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A. Kim

Amplificadores Valvulados

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experimenta atender uma ligação no carro...

 

de boa, eu não acho o som de valvulados bom. prefiro som dos transistorizados

Sou fãzão de válvulas...Pega um amp transistorizado de guitarra tipo Marshall, Vox, Fender e compara com um amp transistorizado...a diferença é brutal!

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O grande problema de usar valvulados é a pouca potência que se consegue c/12V. Em torno de 30 40Wrms por canal...O que seria aplicável apenas a tweeters e midranges usando um espaço enorme e comsumindo MUITA bateria. Mas se o carro é pra esse fim, não vejo problemas em eliminar o banco traseiro.

 

 

30W é mais que o suficiente. Basta usar bons falantes (entenda-se eficientes).

 

Exclui-se, claro, 99% dos automotivos. Mesmo com automotivos, 30W já dá um SPL bem alto pra um SQ. Usei por um bom tempo um MC423 (2x30W) e não tinha absolutamente nenhuma necessidade de mais watts.

 

Eu só não usaria power valvulado. Isto é coisa pra quem pode deixar ligado 1h antes de sentar e ouvir.

 

Mas essas potências baixas chegam a ser reais ou são underrated? Admito que me assusta um pouco a baixa potência deles... :(

 

A parte de consumo não me preocupa muito, até porque será um carro dedicado...

Editado por A. Kim

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As opção são escassas, e dessas 90% tem um pré valvulado e um power solid state, como o DLS TA2. Poucos são inteiramente valvulados. Que me lembre o Milbert BaM e Butler All Tube. O resto tem que ver.

 

Mas sendo honesto, não acho som automotivo bom para valvulado. Além do aquecimento, como o Kleber disse (isso influencia bastante, tanto quando está fria quando demasiadamente quente), tanto quanto pelas vibrações de rodagem.

 

O que entendi foi isso mesmo a grande maioria trabalha com um estágio valvulado como se fossem híbridos. A minha pequena experiência com valvulados em ambiente automotivo foram o TA2, Butler e um player da Panasonic Bottle e achei todos bem refinados! Por isso a busca...

 

experimenta atender uma ligação no carro...

 

de boa, eu não acho o som de valvulados bom. prefiro som dos transistorizados

 

 

da interferência? :blink:

 

Os fabricantes vem corrigindo ou amenizando esse problema, mas dá microfonia sim...

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Esse nunca tinha visto, mas pelo preço até desconfio! Hehehehe

 

Com certeza que não é classe A com toda essa potência, não tem milagre. Isso tá + p/aquele valvulado da Roadstar.

 

:vts

 

20081210162628roadstar_rs580v_big-500x500.jpg

 

Esse é fo**, hein! Kkkkkkk

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Mesmo nos poucos exemplares da Amp realmente valvulados, a verdade é que quase todos utilizam a tecnologia "valvuled".

Essa tecnologia foi desenvolvida porque é muito difícil atingir a voltagem necessária para as válvulas atingirem a temperatura ideal de uso, quando isso acontece existe o efeito delas mudarem de cor (devido a calor, assim como um lâmpada de filamento). Como isso raramente acontece, os fabricantes, colocam um LED embaixo da válvula para criar a ilusão dela estar funcionando 100%.

 

Agora fiquei preocupado com essa informação...será que existe alguma maneira de acelerar o processo de aquecimento das válvulas?

 

US AMPS

Planet Audio

Phase Linear

 

 

lembro que esses tb fabricaram valvulados...

o pessoal que compra esses valvulados gosta de fazer tweak, todos dizem que o casamento correto de válvulas é bom de ser feito, e gostam de usar a 12ax7 da sovtek, dizem ser a melhor válvula pra audio...

 

 

Essas válvulas da Sovtek são muito bem recomendadas.

 

O Marcello, da Audio Design, ligou o Buttler dele esses dias e curtiu bastante a brincadeira. Mas depois tirou do carro e colocou um Amp mais moderno, por que será?

 

Creio que o Kim chegou a ouvir ele tocando.

 

Já escutei falar muito das Sovitek, realmente dizem ser as melhores para o carro!

 

Só escutei o Butler do Marcelo quando estava no Audi A3, não cheguei a pegar no Corolla. Mas no caso dele (lojista) não sei até que ponto seria interessante um amp "não comercial" no carro vitrine da loja. Só acho...

 

Ele tirou por conta do tamanho pro acabamento do carro. Colocou um JL HD. Só ouvi com o JL, achei ruim.

 

Foi uma fase de testes só, mas achei até que ficou razoável! Hehehe

 

Os Leds que vi são unicamente com objetivo estético de ressaltar a válvula.

 

Mas sim, em termos de tensão, não gosto muito dos que trabalham a 24, 30V. Válvula é coisa pra trabalhar a 100, 200V. Senão não tem a mesma graça.

 

O MCC da Audiobank usa alta tensão na válvula, tem uma fonte separada. Desconheço os outros, pois o único que passei o ferro de solda foi num MCC que estava inoperante.

 

Talvez fosse o caso do Abyss, fonte separada...será que acelera o processo? É difícil, pois não tem muitas informações sobre esses produtos na net...

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Purist Audio- Super Tube One

 

Como já comentado, as válvulas são só p/o pré. O restante do amplificador parece ser bem simples, segundo post de outros users, classe D. :pirou:

 

 

Só não fui atrás desse amp por falta de informações...sei lá

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Sou fãzão de válvulas...Pega um amp transistorizado de guitarra tipo Marshall, Vox, Fender e compara com um amp transistorizado...a diferença é brutal!

 

Verdade! Tenho algumas vivências com valvulados em residencial e estúdio...quem já ouviu sabe que é outro tipo de som! :legal:

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Agora fiquei preocupado com essa informação...será que existe alguma maneira de acelerar o processo de aquecimento das válvulas?

 

Sim. Toda válvula não é aquecida pelo uso. Ela é aquecida direta ou indiretamente por uma resistência (heater), que é mantida alimentada por uma tensão (12,6V em quase a totalidade das válvulas) e mantém os filamentos quentes (já que o processo é termoiônico, ou seja, só acontece a quente).

 

Há sim formas. A primeira delas é manter a válvula quente (ou seja, heater alimentado mesmo com o amp desligado), o que é ruim pois reduz a vida útil e consome 6W por válvula de sinal... as de power consomem BEM mais.

 

E há o método "suicida", que é alimentar o heater por uma tensão maior nos primeiros minutos. Infelizmente a redução na vida útil é notória! Acredito que ninguém faça isto comercialmente, mas pode ser a resposta para o fato da Milbert oferecer um power valvulado com a promessa de rápido aquecimento. Nunca vi uma válvula de potência tocar de forma minimamente aceitável com menos de 5 minutos.

 

Já escutei falar muito das Sovitek, realmente dizem ser as melhores para o carro!

 

Sovtek é custo/benefício. Melhores que as chinesas que inundaram o mercado, mas abaixo de muita NOS e muita audiófila.

 

Pra carro, o ideal é trabalhar com as militares (que chegam a custar 4x mais), por serem menos microfônicas. Mas é plenamente possível usar válvulas de baixo ganho (12AU7, 6922 e etc) sem nenhuma complicação, desde que o nível de vibração não seja absurdo.

 

O Audiobank usa 12AU7, e nunca percebi nenhum ruído por vibração. Acredito que fique abaixo do ruído de rodagem.

 

Tem muita válvula acima das Sovtek, mas o custo é considerável. Dependendo do que se tem na mão, a sovtek será a melhor opção. Caso desses amps de fone de $30. Não vale a pena gastar $120 numa válvula hi-end pra rodar a 24v.

 

Eu, particularmente, sou fã incondicional. Sonoridade quente e envolvente, MUITO distante dos apáticos transistorizados com grande ganho em malha fechada que tanto atraem alguns audiófilos, que gostam de ouvir até os ruídos de chaveamento das DACs como prova incontestável de transparência do set. É claro, há ÓTIMOS transistorizados (que rivalizam e superam muitos valvulados) e há ótimos valvulados.

 

A questão é que cada um tem que achar sua praia. Eu gosto de classe A, de single endeds, de ribbons e de fontes analógicas. Tem quem não goste. E no fim, cada um curte a sua praia!

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Kleber,

 

Possivelmente eu arriscaria no "método suicida", forçando os heaters no início e acharia razoável uma espera de 5min. O que não dá são os quase 30min ou mais necessários pelo processo comum. Não me importaria de forçar um pouco a via útil das válvulas, até porque não será um set "pau para toda obra", e sim para finais de semana e dias esporádicos de curtição. A dúvida é se consigo esse tipo de adaptação em amps como o Abyss e o Zelos (cito esses, pois são os mais acessíveis em termos de negociação - classificados DIY).

Apesar de ter e curtir as tecnologias da era digital, continuo sendo fã da era analógica. Gostaria de fazer algo realmente diferente, fugir um pouco do convencional.

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Sou fãzão de válvulas...Pega um amp transistorizado de guitarra tipo Marshall, Vox, Fender e compara com um amp transistorizado...a diferença é brutal!

 

não seria um amp Valvulado de guitarra Marshall comparado com um amp transistorizado ?

 

:vts

 

eu me contento com um pré-Valvulado hehe

 

ainda compro uma guitarrinha meia boca e um Marshall ao menos pré-valvulado.

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Kleber,

 

Possivelmente eu arriscaria no "método suicida", forçando os heaters no início e acharia razoável uma espera de 5min. O que não dá são os quase 30min ou mais necessários pelo processo comum. Não me importaria de forçar um pouco a via útil das válvulas, até porque não será um set "pau para toda obra", e sim para finais de semana e dias esporádicos de curtição. A dúvida é se consigo esse tipo de adaptação em amps como o Abyss e o Zelos (cito esses, pois são os mais acessíveis em termos de negociação - classificados DIY).

Apesar de ter e curtir as tecnologias da era digital, continuo sendo fã da era analógica. Gostaria de fazer algo realmente diferente, fugir um pouco do convencional.

 

Jeito de fazer tem sim. Tem que pesquisar quanto cada válvula suporta, e se esse extra vai valer mesmo a pena.

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não seria um amp Valvulado de guitarra Marshall comparado com um amp transistorizado ?

 

:vts

 

eu me contento com um pré-Valvulado hehe

 

ainda compro uma guitarrinha meia boca e um Marshall ao menos pré-valvulado.

OPA! Falha no engano! [^]

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Sovtek é custo/benefício. Melhores que as chinesas que inundaram o mercado, mas abaixo de muita NOS e muita audiófila.

 

Pra carro, o ideal é trabalhar com as militares (que chegam a custar 4x mais), por serem menos microfônicas. Mas é plenamente possível usar válvulas de baixo ganho (12AU7, 6922 e etc) sem nenhuma complicação, desde que o nível de vibração não seja absurdo.

 

O Audiobank usa 12AU7, e nunca percebi nenhum ruído por vibração. Acredito que fique abaixo do ruído de rodagem.

 

Tem muita válvula acima das Sovtek, mas o custo é considerável. Dependendo do que se tem na mão, a sovtek será a melhor opção. Caso desses amps de fone de $30. Não vale a pena gastar $120 numa válvula hi-end pra rodar a 24v.

 

a Sovtek fabrica válvula pra uso militar, usada nos teleguiados e no Antonov. mas concordo contigo q deve haver muita valvula melhor q Sovtek, afinal pra mim só a Vodka russa q é a melhor que existe...

Sobre a 12AU7, é uma válvula pouco utilizada em ambiente automotivo, segundo relatos, ela aumenta o Hiss, sofre mais interferencias de RF, e não é tão musical, tanto é q quando um amp com a 12au7 cai na mão de um tweaker, a primeira coisa q ele faz é trocar as 12au7 pela 12ax7 ou então a 6922 mesmo, dizem q a melhora de desempenho é impressionante..

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A 12ax7 é mais microfônica, complicado pra uso automotivo.

 

Tô com um par de 12AU7 que peguei NOS. Não tinha 6922, pois geralmente o "padrão" pra amps de guitarra são as 12AT/AX/AU7. São as miniwatt nacionais, paguei preço de válvula "meia vida", e ainda pude escolher no estoque do cara. []-[]

 

Acho que vou montar um prezinho pro carro com elas, preciso de ganho 10 pra um powerzinho que irá tocar o estéreo.

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A 12ax7 é mais microfônica, complicado pra uso automotivo.

 

Tô com um par de 12AU7 que peguei NOS. Não tinha 6922, pois geralmente o "padrão" pra amps de guitarra são as 12AT/AX/AU7. São as miniwatt nacionais, paguei preço de válvula "meia vida", e ainda pude escolher no estoque do cara. []-[]

 

Acho que vou montar um prezinho pro carro com elas, preciso de ganho 10 pra um powerzinho que irá tocar o estéreo.

Será que presta isso aqui?

 

http://www.ebay.com/itm/MK3A-Indeed-Hi-Fi-Class-Valve-Buffer-Amp-Amplifier-NOS-5814A-tube-USA-sixties-/251016465447?pt=Vintage_Electronics_R2&hash=item3a71bf4c27

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Sim, há muita gente falando bem, e o custo é baixo.

 

Agora, eu não sei como pré.

Nem era pra usar como pré...era pra deixar entre a Hu e os amps só pra dar um calor de válvula.

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Respondendo à pergunta do Boccotte, testei agora há pouco um pré valvulado, desses Bravo Áudio no carro.

Música do celular X CD, MP3 320kbps x flac gravado em cd.

Bem, o Pré valvulado deu um banho no player. Alem de ter maior saída, mais força no médio grave e mais equilibrado.

O problema. É uma caixa de abelha. Pega ruído de qualquer coisa. Isso porque ele é 24V e eu usei um conjunto de baterias para alimentá-lo. só equipotencializei (aterrei as baterias no carro, sem ligar o positivo!)

 

Agora eu preciso trabalhar na isolação do ruído. Ferrite na alimentação, blindagem do pré, o que recomendam? Gio Palomba? Crasher? Sakata? Kleber?

Alguém que já tenha feito uma doideira dessas (eu sei que já fizeram!!) tem alguma recomendação??

 

Abs

Henrique

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Respondendo à pergunta do Boccotte, testei agora há pouco um pré valvulado, desses Bravo Áudio no carro.

Música do celular X CD, MP3 320kbps x flac gravado em cd.

Bem, o Pré valvulado deu um banho no player. Alem de ter maior saída, mais força no médio grave e mais equilibrado.

O problema. É uma caixa de abelha. Pega ruído de qualquer coisa. Isso porque ele é 24V e eu usei um conjunto de baterias para alimentá-lo. só equipotencializei (aterrei as baterias no carro, sem ligar o positivo!)

 

Agora eu preciso trabalhar na isolação do ruído. Ferrite na alimentação, blindagem do pré, o que recomendam? Gio Palomba? Crasher? Sakata? Kleber?

Alguém que já tenha feito uma doideira dessas (eu sei que já fizeram!!) tem alguma recomendação??

 

Abs

Henrique

Já pensou numa gaiola de Faraday?

 

Tenho um dese:

http://bravoaudio.com/bravo2.html

 

Vou fazer uma experiência também!

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Ae, Vanucci!

 

O meu é exatamente esse.

Sim, já pensei na gaiola, e em alguns outros métodos pra isolar ruído. O primeiro foi tirar ele da mesma linha de alimentação do carro. Usando 24V de bateria externa, só casando os terras pra tocar, até o ruído do mecanismo do player ele pegava.

Pedi ajuda aos caras que eu sei que já mexeram com isso dentro do carro.

 

Abs

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Eu ouvi valvulado na casa do Silvio uns 6 a 7 anos atras, e era até legal, mas tinha o ar condicioando se não vc não suportaria o calor na sala, e fora isso fica ligado direto para não resfriar, e poder ouvir na hora, a conta do Silvio era de lascar......

 

Um pouco depos ele montou outros amps com transistores, e viu que o valvulado é legal, mas num toca o q um transistor pode.............estou falando em fidelidade, e não gosto pessoal.....

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Ae, Vanucci!

 

O meu é exatamente esse.

Sim, já pensei na gaiola, e em alguns outros métodos pra isolar ruído. O primeiro foi tirar ele da mesma linha de alimentação do carro. Usando 24V de bateria externa, só casando os terras pra tocar, até o ruído do mecanismo do player ele pegava.

Pedi ajuda aos caras que eu sei que já mexeram com isso dentro do carro.

 

Abs

Liga ele na fonte (é...eu sei que nao presta) e tomada mesmo. Liguei aqui em casa num cd player residencial Sony e passei pra um amp classe T, usando o Bravo como pré. Foi um ganho bacana em relação ao pré passivo.

 

Tô quase tentando fazer isso que vc fez no carro.

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Respondendo à pergunta do Boccotte, testei agora há pouco um pré valvulado, desses Bravo Áudio no carro.

Música do celular X CD, MP3 320kbps x flac gravado em cd.

Bem, o Pré valvulado deu um banho no player. Alem de ter maior saída, mais força no médio grave e mais equilibrado.

O problema. É uma caixa de abelha. Pega ruído de qualquer coisa. Isso porque ele é 24V e eu usei um conjunto de baterias para alimentá-lo. só equipotencializei (aterrei as baterias no carro, sem ligar o positivo!)

 

Agora eu preciso trabalhar na isolação do ruído. Ferrite na alimentação, blindagem do pré, o que recomendam? Gio Palomba? Crasher? Sakata? Kleber?

Alguém que já tenha feito uma doideira dessas (eu sei que já fizeram!!) tem alguma recomendação??

 

Abs

Henrique

 

De quais ruídos exatamente você diz?

 

Se tiver algum contínuo, independente de estar com o carro ligado ou não, é loop de terra.

 

Se for ruído por interferência, só instalando o circuito todo em uma caixa metálica aterrada.

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Estava observando o Roadstar valvulado, e ele parece muito com o amplificador da Mercedes do vídeo da 1pagina.

 

Não seria passível de alguma modificação no Roadstar, igual o sakata fazia nos pyramids?

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