Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
felipesom

Fluence visando SQ

Recommended Posts

Senhores,

peguei um Fluence agora no final de marco, e como bom frequentador do forum, nao poderia ficar com o sonzinho original apenas.

O projeto e visando mais qualidade e volume, pois o som original deixa a desejar nesses quesitos.

A ideia e manter o maximo da originalidade do carro, mantendo o como fonte a propria HU do carro.

Bem, segue o projeto:

HU: original do carro. Tem controle de volante, bluetooth, usa, ..... Qualidade relativamente boa

Mid: Polk audio de 5" nas portas no local original. Pensei em usar de 6, mas quero deixar tudo como veio de fabrica. Vai tocar ate 500hz

TW: vou usar um par de full tang band de 2". Tang Band W2-835SL, tocando a partir de 500 hz. E uma ideia, talvez baixe ou suba esse corte apos a montagem e audicao. Creio que deva ficar nessa faixa pois as vezes curto eletronica pesada e os fulls nao suportam.

Traseira: originais nas portas

Sub: MTX 4515 de 4ohms e 250rms. Ja tinha no outro carro e gosto muito dele. Caixa seladinha, pequena, grave do jeito que curto. Pode ser que depois eu mude para um menor e mais forte, por enquanto vai esse mesmo.

Amp sub: Wharf 666 - 600rms a 4ohms

Amp Stereo: MTX 4004 - 50rms x 4 a 4ohms. Vai tocar somente a frente do carro. dois canais para os mids e dois canais para os fulls.

Processador: Alpine PXE-660. Farei todos os cortes e ajustes por ele.

Vou utilizar os dois canais front para alimentar o processdor que ira comandar o resto do som todo. Os canais traseiros ficaram ligados direto nos altos tocando as portas traseiras (pois viajo com familia e tals, dai faco o controle do fader para poder deixar um sonzinho pra tras).

Acho que isso: deixei hoje pela manha fazendo a instalacao. Vou ver se passo la para dar uma olhada e bato umas fotinhas. Vou utilizar a caixa que tinha no punto acrescentando somente o wharf, ja que a mesma coube como uma luva na mala.

valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show de bola o carro e o set. Vai instalar o som em qual loja? Fico no aguardo das fotos e espero vê-lo no encontro pra gente ouvir esse set novo.

Um grande abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Sergio. Estou montando na Dolby. Nao quis arriscar um DIY nele nao. heheheheheheh

Na hora do almoco vou ver se tiro umas fotos e posto aqui.

Ate o encontro ele devera estar pronto. Quero ver se ate la arrumo o BX tambem e a brasilia.

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

cara so nao sei onde vai entrar os agudos ai, pois este tweeter que vc mencionou, nada mais e do que um mid range, faixa de frequencia de 160 a 20khz, talvez se fizesse disto um 3 vias, acrecentando um tweeter na coluna, pra responder nas frequencias mais altas... normalmente estes mids nao respondem muito bem nas frequencias acima de 5khz, bom nao sei so ouvindo... abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Legal o projeto. Creio que ficará bem bacana depois de concluído. Pode ser que tenha alguma dificuldade no acerto, por estar com o processador que permite muitos ajustes, e quanto mais se brinca, mais quer brincar! haha

Ao contrário do que o amigo acima citou, full não é tweeter, mas também muito menos é um midrange. Posso estar falando bobagem (fico aberto ao debate e ao aprendizado), mas aprendí que full é aquele que toca uma larga faixa de frequência, que tocaria sozinho uma música, tendo apenas a deficiencia em faixas muito baixas (no caso abaixo de uns 100~150Hz) e muito altas (no caso acima de uns 10kHz, mas alguns dizem subir até uns 18kHz); enquanto que um midrange é dedicado aos médios puros, em geral lá pelos 300 ou 500Hz até uns 4 ou 5kHz.

O pessoal fala muito bem desses TB, que realmente descem e sobem bastante. Agora vai de testes mesmo analisar a necessidade de um tweeters para frequências mais altas que ele possa vir a não tocar. Esses dias atrás acompanhava o tópico de um colega daqui que estava exatamente nessa situação, com full desse sem corte LP e testando a partir de qual frequencia colocaria o HP do tweeter, visando a máxima reprodução pelo full e não pelo tweeter. Pelo que lembro, chegou a testar sem o tweeter mas não tinha agradado muito.

De resto achei legal o esquema de usar o front para o proecssador e os rear para os coaxiais. Um baita trampo apenas para agradar os caronas, heim? Eu particularmente não sinto falta de coaxiais nem mesmo andando nos bancos traseiros. Quem sabe por ter os tweeters no painel refletidos no parabrisa, mas o fato é que não acho necessário mesmo...

Ah, e aguardo suas impressões do sub neste sedan. Tenho um P1 alimentado com 150W e apesar de se mostrar presente cortado baixo (50~60Hz, visual no cross do amp), não é aquele sub-grave encorpado, e some a qualquer sinal de ruído externo (velocidades mais altas, piso irregular). Ou seja, estou acompanhando todos projetos em sedans pra ter uma idéia ;)

Boa sorte. Abraço!

Editado por greatwalker

Compartilhar este post

Link para o post

cara so nao sei onde vai entrar os agudos ai, pois este tweeter que vc mencionou, nada mais e do que um mid range, faixa de frequencia de 160 a 20khz, talvez se fizesse disto um 3 vias, acrecentando um tweeter na coluna, pra responder nas frequencias mais altas... normalmente estes mids nao respondem muito bem nas frequencias acima de 5khz, bom nao sei so ouvindo... abraço

Sidinei, esse alto falante não é um tweeter, mas sim um full range. Ele dispensa o uso de TW pois toca ate 20khz. Ja usei outros sistemas nessa configuracao e ficou otimo sem a necessidade de TW.

Mas so ouvindo mesmo. Se precisar adiciono os TWs.

Compartilhar este post

Link para o post

Legal o projeto. Creio que ficará bem bacana depois de concluído. Pode ser que tenha alguma dificuldade no acerto, por estar com o processador que permite muitos ajustes, e quanto mais se brinca, mais quer brincar! haha

Ao contrário do que o amigo acima citou, full não é tweeter, mas também muito menos é um midrange. Posso estar falando bobagem (fico aberto ao debate e ao aprendizado), mas aprendí que full é aquele que toca uma larga faixa de frequência, que tocaria sozinho uma música, tendo apenas a deficiencia em faixas muito baixas (no caso abaixo de uns 100~150Hz) e muito altas (no caso acima de uns 10kHz, mas alguns dizem subir até uns 18kHz); enquanto que um midrange é dedicado aos médios puros, em geral lá pelos 300 ou 500Hz até uns 4 ou 5kHz.

O pessoal fala muito bem desses TB, que realmente descem e sobem bastante. Agora vai de testes mesmo analisar a necessidade de um tweeters para frequências mais altas que ele possa vir a não tocar. Esses dias atrás acompanhava o tópico de um colega daqui que estava exatamente nessa situação, com full desse sem corte LP e testando a partir de qual frequencia colocaria o HP do tweeter, visando a máxima reprodução pelo full e não pelo tweeter. Pelo que lembro, chegou a testar sem o tweeter mas não tinha agradado muito.

De resto achei legal o esquema de usar o front para o proecssador e os rear para os coaxiais. Um baita trampo apenas para agradar os caronas, heim? Eu particularmente não sinto falta de coaxiais nem mesmo andando nos bancos traseiros. Quem sabe por ter os tweeters no painel refletidos no parabrisa, mas o fato é que não acho necessário mesmo...

Ah, e aguardo suas impressões do sub neste sedan. Tenho um P1 alimentado com 150W e apesar de se mostrar presente cortado baixo (50~60Hz, visual no cross do amp), não é aquele sub-grave encorpado, e some a qualquer sinal de ruído externo (velocidades mais altas, piso irregular). Ou seja, estou acompanhando todos projetos em sedans pra ter uma idéia ;)

Boa sorte. Abraço!

Realmente, a minha ideia e que ele toque sem a necessidade de TW. Ao meu gosto, acho que ficara bom, pois nao sou muito fã de agudos. ehehehe

em outro projeto usei dessa forma e me agradou muito. Agora cada carro e um projeto ne?

Quanto aos altos traseiros eu vou deixar pois viajo com familia e mesmo tambem achando que so as dianteiras dao som pro carro todo, fica a possibilidade de ter como dar um som pros caronas. Provavelmente, no dia a dia, o fader ficara somente pro front mesmo.

O sub e tb a minha maior duvida. Carro sedan e mais complicado mesmo. nao sei como se comportara, mas tive um bora que o grave simplesmente nao passava. Pelo que li em outro topico falando do fluence, parece que os graves passam bem pra cabine. Torcer pra funcionar! heheheh

Compartilhar este post

Link para o post

Sidinei, esse alto falante não é um tweeter, mas sim um full range. Ele dispensa o uso de TW pois toca ate 20khz. Ja usei outros sistemas nessa configuracao e ficou otimo sem a necessidade de TW.

Mas so ouvindo mesmo. Se precisar adiciono os TWs.

bacana, eles sao usados tb em sistemas de home theater, tem baixa potencia e tal, fiquei curioso prta ouvir, porque sempre que sento na sala em casa fico impressionado,com o agudo vindo das caixas sorruond, do home, ja ate abri pra ver, e incrivel e so o falantinho, incrivel!!! bem interessante...

Compartilhar este post

Link para o post

Boa sorte. Abraço!

se ta certo sim!!! nao e nem um mid nem um tweeter, ate pela faixa de frequencia que mencionei que ele trabalha, mas ele tende a atenuar mais as medias frequencias do que as altas...

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Felipe,

Em qual loja tah montando o set??

ta na dolby. Sempre fiz os meus carros com o Andre.

inclusive ja tinha visto seu i30 montando.

Ja ja to saindo para buscar.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Deve estar até agora dentro do carro escutando música. pasmafaute

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Da proxima vez se apresenta homi..

Se for o fluence branco eu te vi lah msm... Inclusive tu negou um cd pra eu testar o som!!! Pq o andre soh tinha um cd duma muieh cantando lah!!! Kkkk

Abs...

Cade as fotoooosss???? [325]

Compartilhar este post

Link para o post

bem senhores, desculpa por nao ter postado fotos. Na sexta quando fui buscar o carro o wharf nao tava legal. nao tocou de jeito nenhum, dai deixei o carro para trocar o amp no sabado. Sabado de manha quando esta saindo pra la de moto, acabei sofrendo um acidente e to aqui todo estrupiado.

Nao quebrei nada, mas tive uma das pernas, um braco e as costas raladas no asfalto. Sabadao de sol, sai de bermuda e camiseta entao ja viram como fiquei. Fui assustado por um carro que desistiu de fazer um retorno e voltou (nao chegou a me fechar) mas como susto puxei a moto pra cima de uma lombada e como ta veio devagar (uns 60kms) desiquilibrei e acabei caindo a uns 40kms por hora. Gracas a deus nao quebrei nada e a moto tambem quase nao estragou. Ralou um pouco aquele ferro traseiro aonde o carona segura e um pouco na frente aonde tinha o slider. Tanque, paralamas, ... tudo ok.

Amanha cedo, como to de atestado por uns 10 dias, vou ver se consigo buscar o carro la na dolby e tiro fotinhas pra voces.

Abraco

Compartilhar este post

Link para o post

Da proxima vez se apresenta homi..

Se for o fluence branco eu te vi lah msm... Inclusive tu negou um cd pra eu testar o som!!! Pq o andre soh tinha um cd duma muieh cantando lah!!! Kkkk

Abs...

Cade as fotoooosss???? [325]

e o branco mesmo, neguei cd nao. E pq nao tinha mesmo. so pendrive no carro e nada de musica SQ. Amanha devo ir la buscar o carro pois no sabado nao deu.

abraco

Compartilhar este post

Link para o post

Tenso hein Felipão! O importante é que você está bem. Moto pra mim é só pra olhar, justamente por causa disso. Precisando de algo, estamos aí.

E o Fluence, terminou? Vai no encontro desse fds?

Um abraço,

Sérgio.

Editado por sergiomontanha

Compartilhar este post

Link para o post

senhores, vamos ao som, mas ainda sem fotos.

Foi tudo instalado, mas o PXE apresentou um probleminha em um dos canais e o wharf na ligou.

Resumindo: instalei tudo com o mtx e crossovers passivos tocando o kit dianteiro enquanto resolvo estes probleminhas.

O do PXE deve ser algo no conector de entrada e o wharf nao sei o que pode ser.

Vou ver se dou um pulo no encontro hoje pro povo olhar e tirar umas fotos pra mim, pois estou meio debilitado. ehehee

abraco

Compartilhar este post

Link para o post

Wharf e PXE com o cunha para dar uma olhada.

Talvez venha um bitone pro lugar do pxe.

Compartilhar este post

Link para o post

Retomando o projeto. Vamos la. o Fluence acabou ficando esses quase 3 anos com a muie, so com o original mesmo. Ficou no carro somente os mids polk audio nas protas e os full range no painel cortados por um crossover passivo da JL que nao sei os cortes. auhauahuhauhahua

Acabei pegando outro fluence para a muie e ´peguei o meu de volta. O projeto sofreu algumas alteracoes mas no grosso vai ser a mesma coisa.

Hu Original

Processador: CDX-GT707DX sony no porta luvas, utilizando a entrada auxiliar. Usei assim por quase tres anos no meu uno e ficou otimo. Bom que tenho a opcao de um CD melhorzinho quando quiser ouvir algo mais apurado. Do hu para o sony vai via conversor.

Amp: JL audio Slash 500/5. Sao dois canais de 100rms pros mids, 2x25rms pros fulls e 250rms pro sub. Cortes na faixa de 600/800 mid e full e 63/80 sub

Sub: aqui a maior duvida. Tenho um MTX 4515-04 que toca muito bem. Ja me acompanha desde 2010,. sub otimo, toca legal, qualidade boa e spl na medida. Tenho tambem um Bravox Roxinho de 10 zero. Sem detalhes. Ainda estou na duvida. Nao sei se o Roxinho dara conta pois trata-se de um sedan. O jeito e ouvir mesmo. Tenho outra ideia de um sub slim no tampao, ja que o fluence da europa vem com um sub de 9" ali, e ja veio a chapa estampada para cortar. Dai faria a caixa em fibra debaixo do tampao Nao sei ainda, tenho medo da vibracao. O jeito vai ser montar tudo e testar as opcoes de sub para so depois fechar a mala.

Acho que isso. assim que comecar posto fotos para todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...