Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

n3n0

Crossover passivo

Recommended Posts

Postado em

outra dúvida

(hj eu to burro)

qual é a diferença entre usar um capacitor em paralelo ou um indutor em série para fazer um corte LP de primeira ordem?

 

O capacitor em paralelo vai colocar seu amplificador em curto.

 

Mas sim, há como fazer, usando um circuito RC, porém há muita atenuação. Só vale a pena quando se deseja atenuação mesmo.

Postado em

 

 

O capacitor em paralelo vai colocar seu amplificador em curto.

 

Mas sim, há como fazer, usando um circuito RC, porém há muita atenuação. Só vale a pena quando se deseja atenuação mesmo.

Um capacitor em paralelo com o alto falante, pode ser q sim, dependendo do corte feito. Já um capacitor em paralelo com outro capacitor, em serie com o alto falante, como filtro 6db, não pode acontecer isso, a não ser que o alto falante tenha resistência menor q a resistência mínima de trabalho do amplificador. Em um filtro 12db, tem outros fatores que devem ser considerados, e devido a esses fatores q as vezes o capacitor do LP é montado em série com um resistor, o q confunde muita gente com filtros zobel.

Voltando aos Lp primeira ordem, os 2 únicos motivos q eu veria pra usar 2 bobinas em série são questão de espaço e talvez um menor atraso de tempo causado pela menor quantidade de fio do enrolamento total.

 

Na questão do circuito rc, em série, causa uma atenuação sim, em paralelo, pode ser entendido como um zobel, mas pode ter outras atuações além da de zobel, dependendo da necessidade

Postado em

 

Um capacitor em paralelo com o alto falante, pode ser q sim, dependendo do corte feito. Já um capacitor em paralelo com outro capacitor, em serie com o alto falante, como filtro 6db, não pode acontecer isso, a não ser que o alto falante tenha resistência menor q a resistência mínima de trabalho do amplificador. Em um filtro 12db, tem outros fatores que devem ser considerados, e devido a esses fatores q as vezes o capacitor do LP é montado em série com um resistor, o q confunde muita gente com filtros zobel.

Voltando aos Lp primeira ordem, os 2 únicos motivos q eu veria pra usar 2 bobinas em série são questão de espaço e talvez um menor atraso de tempo causado pela menor quantidade de fio do enrolamento total.

 

Na questão do circuito rc, em série, causa uma atenuação sim, em paralelo, pode ser entendido como um zobel, mas pode ter outras atuações além da de zobel, dependendo da necessidade

 

Cap em paralelo sabendo usar eh bem legal....alias uso no meu carro desde o ano passado...

Postado em

Vc já sabe e já testamos na tua casa... Mas depois tento te explicar melhor

 

Enviado do meu tk85 de bolso...

usamos cap+indutor pra corte LP do mid (portato cap em paralelo com falannte)

não sei se é exatamete a isso que o soundworks se refere

Postado em

usamos cap+indutor pra corte LP do mid (portato cap em paralelo com falannte)

não sei se é exatamete a isso que o soundworks se refere

Sim e não... Ele falou disso tb, mas ele quis falar do teste q fizemos com 2 caps em paralelo...

Postado em

opara tudo, vamos organizar as coisas aqui

eu estou mais perdido que filho de puta em dia dos pais

 

o que está em paralelo com o que?

1 - um cap com outro cap, em série com um falante? sim, testamos

2 - um cap com um falante? o KLB diz que entra em curto

 

agora PRA MIM o Soundworks se refereiu a usar um cap (ou mais) em paralelo com um falante

Postado em

opara tudo, vamos organizar as coisas aqui

eu estou mais perdido que filho de puta em dia dos pais

 

o que está em paralelo com o que?

1 - um cap com outro cap, em série com um falante? sim, testamos

2 - um cap com um falante? o KLB diz que entra em curto

 

agora PRA MIM o Soundworks se refereiu a usar um cap (ou mais) em paralelo com um falante

Testamos os 2 ai....

Testamos:

1 cap em serie com o falante

2 cap em paralelo em serie com o falante

E no lp testamos:

1 cap em paralelo com o falante

2 cap em paralelo com o falante

 

Em nenhum dos casos o amp entrou em curto, pois atendeu alguns requisitos mínimos e máximos de indutancia, resistencia e reatancia do conjunto da forma q testamos. Agora se não atendesse essas características poderia aparecer algum problema. Inclusive vc mesmo desenvolveu aquela tabela do excel q auxilia a identificar se algum requisito pode não estar sendo atendido

Postado em

Rick, tu estás perguntando sobre a planilha?

não sei se é exatamete isso que tu quer saber mas vou responder com base no que conversávamos a medida que eu ia desenvolvendo a planilha

 

 

basicamente a tabela que foi feita usa as fórmulas padrão pra cálculo de capaditores e idutores para crossovers de 2º ordem

C = 1 / ( 2 * π * Z * d * f )

L = ( Z * d ) / ( 2 * π * f )

C = capacitância do capacitor

L = indutâca do indutor

π = pi (3,14...)

Z = resistência nomial do autofalante

f = frequêcia de corte pretendida

d = "multiplicador" referete ao tipo de corte que se quer (Bessel, L-R, Chebyshev, Butterworth), que vai de 0,3 até 1,2 e idica o Q, o decaimento da curva do crossover

 

e uma limitação que indica se o circuito montado é compatível eletricamente com o que se espera do comportamento do "componente" crossover

L/C = Z^2 * 2

que também não é uma fórmula assim tão "rígira", já que temos que levar em consideração aquele "d" lá das duas primeiras e validar o resultado nesta terceira dentro de um range de resultados

 

o complicado foi colocar tudo no Excel

Postado em

Interessante isso. Esse estudo leva em conta resistência DC do falante, para corrente de "start"?

 

a resistência dc do alto falante é levada em conta sim para se calcular o capacitor e indutor. Existe uma pequena variante no Q do filtro, o q permite q vc utilize o Z nominal no lugar do Re, desta forma, apesar de uma pequena variação na resposta te dá um resultado correto, pois a variação da curva de impendancia altera apenas o Q do filtro 12db, não alterando o ponto de corte.

Quanto a corrente de start, o calculo não utiliza o mesmo, mas a potência aplicável é importante pra escolha dos componentes. Vc pegar um componente q suporte mais do q vc precisa não tem problema, o problema surge quando tu pega um componente q suporte menos do que a potência aplicável

 

Postado em

explique isso melhor

 

Com testes reais vc descobre mta coisa, e com capacitores é algo incrivel, cada um faz uma coisa, e eu uso tanto no xover do MID quanto do TW um cap em paralelo com o driver..............e ta ajudando pacas....... nada é igual a testar viu....

Postado em

o que tu estás dizendo então é o que de fato já testei

cada cap tem uma peculiaridade, modifica foco, dinâmica, etc

 

mas e quanto a colocar eles em parelo, antes de estarem ali para agir sob este prisma, estão ali para fazer um LP ou um BP, não? ou por outra função?

Postado em

opara tudo, vamos organizar as coisas aqui

eu estou mais perdido que filho de puta em dia dos pais

 

o que está em paralelo com o que?

1 - um cap com outro cap, em série com um falante? sim, testamos

2 - um cap com um falante? o KLB diz que entra em curto

 

agora PRA MIM o Soundworks se refereiu a usar um cap (ou mais) em paralelo com um falante

 

Capacitor é um componente reativo.

 

Se ele é reativo, dependendo da frequência, ele apresenta uma RESISTÊNCIA.

 

Um capacitor de 4,7uF em 10Khz vai representar um resistor de 3,4 ohms em PARALELO com o falante. Em 20Khz são 1,6 ohms. Quanto menor o valor, menor a impedância.

 

Você pode tê-lo em série com um resistor e criar um Zobel, que corrige a curva de impedância do falante.

 

Você pode tê-lo em paralelo com o falante, desde que usando um resistor em série com o conjunto, formando um Low Pass de 1a ordem (com atenuação), ou com um indutor em série, devidamente dimensionado, formando um low pass de 2a ordem.

 

Ou você pode ligá-lo sozinho em paralelo com o falante, apresentar uma carga baixíssima para a saída, e acabar definindo o novo Papa sem querer.

Postado em

kleber..

 

vc deve andar com protoboard em baixo do braço e ferro de solda no bolso né não?!

zueira a parte, eu fiz eletrônica e não lembro muita coisa.

já pensou em dar consultoria? aula sei lá

Postado em

Ou você pode ligá-lo sozinho em paralelo com o falante, apresentar uma carga baixíssima para a saída, e acabar definindo o novo Papa sem querer.

 

Não Kleber, fumaça preta quer dizer que ainda não tem papa definido!

Postado em

kleber..

 

vc deve andar com protoboard em baixo do braço e ferro de solda no bolso né não?!

zueira a parte, eu fiz eletrônica e não lembro muita coisa.

já pensou em dar consultoria? aula sei lá

 

Vixe... Se não fosse o google, eu levaria 1 semana pra me lembrar até da Lei de ohm... :vts

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...