Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Magnata_90

Protech 3K 18', Eros Etd 7200, Snake Esx 410 Fotos pag 4

Recommended Posts

parece q vai ficar bom, o sub 3k toca forte heim, eu e uns amigos meus fizemos uns projetos aki de manifold brincando com 2 desses conseguiram resultados bem legais, e olha q tinha pouco espaço para fazer e ainda assim descia bem, na dutadona q foi feita logo q os falantes foram comprados ja tava tocando D+

Mksound, legal receber a opinião do pessoal que já utilizou assim, eu etou fazendo uma caixa de 100 litros brutos, sem descontos, e sintonizada em 50 hz para com f3 em 43hz pelo que li e conseguir aprender até agora paraece que vai ficar boa, qdo tiver a foto delas eu vou postar aqui

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A caixa dos 18 tah pronta, quando der posto as fotos aqui dela montada, agora soh o que esta faltando eh comprar os RCAs e as baterias para terminar o set.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, ainda não foi possivel cortar a caixa ( o lugar que os subs entram), e ainda falta comprar os cabos e RCA, preciso só que sobre algum para eu poder finalizar o set, depois disso postarei alguns videos aqui de como ficou.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, mandei fazer as caixas, falta cortar o burado do Woofer e driver, qdo tiver conseguido fazer isso posto as fotos, a caixas ficaram assim, o que vcs acham ?

grafico4e.jpg

grafico3.jpg

grafico2f.jpg

graficon.jpg

É que não sei muito bem interpretar esses graficos, então se puderem dar umas dicas.

Compartilhar este post

Link para o post

Conseitos sobre os tipos de gráfico:

Básicamente existem 3 tipos de caixa:

as com graves estendidos, pra aqueles q querem um som de qualidade

onde a curva do gráfico deve cruzar os -3db entre 30 e 40Hz, isso sé chama F3

a curva deve ser constante acima dos 30Hz:

88487066hr9.jpg

Outro tipo de caixa são pras musica dance, com batidas, baladinha e talz

A curva deve passar pelo -3dB até 45Hz e ter pico entre 50 e 65Hz:

57430733qh9.jpg

O ultimo tipo de caixas, são as caixas pra spl, ou seja, com grave "grave"..(piadinha)

Essas caixas deve passar o -3db até 55Hz com pico entre 65 e 90Hz:

10hi6.jpg

Agora pra saber o spl é so clicar na aba "SPL" e ver qual é o pico..

Lógico q esse programa simula condições perfeitas, nao q sua caixa irá chegar a tal

nivel de spl.. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Aí no caso pra quem quer uma resposta mais linear, e deseja tocar com a máxima qualidade todos os estilos de música o mais adequado seria o primeiro gráfico, correto?

Compartilhar este post

Link para o post

P mim o segundo gráfico, p todos os estilos!!! Pois com poucos falantes tocar abaixo de 45hz é complicado, e esse leve pico nos 65hz, onde é pico na maioria das músicas "eu" acho bacana p dar uma apimentada em certas músicas com um pouco de atack, sem se tornar enjoativo.

Sem mais.

:legal:

Editado por SPL@TRIO

Compartilhar este post

Link para o post

P mim o segundo gráfico, p todos os estilos!!! Pois com poucos falantes tocar abaixo de 45hz é complicado, e esse leve pico nos 65hz, onde é pico na maioria das músicas "eu" acho bacana p dar uma apimentada em certas músicas com um pouco de atack, sem se tornar enjoativo.

Sem mais.

:legal:

Vlw SPL vc eh um dos caras que sempre ajudam, vlw msm

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrem-se que a explicaçao foi "generalizada" para falantes de 18". Boa explicaçao, eh uma luz, mas eh de uma forma geral, existem muitas variantes a serem observadas por parte de quem está projetando. Por isso que o dieguinhow ja fez as ressalvas e alertas rs.

Exemplos:

- parametros de um modo geral, ou seja, se o falante eh apto para essas condiçoes - na propria simulaçao vc ja observa isso (lógico rsrs).

- se a relaçao: potencia aplicada x Xmax x corte vao se "enquadrar" ai.

- dar uma olhada impedancia, group delay (sopro), etc. Os outros graficos e detalhes tambem devem ser observados.

- Se as outras vias do sistema estarão se completando

- etc, etc, etc.

Mas que da p iniciar por essa linha da. Após aprender um pouco a simular vao ter gratas surpresas, com SPL, curvas, sintonias. Da p bricar de varias maneiras diferentes hehe.

Editado por alesalles

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrem-se que a explicaçao foi "generalizada" para falantes de 18". Boa explicaçao, eh uma luz, mas eh de uma forma geral, existem muitas variantes a serem observadas por parte de quem está projetando. Por isso que o dieguinhow ja fez as ressalvas e alertas rs.

Exemplos:

- parametros de um modo geral, ou seja, se o falante eh apto para essas condiçoes - na propria simulaçao vc ja observa isso (lógico rsrs).

- se a relaçao: potencia aplicada x Xmax x corte vao se "enquadrar" ai.

- dar uma olhada impedancia, group delay (sopro), etc. Os outros graficos e detalhes tambem devem ser observados.

- Se as outras vias do sistema estarão se completando

- etc, etc, etc.

Mas que da p iniciar por essa linha da. Após aprender um pouco a simular vao ter gratas surpresas, com SPL, curvas, sintonias. Da p bricar de varias maneiras diferentes hehe.

Exatamente... juntando todas as citacões acima pelo grande alessandro é q se tem algo de mais concreto p um projeto, e vale ressaltar novamente o trecho já falado, "Após aprender um pouco a simular vao ter gratas surpresas, com SPL, curvas, sintonias".

Eu mesmo sou testemunha disso, após a teoria parti p prática e vi q como diz Joéster, simulações bem feitas são sim bem satisfatórias e bem próximas.

OBS: ja mudei 2 vezes a sintonia da minha caixa após acerto com o programa, na diferença de 5hz na sint da caixa a diferença na curva foi grotesca e não acreditei no resultado, mas não vou esticar papo p não desvirtuar o tópico.

E magnata, procure aprender o máximo, pesquise, aprenda a interpretar os gráficos, isso não é do dia p noite, demora um pouco mas verás q no final fale muito apena cada minuto perdido, e como alessandro diz, é meio complicado analizar algo simulado por outro pela net, agora entendo kkkkkkkkk.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente... juntando todas as citacões acima pelo grande alessandro é q se tem algo de mais concreto p um projeto, e vale ressaltar novamente o trecho já falado, "Após aprender um pouco a simular vao ter gratas surpresas, com SPL, curvas, sintonias".

Eu mesmo sou testemunha disso, após a teoria parti p prática e vi q como diz Joéster, simulações bem feitas são sim bem satisfatórias e bem próximas.

OBS: ja mudei 2 vezes a sintonia da minha caixa após acerto com o programa, na diferença de 5hz na sint da caixa a diferença na curva foi grotesca e não acreditei no resultado, mas não vou esticar papo p não desvirtuar o tópico.

E magnata, procure aprender o máximo, pesquise, aprenda a interpretar os gráficos, isso não é do dia p noite, demora um pouco mas verás q no final fale muito apena cada minuto perdido, e como alessandro diz, é meio complicado analizar algo simulado por outro pela net, agora entendo kkkkkkkkk.

Abraço.

SPL, creio que a caixa que eu projetei para meus Protech SUB3k 18`` ficou bem melhor do que a que muitos estaladores projetam por ai, mais tenho realmente muita curiosidade de aprender esta área para conseguir projetos cada vez melhores, lembrando que eu não possuia nenhum conhecimento técnico quando entrei aqui, e que tudo que aprendi foi graças a colaboração de todos aqui, e hoje tenho um embasamento muito bom comparado ao que eu possuia antes e até mesmo ao que muitos estaladores possuem.

Compartilhar este post

Link para o post

posta fotos ai pra gente ver como ta ficando. qual a vb(litragem) e a sintonia da sua caixa?

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz ela com 99,9 litros brutos, com os descontos vai cair para 84,74 e se estiver tudo certinho esta está com Fb:52,76 e F3:49,83 vou fazer o corte dos Protech de 50 até 150hz, tô aprendendo a interpretar o grafico ainda mas a caixa parece qie está com pico de +3db de 90 a 100hz, mas as de 67 ateh 89hz tbm estão muito proximas.

Compartilhar este post

Link para o post

o Gardenal, membro aqui do forum que está executando o projeto pra mim (ainda me falta conhecimento pra botar a mão na masse de um projeto desse porte, a escolha de tds equipamentos, volume de caixas, sintonia, foram todos meus, ele só tem um dedinho na escolha dos Protech) está meio enrolado e vai poder retomar td dias 2 proavelmente, cortar o buraco dis falantes na caixa que já está pronta e concluir a caixa de MG de acordo com o porta malas pra deixar td justinho, ai eu posto mais fotos

Compartilhar este post

Link para o post

na minha opiniao sua caixa ta muito pequena, vai ficar um grave bem seco e com muito ataque.tinha q ser pelo menos 100l livres ja com o desconto de tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

na minha opiniao sua caixa ta muito pequena, vai ficar um grave bem seco e com muito ataque.tinha q ser pelo menos 100l livres ja com o desconto de tudo.

E o ruim é que o porta-malas do gol está no limite já, msm se eu refizesse a caixa não vai ter muito pra onde fugir

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei que vou ter uma perda consideravel de Subgrave, e ganhar em SPL, particularmente, prefiro sub grave, mas para tentar manter tudo um pouco equilibrado e consiguir fazer entrar na mala do G3 sem ter que mexer em banco, nem colocar bateria no pé de passageiro, foi o que eu consegui, mas msm assim, será que vai ficar tão ruim assim ?

No final das contas ou era fazer o sub descer como ele deve e não utilizar médio grave, eu tentar deixar td equilibrado mas sem descer tanto.

Editado por Magnata_90

Compartilhar este post

Link para o post

posta fotos ai pra gente ver como ta ficando. qual a vb(litragem) e a sintonia da sua caixa?

Oh dieguinhow, rsrsrs com todo respeito, vc da um caminho para o pessoal seguir e muito bom por sinal (bem simples, mas objetivo e didatico :legal: ), e ai vem com litragem... ;)

Volume!!

Qdo eh que o pessoal vai aprender rsrs. Litragem..."Isso non ecziste!" rs

Compartilhar este post

Link para o post

Oh dieguinhow, rsrsrs com todo respeito, vc da um caminho para o pessoal seguir e muito bom por sinal (bem simples, mas objetivo e didatico :legal: ), e ai vem com litragem... ;)

Volume!!

Qdo eh que o pessoal vai aprender rsrs. Litragem..."Isso non ecziste!" rs

Eu como químico nem falo litragem se não alem de apanhar dos meus professores ainda apanho do pessoal do forum aqui, pelo menos isso já aprendi, rsrsrrs

Tem um tópico do nosso amigo Bloom que ele faz simulações (This vs That) que ele utiliza uma caixa muito parecida msm com essa dai e os resultados pareceram bons dentro das suas limitações

Compartilhar este post

Link para o post

Eu como químico nem falo litragem se não alem de apanhar dos meus professores ainda apanho do pessoal do forum aqui, pelo menos isso já aprendi, rsrsrrs

Tem um tópico do nosso amigo Bloom que ele faz simulações (This vs That) que ele utiliza uma caixa muito parecida msm com essa dai e os resultados pareceram bons dentro das suas limitações

Ja tive sub1000 de 18" (gardenal lembra rs) e usava caixa com 97L brutos e eu gostava. Nao era seco, era bem misto ate.

Com esse novo 3K, nao simulei (nem vi os parametros) mas acredito que se saia bem , afinal os protech geralmente tem menor Vas.

Pra vc terem uma ideia ja tive caixa com 818SDS de 96-98L(nao lembro direito) e nao achei ruim. Tudo eh relativo a gosto e ao projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

Ja tive sub1000 de 18" (gardenal lembra rs) e usava caixa com 97L brutos e eu gostava. Nao era seco, era bem misto ate.

Com esse novo 3K, nao simulei (nem vi os parametros) mas acredito que se saia bem , afinal os protech geralmente tem menor Vas.

Pra vc terem uma ideia ja tive caixa com 818SDS de 96-98L(nao lembro direito) e nao achei ruim. Tudo eh relativo a gosto e ao projeto.

To me esforçando bastante pra este projeto sair o melhor possivel, claro, respeitado a limitação de espaço que tenho para que tudo possa ficar o melhor possivel, sem se tornar comodo ter o som no carro(para os pasageiros)

os comparativos do Bloom

Os subs são:

AZUL: Protech 3.0k 18'

PRETO: Eros SDS 818 18'

Verde: Hinor Nokaut 2.5k 18'

Vermelho: Eros SDS 2.7k 18'

Rosa: Eros Target 4.5k 18'

Primeiro todos em caixa de 85 litros (MUUITO pequena), sintonizados em 60hz e com 1500wrms aplicados:

1500w85l60hz.jpg

Excursão:

1500w85l60hzcone.jpg

acho que no final das contas, e levando em consideração que sera meu primeiro carro, primeiro som, e que até alguns meses atrás eu não tinha noção de nada que tenho hoje, vai ficar bom.

Compartilhar este post

Link para o post

O Ale é q fica mais facil do povo entender. :vts quando vc fala em termos tecnicos muita gente nao sabe oq vc ta dizendo, seu falar Vnet ou Vb muita gente nao vai saber oq é isso, :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal depois de um bom tempo acho que o trio vai sair de vez, deposi de tudo comprado, segunda começo a instalação

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...