Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
mauricio_schmitz

Pintar a parte INTERNA da caixa

Recommended Posts

Um instalador, uma vez disse para mim, que pintando o interno da caixa com tinta esmalte e preta, melhoraria o som, e dissiparia mais o calor, pois o preto "absorve" o calor...

Alguém já ouviu falar nisso?

É verdade isso?

obg.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

:blink: :blink:

Olha até onde sei uma tinta esmalte pode melhorar sim a vazão, pois algumas "madeiras" tem porosidade, irregularidades na superfície e etc... Ai a tinta apenas a deixaria "mais lisa", no caso o ar ou vento (como queiram chamar) passaria com menos arrasto...

Agora essa do calor é nova.

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :vts :vts :vts

claro q nao neh velho!!! senao as caixas desses Gringos seriam todas pretas!!! kkkk

o preto absorve radiaçao!!!

Compartilhar este post

Link para o post

claro q nao neh velho!!! senao as caixas desses Gringos seriam todas pretas!!! kkkk

Leo, o preto absorve sim mais calor, mais tbm "esfria" mais rapido. O branco absorve menos "calor"; No entanto nao sei se dentro de uma caixa acustica ira fazer qualquer diferença;

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

"um corpo negro é um bom absorvedor e emissor de calor. Isto faz com que ele perde ou ganhe calor mais rápido do que outros corpos. As pessoas costumam conhecer apenas o fato de que um corpo negro é um bom absorvedor de calor; mas costumam desconhecer o fato de que o corpo negro também é bom emissor de calor.

Exemplo de que o corpo negro torna o corpo melhor emissor de calor? Veja o radiador e a tela de trás da geladeira."

att.

Ebert

Compartilhar este post

Link para o post

eu sei disso!! mas velho!!

se no duto saisse aquele ar super-quente...ate poderia tentar pinta-la toda de preto!!! mas nao sai!!! em dias quentes aki, com minha caixa exposta ao sol, o duto sai um ar de uns 25ºC no MAX!!! entao nao vejo necessidade de por!

por isso q ate citei os gringos!!! pois eles q sao os King of Bass nao pintam, com aqueles sistemas de 20kwrms ou mais!!!

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

eu sei disso!! mas velho!!

se no duto saisse aquele ar super-quente...ate poderia tentar pinta-la toda de preto!!! mas nao sai!!! em dias quentes aki, com minha caixa exposta ao sol, o duto sai um ar de uns 25ºC no MAX!!! entao nao vejo necessidade de por!

por isso q ate citei os gringos!!! pois eles q sao os King of Bass nao pintam, com aqueles sistemas de 20kwrms ou mais!!!

Abs!

concordo com vc leo, so queria deixar claro que o preto dissipa sim melhor o calor so isso, tambem acredito que nao vai fazer diferença alguma na caixa;

flw

Compartilhar este post

Link para o post

tbm tenho interesse nisso, vo acompanhar

OBS: meu estalador pintou as paredes da caixa tbm de preto e inclusive os dutos de pvc e sempre me perguntei o porque nao deixar n madeira crua.

Compartilhar este post

Link para o post

em dias quentes aki, com minha caixa exposta ao sol, o duto sai um ar de uns 25ºC no MAX!!! entao nao vejo necessidade de por!

Abs!

teu sub esquenta ?

Compartilhar este post

Link para o post

Ele falou que faz isso a muito tempo. Quando competia em campeonatos de som (spl), mas a muito tempo atras.

No tempo que aquarius era modulo "top". heheheh

Resumindo então não influencia em nada pintar o interno???

Compartilhar este post

Link para o post

a principio não vejo relação.

quanto ao preto absorver calor acho que estaria ligado a incidencia de luz principalmente solar.

ja vi estudos feitos para a petrobras, que um corpo pintado de preto daria ao meio dia de verão que seria o pico de radiação solar algo menor que 3 graus de diferença para o branco. isso um estudo que levou varios anos e que se tem o registro diario.

quanto ao pigmento preto, não vejo como radiar ou absorver apenas "calor" normalmente o pigmento é o negro de fumo, não teria como um componente tão insignificante do ponto de vista estrutural da tinta absorver calor.

quanto aos radiadores de carros são bem eficientes e não recebem nenhum tipo de pigmentaçao. agora a boca do fogão tem um esmalte que disfarça a sujeira que cai e carboniza.

Eu particularmente digo que NÃO TEM RELAÇÃO.

Compartilhar este post

Link para o post

teu sub esquenta ?

rapaz!!! meu Sub fica virado pra cima....e o modulo tbm fica exposto!!!

no Sub vc consegue colocar a mao normal....da uma esquentada boa nele, mas eh tranquilo de ficar com a mao la!!!

ja o modulo....vc nao consegue colocar a mao nele durante 5s!!! kkkkkkkkkk

aki eh quente rapah!!! nussss!!!! mas isso eh quando deixo o carro exposto uma hra no sol!!!

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Influencia apenas na resposta da caixa. Se vc pinta ela fica mais reflexiva e da um crescimento nas frequencias mais altas. Se vc coloca material fonoabsorvente. Ela absorve as reflexões e tende a melhorar as frequencias mais baixas. MAs na temperatura do sub, la dentro do gap, no fio que é onde iteressa. Não muda nada.

Compartilhar este post

Link para o post

mas em qualquer um dos dois casos q vc citou o acrescimo eh de no MAX 1db certo!?

oq vem a ser FONOABSORVENTE?!

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Não saberia mensurar sé 1db, mas é sensivel ao ouvido. Fono absorvente é qualquer material que absorva som, como manta acrilica, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pq todo post seu você endeusa os "gringos" ?

Cara, não é bem assim não...

Agora sobre o assunto do tópico, mesmo o preto absorvendo calor, o subwoofer está "DENTRO" do preto certo ? Então o ambiente que ele está, vai aumentar a temperatura junto, assim criando um "loop infinito".

Agora o que você pode fazer pra melhorar o desempenho, é arredondar todos os cantos da caixa, deixar as paredes lisas e acertar o duto, isso sim :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

oq vem a ser FONOABSORVENTE?!

um user com 1576 posts (até 12h04 de 13/03/12) com uma pergunta dessas...

[^]

FONO = SOM

ABSORVENTE = O QUE AS MULHERES USAM NA MENSTRUAÇÃO

FONOABSORVENTE = O.B. QUE APITA PRA TE AVISAR QUANDO A PIRIGUÉTI QUE TU QUER COMER TÁ NAQUELES DIAS

:vts

Compartilhar este post

Link para o post

[^]

FONO = SOM

FONOABSORVENTE = O.B. QUE APITA PRA TE AVISAR QUANDO A PIRIGUÉTI QUE TU QUER COMER TÁ NAQUELES DIAS

:vts:vts:vts

o-o-o-o-

HUAhauhauahuahaua

Chorei rindo agora!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Pq todo post seu você endeusa os "gringos" ?

Cara, não é bem assim não...

Agora sobre o assunto do tópico, mesmo o preto absorvendo calor, o subwoofer está "DENTRO" do preto certo ? Então o ambiente que ele está, vai aumentar a temperatura junto, assim criando um "loop infinito".

Agora o que você pode fazer pra melhorar o desempenho, é arredondar todos os cantos da caixa, deixar as paredes lisas e acertar o duto, isso sim :legal:

velho....os Gringos sao os The Best do LowBass!!!

os caras aplicam 30kw RMS no seus Set's....e concerteza se pintar a caixa de preto fosse otimo...vc iria ver todas as caixas dos Gringos pintadas de preto por dentro!!!

aki no Brasil os The Best sao do GRAVE...sao os caras dos Trios!!! tem um caminhao Treme-Treme q o negocio tem (eu q eh) 14 SD25K!!! O.O ae aki nao tem pra Gringo nao!!!

[^]

FONO = SOM

KKKKKKKKKKKK!!!! eu começei a ler e fiquei encucado com o começo!!!

Muito bom esse significado velho!! o-o- o-o-

Ri demais!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Essa é nova... e pra mim não tem fundamento.

A cor preta, como o user la em cima disse, absorve mais a radiação e não o calor em si.

A diferença entre o branco e o preto por exemplo é que o branco acaba refletindo essa radiação.. já o preto não tem essa capacidade. O que não teria influencia nenhuma dentro da caixa pois o calor é gerado pelo próprio alto-falante.

Pode até ser que pintando a caixa por dentro mude alguma coisa(mínima), mas isso seria mais pela alteração da superfície que pode mudar a propriedade acústica do material... o que não tem nada relacionado a cor da tinta!

Edit: aqui os "estaladores" normalmente pintam o interior da caixa e dutos por uma questão de estética. Deixa o interior escuro e melhor visualmente falando.

Editado por distroy

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que pintar a caixa é coisa de audiofag e que não há a menor diferença pra uma caixa comum.

[^]

FONO = SOM

AAAAAAHEUEHUEHUEHEUEHUEHUEA CHOREIIIII KKKK

Compartilhar este post

Link para o post

A questão da cor só influencia sob fonte de calor direta (luz solar).

Em questão aos gringos... Quem inventou o Avião???

Só pra ressaltar, os gringos usam SD e Stetsom nos sets deles.

Compartilhar este post

Link para o post

velho....os Gringos sao os The Best do LowBass!!!

os caras aplicam 30kw RMS no seus Set's....e concerteza se pintar a caixa de preto fosse otimo...vc iria ver todas as caixas dos Gringos pintadas de preto por dentro!!!

aki no Brasil os The Best sao do GRAVE...sao os caras dos Trios!!! tem um caminhao Treme-Treme q o negocio tem (eu q eh) 14 SD25K!!! O.O ae aki nao tem pra Gringo nao!!!

Parei por aqui...

Então se os "gringos modafóca" que você chupa tanto as bolas, sem ao menos OUVIR o set deles, começarem a comer mer**, você vai também ?

Como o Felipe disse, tá cheio de Miter Man aqui

auahuahuahuahauhauhauhauhauhauhauhauahuahuahauhau

Compartilhar este post

Link para o post

A questão da cor só influencia sob fonte de calor direta (luz solar).

Em questão aos gringos... Quem inventou o Avião???

Só pra ressaltar, os gringos usam SD e Stetsom nos sets deles.

Isso ae biba Baboo :legal:

Se nós mesmos brasileiros não damos valor ao nosso produto, quem dará ?

Ah, e qual marca é campeã de SPL ? (to falando do amplificador)

=)

Compartilhar este post

Link para o post

O exemplo que ele usou foi:

"bate palmas no banheiro onde as paredes são com azulejos esmaltados, (pelo menos no meu kkkk)

depois bate palmas na cozinha ou em qualquer outro lugar q não seja esmaltado".

Fiz isso num quarto onde não tem muita coisa, e mudou mesmo...

Por questão de estética não creio que seja, pq sinceramente se fosse para estética,

não seria preto, pois não se enxerga dentro da caixa... (obvio)

Minha duvida mesmo é com o calor...

a unica coisa que passa na minha cabeça em relação a isto, é que a tinta absorvendo o calor, caso isso realmente aconteça, as paredes da caixa tenderiam a esquentar, deixando assim um ambiente com maior quantia de calor, aumentando ainda mais a temperatura do falante.

Me corrijam se eu estiver errado...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...