Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Spllin

Estou Querendo Fazer Minha Própria Caixa Dutada.! Ajuda?

Recommended Posts

E o seguinte galera...nunca fui de entender muito de som automotivo não, mais nos últimos dias estou pesquisando bastante sobre tudo para conseguir fazer um projeto bacana para meu carro..!

ouvi muitas pessoas falarem que comprar aquelas caixa já prontas, bonitinhas nas lojas não valem a pena, pois não tem a litragem certa que preciso...então eu teria q ir em alguém que trabelhe com isso e mandar fazer uma para mim...mais como não conheço nenhum fera da areá e estou comprando tudo eu mesmo estou querendo fazer essa caixa eu mesmo?? nunca fiz nada parecido. mais sou meio curioso e tudo que eu começo a fazer no final eu consigo.. kkkkkk

então queria que alguém me mandasse algum tutorial ou alguma coisa assim, já que eu não achei nem aqui no fórum como nem ne outros lugares um tutorial q realmente ia me ajudar a fazer essa caixa...

por isso fiz esse post para pedir se alguém souber de algum tutorial passa a passo ou algo do tipo ou tiver tempo e boa vontade de fazer um pra mim ficaria muito grato...!

Meus sub's são: 2 Bomber upgrades. e como quero um som tanto para dentro como para fora. nas pesquisa a melhor opção para mim foi 45 litros cada sub..conferi ??

agora eu preciso de dicas. de qual tamanho devo cortar para que seja 45 litros para cada sub, qual mm da MDF .. isso tudo e mais um pouco que uma pessoa como eu precisa para fazer uma coisa dessas...!

sei que escrevi quase uma bíblia, e peço desculpa =X

Mais alguém poderia me ajudar...

Agradeço desde já..!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, não sei qual a litragem do upgrade não, mas recomendo dar uma olhada no manual (ou no site da bomber) e tbm pesquisar outros sets que estejam com o upgrade.

Quanto a caixa, acabei de fazer a minha pro meu 309, com 45L e MDF de 18mm. Pra calcular a litragem e as dimensões é só entrar no site do autosom.net e dar uma olhadinha nos artigos relacionados a caixa, lá explica bem melhor do que eu escrevendo aqui.

Ferramentas vc vai precisar de uma serra tico-tico, uma serra-mármore (conhecida como makita) com disco pra madeira, e uma parafusadeira (apertar trocentos parafusos na mão é dose).

Quando tiver cortando as partes da caixa, vai guardando o pózinho da madeira em algum lugar, pra depois vc misturar com cola de madeira e calafetar os cantos internos da caixa pra não vazar ar...

Se tiver mais alguma dúvida, posta aí que a gente ajuda!!!

Flw!

Compartilhar este post

Link para o post

e blema que estou vendo e que todo mundo que faz a propria caixa tem as ferramentas precisas, e tem algum tipo de conhecimento na area...agora eu aqui em casa nao tenho nada disso de tico-tico, parafusadeira e nem nada...e tava olhando a MDF e meia carinha aki...!

ai se eu for comprar a MDF alugar as parada tudo..no final to vendo que vou gastar mo grana...ainda mais que nao achei nenhum tuto que explica passa a passo ou algum video e tals..!

o problema e que eu for ne uma loja que vende ja pronto e pedir o cara uma de 45 litros..ele pode me dar de quantos litros ele entender..pq nao sei qual tamanho medo nem sem tem ou nao tem aquela litragem...ai tenho medo de tomar rasteira...

vcs conhecem alguma marca boa e confiavel ? ou algum lugar q venda realmente com litragem certa..?!?!

pq to fo**...eu pesquiso e pesquiso sobre isso..fico o dia todo olhando o forum...cada um fala uma coisa dando a opinião dele e tals...ai no final eu saio sem decidir nada do mesmo jeito..kkk

o duto mesmo...nao sei se e de 2, 3 ou 4 polegadas..se a MDF e 15.18.20 ou 25 mm ...

to me sentido um chato fazendo esse tanto de pergunto..mais e q quanto mais pesquiso mais duvida eu fico...entao venho aqui fazer a pergunta eu mesmo...

outra duvida: os 2 subs tem q fica junto ou dentro da caixa tem q ter uma madeira dividindo um sub do outro???

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo faz o seguinte, tem muitos tópicos com fotos passo a passo aqui no fórum, e se quiser videos, pesquise por "making a sound box" ou "building a sound box" no youtube que terá vários pra te ajudar.

O que te aconselho, veja a caixa recomendada pelo fabricante e faça uma caixa retangular, pois é mais fácil pra quem não tem prática e ferramentas adequadas.

Ao invés de comprar MDF para sua primeira caixa, faça ela com OSB, que é mais barata e se sai bem para esse propósito.

Quando eu não tinha serra tico tico, eu ia em lojas especializadas em madeira e comprava as chapas já cortadas, depois eu montava a caixa e levava em uma marcenaria aqui perto de casa para eles fazerem o buraco do sub e duto(lembre-se de marcar certinho antes de levar).

a caixa e os cortes de madeira vc pode calcular aqui:

http://autosom.net/artigos/box_design.htm

tem muitos outros artigos que deve ler aqui:

http://autosom.net/artigos.asp

espero ter ajudado

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo faz o seguinte, tem muitos tópicos com fotos passo a passo aqui no fórum, e se quiser videos, pesquise por "making a sound box" ou "building a sound box" no youtube que terá vários pra te ajudar.

O que te aconselho, veja a caixa recomendada pelo fabricante e faça uma caixa retangular, pois é mais fácil pra quem não tem prática e ferramentas adequadas.

Ao invés de comprar MDF para sua primeira caixa, faça ela com OSB, que é mais barata e se sai bem para esse propósito.

Quando eu não tinha serra tico tico, eu ia em lojas especializadas em madeira e comprava as chapas já cortadas, depois eu montava a caixa e levava em uma marcenaria aqui perto de casa para eles fazerem o buraco do sub e duto(lembre-se de marcar certinho antes de levar).

a caixa e os cortes de madeira vc pode calcular aqui:

http://autosom.net/artigos/box_design.htm

tem muitos outros artigos que deve ler aqui:

http://autosom.net/artigos.asp

espero ter ajudado

Pow cara ajudou d+ viu...tava dando uma olhada e realmente vai ficar mais fácil fazer a retangular..!

eu só não estou conseguindo achar as medidas certas para corta a madeira...pq eu não sei se eu que sou burro ou oque mais eu não consigo entender de jeito nenhum como que calcula a caixa nesse esquema ai do autosom.net..eu já tinha ate encontrado isso antes..mais não conseguir entender nada...

se não for pedir d+ você ou outra pessoa que souber e tiver um tempo sobrando poderia fazer pra?? ou me ensinar a fazer isso?

Meus sub's são : 2 bomber upgrade 12* bobina dupla..!

pesquisei e vi que a litragem para ele e 45 litros para cada sub.

agora o tamanho que eu devo cortar cada madeira eu não faço ideia...alguém ajuda ai?? kkkkk

e esse OSB ai qual e o mm que devo comprar?? e o mesmo do MDF?? que seria de 18 a 20 mm ??

e o duto de ar?? qual e o tamanho que devo usar para cada sub?? coloco uma madeira no meio da caixa dividindo um sub do outro ou não??

e para vedar os cantos da caixa?? massa plastica mesmo né???

e só uma uma pergunta... tem q fazer alguma vedação para colocar os sub's?? entre o sub e a caixa..vai algo ali no meio...

ai galera vlw mesmo pela força que estão me dando ai...

peço desculpas pelas quantidades de perguntas mais eles já estão quase acabando...

vlw mesmo =]

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que dividir a caixa no meio sim, aí fica por fora como uma só, mas por dentro são duas caixas separadas.

Use o duto que diz no manual do sub...

Meça seu portamalas pra ver as dimensões máximas que a sua caixa pode ter (veja quanto tem de altura do fundo até o tampão, a largura de uma alojamento do amortecedor até o outro, e a profundidade tbm). Aí pra calcular o volume é geometria neh... largura x altura x profundidade...

vamos supor que com as medidas máximas do teu portamalas vc calculou e viu que daria pra fazer uma caixa de 140 L... vc só precisa de 90L... aí é só ir diminuindo as dimensões até dar 90L. Lembrando que tem q adequar as 3 medidas pra poder caber os subs... num adianta fazer uma caixa que dê 90L, mas que tenha 10cm de altura.

Pra vedar pode ser massa plástica... mas eu falei antes, eu usei o próprio pó da madeira misturado com cola, quando secou, ficou q nem madeira de novo...

Falow!!

Compartilhar este post

Link para o post

Como o amigo disse, veja as medidas que tem disponível no porta malas e coloca aki que a gente vai te ajudando, a espessura da madeira tbm, se vc já tiver comprado.</p>

Editado por osmairps

Compartilhar este post

Link para o post

Pois e galera..o meu carro e um gol mais estou trocando por um palio...

fui medir o porta malas aqui agora meu pai saiu com o carro, liguei pra ele daquei a poco volta e eu tiro as medidas la...mais acho q posso tirar as medidas do palio que vai caber no gol neh??

esse lance de calcular litragem eu não consigo entender nem fudeno =(

sempre fui ruim em geometria. ahushaushas .. e aquela ferramenta do autosom.net tb eu nao conseguir entender...

entao vou esperar meu carro chegar e passo as medidas do porta malas e alguém ai faz as medidas de uma caixa 45 litros cada sub??

ou entao me passa uma medida de uma caixa 45 litros ai que eu vejo se cabe na minha...

eu ia comprar a madeira ontem..mais o lugar que vende aki perto de casa AS mdp tava tudo torta..!

e o OSB o cara da loja falou que nao aceita bem parafuso, que pra caixa de sub com o tempo ela vai ficando fraca e começa a vibrar... isso foi o que ele me falou..ai ja nao sei neh..! kkkkkk

mais as mdf dele q tinha la tava tudo veia...ai nao comprei nenhuma das 2 ..

ele falou tb q a OSB quando e cortada ela vai espedaçando as pontas...e verdade issoo?

Compartilhar este post

Link para o post

esse lance de calcular litragem eu não consigo entender nem fudeno =(

sempre fui ruim em geometria. ahushaushas .. e aquela ferramenta do autosom.net tb eu nao conseguir entender...

entao vou esperar meu carro chegar e passo as medidas do porta malas e alguém ai faz as medidas de uma caixa 45 litros cada sub??

ou entao me passa uma medida de uma caixa 45 litros ai que eu vejo se cabe na minha...

Cara da uma olhada nesta simulação que fiz, é bem simples de entender, só por a caixola pra funcionar!

Isto é apenas uma das possibilidades, precisa ver se ela se encaixa no seu porta malas e terá um bom aproveitamento do espaço.

simulaocaixaupgrade.jpg

e o OSB o cara da loja falou que nao aceita bem parafuso, que pra caixa de sub com o tempo ela vai ficando fraca e começa a vibrar... isso foi o que ele me falou..ai ja nao sei neh..! kkkkkk

ele falou tb q a OSB quando e cortada ela vai espedaçando as pontas...e verdade issoo?

se a caixa for bem feita, bem travada, e depois fizer um bom acabamento por fora não vejo pq não usar o OSB, após a caixa confeccionada, uma boa demão de cola de contato e carpete envolta, irão impedir que a madeira se descole.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa....agora acho q entendi mais ou menos..

so q essa caixa ai deu 94,85 litros.. ai deu 47 litros mais ou menos...

so que cada sub e 45 litros...e somando os 2 essa caixa ai ta com quase 5 litros a mais no total..no caso poderia esta abaixando algumas medidas la no programa para chegar ao 90 litros??

estou certo???

entao para mim fazer essa conta tenho q da a medida F= o tamanho do que vou querer a caixa horizontalmente...a medida E= que e a altura verticalmente e a "G" que e a profundidade...e isso?? ai o programa me da as medidas que faltam???

e no meu caso eu precisava de fazer mais uma madeira dessa vermelha, para ficar no total 3..pq eu teria que colocar uma no meio da caixa dividindo um sub do outro...estou certo?? ai se a caixa esta com 90 litros no total e se eu colocar essa madeira no centro da caixa automaticamente a litragem passava para 45 casa sub??? isso mesmo??

acho q ta dando pra sacar...se falei algo errado mi falem ai *_*

vlwwww

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, tú não tava de brincadeira quando disse que não é bom de geometria hein?!?! rsrsrsrsrs

É mais ou menos isso sim, mas o programa não vai dar medidas que faltam, porque não faltam... ele vai te dar apenas o volume em litros.

Tô achando que é melhor você medir o porta malas e passa as medidas aqui prá galera calcular.

Valews. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o volume da caixa, eu considerei 94 litros por conta dos dois dutos e dos proprios subs, que devem ser levados em conta na hora de confeccionar a caixa, como havia esquecido da chapa para separar as camaras, pode acrescentar mais 1L, totalizando 95L(brutos) e 90L(livres).

Use 3 chapas "vermelhas" para as laterais e divisória.

já mediu o seu porta malas?

Editado por Natão

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, tú não tava de brincadeira quando disse que não é bom de geometria hein?!?! rsrsrsrsrs

É mais ou menos isso sim, mas o programa não vai dar medidas que faltam, porque não faltam... ele vai te dar apenas o volume em litros.

Tô achando que é melhor você medir o porta malas e passa as medidas aqui prá galera calcular.

Valews. :legal:

Pois e...nunca fui bom nao..kkkkkkkkkk

só que agora mais ou menos eu entendi depois que o natão colocou aquele exemplo...

eu so queria saber se aquele calculo dele ali serviria para mim...pois deu 94,85 litros.. no caso a soma dos 2 sub's neh..e eu preciso de 90 por que no caso e 45 para cada sub...então eu posso ir mudando as dimensões ate chegar em 90 litros??? e fazer mais uma peça, que nesse caso e aquela da cor vermelha para colocar no meio da caixa, separando os 2 sub's..ai iria fica 45 litros para cada?? esta esta sendo minha duvida...

uma caixa com essas medidas que ele fez ia caber no meu carro de boa, e eu ainda vou ter q diminuir quase 5 litros nela pra ficar 90...

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o volume da caixa, eu considerei 94 litros por conta dos dois dutos e dos proprios subs, que devem ser levados em conta na hora de confeccionar a caixa, como havia esquecido da chapa para separar as camaras, pode acrescentar mais 1L, totalizando 95L(brutos) e 90L(livres).

Use 3 chapas "vermelhas" para as laterais e divisória.

já mediu o seu porta malas?

AHHHH Tah.....agora sim eu entendi parceiro...eu tava com essas duvidas tb...se os equipamentos e dutos tb ocupavam litros...mais agora sim entendi o esquema...nossa amigão....muito obrigado pela moral cara...vlw mesmo... posso então somar deixando os 95 litros total sem preocupar q nao vai ficar muito??

vlw mesmo amigao...!

Compartilhar este post

Link para o post

Favor atualizar e editar seu primeiro tópico com suas novas dúvidas.

Imagine se a cada nova dúvida , alguém abrir um novo tópico ao invés de atualizar seu primeiro tópico referente ao mesmo set e carro ?

Tópico trancado.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...