Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Deyvid

Disjuntor automotivo x Disjuntor residencial x Fusível

Recommended Posts

Bom galera estou com uma dúvida sobre disjuntores então resolvi exumar esse tópico aki...

eu tenho no carro 1 bateria no cofre de 48ah e uma auxiliar de 120, meu alternador é de 65/ah

então eu coloquei um disjuntor residencial de 70a/h próximo a bateria do cofre apenas para separar as duas baterias quando necessario.

porem ontem eu fis um teste, desliguei o disjuntor e liguei o carro, e a voltagem do meu sequenciador subiu na hora para 14,4 como se estivesse ligado juntamente com a bateria do cofre(voltagem do alternador)!

alguem pode de ajudar ?

esse disjuntor está correto ?

o que pode ser feito ?

Editado por wallace w.T

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom galera estou com uma dúvida sobre disjuntores então resolvi exumar esse tópico aki...

eu tenho no carro 1 bateria no cofre de 48ah e uma auxiliar de 120, meu alternador é de 65/ah

então eu coloquei um disjuntor residencial de 70a/h próximo a bateria do cofre apenas para separar as duas baterias quando necessario.

porem ontem eu fis um teste, desliguei o disjuntor e liguei o carro, e a voltagem do meu sequenciador subiu na hora para 14,4 como se estivesse ligado juntamente com a bateria do cofre(voltagem do alternador)!

alguem pode de ajudar ?

esse disjuntor está correto ?

o que pode ser feito ?

 

Cara, nao sei se é o mesmo caso que o seu, mas eu tinha um disjuntor de 63ah que nao servia pra nada, (eu acho) porque mesmo desligado ligava meu modulo (b.b 3600).

Flw!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então conversei com um amigo que tem superior na area...

ele me disse que pelo fato de que o terra da bateria esta na lata do carro pode haver um ganho de voltagem, porque esse mesmo terra da lataria esta ligado ao polo positivo da bateria!

mas o disjuntor que estou usando ele disse que nao tem valor nenhum de proteção no meu caso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"...porque esse mesmo terra da lataria esta ligado ao polo positivo da bateria!..."

 

a) Você não soube explicar o que seu amigo falou

b) Ele não entende absolutamente nada

c) Estou "batendo pino" e entendi errado...

 

SE o disjuntor serve para desativar (separar) a bateria da principal não vejo como medir 14,4V, afinal está isolada do alternador com o disjuntor desligado.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uso um porta fusivel "bananinha" com fusível de 70A. Tenho ele a uns 3 anos, ja liguei hurricane dominator 1100w rms, clarion apx 4361, falecido audiophonic 5.1 e sempre suportou numa boa, agora vai pro banda expert 800 =)

 

mas vou colocar uma bateria de 90ah, será que devo usar um fusível de 90a ? Tenho aqui de 60,70 e 90

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"...porque esse mesmo terra da lataria esta ligado ao polo positivo da bateria!..."

 

a) Você não soube explicar o que seu amigo falou

b) Ele não entende absolutamente nada

c) Estou "batendo pino" e entendi errado...

 

SE o disjuntor serve para desativar (separar) a bateria da principal não vejo como medir 14,4V, afinal está isolada do alternador com o disjuntor desligado.

 

[]'s

 

"...porque esse mesmo terra da lataria esta ligado ao polo positivo da bateria(alternador)!..." =>>> O negativo de todo sistema é a lata do carro correto ? >>> logo o POSITIVO do alternador utiliza a lataria como negativo correto ?? >> logo o negativo da bateria auxiliar esta na lataria tbm >>> então o que ele quis dizer que por mais que o POSITIVO DA AUXILIAR ESTEJA SEPARADO do alternador pelo Disjuntor, o negativo esta "recebendo voltagem do alternador, porque esta aterrado na lataria, no qual tambem é o negativo do alternador" sendo assim ele acaba almentando o ganho de voltagem da bateria.

confesso sinceramente que naão entendi muito bem o que ele quis dizer... mas básicamente foi isso...

como isso acontece eu não sei... mas hoje vou DESCONECTAR o cabo positivo do alternador que vai pra auxiliar e vou tirar a prova...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom Fis os testes e estou encucado com o que pode ser então...

nesta foto o carro esta desligado, ou seja Voltagem 12V.. podemos ver um a marcação no sequenciador, tirei de cabeça pra baixo a ffoto sem kere ^^ ( estou sem multimetro pq ta emprestado...) a primeira luz vermelha e 10V, a segunda azul e 11V, a terceira azul e 12V e a quarta azul que no caso ta apagada é acima de 13V

 

 

p3101131055.jpg

 

e quando ligo o carro ja sobe pra + de 13 V como segue na foto.

 

p3101131057.jpg

 

 

e aqui as ligações da bateria extra.

CABO PRETO =Positivo que vai pro Modulo

CABO VERMELHO= NEGATIVO DA BATERIA

CABO VERDE=POSITIVO DO ALTERNADOR(usado para carregar a bateria extra, eu havia desligado para não ter margem de erros.)

p3101131058.jpg

 

e aqui vai a ligação no cofre.

p3101131101.jpg

Não entendi....

estou crendo que é o que mi dissero msm... sobre o negativo aumentar a voltagem...

Editado por wallace w.T

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Teu sequenciador não está ligado na bateria da frente não ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então...

Fui revisar TODA instalação eletrica.... ai que foi o X ....

a uns dias atrás eu havia mandado o cara instalar um painel no meu banco para fixar todos os equipes e fazer a parte eletrica dos equipamentos, exceto das baterias....

aii tva olhando...

tinha um cabo de 6mm vindo do cofre pra mala, ai o cara usou esse cabo para alimentar o SD.250, e saiu com um cabo de 3,5mm do SD para ligar o sequenciador :pirou: :pirou: por isso que tva dando essa pane...chinguei mt qd vi isso...

Obrigado pela ajuda galera....agora só resta saber de qtos AH eu coloco de fusivel automotivo no lugar do disjuntor..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Wallace, não quis ser irônico mas não consigo entender como o positivo do alternador pode usar a lataria para ser o negativo da bateria, como não estamos falando de ligações sem série então + vai no + e - no -.

 

Pra min isso é curto circuito, a carcaça do alternado que é o negativo e não o fio positivo que sai do mesmo, como comentei acho que ele somente não soube explicar de forma clara para você.

 

Procure evitar usar a cor dos fios fora do padrão pois se alguém mexer pode fazer um belo estrago.

 

Não quero parecer chato mas sim deixar o raciocínio claro :legal:

 

Mude a ligação do sequenciador e informe se deu certo.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uso o residencial e nunca tive problema, em curto desarma maravilha.

Esses residenciais são chamados de termomagnético.

Esse dijuntor possui 3 funções:

1 - Manobra (abertura ou fecho voluntário do circuito)

2 - Proteção contra curto-cicuito - Essa função é desempenhada por um atuador magnético (solenóide), que efetua a abertura do disjuntor com o aumento instantâneo da corrente elétrica no circuito protegido

3 - Proteção contra sobrecarga - É realizada através de um atuador bimetálico, que é sensível ao calor e provoca a abertura quando a corrente elétrica permanece, por um determinado período, acima da corrente nominal do disjuntor.

 

Sendo assim o dijuntor vai desarmar em caso de curto na lata digamos assim ( Item 2 ) protegendo a bateria e o sistema eletrico do carro ou proteger contra calor (sobrecarga) certo? Então o cabiamento também tem que estar bem dimensionado para não haver " o calor " nos cabos, imagina usar um cabo de 10mm em 3000 wrms, rs, pode colocar dijuntor que for que vai desarmar de um jeito ou do outro, a não ser q esse valor de dijuntor seja muito alto na qual faça alcançar o ponto de fugor dos cabos e acabaria incendiando.

 

Como Calcular: Potencia Rms usada nos modulos X 2, depois o resultado divide por 12 (12v).

Ex: 1000wrms X 2 = 2000

2000 / 12 (12v)= 166,666666666667, rsrs

Então 150A para 1000wrms.

Mas vale lembrar q se a bateria for menor q esses 150A ela não duraria muito, por isso pede baterias auxiliares acima de determinada potencias.

Editado por w-sound

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resumindo:

 

Sobre Curto (aumento instantaneo de sobrecarga) = Qualquer um desarma

Dijuntor muito alto em relação a potencia usada = risco de incendio caso haja sobrecarga pois o dijuntor vai demorar a desarmar

Dijuntor muito Baixo em relação a potencia usada = Não aguentará e ficara desarmando

 

Por isso prefiro dijuntores do que fusiveis

 

mais ou menos isso, kkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compreendo.... Realmente Fevistar tinha uma ligação errada... que o cara fes...

alias não errada, mas para marcar a voltagem da batera auxiliar não ia adiantar..

 

mas deu certo sim agora consegui resolver !

obrigado a todos pela ajuda =D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera,me surgiu uma duvida aqui repentinamente,é o seguinte,eu recentemente colokei um disjuntor entre as minhas baterias,uma no cofre de 45ah e outra na mala de 90ah,a de 45 ta zuada,de uns tempos pra K ela tava descarregando toda hora,levei pra testar e foi constatado que ela não segura mais carga,mais por enquanto ainda estou com ela,o disjuntor é de 90a. Pois bem,hoje eu liguei o som aki na garagem com o carro desligado pra ver se o disjuntor tava funcionando,quando liguei o som ele tava na posição ligado,ou seja,as 2 baterias estavam em funcionamento,aumentei bem o volume e o grave comendo solto(2 309),tanto as luzes do painel quanto do teto nao piscavam pois a bateria da mala ta bem carregada,ai eu fui lá e desarmei o disjuntor (isolei a bateria do cofre) pra ver se ia continuar tocando normal e pra minha surpresa as luzes do carro começaram a piscar bastante,Eu to sem entender nada ate agora,ué,se a bateria do cofre tava isolada e os amplificadores estao ligados na bateria auxiliar,porque as luzes do carro começaram a piscar se a bateria da frente nen esta em uso ? :blink: .. alguém pode me explicar ? :pirou:

Editado por Daniel Santos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A bateria da frente ta tão ruim que ta piscando as luzes com o consumo do player.

 

Ou não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A bateria da frente ta tão ruim que ta piscando as luzes com o consumo do player.

 

Ou não.

O engraçado é que quando as duas estavam em uso as luzes nao piscavam nenhum um pouco. confesso que fikei surpreso pra C****** .. :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A bateria da frente ta tão ruim que ta piscando as luzes com o consumo do player.

 

Ou não.

 

Isso se realmente as baterias estiverem realmente isoladas pelo disjuntor

 

Enviado de meu Xperia Neo V usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso se realmente as baterias estiverem realmente isoladas pelo disjuntor

 

Enviado de meu Xperia Neo V usando Tapatalk

Axo que estão sim ué.Mais como eu disse é muito estranho Andreson,com o disjuntor ligado,ou seja as 2 baterias em uso,as luzes não piscavam.Ai que era pra elas piscar mesmo ué,afinal a bateria do cofre tbm estaria em uso não éh ? Não to entendendo nada .. :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei onde tá ligado o teu som, mas o que acontece é que tua bateria do cofre tá "morta" e o consumo do player + lampadas ela não tá dando conta e tá piscando, ou teu sistema tá sendo alimentado da bateria do cofre, só te dou uma dica troca logo, pq geralmente quando tá assim acaba ferrando com a outra que esta em paralelo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei onde tá ligado o teu som, mas o que acontece é que tua bateria do cofre tá "morta" e o consumo do player + lampadas ela não tá dando conta e tá piscando, ou teu sistema tá sendo alimentado da bateria do cofre, só te dou uma dica troca logo, pq geralmente quando tá assim acaba ferrando com a outra que esta em paralelo.

Vou fazer isso quarta feira Andreson,vou colocar uma Moura de 60ah :legal: Obrigado !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra ter certeza, apenas pegue 1 chave e retire o cabo do disjuntor, veja se vai continuar piscando, ai vc ve se msm como disjuntor desarmado ta passando alguma corrente nele.... pq acho bizarro demais soh o player puxar carga suficiente pra piscas as luzes do carro, isso eh impossivel, se fosse pra tanto o carro nem daria partida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra ter certeza, apenas pegue 1 chave e retire o cabo do disjuntor, veja se vai continuar piscando, ai vc ve se msm como disjuntor desarmado ta passando alguma corrente nele.... pq acho bizarro demais soh o player puxar carga suficiente pra piscas as luzes do carro, isso eh impossivel, se fosse pra tanto o carro nem daria partida.

Tbm to axando bizarro isso mano,mais o carro ta andando normalmente,bato a chave e ele pega na primeira,claro porque a bateria de 90ah ta sustentando néh. Mais pra VC's verem como o disjuntor ta funcionando,quando eu desarmo ele,ou seja,dexo só na bateria do cofre,quando eu bato a chave ele demora a pegar porque ta só na BATERIA DO COFRE e a mesma ta zuadona.ai quando eu armo o disjuntor e bóto as duas pra trabalharem juntas o carro liga com muita facilidade ! Agora é que eu não to entendendo mais P**** nenhum mesmo .. :blink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ueh oq vc acabou de falar n tem nada de errado.... disjuntor armado pega de boa, se desarmar demora mais pq ta soh com do cofre, entao ta certo ta cortando de boa a corrente. Oq eh louco eh o player consumindo tanto q pisca as luzes kkkkkkkk isso q vc tem q ver hehehe

mas pra acabar de vez troca logo a do cofre e seja feliz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...