Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
307z

Sonzinho misto, com sub, mg e voz

Recommended Posts

Que faixa de preço? Eu uso as D210TI com os 450W10, testei os over DTi 2545 e achei melhor as Selenium.

tem que ser uma que trabalhe bem recebendo cerca de 150rms o par. Por enquanto vou de D210TI com aquele modelo 25-25 de corneta da selenium

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

To achando que vai ficar muito medio grave e muita voz pra pouco grave..

será que só 1 450W10 e 1 D220 ti dão conta do recado?

No caso ficaria um 450w10 ligado em uma canal da bbuster, recebendo 150rms @4ohms e 1 dd220ti ligado em outro canal, recebendo por volta de 75rms @4ohms (já que a impendancia normal dela é de 8ohms) ?!

Editado por 307z

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso 02 450W10 e 02 D220TI atenuados no crossover, ou seja apenas um de cada já acompanha sim, mas gosto de poder escolher os níveis de cada via.

Às vezes, dependendo do estilo de música que estiver tocando, dá prá aumentar o level do MG e DRV tranquilo, ainda mais quando a cervejada já está acelerada e a gente nem percebe esse tipo de coisa rsrsrs.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabarei usando o esquema que o amigo postou em outro topico, com 1 Woofer, 1 MG e 1 D220TI, assim como na imagem: http://imageshack.us/photo/my-images/813/cxfrente.jpg/

A d220TI cabe na corneta hm 25-25 da selenium, certo ?

se bobiar ainda sobra grana pra comprar um crossover de 4 vias.

Tentarei fazer a caixa até o fim da mala pra ficar mais bonito esteticamente falando, acho que ainda sobra espaço pra esconder a bateria do lado da caixa.

Só to com duvida de como vou fixar o bbuster, ja que o cooler dele fica na parte de baixo.

Editado por 307z

Compartilhar este post

Link para o post

Acabarei usando o esquema que o amigo postou em outro topico, com 1 Woofer, 1 MG e 1 D220TI, assim como na imagem: http://imageshack.us/photo/my-images/813/cxfrente.jpg/

A d220TI cabe na corneta hm 25-25 da selenium, certo ?

se bobiar ainda sobra grana pra comprar um crossover de 4 vias.

Tentarei fazer a caixa até o fim da mala pra ficar mais bonito esteticamente falando, acho que ainda sobra espaço pra esconder a bateria do lado da caixa.

Só to com duvida de como vou fixar o bbuster, ja que o cooler dele fica na parte de baixo.

Se tu olhar o gráfico de resposta das cornetas vai ver que a HM 17-25 responde melhor nas altas do que a 25-25, é questão de testar e escolher. Mas se levando em consideração a estética a HM 25-25 fica melhor.

Para ficar +/- equilibrado, na minha opinião tem que se aplicar no driver no máximo 1/4 da potência que se aplica nesse MG. Levando em conta que o amplificador não libera toda a potência declarada eu colocaria o MG e a Ti na bridge e atenuaria o driver usando um L-pad.

Para fixar o BB pode fazer umas "sapatas" de madeira, elevando ele em uns 2cm.

Editado por CRIS RMS
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Se tu olhar o gráfico de resposta das cornetas vai ver que a HM 17-25 responde melhor nas altas do que a 25-25, é questão de testar e escolher. Mas se levando em consideração a estética a HM 25-25 fica melhor.

Para ficar +/- equilibrado, na minha opinião tem que se aplicar no driver no máximo 1/4 da potência que se aplica nesse MG. Levando em conta que o amplificador não libera toda a potência declarada eu colocaria o MG e a Ti na bridge e atenuaria o driver usando um L-pad.

Para fixar o BB pode fazer umas "sapatas" de madeira, elevando ele em uns 2cm.

Se colocar na bridge, não sei se vai casar pois o MG é de 4ohms e o DTI de 8ohms. 600 rms declarados (deve entregar entre 400-500rms) não é muito para um medio grave de 150rms e um driver TI de 80rms ?

Compartilhar este post

Link para o post

Se colocar na bridge, não sei se vai casar pois o MG é de 4ohms e o DTI de 8ohms. 600 rms declarados (deve entregar entre 400-500rms) não é muito para um medio grave de 150rms e um driver TI de 80rms ?

Eu tava contando com MG 8ohms, ai ficaria com 200/250watts aplicados, a Ti tu atenua o quanto quiser. Porque não o de 8ohms? Som automotivo é viciante, já já tu quer um UP ai casaria melhor dois MGs 8 ohms na bridge.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tava contando com MG 8ohms, ai ficaria com 200/250watts aplicados, a Ti tu atenua o quanto quiser. Porque não o de 8ohms? Som automotivo é viciante, já já tu quer um UP ai casaria melhor dois MGs 8 ohms na bridge.

porque reza a lenda que drive TI é mais facil de queimar e jogar 200 rms pra um drive de 80 me dá um pouco de medo, por ser leigo no assunto kkk.

Sobre o MG, é porque vou comprar parcelado tudo da mesma loja e lá ta em falta o de 8ohms. Se for fazer um up, vou ter que vender e pegar outros dois de 8ohms ou então partir pra outro modulo, que é a minha ideia

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, eu ACHO que falam que TI é mais fácil de queimar, pois precisa de um corte mais alto em frequência, se cortar com capacitor comum que corta fenólica, em volume alto tem risco de queimar !

Legal seu projeto, vou acompanhar, boa sorte ai no set !

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Até tu se decidir o 450W10 já tá disponível(Portal do Som?) Fazer os cortes das Ti com capacitor requer cuidado, fiz o corte das minhas em 2.5Khz associando capacitor de 3,3 e 4.7uF. Se quiser tu mesmo fazer é só ler o artigo a respeito e te mando uma tabela com os cortes e seus respectivos capacitores, tabela que recebi por email da Selenium à um tempo. Qualquer coisa é só falar.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, eu ACHO que falam que TI é mais fácil de queimar, pois precisa de um corte mais alto em frequência, se cortar com capacitor comum que corta fenólica, em volume alto tem risco de queimar !

Legal seu projeto, vou acompanhar, boa sorte ai no set !

[]-[]

:+1

É isso mesmo! Os "estaladores" usam os mesmo capacitores dos drivers fenólicos (Comuns de 600Hz a 1200Hz) para os drivers TI. O problema é que os materiais utilizados na composição do driver TI não permite cortes tão baixos, ainda mais com capacitores, que têm baixa precisão (apenas 6dB/8ª) e deixam passa boa parte das freqências mais baixas.

O corte mínimo recomendado para TI é de 2KHz feito com pelo menos 12dB/8ª, por isso é que são necessários falantes de médio-grave em sistemas que utilizam driver TI.

Valews.

Editado por OnTheMind

Compartilhar este post

Link para o post

Po pessoal, muito obrigado pela ajuda! estou aprendendo muito com esse tópico!

Porém tenho quase certeza que a pessoa que vai instalar tudo pra mim não sabe tão a fundo assim de cortes. Ele entende de muita coisa, mas não acho provavel que saiba tudo isso.

Não é menos perigo de queimar por causa de regulagem, eu colocar um MG em um canal e o DTi em outro? Assim não mistura um com o outro e dá pra regular pelo ganho do amplificador, não?

até porque um tempo desse ele veio me falando que nao gosta de driver Ti porque queima muito fácil. Por aí ja se tira, né? :unsure:

Editado por 307z

Compartilhar este post

Link para o post

Po pessoal, muito obrigado pela ajuda! estou aprendendo muito com esse tópico!

Porém tenho quase certeza que a pessoa que vai instalar tudo pra mim não sabe tão a fundo assim de cortes. Ele entende de muita coisa, mas não acho provavel que saiba tudo isso.

Não é menos perigo de queimar por causa de regulagem, eu colocar um MG em um canal e o DTi em outro? Assim não mistura um com o outro e dá pra regular pelo ganho do amplificador, não?

até porque um tempo desse ele veio me falando que nao gosta de driver Ti porque queima muito fácil. Por aí ja se tira, né? :unsure:

Mesmo colocando cada um em um canal e diminuindo o ganho, se não colocar o capacitor certo pode queimar o drive mesmo.

Existe uma tabela que ajuda a calcular o capacitor certo para cada corte que você deseja:

http://autosom.net/artigos/cartab.htm

http://autosom.net/artigos/crossovers.htm

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo colocando cada um em um canal e diminuindo o ganho, se não colocar o capacitor certo pode queimar o drive mesmo.

Existe uma tabela que ajuda a calcular o capacitor certo para cada corte que você deseja:

http://autosom.net/artigos/cartab.htm

http://autosom.net/artigos/crossovers.htm

de acordo com o artigo:

driver para corneta (8 Ohms) 1000Hz passa-alta 22uF

mas como voces estão dizendo pra eu cortar acima de 2.5khz, precisarei então de um capacitor de 10 a 6.6 uf passa-alta ?

Compartilhar este post

Link para o post

de acordo com o artigo:

driver para corneta (8 Ohms) 1000Hz passa-alta 22uF

mas como voces estão dizendo pra eu cortar acima de 2.5khz, precisarei então de um capacitor de 10 a 6.6 uf passa-alta ?

10uF para corte aproximado de 2KHz já está de bom tamanho.

EDIT: Se não encontrar o capacitor exato, pode fazer associaçao com mais de um para chegar ao valor desejado. No artigo ensina fazer essa associação.

Outra coisa, com esses valores é mais fácil achar capacitores eletrolíticos, que são POLARIZADOS, enquanto que o correto é usar capacitores DESPOLARIZADOS. Mas é fácil driblar esse problema, veja no artigo de CROSSOVER, na parte que fala sobre capacitores eletrolíticos, basta ligar dois deles, - com -, resultando em um despolarizado.

Valews.

Editado por OnTheMind
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

traquilo! E o medio-grave, fica somente ligado no amp ou recomenda colocar tambem um capacitor?

Compartilhar este post

Link para o post

Também é recomendável, mas nesse caso não é tão obrigatório, pois falantes como o 450W10 e 10PW3 suportam bem frequencias acima e abaixo de sua faixa de trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

EDIT: Se não encontrar o capacitor exato, pode fazer associaçao com mais de um para chegar ao valor desejado. No artigo ensina fazer essa associação.

Outra coisa, com esses valores é mais fácil achar capacitores eletrolíticos, que são POLARIZADOS, enquanto que o correto é usar capacitores DESPOLARIZADOS. Mas é fácil driblar esse problema, veja no artigo de CROSSOVER, na parte que fala sobre capacitores eletrolíticos, basta ligar dois deles, - com -, resultando em um despolarizado.

Valews.

da vez que comprei capacitores pro meu 6x9, peguei um de 10uf por engano e ele é bem pequeno.. só nao lembro se vinha algo escrito. Nele vem dizendo se é ou nao polarizado?

no caso seriam dois polarizados de 20 uf pra resultar em 10uf despolarizado, certo ?

Só lembro do preço, que era 1 real haha

Editado por 307z

Compartilhar este post

Link para o post

Faz o corte montando um capacitor de 8uF, cortar em 2Khz à 6db/8° (capacitor de 10uF) em driver de 1" é muito arriscado.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos ser práticos...

Não existe um capacitor comercial com o valor exato que você precisa então, compre 4 capacitores de 10uF x 50Volts ou mais e ligue dois em paralelo + com + e - com -, resultando em dois de 20uF, depois ligue o - de um par com - do outro par, resultando em um capacitor despolarizado de 10uF, para corte passa-alta em 2KHz x 6dB/8ª.

Se preferir um corte mais alto, pode fazer o mesmo processo usando capacitores de 4,7uF + 3,3uF, com resultado final em 8uF

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos ser práticos...

Não existe um capacitor comercial com o valor exato que você precisa então, compre 4 capacitores de 10uF x 50Volts ou mais e ligue dois em paralelo + com + e - com -, resultando em dois de 20uF, depois ligue o - de um par com - do outro par, resultando em um capacitor despolarizado de 10uF, para corte passa-alta em 2KHz x 6dB/8ª.

Se preferir um corte mais alto, pode fazer o mesmo processo usando capacitores de 4,7uF + 3,3uF, com resultado final em 8uF

Vou perguntar para o sr. dono da loja de eletronicos aqui perto de casa sobre o capacitor de 8uf, se ele nao tiver, faço esse esquema do 4,7 + 3,3.

Agora tenho que me decidir sobre a caixa. Segundo o site da snake, posso usar compensado naval de 15mm. O meu brother que vai fazer a caixa disse pra usar compensado pq mdf vai pesar muito e baixar muito a traseira do carro. De acordo com projeto que tem no site da snake, são 90l pra dois esv 650, mas como vou usar só um e pretendo fazer uma caixa que renda o melhor possivel nos subgraves, vou tentar calcular a caixa em algum programa.

Indicações de litragem e dutos?

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre a caixa pra esse falante não posso opinar. Uma ideia, bota essa dúvida no subtítulo do tópico pra ver se aparece alguém com experiência com esse falante.

Compartilhar este post

Link para o post

o de 8 que o pessoal ta usando bem eh o snake esx 608. se o sub puder ser de 12 ou 15, melhor ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se estou usando errado o WINISd ou o calculador de caixas do autosom.net, mas tá dizendo que para uma sintonia de 30hz a caixa terá mizeros 47l? Aumento pra 60hz e aumenta para 48,7lL pelo winisd.

Não é possivel, o meu pioneer de 12" tinha uma caixa de 45l po!

edit: Andei pesquisando e parece que a caixa vai ter que ter de 75 a 80l pra tocar umas frequencias mais baixas. Só não to sabendo como calcular as dimensões dela.

Editado por 307z

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...