Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

ledzpg

[DÚVIDA RÁPIDA] Upgrade em subwoofer - 2x Alpine Type R 300w ou 1x Cla

Recommended Posts

Postado em

Olá amigos,

Depois do primeiro som, vem o primeiro upgrade, e mais dúvidas...

Hoje tenho um Fosgate P2D4-10 (300W, 4+4ohms, 10") com um Alpine MRD-M300.

Estou afim de aumentar o ganho do meu amplificador interno mas para isso preciso de um sub que acompanhe, já que o carro é um sedan grande.

Não quero ficar com excesso de graves, mas não quero ficar com grave xoxo no carro. Tenho 300W que inicialmente me satisfaziam muito bem, mas hoje quero um pouco mais.

Minhas opções atuais são:

1) Partir para um par de Alpine SWR-1041D - 10" - 300W cada

2) Partir para um Clarion PXW1052 - 10" - 500W

3) Partir para um par dos Clarion acima (mesmo custo do par de Alpines)

Fico na dúvida se apenas um falante de 10" terá o mesmo "feeling" sonoro de dois, mesmo com potência quase no mesmo nível (500W Vs 2x300W).

Também tenho medo de aloprar com dois Clarions de 500W e descobrir que fiquei com excesso de graves...

Além disso, preciso trocar o amplificador em qualquer um dos casos. Para 1 Clarion eu já vi um Alpine 500W com preço interessante, mas para qualquer configuração com 2 alto-falantes eu preciso de algo mais forte, e preferencialmente, que trabalhe com impedância mínima de 1ohm (bobinas em paralelo, falantes em paralelo - Req = 1ohm). O que indicam para o módulo? Gostaria de gastar NO MÁXIMO R$ 600 no amplificador, mas não quero nada mais ou menos, tem que ser algo bom.

Obrigado,

Luiz

Postado em

Olá amigos,

Depois do primeiro som, vem o primeiro upgrade, e mais dúvidas...

Hoje tenho um Fosgate P2D4-10 (300W, 4+4ohms, 10") com um Alpine MRD-M300.

Estou afim de aumentar o ganho do meu amplificador interno mas para isso preciso de um sub que acompanhe, já que o carro é um sedan grande.

Não quero ficar com excesso de graves, mas não quero ficar com grave xoxo no carro. Tenho 300W que inicialmente me satisfaziam muito bem, mas hoje quero um pouco mais.

Minhas opções atuais são:

1) Partir para um par de Alpine SWR-1041D - 10" - 300W cada

2) Partir para um Clarion PXW1052 - 10" - 500W

3) Partir para um par dos Clarion acima (mesmo custo do par de Alpines)

Fico na dúvida se apenas um falante de 10" terá o mesmo "feeling" sonoro de dois, mesmo com potência quase no mesmo nível (500W Vs 2x300W).

Também tenho medo de aloprar com dois Clarions de 500W e descobrir que fiquei com excesso de graves...

Além disso, preciso trocar o amplificador em qualquer um dos casos. Para 1 Clarion eu já vi um Alpine 500W com preço interessante, mas para qualquer configuração com 2 alto-falantes eu preciso de algo mais forte, e preferencialmente, que trabalhe com impedância mínima de 1ohm (bobinas em paralelo, falantes em paralelo - Req = 1ohm). O que indicam para o módulo? Gostaria de gastar NO MÁXIMO R$ 600 no amplificador, mas não quero nada mais ou menos, tem que ser algo bom.

Obrigado,

Luiz

Impossivel. Não existe ampli nesse preço, com essa potencia, tocando cmo essa resistencia e que seja bom.

Postado em

ScuLt,

já imaginavamesmo que não tivesse opções nessa faixa, infelizmente...

O que recomendaria?

Andretti,

É, pensei nisso justamente pela área do cone mesmo, mais área útil, maior volume de ar deslocado...

Eu ouço muito rock e heavy metal (desde rocks clássicos dos anos 70 até black metal atual), ambos os falantes se saem bem para resposta com bumbos rápidos ou algum deles é melhor para isso?

Specs:

Alpine:

alpine.png

Clarion:

* Fs (Hz) 33.56

* Qms 6.206

* VAS (Litres) 30.17

* VAS (Cubic Feet) 1.065

* MMs (Grams) 117.21

* Xmax (mm) 12

* Xmax (inches) 0.472

* Sd (m2) 0.0333

* Qes 0.5498

* Re (Series / Parallel) 6.93 / 1.91

* Le (Series / Parallel) 7.87 / 1.96

* Z (Series / Parallel) 8.31 / 2.29

* Bl (Series / Parallel) 17.64 / 8.78

* Qts 0.505

* dB SPL (1W/1M) 84.7

* Power (RMS / MAX) 500 / 1000

* Vd (Cubic Feet) 0.12

* Outside Diameter 10-9/16"

* Mounting Hole 9-1/8"

* Mounting Depth 5-5/16"

* Total Height 6-3/16"

* Total Weight 14.8 lbs

E agora: dois Alpine ou dois Clarion? pasmafaute

Postado em

cara....se quiser olha meu topico de vendas!!! tenho um AMP q ira casar certinho com seu set....Kicker Old School!!!

tbm tenho um Fosgate Old-School de 500wrms....se interessar!!! eh so mandar MP!

Postado em

Cara minha recomendação Seria ir atrás de amplis old school já que é pra grave.

Em relação a sub pelo seu gosto ia de 2 subs de 8 polegadas. Ou apenas 1 de 10 polegadas já da conta do recado facilmente e ainda tem spl pra um possível hip hop e etc vai de selada mesmo. Ouvi um w0 do Reinaldo da koyama e achei muito bom e olha que tava num set relativamente simples..

Postado em

Sim, os amps antigos são sempre uma boa opção (eu RF 4.6x que o diga...), mas queria uma recomendação de modelos específicos mesmo hehehe

O Kicker do Leo é bem interessante, mas falta ver se vou ter grana para isso. O dele empurraria bem o par de Alpines...

Meu negócio não é ter um grave que abafe o resto do som, mas quero algo que melhore a resposta interna mesmo em baixos volumes.

Se eu usasse apenas um Clarion desses com um amp Alpine de 500W eu teria um bom resultado? Ou vale mais a pena pegar o Kicker (que é +- R$ 150 mais caro que o amp Alpine) e comprar os dois subs Alpine (custando mais R$ 250)? A diferença de preço é muito considerável, já da R$ 400... pasmafaute

Postado em

Você já escutou algum set com um sub bom e bem alimentado?

Vejo umas porcarias montadas por aqui, seja com subs ruins ou com dimensionamento porco nos cabos. Só vejo gente com som trio ou SPL puro.

Para não dizer que ninguém se salva, um amigo meu (em outra cidade) tem um conjunto Helix (2 vias na frente, coaxiais nas portas traseiras e um sub de 8" na mala - Helix B 8DSP) que fala MUITO bem. O conjunto inteiro, no geral, ficou perfeito. Mas o carro dele é um pouco menor que o meu...

O que me incomoda um pouco hoje é que se eu ouvir o som em volumes mais baixos, ouço pouco o som do subwoofer. Meu sub não é ruim e está numa caixa selada com quase 45 litros, e o conjunto está longe de ser mal alimentado, tenho 25mm² da bateria até os distribuidores na mala e cabos 16mm² ligando o amplificador. Exagero para o que tenho hoje, eu sei, mas já está pronto para um possível aumento de carga.

O problema é que não tenho parâmetro para comparação, já que aqui na cidade só tem carro de pamonha (com 10 cornetas na mala) ou então gente com Uno Mille e 2 subs de 15". Não sei se apenas um sub um pouco mais forte já seria suficiente ou se precisaria de dois para poder ter o som bem projetado para a frente do carro mesmo em volumes mais baixos.

Postado em

Cara qual seu player? como tão os cortes aí? E o ganho apenas do sub? aliás como foi regulado seu ganho?

alguma coisa aí tá estranha. Eu tenho um Kicker de 12" 150w que tava tocando 350w e eu passava mal dentro do corcel que tava instalado quando tocava hip hop. Isso numa selada de 35 litros..

Tem alguma coisa estranha aí.

Postado em

Tá tudo na assinatura:

HU: JVC KW-AVX830

Frontal: Selenium 62V2A | Amp: Rockford Fosgate 4.6x

Sub: Rockford Fosgate P2D4-10 | Amp sub: Alpine MRD-M300

O sub está ligado na saída dedicada para subwoofer que o player tem, no nível 8 (máximo) e com lowpass de 90Hz no módulo. No Eq paramétrico está com +4dB em 63Hz.

Amanhã vou dar mais uma futucada para ver se dá para melhorar alguma regulagem no módulo, mas pelo que lembro quando ajustei, já não tinha mais nada pra mexer...

Se eu ouvir Boom Boom Pow (Black Eyed Peas) ou Sing for the moment (Eminem), dá até uma massagem nas costas dependendo do volume, mas meu negócio é Metal mesmo. Algumas músicas soam muitíssimo bem o baixo, treme tudo, mas a grande maioria não dá a mesma pegada em baixos volumes.

A grande questão é essa:

Se eu subir o volume, ótimo. Se eu abaixar, o sub parece que some na frente do carro, mas se você for olhar lá na mala, está batendo bem.

Postado em

Mas será que nesse caso não são as músicas? digo isso por que geralmente as músicas mais antigas não são tão bem gravadas e etc. Fora a possibilidade de as músicas não estarem em boa qualidade quando foram ripadas do cd original. Em cds originais como fica isso tudo?

Postado em

Descobri o problema...

O culpado era o cabo RCA que ia do player ao módulo, a perda de sinal era nele. O problema acontecia independente da fonte (CD original, DVD, MP3 320kbps...), por isso eu achava que o sub era pouco.

Antes o módulo estava com atenuação de entrada em -0dB e o 4.6x estava com o ganho baixo para o sub poder acompanhar, já que o grave só vinha em volumes maiores (a partir do 18)

Agora estou com atenuação em -6dB na entrada e pude botar o ganho do 4.6x em quase metade, ficando um sistema bem mais equilibrado do que tinha antes, já dá para sentir o grave no corpo a partir do volume 10. [-]:vts

BYRONALD,

a caixa é selada e tem 40 litros brutos (33cm de altura, 45cm de largura, 30cm na base menor e 40cm na base maior).

Postado em

Descobri o problema...

O culpado era o cabo RCA que ia do player ao módulo, a perda de sinal era nele. O problema acontecia independente da fonte (CD original, DVD, MP3 320kbps...), por isso eu achava que o sub era pouco.

Antes o módulo estava com atenuação de entrada em -0dB e o 4.6x estava com o ganho baixo para o sub poder acompanhar, já que o grave só vinha em volumes maiores (a partir do 18)

Agora estou com atenuação em -6dB na entrada e pude botar o ganho do 4.6x em quase metade, ficando um sistema bem mais equilibrado do que tinha antes, já dá para sentir o grave no corpo a partir do volume 10. [-]:vts

BYRONALD,

a caixa é selada e tem 40 litros brutos (33cm de altura, 45cm de largura, 30cm na base menor e 40cm na base maior).

Que bom que resolveu amigo !!!

Quanto a caixa : tenho um sub parecido com o seu ( P2D210) e estou usando numa caixa do manual, semelhante a tua litragem, mas dutada ... Ainda estou nos ajustes, mas gostando !!!

Porque optou por essa caixa ? Acredito que o falante fique meio xoxo ( como comentou ) nessa litragem, quem sabe testa ela dutada? Ou selada em cerca de 20 litros...

Abraçoss

Postado em

Pior que não fica xoxo não, ele bate muito bem, suficiente para tremer o carro todo. O problema era em volumes baixos só.

Optei por selada porque é o que o cálculo apontava como melhor opção (Fs/Qes = 49,677), e como tenho espaço na mala, resolvi fazer com esse tamanho para ficar com uma boa curva de resposta. :legal:

Até já pensei em testar com a caixa recomendada no manual (~20 litros) pra ver se dá muita diferença para a minha, mas falta tempo pra isso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...