Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
spnSpawn*

Dúvida Tri-Mode + Driver

Recommended Posts

Boa tarde! Estive dando uma olhada nos drivers por aí e percebi que só existem drivers e super tweeters de 8Ohms. Acredito que issos eja pra evitar distorção, estou certo? (me corrijam se me enganei). Porééém, eu estava querendo empurrar um Bomber UpGrade bobina simples 4Ohms com um Soundigital Sd 250.2 em bridged e um driver Selenium D250-x no canal "fantasma" do Tri-Mode. Mas aí é que mora o problema... não tem como eu rodar um driver de 8Ohms num canal de 2Ohm né... pasmafaute e eu não estou afim de intupir de cornetas no porta-malas que sem falar o espaço que eu vou perder inutilmente além de virar só em médio-agudo (já tenho o carro equipado com 4 quadriaxiais Bravox nas portas, tenho um bom agudo interno já, só queria a corneta pra se eu erguesse mais o volume não virasse só em batidas).

O que me dizem? Quero um som interno apenas e bacana, não quero extremas potências ou um pancadão pra chamar a atenção da rua inteira hahaha. Só queria um gravezinho pra dentro e um driver pra se eu decidisse abrir o porta-malas num churrasco com a família por exemplo, eu ter falante pra jogar o som pra fora (que o UpGrade vai perder quase todo o grave pra fora eu sei, mas não tem problemas, é só em raras ocasiões).

Ah sim, qual filtro passa-baixa por sub me recomendam que não seja caro? E pro driver caso eu coloque, preciso usar algum filtro ou eles não queimam tão fácil quanto falam por receber frequências baixas?

OBS: Não pretendo gastar mais que R$200,00 em módulo :unsure:

Obrigado :rolleyes:

Editado por spnSpawn*

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai funcionar sim, lige o sub na bridge e o driver a 8ohms no canal 1 ou 2 do 250.2d, não vai tocar tudo, é claro, ele manda 125wrms a 2ohms e 85wrms a 4ohms se não me engano, a 8 ohns deve mandar em torno de 50 a 60wrms, só que ele esta alimentando o sub em bridge também, então pode ser que mande menos ainda...

tem video no youtube com esse modulo alimentando uma caixa trio, sub a 4ohms, corneta e twiter a 8hms cada...

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, é verdade amigo, muito bem lembrado, agora que você falou que eu me toquei sorbe as impedâncias. Brigadão aí :legal:

E em relação a usar um filtro passa-baixa somente no sub e soltar full pass no driver, é verdade que isso faz eles queimarem rapidinho por não operarem em frequência baixa?

Editado por spnSpawn*

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que precisa de uma leitura complementar sobre Tri-mode e em que situação pode ser usada e o que pode acontecer caso as necessidades básicas não sejam satisfeitas.

Pela pergunta dá a entender que não sabe o princípio de funcionamento de um Tri-mode e assim sendo jamais vai saber o que precisa.

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Subwoofer em bridge com caixa dutada de 45 litros e sintonia entre 50 e 55Hz com Filtro passivo no sub em 100Hz Low-pass. Drive D250-X com capacitor de 47uF no canal 1, super-tweeter com capacitor de 2,2uf no canal 2.

Pronto, tá feita a ligação tri-node no SD250.2D.

Editado por dudufuddellys

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que na tri-mode, os falantes precisam ter o dobro de impedância, já que vão trabalhar 2 por canal. O driver continuaria sendo de 8Ohms e o sub teria que ser uma bobina dupla de 4 + 4 Ohms coma s bobinas em série, é isso? Aí o sub "cairia" pra 4 Ohms que é o suportado pela bridge e o driver trabalharia em 4 Ohms. É isso? Corrijam-me :(

Compartilhar este post

Link para o post

o Sub tem que ser 2+2 para ligar em serie, em contato com a sd, passei a ideia de ligar um sub na bridge e mais 2 falantes a 4ohms, um em cada canal, eles me informaram que não teria problema.

Compartilhar este post

Link para o post
Subwoofer em bridge com caixa dutada de 45 litros e sintonia entre 50 e 55Hz com Filtro passivo no sub em 100Hz Low-pass. Drive D250-X com capacitor de 47uF no canal 1, super-tweeter com capacitor de 2,2uf no canal 2.

Pronto, tá feita a ligação tri-node no SD250.2D.

E se eu quisesse usar apenas um driver, sem super tweeter amigo? Tem jeito? Qual seria a ligação?

Com relação a caixa, eu estava pensando em usar a de 50L com duto de 4" @ 30cm conforme o manual do UpGrade. Caixa de 50L e esse duto já que viso graves bem suaves e profundos, o que acha?

Compartilhar este post

Link para o post

Faz o seguinte, entra no site da soundigital, suporte tecnico, e tire suas duvidas, os caras são bem rapidos e prestativos, e depois informe aqui a resposta, vlw....

Compartilhar este post

Link para o post

E se eu quisesse usar apenas um driver, sem super tweeter amigo? Tem jeito?

Claro que a divisão de frequência é necessária e essencial para o Tri-mode acontecer. Como quer dispensar Stw, use Driver Ti.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Então... conforme o amigo ali sugeriu, eu entrei em contato com o suporte da SounDigital, eles me disseram que eu posso ligar sem problemas um subwoofer UpGrade 350wRMS 4Ohms em bridge e um driver de 8 Ohms no canal 1 do tri-mode e posso tanto deixar o canal 2 vazio como ligar nele um super tweeter de 8Ohms por exemplo. Afirmaram que a impedância em ambos os casos ficará abaixo do ideal mas que o Sd 250.2 é projetado para muito mais carga que o especificado e que não haverá problema algum.

O que acham disso? Será que dá pra confiar que com o decorrer do uso o módulo não vai "abrir o bico"? Eles me garantiram que é sem problemas... :huh: E com relação à caixa dutada 50L com duto 4" @ 30cm, está bom pra grave profundo e suave?

Obrigadão :legal:

Editado por spnSpawn*

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ligar o driver tambem na saida do player, desliga um dos alto falante e liga...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...