o UXP POWER D2, com 85L @33hz, 450w de potência e em cone excursion !

Deu:

60hz = 8mm

55hz = 9mm

50hz = 10mm

45hz = 10,7mm

43hz = 10,9mm (PICO)

40hz = 10mm

35hz = 6,2mm

33hz = 5mm

30hz = 8,9mm

Compartilhar este post

Link para o post

cara, eu fiz alguma coisa errada aqui...

tem uma diferença bruta de quanto coloco 2 subs em 170L a 35hz, do que quando faço 1 sub em 85L a 35hz... pq isso? sempre calculei 1 só com as medidas pela metade... tava errado? alguem explica ae aehaiueha

ixii, estranho, resposta devia ta igualzinha, vê ai !

Compartilhar este post

Link para o post

Na prática pode até ter um pouco de diferença, normalmente na teoria não muda, os gráficos fica o mesmo (no bassbox é assim) !

O que muda mesmo é a intensidade SPL, que a diferença é de 3db, mas na resposta é pra ser a mesma, ve ai direitinho ! Vou tentar simular pra você aqui pra ver se tem diferença mesmo !

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Simulei aqui da no mesmo, muda nada (tudo igual os gráficos), apenas muda o gráfico de SPL que a diferença é de 3db

No caso já postei a excursão post #14:

Perai, ta muito errado ai mesmo !

Simulei aqui com o UXP POWER D2, com 85L @33hz, 450w de potência e em cone excursion !

Deu:

60hz = 8mm

55hz = 9mm

50hz = 10mm

45hz = 10,7mm

43hz = 10,9mm (PICO)

40hz = 10mm

35hz = 6,2mm

33hz = 5mm

30hz = 8,9mm

Compartilhar este post

Link para o post

Não cara, você tem que diminuir o volume da caixa, 85L é muita coisa pra um UXP mesmo querendo subgrave !

Tem um user o Linguiça que tem um celta e tinha 2 UXP Power 12" + Roadstar 1200D, o intuito dele era só subgrave e ele fez uma caixa se não me engano de 127 a 130L pro par, e pelos os vídeos tocava muito ! Depois de jantar te mostro os vídeos !

Compartilhar este post

Link para o post

parceiro, é 85L POR SUB, 170L total... já tenho uma de 57L pra cada... entendeu?

parceiro, eu entendi. nao discordei do seu assunto. disse que fiz uma caixa pra 2 uxp

interpretação a escola antigamente era obrigada a ensinar.

Compartilhar este post

Link para o post

cara, nao to conseguindo fazer funcionar essa mer**... tem como vc me passar o link pra baixar o seu programa?? tirei as infos do manual do uxp e mesmo assim ele nao me mostra o grafico pqp... agora to indo de verdade, umas 9:30 eu volto e vou precisar calcular essa mer** direito pq quero a caixa pro fds!!

Compartilhar este post

Link para o post

parceiro, eu entendi. nao discordei do seu assunto. disse que fiz uma caixa pra 2 uxp

interpretação a escola antigamente era obrigada a ensinar.

opa, legal que vc fez uma caixa!!! abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

outra coisa, essa caixa, 85L vai gastar tempo dinheiro e madeira a toa.

subgrave pra uxp é casa dos 60 65L no maximo isso descontando depois o duto e sub.

a bobina vai fica toda boba dentro de uma caixa nessa litragem.

isso é litragem pra sub de grande porte, nao pra nacional.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...