Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
A. Kim

Amplificadores Monoblocos

Recommended Posts

Pessoal,

Quais os prós e contras dos amplificadores monoblocos? Fiquei interessado no assunto mas não encontrei muitas informações. Alguém aqui já utilizou esse sistema no carro?

Editado por A. Kim

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O único pró é ter fontes separadas para cada canal. Menor intermodulação e vazamento entre os canais (o que não é muito problema em fontes BOAS).

Fora isto, cada canal tem mais espaço... mas aí só depende do fabricante.

Compartilhar este post

Link para o post

Pró: redução de crosstalk.

Contra: perda de peso no som.

Nunca cheguei a usar, embora tenha curiosidade. Acima é o relato do que eu mais ouço sobre.

Ian, se tiver dois amplificadores iguais (ou conseguir emprestado), liga um canal em cada e faz o teste. A ideia é esta.

Compartilhar este post

Link para o post

O único pró é ter fontes separadas para cada canal. Menor intermodulação e vazamento entre os canais (o que não é muito problema em fontes BOAS).

Fora isto, cada canal tem mais espaço... mas aí só depende do fabricante.

Qual seria o efeito de vazamento entre os canais?

No caso seriam os Sinfoni 60.1 HD...tentei buscar referências com o Balam, mas ele comentou que nem chegou a ligar os amps... :(

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca cheguei a usar, embora tenha curiosidade. Acima é o relato do que eu mais ouço sobre.

Ian, se tiver dois amplificadores iguais (ou conseguir emprestado), liga um canal em cada e faz o teste. A ideia é esta.

Para constar: crosstalk ou diafonia é a interferência indesejada que um canal de transmissão causa em outro.

Fiquei um pouco confuso com a perda de peso no som...por qual motivo? Entendo que seria o inverso, não?

Compartilhar este post

Link para o post

Wow...

Disserte sobre isto, caro colega forista!

Bom, eu acompanhei um gringo que testou e o relato foi de que nessa configuração o som ficou mais magro. Impressões subjetivas dele. Simples assim.

Mas que no geral foi positivo para o sistema dele, com a redução do crosstalk os benefícios valiam os malefícios. Só não me recordo de todas as "audiophile powerwords" utilizadas nos benefícios, então repliquei o benefício "principal".

Se relembrar compartilho o link.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Fala alguma coisa aí Crasher...o que me diz sobre a questão dos monoblocos? Alguma experiência?

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, a coisa na realidade é bem simples. O fato de ser monobloco não muda muita coisa, o que importa é o que tem dentro.

Monoblocos em geral são baseados em amplificadores 2 canais pré-existentes ou mesmo em integrados, o que implica em muita coisa.

O pricetag é maior então o refinamento dos componentes aumenta.

O espaço adicional no gabinete costuma gerar layouts de montagem superiores e acomoda capacitores maiores e melhores.

Por por ser um projeto base previamente conhecido, aprimoramentos descobertos ao longo do tempo são implementados e a facilidade nos acertos finos é maior.

A fonte invariavelmente acaba ficando superdimensionada. E como é sabido, não é exagero dizer que, partindo de um projeto bom, a fonte responde por uns 50% do desempenho de um amplificador de alto nível.

Somando tudo isso, a impressão final geralmente é de uma sonoridade "mais bem acabada". Em sistemas residenciais, monoblocos são conhecidos por proporcionar uma apresentação mais rebatida, com mais camadas, um som mais leve e refinado. Grande parte disso é causado pela fonte trabalhando folgada.

Enfim, eu gosto de monoblocos. Já escutei vários e já construí um para mim, por diversão, junto com o Sakata. Se fosse construir outro, seria monobloco novamente.

Mas como parâmetro para comprar amps. automotivos, eu realmente não vejo muita validade em ir atrás especificamente de um monobloco. Tem que ir atrás do que toca bem e vai te agradar, por mais vago que o conselho possa parecer. Mas é a verdade.

Editado por Crasher

Compartilhar este post

Link para o post

Ele testou qual amp estéreo contra qual monobloco?

Pq o amp mais CHEIO que já ouvi era monobloco. Em termos de corpo no médio grave, de tudo que já ouvi, foi o MCC que impressionou. Ele perde pra outros multicanais em muita coisa, mas em termos de "peso", aquilo ali não perde mesmo. Dependendo do que ele está empurrando, fica até exagerado! Até pq a fonte sobra, o mesmo toróide que equipa a fonte de um canal é o que equipa muito amp de 4 canais!

Compartilhar este post

Link para o post

Crasher e Kleber,

Concordo e compartilho muito do que vocês falaram. Mais espaço, melhor arquitetura, componentes mais parrudos, fonte maior fazendo muita diferença. Tudo isso "na teoria" faria o amp tocar com mais força e dinâmica. Escutei uma vez algo sobre "sinal infinito" nos monoblocos (desculpem se eu estiver falando besteira, não lembro bem o termo). Sabem de algo a respeito? Não entendi muito bem no que isso influenciaria...

Pad,

Tenta localizar os links que você já teve acesso sobre monoblocos, mesmo os residenciais. Com certeza terá alguma informação edificante...

Editado por A. Kim

Compartilhar este post

Link para o post

Não conseguir achar (nem relembrar) o link. Só me lembro que o teste foi feito com Tripaths. Desculpem.

Compartilhar este post

Link para o post

Escutei uma vez algo sobre "sinal infinito" nos monoblocos

Seria separação infinita de sinal?

Sim, é PRATICAMENTE verdade. Fontes separadas, tendência ao crosstalk zero.

MAS para ser verdade, é preciso que a fonte seja um primor. Muitos (quase todos) ainda usam circuitos simples e investem em componentes.

Acontece que circuitos simples nem sempre são perfeitamente lineares às variações na alimentação de 12V. Ou seja, praticamente todos os amplificadores fornecem mais potência em 14,4V que em 12V.

Na prática, isto significa que é possível que um amplificador consiga ainda influir no outro se a alimentação não for primorosamente pensada. E nem é questão de cabos de grife e etc, é a TÉCNICA empregada mesmo. Elétrica pode ser ruim com Shok e com pompéia. A marca do cabo de força, na verdade, não influi em nada. Quer dizer, influi em facilidade de instalação, maleabilidade, oxidação e etc, mas não no borogodó. O borogodó é a arte do instalador de fazer a coisa funcionar direito.

Só pra exemplificar, 10% de variação na alimentação (1,2V com o carro desligado) são capazes de derrubar a potência de saída em aproximadamente até 20%, o que significa que em passagens mais vigorosas, há muita chance de intermodulação (uma das coisas que o crosstalk produz, embora intermodulação não seja crosstalk).

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

No ebay tem um conjunto de seis monoblocos com duas fontes da marantz. Cada fonte para até cinco monoblocos. Ofertado por uns 1.700u$$

Compartilhar este post

Link para o post

No ebay tem um conjunto de seis monoblocos com duas fontes da marantz. Cada fonte para até cinco monoblocos. Ofertado por uns 1.700u$$

Eu já vi esse anuncio lá a muito tempo atras, o cara deve ficar sempre anunciando!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já vi esse anuncio lá a muito tempo atras, o cara deve ficar sempre anunciando!

Então se fosse muito bom já teria vendido? é dificil de se ver esses amp´s

Compartilhar este post

Link para o post

Então se fosse muito bom já teria vendido? é dificil de se ver esses amp´s

Nunca testei nem ouvi comentarios sobre.. Complicado arriscar um dinheiro desses e ser um conjunto ruim de amps.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...