Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RedCode

Qual curva de resposta é a ideal para vocês!

Recommended Posts

do TA eu digo assim: medir com a tren

Hmmm... não sei exatamente o que falar sobre essas curvas, seja a padrão ou a sugerida.

É algo que realmente não me diz nada.

Não acredito em nenhum "macete" no que se refere a regular sistemas(seja quais forem), apenas em experiência, raciocínio lógico e critério.

o macete é ter calma, raciocinio lógico e critério mesmo....

alguns dizem q o macete é acertar primeiro o tweeter, e ir descendo. mas isso não é macete, é lógica, pq se vc chegou no limite do tweeter, não tem como ir mais, e acertando primeiro o sub pode ser q o tweeter não consiga acompanhar, ai vc tem q regular o sub de novo depois de ter regulado o tweeter, isso apenas evita retrabalho de ter que regular novamente sub, woofer, mid. outra coisa q é considerada macete é sempre revisar fase de tudo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Uma coisa que nunca botei fé para acertar o TA, é medindo com uma trena.. Desta vez, fiz este procedimento e o resultado ficou horrível, pior inclusive, do que o acerto de ouvido. Briguei mais umas horas e consegui, de ouvido (de noite e com um clima mais fresco) acertar. Ficou bom.

sei q meu set não chega nem a um pentelhésimo do que o pessoal do hi-fi está acostumado, mas vou dar o meu relato do mesmo jeito

meu set teve o TA acertado inicialmente com trena, o resultado ficou audível, mas não satisfatório

levei minutos pra fazer o ajuste

depois perdi bem mais tempo pra fazer o ajuste fino baseado no ouvido, escutando músicas com voz masculina e feminina alternadamante

acho que cheguei no melhor que poderia para o meu set

fazer só no ouvido seria impraticável, eu acho, pois a posição do tw em relação ao full do mesmo lado não é nada próxima

Compartilhar este post

Link para o post

do TA eu digo assim: medir com a tren

o macete é ter calma, raciocinio lógico e critério mesmo....

alguns dizem q o macete é acertar primeiro o tweeter, e ir descendo. mas isso não é macete, é lógica, pq se vc chegou no limite do tweeter, não tem como ir mais, e acertando primeiro o sub pode ser q o tweeter não consiga acompanhar, ai vc tem q regular o sub de novo depois de ter regulado o tweeter, isso apenas evita retrabalho de ter que regular novamente sub, woofer, mid. outra coisa q é considerada macete é sempre revisar fase de tudo

Eu acerto tudo ao mesmo tempo.

Vc deu o exemplo do sub e do tweeter. Bom, a resposta do sub é um dos principais fatores que afetam nossa percepção dos águdos. Então não dá para falar que o tweeter está acertado se o sub também não o estiver.

Quanto a fase, assegurar a correta ligação das coisas não é acerto. Isso diz respeito a instalação, e não é racional começar a acertar um sistema sem ter certeza de que tudo foi montado direito.

Mas se tiver galho de fase, não é nada crítico tb. Se o T.A. não funciona, é problema de fase. Se vc sente um "vazio" em um dos ouvidos, é problema de fase. Ou seja, a identificação do problema é uma das mais fáceis que tem.

Compartilhar este post

Link para o post

Ja usei aquela faixas de frequencias do cd da ISCA OU EMMA...vai tocando as frequencias e com o EQ vc vai regulando pra uma determinada frequencia ficar centrada no palco e mais agradavel de ouvir...Depois de regulado use o Sine Sweep pra ver se tudo esta centrado no painel...ajuda bastante...

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço a quem esta ajudando, esta sendo esclarecedor...

Estou testando algumas coisas no carro, mas ainda tenho um probleminha...

Naquela faixa das sete batidas, como em todos os meus sete carrais, as batidas da esquerda ficam um tanto espremidas.

No inicio, as 3 primeiras estavam juntas, tentando acertar, mudei fase, ganho, TA, consegui espaçar alguns cms, mas ainda estão juntas, se comparadas às batidas da direita.

Alguma dica ou procedimento para melhorar isto?

Os tweeters estão ON-AXIS.

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Naquela faixa das sete batidas, como em todos os meus sete carrais, as batidas da esquerda ficam um tanto espremidas.

No inicio, as 3 primeiras estavam juntas, tentando acertar, mudei fase, ganho, TA, consegui espaçar alguns cms, mas ainda estão juntas, se comparadas às batidas da direita.

Valeu.

No meu as duas primeiras ficam um pouco proximas, mas existe uma diferença. A partir da terceira fica bem nítida a diferença..Qual player vc ta usando?

Compartilhar este post

Link para o post

Então, uso o 9855, no momento.

Como disse, depois de perder mais algum tempo consegui espaça-las, mas ainda estão muito perto se comparadas ao lado direito..

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu.

Primeiro, fora do centro físico, é difícil ter as batidas realmente espaçadas à esquerda.

Segundo, tw on-axis extremo costuma dar muita reflexão no vidro da janela esquerda (o que não ocorre com o da direita) e aí a coisa fica séria. Especialmente no quesito SPL, que fica BEM maior do lado esquerdo (e aí os chatos vão chiar, mas fo**-se: Abaixe o lado esquerdo pra equilibrar com o direito. Dica: Dê um tempo pro seu ouvido acostumar antes de dizer se gosta ou não. Primeira opinião via de regra sempre é equivocada por conta de BIAS psicológico, se não for pra testar direito é melhor nem tentar. Dê tempo aos seus ouvidos, e tente sempre ter como referência um set não-carral, nem que seja um par de fones).

Resumindo: Perfeitinho nunca fica num carro, especialmente as batidas extremas, pois elas exigem pelo menos 2 metros entre lados para uma correta recriação de soundstage (que é mais ou menos o tamanho de referência para um set estereofônico ideal, tomado como base tanto por fabricantes quanto por produtores). O tamanho exato eu não lembro de cabeça, mas ultimamente, com as atuais técnicas de gravação, esse valor com certeza deixou de ser exato e virou relativo. Fato é que com menos de 2 metros a coisa fica complicada. Ainda mais posicionado em um triângulo que jamais será um equilátero, nem mesmo se houvesse como sentar ao centro.

Cuidado com a tentativa demasiada de buscar a separação entre as batidas, e acabar deixando a reprodução muito artificial.

Compartilhar este post

Link para o post

Percebi isso no meu tbm... pq quando abre o vidro do motorista, parece que fica mais lago o palco, e separa melhor...

O meu tbm fica com o lado esquerdo "apertado" e o direito bem espaçado, e meu kit está no painel e off axis, quase que paralelo ao parabrisas, com um leve angulação para o centro, mas bem leve mesmo. Quando reduzi o level da esquerda, melhorou um pouco, acho que está -2dB ou -3dB.

Alguma dica pra melhorar?!

E como ganhar "largura" de palco, apenas regulando? existe isso?!

Seria legal o pessoal mais experiente deixar os "relatos" que já vivenciaram aqui... que podem servir de base para nossos testes.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas, esse efeito ocorre em qualquer carro com peitinhos on-axis (e até levemente off). Como eu ando praticamente 100% do tempo com o A/C ligado, já deixo o lado esquerdo mais baixo quase que fulltime. Um direcionamento próximo a 45 graus já elimina quase que totalmente o efeito.

Quanto à questão da largura, não tem muito milagre. Ou vc ganha em largura e perde ao centro, ou ganha no centro e perde largura. Sendo que a tentativa de ganho em largura pode implicar ainda em deformação na imagem.

Eu diria que é mais importante pensar em coerência que puramente em largura.

Compartilhar este post

Link para o post

aproveitando aqui, alguém tem alguma tica pra subir o palco?

fiz algumas tentativas, mal sucedidas por sinal, de tirar os cantores debaixo do painel, mas eles são teimosos ou envergonhados e insistem em ficar lá debaixo escondidos.

ainda não tentei um corte lp nos mids da porta [^] , será q resolveria?

Compartilhar este post

Link para o post

Não resolve, mas ajuda MUITO.

Quanto mais baixo o corte pro tw, melhor nas vozes femininas.

As masculinas, pra ficar constante em 2 vias, só sendo BEM meticuloso nos pezinhos, tentando ao máximo uma reflexão no ponto mais alto possível do painel e o menos possível no piso.

Compartilhar este post

Link para o post

os tw tão sem corte já. fui baixando, baixando e como to aplicando pouca potencia, acabaram sem corte mesmo.

já tentei on axis, agora tá direcionado pra cima. posso tentar um angulo nos mids da porta (atualmente tá um de frente pro outro praticamente).

pensei tbm num par de fulls no lugar dos tw ou até um 3 vias com um gto302 sobre o painel.

mas ai a vontade de fazer as peitolas me faz desistir.

sinto saudade do antigo verona 91 q tinha um 60.2 em trimode tocando um impp 12" numa selada com 35l + 2 bmb6 em pezinhos.

acho q nunca mais vou conseguir montar um som tão simples e q toque tão bem.

Compartilhar este post

Link para o post

não to mais, ta na porta e sem tratamento.

vivo dizendo q vou fazer, mas não ta sobrando tempo, acho q vou acabar no doorpod, pelo menos não precisa desmontar a porta pra fazer.

os mids tão respondendo bem de 50hz pra cima, se subir pra 80hz então o comportamento melhora mais ainda.

mas o q ta me matando é a altura do palco mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Doorpod, quando BEM direcionado, atrapalha as pernas e até mesmo o porta-luvas.

3 vias seria bem melhor aí.

Compartilhar este post

Link para o post

o problema do 3 vias é q meu player não tem TA. tem um recurso lá q não lembro o nome agora, mas que direciona, reforça o som na esquerda, na direita ou no centro (reduz os canais traseiros).

tenho um cross digital da roadstar rs6dx, ele tem delay de até 14ms, será q da pra quebra o galho com isso? ou melhor nem tentar?

outra coisa, to precisando de um sub "novo", de preferencia pequeno, q precise de pouco volume e q caiba embaixo do banco de preferencia (coisa de +/- 10cm e uns 15 litros), alguma ideia (barata)?

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando e estudando sobre o assunto.

:rever1:

Estou vasculhando tudo sobre equalização e alinhamento.

O pessoal de PA tem muita coisa boa publicada a respeito que pode ser usada como referencia.

Esse final de semana foi muito produtivo... tentei fazer todos os tipo de regulagens principalmente usando como base as teorias aprendidas... e percebi que a melhor regulagem é a do ouvido mesmo... E isso se torna evidente tendo em vista a conclusão que estamos chegando aqui... Que realmente não dá pra ter uma curva de resposta padrão.

Abs, []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

aproveitando aqui, alguém tem alguma tica pra subir o palco?

fiz algumas tentativas, mal sucedidas por sinal, de tirar os cantores debaixo do painel, mas eles são teimosos ou envergonhados e insistem em ficar lá debaixo escondidos.

ainda não tentei um corte lp nos mids da porta [^] , será q resolveria?

Cjainf tente eliminar os picos e vales da sua curva de resposta. Curvas de resposta muito irregulares costumam deixar o palco baixo. Alem disso testar mudar as fases do tw e do mb. Aprendi isso no forum do fundador ha hybrid audio.

Editado por RedCode

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dica que eu dou (e comprovei por experiencia própria): Deixem o fórum de lado por um tempo (não disse para abandonar nem nada) e levem como o Kleber disse, deixem os ouvidos se acostumarem... deixem que cada mudança seja sentida. Nunca consegui NENHUM resultado satisfatório logo de cara após uma regulagem. Sempre que regulava algo que falavam aqui eu dizia "Só piorou essa mer**". Hoje, após a parada por uma busca utópica pelo sistema ideal, curto MUITO mais o som do meu carro. Sosseguei de trocar de aparelhos e tentar mudar regulagens. Por hora, meu set está "ideal" para meu gosto musical e para meu poder aquisitivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Cjainf tente eliminar os picos e vales da sua curva de resposta. Curvas de resposta muito irregulares costumam deixar o palco baixo. Alem disso testar mudar as fases do tw e do mb. Aprendi isso no forum do fundador ha hybrid audio.

fiz um teste rápido agora pouco.

como tenho 2 coaxiais atras, fui atenuando eles, quanto mais atenuado mais o palco baixa e o pior descentraliza.

se manter o fader no centro, o palco fica no nível do painel praticamente e centralizado.

a unica vantagem em atenuar os coaxiais é profundidade do palco, com eles tocando parece q tem alguém cantando atras do player.

sem parece q tá atrás do velocímetro, um pouco mais baixo e mais longe.

vou ver se consigo um pedestal e um mic q preste no final de semana pra levantar a curda de resposta.

se não conseguir vai na fita crepe + mic de pc mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Para verificar a tal "precisão tonal", tenho que conhecer o instrumento ou voz ao vivo?! Como saber se meu sistema tem a tal precisão?!

Compartilhar este post

Link para o post

Marcando o tópico... Muito bom!

Em relação ao acerto, alguem comentou sobre vales e picos... Num EQ só se acerta (reduz) picos, certo?

Não sei se estou correto, mas pelo que pude comprovar na pratica, quando vc tem um pico, ele provavelmente foi gerado por reflexões (ou por causa do proprio cone do falante como o Kleber citou) ou até por erros nos cortes ativos com sobreposição dos falantes, e isso, quando vc reduz no EQ, vc consegue controlar..

Mas quando temos um vale, ele provavelmente está sendo gerado por cancelamentos, e se tentamos corrigir no EQ (aumentando o ganho na região), provavelmente o vale continue (porque os cancelamentos continuam), só que este aumento no EQ já prejudica a resposta em outras frequencias...

Eu só consegui atenuar vales (no ponto de audição) mexendo na fase do falante, principalmente para as frequencias mais baixas... Hoje só uso EQ para tentar corrigir picos...

Se alguem quiser explicar melhor sobre isso... :legal:

[]s

Rui

EDIT: Portuga :banghead

Editado por Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Para verificar a tal "precisão tonal", tenho que conhecer o instrumento ou voz ao vivo?! Como saber se meu sistema tem a tal precisão?!

Bom... tem que saber sim.

Ou, pelo menos, tem que ter referência de um bom sistema. O mais fácil e barato é investir 150 reais num par de fones, como o Koss PortaPro, que é um fone bem correto (meio rico nos graves, mas tem um bom corpo nos médios).

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...