Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
n3n0

Crossover passivo

Recommended Posts

Pessoal, e confecção de um cross? digo, soldar os componentes, colocar numa plaquinha de acrilico, fazer as trilhas... Alguma ideia?

eu pessoalmente gosto de utilizar placa de fibra com 1 lado cobreado, fazer trilha, usar terminal com parafuso pra ligar os fios. mas tem gente q não gosta e não se agrada, diz q as trilhas da placa podem gerar RF se atrapalhar entre si. em placa de acrilico eu nunca vi. mas em placa de mdf, com fio de boa qualidade por trás encapado como trilha eu já vi, tem uma galera do hifi residencial q faz assim.

 

agora sobre a escolha de componentes:

 

indutores: alguns dizem q os indutores não são criticos, q sendo um indutor com núcleo de ar, qualquer um dá conta do recado, então que vc deve escolher o indutor que te agradar mais. outros dizem ser clara a percepção da diferença de audio entre indutores e recomendam os indutores de fio chato, devido a melhora no detalhamento e definição. eu nunca usei indutor de fio chato então fico só na teoria. ainda nos indutores, de uma olhadinha nos jantzen wax coil, que é um indutor de fio chato revestido de papel com cera e no mundorf silver coil que são indutores com fio de prata. dizem ser o supra sumo dos indutores. os jantzen até que são pagáveis pra um hp de tweeter e lp de woofer/midrange. mas a medida q precisa de indutor maior, o valor se torna absurdo (ao menos para a realidade da maioria dos foristas).

resistores: procure utilizar resistor de laboratório, aqueles verdes, a diferença de preço é pequena pro cinza e pro de porcelana branca, mas são os melhores do mercado, de preferencia não indutivo (algumas marcas geram indutancia)

capacitores: esse é um ponto crítico ao meu ver, capacitores eletroliticos são lentos, os de poliester geram um som anasalado ao meu ouvido, depois temos os MKT, MKS, MKP, dentre outros q não lembro os tipos. os eletroliticos são bons pra zobel e pra um lp sub, até pra usar na banca hp do woofer, mas a partir disso eu não gosto, os mkt são interessantes no hp woofer, lp sub (em banca devido ao custo), lp woofer e hp mid.os mks a mesma coisa. os mkp já são bons em todos tipos de corte, e temos algumas marcas como mundorf, bennic, solen e jantzen audio fabricando esse tipo de capacitor.

 

design:

capacitores: me agrada a idéia de banca de capacitores, tanto é que utilizo essa idéia nos cross q uso no meu HT, pois vc pode colocar de 10% a 90% de um capacitor mais barato e colocar de 10 a 90% de um capacitor melhor, isso economiza custos além de permitir q vc tempere ao teu gosto e a necessidade do teu sistema (tem capacitor neutro, tem capacitor q dá espacialidade, tem capacitor que dá detalhamento, tem capacitor q dá musicalidade). isso permite, como já disse, q vc economize e possa fazer upgrades no teu cross aos poucos, ou que utilize vários capacitores baratos diferentes pra gerar um áudio equivalente ao de um capacitor bem mais caro q todos caps escolhidos.

 

indutores: de preferencia para colocar os indutores sempre a 90 graus um do outro, se colocar todos no mesmo sentido, mesmo com distancia na placa, um pode gerar interferencia no outro, isto quebra a RF e um deixa de influir no outro. é um cuidado básico q a maioria dos cross passivos normais não possui

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outro aspecto que tenho começado a compreender melhor é a questão do Bi-Amp em um cross.

No passado eu pensava que era a penas uma questão de colocar mais potência no sistema, depois entendi que poderiam haver ganhos também em utilizar um Amp com som "mais aberto" para o Tweeter e outro com "mais peso" para o Mid. Embora hajam controvérsia a este respeito. rsrsrsrs

No momento tenho compreendido as vantagens de poder utilizar dois alinhamentos de tempo com o sistema de Bi-Amp. Assim melhorando o foco e também a altura do palco. Fiz este teste no meu carro e posso dizer que a Sorento já está tocando 25% mais, do que tocou durante o EMMA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, e confecção de um cross? digo, soldar os componentes, colocar numa plaquinha de acrilico, fazer as trilhas... Alguma ideia?

 

Eu costumo montar em "aranha", em cima de uma plaquinha de MDF de 6mm. Depois de todo o circuito montado, é só fixar os componentes na placa, dando especial atenção em não deixar conexões vibrando, nem indutores. Capacitores e indutores vc prende com enforca-gato mesmo, e o resto você pode colar com cola quente, deixando tudo bem firme.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É sabido que existem vantagens no sistema passivo e também desvantagens, o mesmo vale para os sistemas ativos.

Acredito que seja bacana deixarmos este tópico, para que aqueles que tiverem alguma dúvida ou desejarem compartilhar algo.

 

Veja a primeira questão que desejo ver com vocês.

Estava lendo um manual da DLS, que baixei no site deles, vejam só:

"PHASE SHIFT IN PASSIVE CROSSOVERS

 

All passive crossovers will phase shift the signal.

A 6 dB filter shifts 90 degrees and a 12 dB 180 degrees. Because of this you should always try to phase reverse the tweeter in a system to see what phase is creating the best sound. In a 3-way system it ́s normal to phase reverse the tweeter. All tweeters used in a system must have the same polarity (phase). "

 

Para quem não está com o inglês em dia: Eles dizem que o correto em um sistema 3way passivo é deixar o tweeter com a fase invertida.

Alguém concorda com este ponto de vista ou chegou a testa-lo?

 

 

 

Sou novo aqui no forum, e não achei alguem que ajudassem sobre minha duvida, e o mais perto sobre o assunto esta nesse topico, possuo um kit duas vias da PHD, com um crossover passivo de 12db, não consigo chegar em um nenhum acerto, pois ao aumentar o volume do meu som ele derruba so o twiter, e quando abaixo o volume ele volta aos poucos.....sera alimentação, e si for não teria que derrubar tambem po mid? ou seria algum ajuste que não estou conseguindo acertar, todas as frequencias abaixo de 400hz esta com o minimo de db no aparelho, e qual o melhor acerto dos db por frequencia?

Desculpe si este não e o melhor topico para estar tirando esta duvida, mas e o mais perto sobre o assunto de minha duvida.

valeuuu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou novo aqui no forum, e não achei alguem que ajudassem sobre minha duvida, e o mais perto sobre o assunto esta nesse topico, possuo um kit duas vias da PHD, com um crossover passivo de 12db, não consigo chegar em um nenhum acerto, pois ao aumentar o volume do meu som ele derruba so o twiter, e quando abaixo o volume ele volta aos poucos.....sera alimentação, e si for não teria que derrubar tambem po mid? ou seria algum ajuste que não estou conseguindo acertar, todas as frequencias abaixo de 400hz esta com o minimo de db no aparelho, e qual o melhor acerto dos db por frequencia?

Desculpe si este não e o melhor topico para estar tirando esta duvida, mas e o mais perto sobre o assunto de minha duvida.

valeuuu

puxa, um kit da PHD, nunca ouvi tocando, já vi algumas vezes mas faz muito tempo q não vejo um, imagino q deva ser bom, quero escutar um dia.

tem certeza q ele é 100% 12db oitava? pode se 6db woofer e 12 db tweeter como a maioria dos cross passivos, não sei como é a topologia do teu cross, mas pode ter mais detalhes nele. mas isso não é o principal, o principal é identificar teu problema.

 

quando vc diz derruba, por acaso o tweeter tá solto, ou vc quer dizer q ele não sobe linear com o woofer ou que ele desliga? se ele desliga pode ser um diodo de proteção no cross q abre quando tem excesso de potencia, esse diodo pode estar cansado, pode ser q o diodo não seja na placa e sim no fio do tweeter, ou então no próprio tweeter. assim como pode estar desligando por excesso de potencia mesmo, ou por distorção.... espero ter ajudado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou pensando em fazer um upgrade no cross do meu kit polyglass.

Vou começar refazendo o cross com capacitores melhores, e com o tempo ir mexendo no crosspoint/outros componentes.

Difícil é arrumar tempo pra isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou pensando em fazer um upgrade no cross do meu kit polyglass.

Vou começar refazendo o cross com capacitores melhores, e com o tempo ir mexendo no crosspoint/outros componentes.

Difícil é arrumar tempo pra isso.

o ponto de corte eu recomendo testar com um cross ativo antes. é mais fácil e custa menos, só precisa ter 2 canais de amplificação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

puxa, um kit da PHD, nunca ouvi tocando, já vi algumas vezes mas faz muito tempo q não vejo um, imagino q deva ser bom, quero escutar um dia.

tem certeza q ele é 100% 12db oitava? pode se 6db woofer e 12 db tweeter como a maioria dos cross passivos, não sei como é a topologia do teu cross, mas pode ter mais detalhes nele. mas isso não é o principal, o principal é identificar teu problema.

 

quando vc diz derruba, por acaso o tweeter tá solto, ou vc quer dizer q ele não sobe linear com o woofer ou que ele desliga? se ele desliga pode ser um diodo de proteção no cross q abre quando tem excesso de potencia, esse diodo pode estar cansado, pode ser q o diodo não seja na placa e sim no fio do tweeter, ou então no próprio tweeter. assim como pode estar desligando por excesso de potencia mesmo, ou por distorção.... espero ter ajudado

 

Cara, ele e bom sim, foi muito dificil de achar ele, ja tinha ouviso falar em alguns foruns e encontros, mais tive a opurtunidade de ouvir na loja, e comprovei qiue e de otima qualidade, la tinham outros como JBL, audiophonic, mas o PHD me agradou mais, porem estou estudando um projeto de acustica na minha porta para tirar 100% de rendimento dos mid das portas, pq a porta original da saveiro e muito ruim para, estou vendo alguma mantas acusticas, com alguma moldura e acabamento em MDF, para não ter que forrar a porta inteira em manta...Na especificação do cross so consegui achar que e passivo de 12 db, ele tem duas saidas uma para o twiter e outra para o mid...

Mas vamos lá, rsrsr quando falo em derrubar não e cair do painel, e sim que ele esta desligando, foi mal pela pronuncia....praticamente e isso mesmo que acontece, quando aumento o volume, e muito paracido com muitas problemas em diodos com placas eletronicas, mais e normal ele voltar a retificar a potencia, e si caso for uma possivel sobrecarga de potencia, ai ele desliga como modo de segurança, como posso resolver isso? O Kit esta ligado em um amplificador da taramps de 200/ 2 canais, e esta ligado direto, como eu li em alguns post por aqui não teria que ser ligado inversamente? e no caso de distorção, tambem teria alguma solução?

Desculpa ai a encheção de saco, mais obrigado mesmo pela força, esse forum para quem saber usar, e otimo para ampliar conhecimentos....muito bom mesmo....

Valeuu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma informação legal sobre os Cross da Morel.

Vocês já leram no site deles, que uma das grandes novidades da linha 2012 deles é o trabalho que realizaram para dar uma maior coerência de fase nos crossovers da marca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma informação legal sobre os Cross da Morel.

Vocês já leram no site deles, que uma das grandes novidades da linha 2012 deles é o trabalho que realizaram para dar uma maior coerência de fase nos crossovers da marca.

 

Participei do workshop da Morel com o gringo (esqueci o nome) que aconteceu no espaço Relm, onde foi apresentada a nova linha com esse recurso. Levando em consideração que as instalações atuais sempre posicionam midbass na porta e tweeter na coluna ou midbass na porta e médios + tweeters na coluna, eles otimizaram os cross retrabalhando indutores, capacitores e outras coisas mais para que houvesse um melhor alinhamento de fases já programadas para essa situação. Com isso em uma instalação padrão/stealth o resultado seria imediatamente superior a outro kit padrão. Haveria uma economia de tempo nos acertos e em alguns casos dispensaria até mesmo um processador (lembrando que estamos falando de instalações mais simples).

Editado por A. Kim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participei do workshop da Morel com o gringo (esqueci o nome) que aconteceu no espaço Relm, onde foi apresentada a nova linha com esse recurso. Levando em consideração que as instalações atuais sempre posicionam midbass na porta e tweeter na coluna ou midbass na porta e médios + tweeters na coluna, eles otimizaram os cross retrabalhando indutores, capacitores e outras coisas mais para que houvesse um melhor alinhamento de fases já programadas para essa situação. Com isso em uma instalação padrão/stealth o resultado seria imediatamente superior a outro kit padrão. Haveria uma economia de tempo nos acertos e em alguns casos dispensaria até mesmo um processador (lembrando que estamos falando de instalações mais simples).

 

Meio inutil, já que cada carro vai ua distancia diferente, vai dar certo para alguns poucos carros, para outros vai ser a mesma coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que eu acho talvez tenham mudado seja o tipo do crossover.

 

Pode ajudar, pode ser cobertor curto... Diria que vai da "sorte" da instalação, por mais incrível que pareça.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse é o cross q eu estava utilizando pra 3 vias das minhas torres (4 vias), a pouco tempo atrás. ele sofreu upgrades depois dessa foto ai, atualmente usa componentes dos 2 lados da placa, fica feio visualmente:

157e5202.jpg

 

como eu disse, ele sofreu upgrades e estão vindo mais peças pra mais upgrades, logo decidi fazer uma protoboard nova com os componentes que serão utilizados. a principio dará uma placa de 11cm x 35cm.

 

segue o esquema

cross.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

gostaria de retomar o assunto

 

indutores: alguns dizem q os indutores não são criticos, q sendo um indutor com núcleo de ar, qualquer um dá conta do recado, então que vc deve escolher o indutor que te agradar mais. outros dizem ser clara a percepção da diferença de audio entre indutores e recomendam os indutores de fio chato, devido a melhora no detalhamento e definição. eu nunca usei indutor de fio chato então fico só na teoria

agora sei que tu já usou indutores de fio chato

e aí, o que tens a dizer sobre o assunto?

 

 

mas a minha dúvida é a seguinte...

sabe-se que os capacitores influenciam na forma como o "produto final" do falante chega aos nossos ouvidos

como já citado: alguns mais abertos, outros com mais foco, uns mais dinâmicos, outros neutros, etc

bom, esta característica somente aparece quando eles são colocados em série com o falante, ou quando colocado em paralelo temos o mesmo efeito?

pergunto isso pois de nada adiantaria gastar uma centena de reais em um capacitor com determinada característica se ela não será aproveitada quando for feito apenas um corte LP

 

outra coisa, agora que estou pra receber a minha caixa teste das LA que vou fazer (8 mids, 1 ribbon), o distanciamento vertical (mantendo o mesmo plano das bobinas) influi (se é que influi) de que forma no alinhamento das fases entre cada mid e deles com o tweeter?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

gostaria de retomar o assunto

 

agora sei que tu já usou indutores de fio chato

e aí, o que tens a dizer sobre o assunto?

 

 

mas a minha dúvida é a seguinte...

sabe-se que os capacitores influenciam na forma como o "produto final" do falante chega aos nossos ouvidos

como já citado: alguns mais abertos, outros com mais foco, uns mais dinâmicos, outros neutros, etc

bom, esta característica somente aparece quando eles são colocados em série com o falante, ou quando colocado em paralelo temos o mesmo efeito?

pergunto isso pois de nada adiantaria gastar uma centena de reais em um capacitor com determinada característica se ela não será aproveitada quando for feito apenas um corte LP

 

outra coisa, agora que estou pra receber a minha caixa teste das LA que vou fazer (8 mids, 1 ribbon), o distanciamento vertical (mantendo o mesmo plano das bobinas) influi (se é que influi) de que forma no alinhamento das fases entre cada mid e deles com o tweeter?

 

como diria nosso amigo fred, vamos por partes!

sobre o capacitor do LP, vou te responder assim: existem componentes que influenciam diretamente e componentes que influenciam indiretamente. nos componentes que influenciam diretamente (capacitor no HP e indutor no LP) é importante colocar o melhor q vc puder pagar pro projeto, nos componentes indiretos, capacitor no LP e indutor no HP, não são tão criticos, pode-se usar componente inferior, mas não quer dizer q vc pode gastar o minimo nesses componentes. eles irão influenciar tb, em menor escala, o resultado final.

sobre a questão do alinhamento de fases, vc tem q corrigir de 4 formas: frequencia de corte (distancia entre centros é usada pra esse calculo), padrão do corte (conhecido por nós como padrão de corte, LR, Bessel), atraso de circuito (componentes em série/paralelo pra gerar tal atraso), posicionamento do alto falante. cada um desses itens vai influenciar na resposta final....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não é fred. é Jason.....

:vts

 

mas uma das perguntas não foi respodida!

o distanciamento vertical (mantendo o mesmo plano das bobinas) influi (se é que influi) de que forma no alinhamento das fases entre cada mid e deles com o tweeter?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não é fred. é Jason.....

:vts

 

mas uma das perguntas não foi respodida!

 

Sim e não.

 

Valem os mesmos conceitos do alinhamento d'appolito, o mesmo que rege as lines, e que, na prática, não gera tantos problemas quanto parece.

 

Na prática, vale mais o PLD (path lenght distance).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não é fred. é Jason.....

:vts

 

mas uma das perguntas não foi respodida!

 

Não seria o Jack????

 

:vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Não seria o Jack????

 

:vts

Na verdade é o açougueiro Ramos da Rua do arvoredo! Kkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim e não.

 

Valem os mesmos conceitos do alinhamento d'appolito, o mesmo que rege as lines, e que, na prática, não gera tantos problemas quanto parece.

 

Na prática, vale mais o PLD (path lenght distance).

então não influi negativamete, se segue o Appolito

mas que po*** é essa de distâcia do comprimento do caminho?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então não influi negativamete, se segue o Appolito

mas que po*** é essa de distâcia do comprimento do caminho?

 

Um termo famoso lá fora, que indica a distância das suas zorebas até a superfície da cada falante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

talvez então seja por isso que existem as LA com superfícei côncava

eu estava achando que era pra ter um sweet spot mais "pontual"

se bem que uma coisa também leva a outra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

talvez então seja por isso que existem as LA com superfícei côncava

eu estava achando que era pra ter um sweet spot mais "pontual"

se bem que uma coisa também leva a outra

 

Isso. Em lines muito altas os fabricantes geralmente deixam a caixa "corcunda".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

outra dúvida

(hj eu to burro)

qual é a diferença entre usar um capacitor em paralelo ou um indutor em série para fazer um corte LP de primeira ordem?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...