Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
lton85

UP > 2x12" Protech Ultimate + TA 2700 ( Saveiro Carlim Amigo d

Recommended Posts

Lton gostaria que me ajudase na questa da sintonia desta caixa para o ultimate de 12! porinquanto usarei um Pioneer 304, mas assim que me sobra uma verba estarei comprando o ultimate!

http://imageshack.us/a/img853/7821/caixa2.png

vamos as medidas caixa com 73 litros brutos MDF 18mm com um duto de "4"

Altura - 41cm

Altura frontal - 15cm

Trapezional ficara com - 33cm

Largura - 98 cm

Profundidade Menor - 11cm

Profundidade Maior - 30cm

precisava que calculase este duto para mim numa frequencia para subgrave seila 33~34Hz tava pensando em coloca 40cm este duto de "4" faser ele em curva pois a caixa so vai ter 30cm de profundidade! mas nao sei a sintonia dai!

outra coisa vc que entende mais do assunto nao tem problema a caixa ter somente estes 30cm de profundidade em baixo e apenas 11 na parte de cima, sendo que a litragem vai fica certa?

Grande abraço e parabens ficou show o som da sava!

baldo onde vc viu outros videos com som interno em saveiro g5!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  Em 02/10/2012 at 16:43, camposnovossc disse:

Alguem para me ajudar na sintonia!

Eu ia te dar uma ajudinha, mas como pediu apenas pro Lton, então não fiz isso !

Bom, é o seguinte, uma coisa, você pretende por o 304R provisoriamente na caixa do Ultimate, o problema a caixa do ultimate é grande pro 304R

Ele possui apenas 4,5mm, é um xmax baixíssimo, muito baixo pra um de 12", até pra um de 8" seria baixo pra você ter uma ideia, então qualquer coisinha vai ultrapassar o xmax, o 309 irmão de 304 tem 11,4mm pra ter uma ideia ! Apesar de um BL razoável ele é bem sensível(95db) e suspensão molinha ! Então ele serve mais pra aplicar baixa potência e ouvir em volume médio, feito pra ouvir música (musicalidade e timbre e não SPL)

Já falei pra você no seu tópico a tempos atrás !

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

na real tem 10,5mm xmax o pioneer s4 e d2

o que tem 11 é o D4

Editado por Allanfortes

Compartilhar este post

Link para o post

EU SEI DISSO GALERA MAS QUERIA DEIXAR PRONTA A CAIXA PARA O ULTIMATE PORQUE SENAO VAI DEMORA MAIS AINDA PRA MIM MONTAR ESTE SOM!

SE QUEIMAR ESTE 304 NAO FAIS MAL VOU ESCUTAR BAIXO SO PRA MIM MONTAR O SET , ENTENDE ! QUALQUER COISA TROCO POR UM NITRO OU UM 309 D4 PROVISORIO TBEM, MAS A CAIXA VAI SER PARA O ULTIMATE!

PODERIAO ALGUEM SINTONIZAR ELA PARA MIM, NAO CONSIGO MEXER NESSES PROGRAMAS NEM FODENDO!

QUERO UMA FREQUENCIA PARA SUBGRAVE, POIS ESCUTO HIP HOP BASS MESMO!!

PORFAVOR VIPPER LTON OU QUEM ENTENDE DISSO ME AJUDEM A SINTONIZAR ESTA CAIXA...

1 DUTO DE 4 SERIA SUFICIENTE?

Editado por camposnovossc

Compartilhar este post

Link para o post

O camposnovossc , fui mal cara ! + tipo entro no forum aki no trampo as vezes e meio corrido pra mim , bom te mandei MP , vo posta aki pra ajuda galera q um dia tiver msm duvida!.

"" 40cm de duto vai fica com 27hz , muito baixo axo q ele vai perde rendimento eu faria no maximo em 32hz ia dá 1 duto de 4"x 25cm,

ia mante quase o msm F0 = 28hz , e ter um pico de 3,9db em 43hz ,

obs; com duto e sub a cx fica em mais ou menos 66 litros livres.

sobre a cx ta de boa , so precisa medi ai depois se vai fica um espaço bom do fundo do sub ate o fundo da cx , tem deixa ai uns 10cm mais ou menos

livre entre um e outroa pra poder ventila legal a conjunto motor do sub mano! ""

Compartilhar este post

Link para o post

Deus o livre cara so tenho que agradecer sua atenção, muito obrigado mesmo, nao tem jeito de entender esses programas para sintonizar a caixa! tentei varias veses mas nao consegui, sou muito novato na area aindaahushausa, de spl vai ser meu 1 set, lidava mais com trio na caçamba! mais uma ves muito obrigado! grande abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, acho que você esta tentando no bass box ou no WinISD correto ? Experimente o calculador de comprimento de dutos do autosom:

http://autosom.net/artigos/box_design.htm

É muito simples, vá ali no calculando o comprimento do duto, depois apenas coloque a sintonia de frequência desejada, o volume livre da caixa, o diâmetro do duto e a quantidade de duto, ai só clicar em calcular que ele vai te dar o comprimento correto pra aquela sintonia !

Vou te explicar mais ou menos:

Normalmente pra subgrave, sintonizamos entre 30~33hz, pra misto (grave e subgrave) sintonizamos entre 34~36hz e pra apenas graves mesmo (acima de 45hz) sintonizamos em uns 40hz pra cima ! Em trio com woofers, sintoniza-se entre 50~60hz, mais ou menos nessa faixa !

No volume, pega o volume da caixa e desconta o volume sub que vai dar o volume livre !

No diâmetro do duto, é só seguir uma regrinha básica que existe no diâmetro do sub:

8" = 1 duto de 2"/3"

10" = 1 duto de 3"

12" = 1 duto de 4" ou 2 de 3"

15 = 2 a 3 duto de 4"

Como lá a unidade de medida ta em cm, é só por o valor de cm das polegadas do duto, 3" = 7,5cm de 4" = 10,3cm

Agora um exemplo:

Pega um Pioneer 309, tenho uma caixa de 50L brutos quero subgrave então faz assim:

fb1j.png

No fb, que é a frequência de ressonância da caixa (sintonia) vamos colocar algo 32hz

No vb, que é o volume interno da caixa sem duto vamos coloca 47L (que a caixa de 50L desconta uns 3L do sub)

No dia, que é o diâmetro, seria o certo duto de 4" então no caso colocamos 10.3cm

No dutos, que é a quantidade de dutos deixamos em 1

fb2e.png

Ai é só clicar em calcular que o programa te dará o comprimento do duto:

fb3w.png

Que no caso deu 41,28cm, mas claro que não precisa ser exato 41,28cm pode ser 41cm, ou até 40cm que ficará em 32,4hz ! E lógico que meio hertz não vai fazer diferença !

Espero que aprendeu !

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 04/10/2012 at 18:38, BALDO BASS disse:

Ai representou!!! com certeza vai ajudar muuuuita gente!!

Vlw !

Compartilhar este post

Link para o post

VLWW VIEPPER CONCERTEZA VAI AJUDAR MUITA GENTE QUE NAO TEM CONHECIMENTO EM CALCULAR A SINTONIA PARA SEU PROJETO, MUITO OBRIGADO ABRAÇO!

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 05/10/2012 at 00:00, camposnovossc disse:

VLWW VIEPPER CONCERTEZA VAI AJUDAR MUITA GENTE QUE NAO TEM CONHECIMENTO EM CALCULAR A SINTONIA PARA SEU PROJETO, MUITO OBRIGADO ABRAÇO!

Disponha :)

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa, não imaginava q era tão simples assim calcular o comprimento do duto! (Claro q ficou simples depois da explicação.)

Muito obrigado Viepper! shuahsuhashuhhaushh

[-] [-] [-] [-] [-]

Desculpem, tive que agradecê-lo. Novato é fod#!

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 05/10/2012 at 19:43, RdG. disse:

Nossa, não imaginava q era tão simples assim calcular o comprimento do duto! (Claro q ficou simples depois da explicação.)

Muito obrigado Viepper! shuahsuhashuhhaushh

[-] [-] [-] [-] [-]

Desculpem, tive que agradecê-lo. Novato é fod#!

Disponha :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Quem dera se a Saveiro quadrada coubesse 2 uxpzin!

:vts :vts :vts

Show demais! Parabéns.

Compartilhar este post

Link para o post

Vem UP por ai.. agora Sava vai fica com TA-2700 e 2 Protech Ultimate de 12..

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 06/02/2013 at 09:52, lton85 disse:

Sera que nao vai perder musicalidade?

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 06/02/2013 at 09:52, lton85 disse:

Teu som? Vai botar o quê agora bixinha?

KKKKKKKKKKKK não guarde segredos

Compartilhar este post

Link para o post

Q meu moço... do Carlim vai por na saveiro, invejoso da po***.. compro tudo igualzinho o meu ! tudo tudo tudo msm , mesmos kit 2 vias , msm modulos, so dvd dele e melhor q o meu resto vai fica igualzinho , a saveiro agora vai balança...

Vamo ve se chega os sub, fds ja faço video deles tocando...

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 06/02/2013 at 11:08, Rodrigorlc disse:

Sera que nao vai perder musicalidade?

onde vc quer musicalidade com 2 sub desse porte?? a coisa eh arrebentar tudo kkkkkkkkkkk

qro ver o vidro da frente da sava pular ateh raxar

OBS: vi numa strada 2uxp tambem o vidro da frente dela excursionava demais , soh n sei se o da saveiro eh mais rigido !

Compartilhar este post

Link para o post

A sava e bem travada em 2 uxp la dentro num faz muito coisa na estrutura dela naum .. vamos ver como se sai os tectec..

Compartilhar este post

Link para o post

Vai sim camposnovossc ,ate pq maior q akilo não tem menor possibilidade, vamos ve como o sub vai se comportar nela ...analisando no winisd ate q num fica tão ruim,, mais por enquanto e oq temos...se bobia ate vai ate fica melhor q minha cx.. vamo esperar pra ve... o set promete dentro do celta ja fico fortinho dentro da sava vai fica gostoso de ouvi...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...