Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
lugon

Duvidas e dicas para som

Recommended Posts

eu ja tinha visto teus videos realmente toca muuuiiito, mas olha so, vc gosta forro, axé ... musicas tipicas nordeste, aqui, negocio muda, então depende muito O QUE cara quer escutar. só duvido vc deixar som JOESTER MUDO, perto seu, hehheheheh

Tambem duvido hein

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A galera tem que entender uma coisa! Existem dois tipos de som... os sons FLAT e os sons "de racha".

Som Flat é aquele som feito voltado pra ouvir música numa boa, tirando o máximo de SPL sem sacrificar a resposta ou os falantes/drivers/tw!

Geralmente quem tem som flat é um cara mais "de boas", tranquilo, resolvido... que não liga o som pra "calar" outro som, nem pra disputar! Liga pra tomar uma cerveja com amigos e amigas, liga pra animar a festinha da família!

Já um som "de racha", digamos assim, é o som que tenta tirar o máximo de SPL do conjunto caixa x falante x amp! Fazem isso matando a resposta, socando picos, capando os subgraves... e vez ou outra tão queimando ou trocando algo no som!

GEralmente a galera de som "de racha" é o pessoal mais novo, pós-adolescentes.. que tão no "gás" de abafar outros sons, fazer zuada.. não guentam ver um bolo de gente com um som ligado que já quer "disputar".

Um som FLAT nunca vai fazer questão de "calar". E mesmo que venha a disputar, é algo injusto, pq o som flat é feito pra tocar gostoso, e não pra tocar picos "abafadores".

E pra conseguir um som FLAT que "ninguém cale", bote grana nisso.. grana, espaço, etc etc..... eu, por exemplo.. se fosse montar um som pra "ninguem calar", colocaria 8 SDS 818 em W-horn, 8 Snake HPX 2120 em caixas cornetadas (Projeto do CCDB) e 8 drivers tipo ETD 7200 em cornetas ovais de alumínio. Dificilmente um som normal ia calar, e garanto, ia tremer "os óio" com extrema qualidade! =)

• Upvote 3

Compartilhar este post

Link para o post

a caixa em "V" se chama Manifold (sb1000) , tem q ter o projeto, a q fazem aqui no forum, com litragem baixa, o grave fica mais duro e forte pra longe..

http://autoforum.com...pic=131692&st=0

mas melhor vc fazer a dutada normal q ja conhece... 2 de 15" com duto redondo normal cabe facil em sua mala..

sd8000 pra um cara q nao sabe usar, a primeira clipada queima tudo.. e bateria? desnecessario!

etd7200 so presta com crossover 24db e medio grave... ia sair bem caro! totalmente desnecessario!

mas tem outras opcoes de TI q rendem muito e tem custo melhor, exemplo a Snake SD145.. mesmo assim precisa de crossover, medio-grave e queima facil se nao souber usar..

coloca as d405 mesmo ou D250-x !

use a pesquisa do forum! =)

Não sei o que o Joester ou o Adilson pensam sobre isso, mas colocar um Woofer igual o SDS, SUB800, E até o tornado que seje junto com uma belezinha dessas D250-x não seria destruir completamente o set ?

Compartilhar este post

Link para o post

A galera tem que entender uma coisa! Existem dois tipos de som... os sons FLAT e os sons "de racha".

Som Flat é aquele som feito voltado pra ouvir música numa boa, tirando o máximo de SPL sem sacrificar a resposta ou os falantes/drivers/tw!

Geralmente quem tem som flat é um cara mais "de boas", tranquilo, resolvido... que não liga o som pra "calar" outro som, nem pra disputar! Liga pra tomar uma cerveja com amigos e amigas, liga pra animar a festinha da família!

Já um som "de racha", digamos assim, é o som que tenta tirar o máximo de SPL do conjunto caixa x falante x amp! Fazem isso matando a resposta, socando picos, capando os subgraves... e vez ou outra tão queimando ou trocando algo no som!

GEralmente a galera de som "de racha" é o pessoal mais novo, pós-adolescentes.. que tão no "gás" de abafar outros sons, fazer zuada.. não guentam ver um bolo de gente com um som ligado que já quer "disputar".

Um som FLAT nunca vai fazer questão de "calar". E mesmo que venha a disputar, é algo injusto, pq o som flat é feito pra tocar gostoso, e não pra tocar picos "abafadores".

E pra conseguir um som FLAT que "ninguém cale", bote grana nisso.. grana, espaço, etc etc..... eu, por exemplo.. se fosse montar um som pra "ninguem calar", colocaria 8 SDS 818 em W-horn, 8 Snake HPX 2120 em caixas cornetadas (Projeto do CCDB) e 8 drivers tipo ETD 7200 em cornetas ovais de alumínio. Dificilmente um som normal ia calar, e garanto, ia tremer "os óio" com extrema qualidade! =)

Esse Bloom eh fo** msm, parece q nem responde os topicos direito, quase sempre é "use a pesquisa" mas qdo responde pra valer da pra ver que eh fo** msm.

Compartilhar este post

Link para o post

Eai galera, beleza?

Vim aqui para agradecer pela ajuda ai, ja comprei tudo ...

2 Sub Tornado 15 1100w Rms 4ohms (ja esta em uma caixa, 90cm de largura e 40cm de altura 35cm de profundidade)

Sd4000.1d 2ohms

2 selenium D405

2 selenium ST200

2 wofer selenium 10pw3

1 roadstar power one.

Só mais algumas duvidas:

Qual corneta usar para os drivers? vi uma Corneta Selenium HI-1450 e umas genericas com essas caracteristicas ...

Boquinha Curta: 14cm (diametro) - 15cm (comprimento)

Caneco: 21cm (diametro) - 25cm (comprimento)

Jarrão: 24cm (diametro) - 28cm (comprimento)

Caldeirão: 31cm (diametro) - 29cm (comprimento)

Pelo o que andei lendo, a Jarrão ou a retangular se encaixaria mais no meu obejetivo, som para fora, ou seria melhor pegar a original da selenium?

Outra, os dois wofers de 10" vao ser ligados no SD4000, né? Qual volume indicam para a caixa de cada?

Desculpa ai tanta pergunta, mas o que nao falta é vendedor querendo te empurrar as peças que nao saem da loja dele e te colocam mais duvida do que ja tinha.

Editado por lugon

Compartilhar este post

Link para o post

Eai galera, beleza?

Vim aqui para agradecer pela ajuda ai, ja comprei tudo ...

2 Sub Tornado 15 1100w Rms 4ohms (ja esta em uma caixa, 90cm de largura e 40cm de altura 35cm de profundidade)

Sd4000.1d 2ohms

2 selenium D405

2 selenium ST200

2 wofer selenium 10pw3

1 roadstar power one.

Só mais algumas duvidas:

Qual corneta usar para os drivers? vi uma Corneta Selenium HI-1450 e umas genericas com essas caracteristicas ...

Boquinha Curta: 14cm (diametro) - 15cm (comprimento)

Caneco: 21cm (diametro) - 25cm (comprimento)

Jarrão: 24cm (diametro) - 28cm (comprimento)

Caldeirão: 31cm (diametro) - 29cm (comprimento)

Pelo o que andei lendo, a Jarrão ou a retangular se encaixaria mais no meu obejetivo, som para fora, ou seria melhor pegar a original da selenium?

Outra, os dois wofers de 10" vao ser ligados no SD4000, né? Qual volume indicam para a caixa de cada?

Desculpa ai tanta pergunta, mas o que nao falta é vendedor querendo te empurrar as peças que nao saem da loja dele e te colocam mais duvida do que ja tinha.

Não o sd4000 São só para os tornados,O restante é ligado no pone.

Compro o cros? Ta com quanto de bateria? e a fonte?

Eu acho que voce deveria ter optado por outro af envez de tornado de 15' se voce tivesse realmente prestado atenção no topico que voce mesmo criou,saberia diferenciar as respostas que a galera deu encima do tornado de 15',ti indicando outros afs como 15/800 (mais barato e toca melhor que esse tornado),eros sds2.7 no sd4000 ja da para fazer um santo estrago,eros sds800 etc..

Como é seu 1 som,vc vai achar muito bom o som,mas quando kiser se aprofundar no mundo do som automotivo ja vai querer trocar isso...

Corneta vai de hl14-50 da selenium de aluminio.

Obs: Voce provavelmente foi na '' labia '' do vendedor e simplesmente pego todas os opinioes ditas aki e jogo fora...

é muito simples se registrar e ja sair criando topico,ai a galera com toda boa vontade ti ajuda,voce nem se quer escuta oq a gnt ti indica dps que monta o som voce vaza,muito bom fazer isso viu.

Obs: HOJE eu intendo o xingão que um tempão atraz tomei do bloow por perguntar uma coisa relativamente tosca que era só PESQUISAR,LER,E TER VONTADE DE APRENDER.

'' Pelo o que andei lendo, a Jarrão ou a retangular se encaixaria mais no meu obejetivo, som para fora'' é concerteza voce ando lendo bastante!

Editado por SamuelSalvador

Compartilhar este post

Link para o post

Você esta igual minha mãe falando para que vou montar um som cara, eu ouvi o tornado tocando e gostei mais, eu pedi opiniões, usei todas e li tudo ...

"Obs: HOJE eu intendo o xingão que um tempão atraz tomei do bloow por perguntar uma coisa relativamente tosca que era só PESQUISAR,LER,E TER VONTADE DE APRENDER.

'' Pelo o que andei lendo, a Jarrão ou a retangular se encaixaria mais no meu obejetivo, som para fora'' é concerteza voce ando lendo bastante!"

Cara, eu li isso AQUI mesmo, uso a opção de pesquisar sim, se quiser te mando a url do post.

LI ISSO AQUIII ...

Como alguns chamam a corneta, de xuxa ou curta, seria para um som mais agradavel para perto, porem nao joga o som muito longe, ja a corneta longa, joga o som mais para longe, mas perto fica um som mais forte, um pouco desagradavel para ouvir, e a retangular, faz quase a mesma coisa que a longa só que nao foca tanto, abre o som mais no horizonte. O que entendi foi que a corneta só altera o angulo de propagação das ondas do som, você pode abrir e ter um som mais prazeroso para perto, ou focar. Certo?

Editado por lugon

Compartilhar este post

Link para o post

O som ainda não esta pronto, deve faltar um mes ai para tudo, ainda falta comprar um voltimetro, montar a caixa para os wofers e as cornetas, estou pensando em colocar uma bateria de 100A, ainda nao comprei o cross, só comprei o que foi dito mesmo.

Li em outros foruns, indicação para comprar um carregador de bateria e/ou trocar o alternador do meu carro (original) por um melhor, ja que é 1.0 e o alternador dele nao foi feito para dar carga para essas duas baterias

Compartilhar este post

Link para o post

O som ainda não esta pronto, deve faltar um mes ai para tudo, ainda falta comprar um voltimetro, montar a caixa para os wofers e as cornetas, estou pensando em colocar uma bateria de 100A, ainda nao comprei o cross, só comprei o que foi dito mesmo.

Li em outros foruns, indicação para comprar um carregador de bateria e/ou trocar o alternador do meu carro (original) por um melhor, ja que é 1.0 e o alternador dele nao foi feito para dar carga para essas duas baterias

se essa bateria 100ah q vc quer colocar for a d gel vai segurar um pouco agora se for das normais vai passar fome e muito, invista numa fonte boa e sobre as cornetas a q te indico é o caneco oval.

Compartilhar este post

Link para o post

mas duas de 100a segura de boa, né? ou é preciso mais?

No caso ficarei com a de 60a do carro, mais duas de 100a. Sobre trocar o alternador, é necessario?

Compartilhar este post

Link para o post

Você esta igual minha mãe falando para que vou montar um som cara, eu ouvi o tornado tocando e gostei mais, eu pedi opiniões, usei todas e li tudo ...

"Obs: HOJE eu intendo o xingão que um tempão atraz tomei do bloow por perguntar uma coisa relativamente tosca que era só PESQUISAR,LER,E TER VONTADE DE APRENDER.

'' Pelo o que andei lendo, a Jarrão ou a retangular se encaixaria mais no meu obejetivo, som para fora'' é concerteza voce ando lendo bastante!"

Cara, eu li isso AQUI mesmo, uso a opção de pesquisar sim, se quiser te mando a url do post.

LI ISSO AQUIII ...

Como alguns chamam a corneta, de xuxa ou curta, seria para um som mais agradavel para perto, porem nao joga o som muito longe, ja a corneta longa, joga o som mais para longe, mas perto fica um som mais forte, um pouco desagradavel para ouvir, e a retangular, faz quase a mesma coisa que a longa só que nao foca tanto, abre o som mais no horizonte. O que entendi foi que a corneta só altera o angulo de propagação das ondas do som, você pode abrir e ter um som mais prazeroso para perto, ou focar. Certo?

Igual sua mae? intão escuta ela que vc vai longe...

se voce pesquiso isso sabe do que se trata,faz a msma pergunta para qual motivo?

QUER GRITO,VAI DE JARRÃO,CALDEIRÃO TUDO ESSES ÃO...

QUER QUALIDADE,hl-1450 etc etc etc...

vc msmo acho a resposta e pergunta a msma coisa...nota 10!

Compartilhar este post

Link para o post

mas duas de 100a segura de boa, né? ou é preciso mais?

No caso ficarei com a de 60a do carro, mais duas de 100a. Sobre trocar o alternador, é necessario?

Voce diz que pesquisa? SERÁ mesmo?

200a para um sd4000 + pone? e vem mi convençer que vc usa a pesquisa filho? kkkk acredito...

Qualquer pergunta que vc tenha feito aki,vc bota na barra do pesquisa ti do 1000% de certeza que vai abrir milhoes de topicos relacionado a essa pergunta.

só 1 coisa BASICA que vc acho que passo reto na sua intensa pesquisa...

100ah para cada 1000 de amp,agora faça as contas.

Obs:Eu que iria botar um sd1500 no carro queria usa 220ah,imagina vc que vai usar sd4000 + pone!

Ai voce mi pergunta se vai tocar? tocar vai,mais seu som nao vai render nem 50% do que renderia isso se não torra tudo.

Use uma fonte vale mais a pena do que trocar alternador.

Antes de montar isso compra um crossover topzinho,isso é bem importante para um som de qualidade...ainda mais usando trio com varias vias.( DICA, uns 500ah + fonte...para tocar forte )

Compartilhar este post

Link para o post

Ihh cara, de boa, quero ficar discutindo não, criei o tópico com a intenção de obter experiencia e relatos de quem ja teve, esta fugindo do assunto, se não puder ajudar, obrigado.

Obs: Eu li sobre 100a para cada 1000w rms, assim como estou pensando em trocar o alternador do carro para 120a, achei um da chevrolet que cabe no corsa, só que esta saindo do meu orçamento inicial, ai pegaria elas no proximo mes, mas nao queria ficar com o som parado se ficasse pronto antes, por isso perguntei

Compartilhar este post

Link para o post

Ihh cara, de boa, quero ficar discutindo não, criei o tópico com a intenção de obter experiencia e relatos de quem ja teve, esta fugindo do assunto, se não puder ajudar, obrigado.

Obs: Eu li sobre 100a para cada 1000w rms, assim como estou pensando em trocar o alternador do carro para 120a, achei um da chevrolet que cabe no corsa, só que esta saindo do meu orçamento inicial, ai pegaria elas no proximo mes, mas nao queria ficar com o som parado se ficasse pronto antes, por isso perguntei

Se voce n sabe lidar com criticas construtivas voce esta no lugar errado...

Se eu não quisesse ti ajudar acha que taria perdendo meu tempo postando? pense =)

Critico para sair algo bem feito e não nas coxas.

----------------------------------------------

Não adiantar vc ter alternador e não tem bateria suficiente para carregar não acha?

Como falei no começo se voce tivesse escutado o povo,ficaria bem mais simples...

agora sd4000 precisa no minimo 400ah de bateria + fonte para conseguir segura com o carro parado...

pm vc ja vai perde,agora com tanta bateria 1 lugar atraz voce tbm vai perde para botar toda aparelhagem,bateria,cros etc...

Exemplo basico só para voce ter 1 noção do q estou dizendo...

SE vc tivesse pego 2 over 15/800,poderia usar tranquilo um sd2500,com isso seria 250ah de bateria + fonte,BEM mais barato,ocupando BEM menos lugar,com BEM menos peso e tocando dependendo do acerto melhor que tornado em timbre e qualidade.

Intendeu amigo? se quisesse teu mau não taria ti criticando e sim ti deixando ir para o lado errado sem falar nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi, estou ciente desses fatos, alternador pequeno só demora mais a carregar as baterias, do mesmo jeito que nao adianta ter o carro como uma pilha gigante e não ter como carregar.

Então, eu li todas as dicas que me deram, só que aqui em minha cidade, tornados selenium e tomahalk tem alta rotatividade, fica mais facil vender depois. Talvez pelo fato de ninguem ter montado um som com os wofers da eros ainda(eu fiquei com medo tambem pois nunca ouvi um, ja ouvi um tornado e gostei), mas como pretendo ampliar posteriormente, fui no garantido. Sem falar que ouvi falar bem deles, por sinal, aqui no forum mesmo.

Obs: 15/800 estavam mais caros coisa de 100 reais ...

Qual crossover usar?

Entendi o que quis dizer, mas não precisa dar esporro .. shausha, vlw

Quando estiver pronto posto um video em HD aqui

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi, estou ciente desses fatos, alternador pequeno só demora mais a carregar as baterias, do mesmo jeito que nao adianta ter o carro como uma pilha gigante e não ter como carregar.

Então, eu li todas as dicas que me deram, só que aqui em minha cidade, tornados selenium e tomahalk tem alta rotatividade, fica mais facil vender depois. Talvez pelo fato de ninguem ter montado um som com os wofers da eros ainda(eu fiquei com medo tambem pois nunca ouvi um, ja ouvi um tornado e gostei), mas como pretendo ampliar posteriormente, fui no garantido. Sem falar que ouvi falar bem deles, por sinal, aqui no forum mesmo.

Obs: 15/800 estavam mais caros coisa de 100 reais ...

Qual crossover usar?

Entendi o que quis dizer, mas não precisa dar esporro .. shausha, vlw

Quando estiver pronto posto um video em HD aqui

Olha vc pesquiso pouco intão,pq tem varias lojas como crsound se não mi engano que ta 100 a menos que tornado ou algo proximo a isso mais o valor bem mais abaixo.

Seria uma boa opção voce ter feito set da eros,over ou snake,para mostrar a sua cidade que existe sim outros af's que se comportam muito melhor que tornado,mas ja que compro né...vamo em frente.

Tenta faze um mani ou alguma caixa com alto rendimento nos tornado,dutada normal fika meio xoxo.

Cros pode ser jfa 4 vias 24db ou outro similar com corte de 24db.

É melhor ter mais bateria do que mais alternador,hehhe pq 1 hora vc desliga o carro e ae? kkkk

ai vc liga a fontezinha que ta guardada =)

Obs: OPINIÃO MINHA,eu particularmente não gosto de ser +1 na multidão e sim ser o diferente sabendo que oq eu fizer vai mudar muita opinião por ae,mas ja que ta comprado faze oq né,tentar agora bolar um projeto que consiga tira 100% do af.

Compartilhar este post

Link para o post

Blza, ultima coisa, vi um Jfa eletronico De 4 Vias Com Corte 24db/8ª por 350 e um stx84 stetsom tambem de 4 vias por 275, ouvi falar que em cross os stetsom se saem melhor, o que acham?

jfa

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-237608392-crossover-digital-eletrnivo-jfa-de-4-vias-com-corte-24db8-_JM

stetsom

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-223529049-crossover-ativo-de-4-vias-stetsom-stx84-rca-frete-gratis-_JM

Compartilhar este post

Link para o post

Blza, ultima coisa, vi um Jfa eletronico De 4 Vias Com Corte 24db/8ª por 350 e um stx84 stetsom tambem de 4 vias por 275, ouvi falar que em cross os stetsom se saem melhor, o que acham?

jfa

http://produto.merca...corte-24db8-_JM

stetsom

http://produto.merca...rete-gratis-_JM

Se n mi engano,o stetsom não tem corte a 24db coisa que o jfa tem...e particularmente o jfa é bem mais cros que stetsom por causa do seu corte mais preciso,unico superior ao jfa é o roadstar.

Compartilhar este post

Link para o post

Se n mi engano,o stetsom não tem corte a 24db coisa que o jfa tem...e particularmente o jfa é bem mais cros que stetsom por causa do seu corte mais preciso,unico superior ao jfa é o roadstar.

Stetsom não tem corte a 24db, e também podemos acrescentar na lista o Booster Digital BC-60x.

Compartilhar este post

Link para o post

Stetsom não tem corte a 24db, e também podemos acrescentar na lista o Booster Digital BC-60x.

É o antigo roadstar citado,só troco o nome =)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...