Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

d4rkbl0od

SPL x Subgrave com sub's parrudos

Recommended Posts

Postado em (editado)

E ai galera!

Estou com muita vontade de dar um up no som que tenho atualmente no meu carro, mas estou com uma grande duvida!

Atualmente tenho 2 cara pretas (12") muuuito bem alimentados (até demais), não tenho do que reclamar... tocam muito bem... apesar de não ter um subgrave bom, em SPL, na minha opinião ele destroi, chega até a tremer a visão.

Mas chega um dia em nossas vidas, que queremos partir pra algo mais "desumano" hehehehe

Então surge outra grande duvida: Será que vale a pena investir quase R$ 2.000,00 em um sub parrudo? Em subgrave ele ira destruir, mas em SPL, será que ele vai ficar muito inferior aos 2 painer? Eu sei que um sub desse porte, não tem tanto SPL, mas alguem que já ouviu algum dos subs citados abaixo, poderia dar suas opiniões em relação a eles? Mais em relação ao SPL... pois em subgrave cai entre nós... eles devem descer demais!

Como colocarei somente 1 sub, qual tamanho? 12" ou 15"? 12" seria mais agil do que 15", porem com menos deslocamento de ar?

Vamos aos candidatos!

Colocarei em ordem de "vontade" de adquirir.

-----------------EDIIIIIIIIIIIT --------------

Se eu colocasse 2 Fosgate T2, e fizesse uma caixa mista, eles iriam descer e subir bem? (ficando misto) ou seria dinheiro jogado fora?

e quanto a questão de colocar 4 subs de 12" ? O que dizem dos P3??

Então, estou aberto a opiniões... experiencias...

A alimentação será com 2 baterias XS POWER D3100 e um capacitor híbrido que ajudará a parte elétrica do carro nos picos.

Editado por d4rkbl0od
Postado em

Eu tenho a impressão que esse sub é muito forte mesmo, porém, eu não escuto somente hip-hop low bass, curto minimal, deep house... algumas tem batidas mais rapidas, ou até mesmo aquelas frequencias um pouco mais altas (50hz?), na qual os painer se sobresaem... será que esse orion tem "força" nessas frequencias tambem???

Postado em (editado)

bom !! eu achu que vc vai ter que quebrar um pouco a cabeça com isso !! normalmente subs que descem muito nao sobem tanto!! i os que sobem nao descem muito !! vai ter que achar algo um pouco mais misto=dificil ! ja tentou mecher na caixa dos seus subs ???dutos etc ?? achu que seria uma opção a se considerar!!

em relação a spl os paini são muito bons !!nao sei em comparação a esse 2 subs especificamente !!

essa relação de 15 e 12 serem mais rapidos ou devagar, achu que muitas coisas podem influenciar!! caixa, instalação, modulo, etc !! as pessoas chegam ja com essas ideias de sub de 15 é mononota, devagar etc.......ja teve gente ficando bem colocado em campeonatos de qualidade com sub de 15, nao lembro se chegou a ganhar !! o negocio é testar !!

eu iria em um di dozi !! particularmente eu prefiro !!qual o modulo ???

Editado por thiagodpf
Postado em (editado)

bom !! eu achu que vc vai ter que quebrar um pouco a cabeça com isso !! normalmente subs que descem muito nao sobem tanto!! i os que sobem nao descem muito !! vai ter que achar algo um pouco mais misto=dificil ! ja tentou mecher na caixa dos seus subs ???dutos etc ?? achu que seria uma opção a se considerar!!

em relação a spl os paini são muito bons !!nao sei em comparação a esse 2 subs especificamente !!

essa relação de 15 e 12 serem mais rapidos ou devagar, achu que muitas coisas podem influenciar!! caixa, instalação, modulo, etc !! as pessoas chegam ja com essas ideias de sub de 15 é mononota, devagar etc.......ja teve gente ficando bem colocado em campeonatos de qualidade com sub de 15, nao lembro se chegou a ganhar !! o negocio é testar !!

eu iria em um di dozi !! particularmente eu prefiro !!qual o modulo ???

mas então, eu quero partir pra algo mais forte mesmo, tenho esse set a mais de 1 ano, enjooei já! hahaha

também tenho essa ideia, subs que descem demais não sobem tanto... mas ai vem outro ponto a ser considerado...

a potencia de um hcca seria de uns 2500 RMS, o não subir tanto será que não seria superior a 2 painers com meros 400 rms em cada um??

o módulo depende do ssub que eu escolher, se fosse um HCCA talvez um ..(porem ia ter que segurar uns 2 meses antes de pegar esse modulo pois a grana iria ficar curta nesse periodo rsrs) MTX TE4001D

Editado por d4rkbl0od
Postado em

Não tem nem o que fala,iria de Orion HCCA sem pensar duas vezes,o de 15 ainda !

É um sub com bastante conceito e qualidade, porém, tenho medo dele subir "pouco", sera que pela potencia aplicada nele teria condições de subir na mesma força que 2 painers? (visto que são 2.500 RMS contra 800 RMS)

Postado em

O que vai falar se o sub vai subir ou descer vai ser a caixa. Nao confie em pessoas q dizem q o sub foi feito pra descer e n sobe nada,pois em 99% dos casos a pessoa nem se quer viu um sub desses na frente.

Se vc fizer caixa pra subir vai subir igual ou mais forte q 2 pioneer sim, com bastante potencia aplicada.

Maas, set com 4 subs mais fracos vc vai gastar bem menos. Se der pegue o de 15",só q 2 de 12" fica mais forte q o de 15"...

Postado em

O que vai falar se o sub vai subir ou descer vai ser a caixa. Nao confie em pessoas q dizem q o sub foi feito pra descer e n sobe nada,pois em 99% dos casos a pessoa nem se quer viu um sub desses na frente.

Se vc fizer caixa pra subir vai subir igual ou mais forte q 2 pioneer sim, com bastante potencia aplicada.

Maas, set com 4 subs mais fracos vc vai gastar bem menos. Se der pegue o de 15",só q 2 de 12" fica mais forte q o de 15"...

Pois é, é bastante grana num sub só, mas se for pensar bem, é algo que eu não quero mecher por um bom tempo! Assim como eu tenho esses painers a uns 2 anos quase, um som desse é algo que não se troca nunca(euacho rsrs) só se queimar né, porque mais forte que isso, só se partir para 3 ou 4 subs, coisa que vai faltar porta malas =/

Postado em

cara, eu acho que voce ta pensando errado..

os subs que voce ta de olho, sao mestres em sub-grave, sao feitos especificamente para este fim..

gastar uma fortuna em caixa, modulos, baterias e principalmente no valor destes monstros com o intuito de

utiliza-lo numa frequencia da qual ele não foi projetado, é no minimo, disperdicio..

eu possuo um mtx 9515, ja utilizei ele em todas as formas possiveis, com 1krms aplicados, 1800k, e tambem com 3k

é um sub muito pesado, precisa de muita potencia pra realmente mostrar sua brutalidade, eu diria que eu n recomendaria

usar com menos de 1500, PELO MENOS, ja que o estrago dele com 1000rms eh muito pouco perto dos 3k que eu uso.

e sim, ele vai tocar mais doque os seus 2 pionner em todos os quesitos, spl, ataque, subgrave..

mais abriu o porta malas, acabo a brincadeira.!

agora imagina um orion que de nominal, sao 2k rms.. vc teria que aplicar ai 5rms pra deixa a brincadeira interessante.

fazendo uma conta rapidissima,

sub = R$ 2200,00

modulo = R$ 1200,00

caixa = R$ 200,00

baterias = R$ 800,00 ou mais..

passa dos 4mil facil essa brincadeira

se vc n quer um sub voltado totalmente pra SUB-GRAVE,

eu te aconselho a colocar mais 2 pionner, e so aumentar o amplificador,

ou pode colocar tbm 2 extremes (modelo antigo, vermelho) sao excelentes falantes,

tem muito ataque e um otimo sub-grave, eu diria que eh a evolucao dos pionner pra sub-misto.

eh um investimento MUITO menor, e com a mesma finalidade q voce quer.

espero ter ajudado.

Postado em (editado)

cara, eu acho que voce ta pensando errado..

os subs que voce ta de olho, sao mestres em sub-grave, sao feitos especificamente para este fim..

gastar uma fortuna em caixa, modulos, baterias e principalmente no valor destes monstros com o intuito de

utiliza-lo numa frequencia da qual ele não foi projetado, é no minimo, disperdicio..

eu possuo um mtx 9515, ja utilizei ele em todas as formas possiveis, com 1krms aplicados, 1800k, e tambem com 3k

é um sub muito pesado, precisa de muita potencia pra realmente mostrar sua brutalidade, eu diria que eu n recomendaria

usar com menos de 1500, PELO MENOS, ja que o estrago dele com 1000rms eh muito pouco perto dos 3k que eu uso.

e sim, ele vai tocar mais doque os seus 2 pionner em todos os quesitos, spl, ataque, subgrave..

mais abriu o porta malas, acabo a brincadeira.!

agora imagina um orion que de nominal, sao 2k rms.. vc teria que aplicar ai 5rms pra deixa a brincadeira interessante.

fazendo uma conta rapidissima,

sub = R$ 2200,00

modulo = R$ 1200,00

caixa = R$ 200,00

baterias = R$ 800,00 ou mais..

passa dos 4mil facil essa brincadeira

se vc n quer um sub voltado totalmente pra SUB-GRAVE,

eu te aconselho a colocar mais 2 pionner, e so aumentar o amplificador,

ou pode colocar tbm 2 extremes (modelo antigo, vermelho) sao excelentes falantes,

tem muito ataque e um otimo sub-grave, eu diria que eh a evolucao dos pionner pra sub-misto.

eh um investimento MUITO menor, e com a mesma finalidade q voce quer.

espero ter ajudado.

O módulo que irei utilizar é um mtx te4001d, acredito que 4.000 rms está muitooo bem alimentado para o bixinho, irei utiliza-lo para o dia a dia, acredito que esta potência já esta suficiente.

Era esta a pergunta que eu queria respondida, e você que tem um T9 respondeu, sim ele mata o SPL do pioneer, já fico contente com isso. O que eu não queria era ter um sub-grave monstro e quando sentisse falta de escutar uns psy que tem um "gravão" rapido digamos assim.. aquele: bum bum bum bum bum não ficar naquela: putz, antes com 2 pioneer dava muito mais porrada, entendeu?

Eu tenho ideia que gastarei uns 4.000 reais ao total sim, mas vou comprando os equipamentos um de cada vez.

R$ 2.000,00 num sub, é o preço que se paga por um sub BOM, e tem um pouco de exclusividade, é claro. Pois um T9 não passa vergonha dum HCCA e custa menos, porem é tão forte quanto..

Então digamos assim que tem um pouco de "exclusividade" nesse preço.. rsrs

É um investimento alto, que quero ficar um bom tempo sem mecher.

Ainda estou na duvida de colocar um som desse, ou colocar aros 18... vamos ver como anda o dolar, se ele continuar alto assim vai complicar um pouco importar esse orion!

Editado por d4rkbl0od
Postado em

Cara se vc ouve músicas com batidas rápidas eu não iria de subs de 15" desse porte, como o linguiça falou é melhor pegar 2 de 12" mais forte que os pioneers, atualmente eu usei um set em meu carro que em SPL tocou bem mais que 4 pioneers bem montados, isso comparado um carro ao lado do outro, tb ja usei pioneer, um set que com o mesmo valor que vc vai gastar em um sub parrudo de 15" vc compra os dois subs de 12 + amplif. Eu usei um par de L7 de 12" + SD1500, fica na faixa de 2 mil reais, não precisa de muita bateria, uma de 120ah + 60ah no cofre já atende! Set forte, SPL forte e subgrave nos 30hz muito bom. Eu pensaria nesse set, eu ouço de tudo no carro, hiphop, dance, samba, pagode, sertanejo e tocou de tudo.

Postado em

Esses HCCA pra mim são de mais. Além de tocar absurdos eles são muito bonitos. Aguentam muita sobrepotência e já vi uns deslocamento de ar muito grande com eles...

Postado em

Cara se vc ouve músicas com batidas rápidas eu não iria de subs de 15" desse porte, como o linguiça falou é melhor pegar 2 de 12" mais forte que os pioneers, atualmente eu usei um set em meu carro que em SPL tocou bem mais que 4 pioneers bem montados, isso comparado um carro ao lado do outro, tb ja usei pioneer, um set que com o mesmo valor que vc vai gastar em um sub parrudo de 15" vc compra os dois subs de 12 + amplif. Eu usei um par de L7 de 12" + SD1500, fica na faixa de 2 mil reais, não precisa de muita bateria, uma de 120ah + 60ah no cofre já atende! Set forte, SPL forte e subgrave nos 30hz muito bom. Eu pensaria nesse set, eu ouço de tudo no carro, hiphop, dance, samba, pagode, sertanejo e tocou de tudo.

Eu fico com o pé atrás com esses subs aí por causa da versatilidade musical. Pra mim a questão de montar um som grande ainda é ouvir aquele grave diferenciado. Mas se tu vai ouvir algum outro tipo de música de vez em quando fica ridículo.

É até feio dizer que tu tem um sistema X quando está tocando um sertanejo por exemplo, daí chega um cidadão e vê que um street bass ou um pioneer toca bem mais. Não vale nem a pena tentar explicar, mas isso acontece... hehehe

Postado em

se for 2 t2 de 12 tocam mais que o hcca de 15" concerteza jah fiz o teste, e o timbre eh gostoso e maico igual ao orion, mais 2 jutnos tem mais pressao e dislocamento de ar!!!

abraço

Postado em (editado)

ai na sua cidade vc nao consegue escutar outros sets nao ???pq ai vc poderia comparar com o seu !!! eu acho que ja da pra listar algumas opções dadas:

2 x L7

2 x t2

1 x hcca

4 x paini

vai vendo ai no que da !!!!

Editado por thiagodpf
Postado em

Luan, agora eu gostei dessa ideia. T2 são lindos! sem falar o preço que um de 12 esta no paraguay em torno de uns 700 reais!

A minha ideia inicial era um RF T2, porem no PY só tem de 12", eu queria colocar 1 sub somente , compensando o tamanho, colocando 1 de 15"

esses t2 aguentam um pouco mais de sobrepotencia no dia-dia? Aquele modulo da MTX te4001d tá bom para os 2?

Postado em

ai na sua cidade vc nao consegue escutar outros sets nao ???pq ai vc poderia comparar com o seu !!!

tem um cara aqui com 2 mtx 9515, escutei.. nem sei o que falar é desumano...

mas T9 eu não tenho muito interesse, queria algo diferente entende? Agora estou pensando em 2 T2... acredito que irá tocar mais que o HCCA e irei gastar cerca de R$ 1.000,00 a menos, podendo investir mais em alimentaçao!

Postado em

Eu fico com o pé atrás com esses subs aí por causa da versatilidade musical. Pra mim a questão de montar um som grande ainda é ouvir aquele grave diferenciado. Mas se tu vai ouvir algum outro tipo de música de vez em quando fica ridículo.

É até feio dizer que tu tem um sistema X quando está tocando um sertanejo por exemplo, daí chega um cidadão e vê que um street bass ou um pioneer toca bem mais. Não vale nem a pena tentar explicar, mas isso acontece... hehehe

Isso é o que mais tem!

Fala que pagou R$3.000,00 no som, e vem um leigo e fala, po mas o cara ali gastou R$ 1.000,00 e toca muito mais bla bla hahaha

maaas, no final o que importa é a satisfação pessoal certo!

Postado em

amigo o dificio e trazer o orion.vc gosta de qualidade???por que não adianta nada vc ter um sub parrudo e não ter uma alimentação decente...vc não curte nacionais não né pois se curti se eu partiria pra coisas mais desumanas como um shocker neo eu tentaria trazer um dd z...se quer spl e isso que tem pra hj.um de 18 ou de 19 teria vantagem sobre dois de 12 na areá do cone e consequentemente mais sub grave.

Postado em

Cara vc está mudando toda hora! Vc escolhe um tipo de sub e fala que quer ouvir outro tipo de gênero musical, vc quer apavorar em subgrave? Quer apavorar em SPL? Quer curtir vários tipos de música? escolha primeiro o que vai querer e depois busque o sub!

Postado em

Isso é relativo, ele vai tocar de mala aberta ou fechada? vai parar nos lugares pra dar som ou vai ouvir só andando? Quanto ao valor um par de L7 seminovo custa o mesmo que 4 pioneer e de mala fechada aqui no DF onde o pioneer domina eu não encontrei nenhum carro com 4 pioneer tocar mais SPL e subgrave que o meu, nas como eu falei, tudo vai depender de como vai usar.

Postado em

Cara vc está mudando toda hora! Vc escolhe um tipo de sub e fala que quer ouvir outro tipo de gênero musical, vc quer apavorar em subgrave? Quer apavorar em SPL? Quer curtir vários tipos de música? escolha primeiro o que vai querer e depois busque o sub!

Quem disse que eu estou mudando toda hora??

Eu disse que eu quero um sub com subgrave, mas, que não fique no chinelo no SPL né.... desde o início deixei bem claro isto.

Eu estou aberto a sugestoes... eu acho que estou desistindo do HCCA, vai ficar muito caro....

To pensando em voltar pra 2 subs de 12" mais "baratos" que somando a area de cone e potencia, teoricamente, iriam bater um HCCA.. é o caso de 2 RF T2.. o que me dizem?

O duvida cruel! kkkkkkk

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...