Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Diogo Jaderson

[GM VECTRA] - Primeiro projeto

Recommended Posts

Boa tarde galera.

Preciso de ajuda!

Adiquiri a pouco tempo um Vectra CD 2.2 16V 2002 e gostaria de montar um som de qualidade. O carro veio com o som original de fábrica (Premium), e até agora troquei somente o player (Sony MEX-BT3907U). Estou pensando em investir no máximo R$ 2.500,00 incluindo a instalação. Bom, o que mais gosto de ouvir é Hip-Hop e Sertanejo. Portanto, queria um som com bastante qualidade e com grave consistente (que não bata seco).

1ª opção:

- 1 kit duas vias Bravox Cs60d (dianteira);

- 1 kit duas vias Bravox Cs50d (traseira),

- 1 Subwoofer Bravox New Uxp Power 12’’ 500 wrms

2ª opção:

- 1 kit duas vias Bravox Cs60d (dianteira);

- Par Bravox Cx50 B Coaxial (traseira);

- 1 caixa dutada com um Subwoofer Bravox New Uxp Power 12’’ 500 wrms e um 1 kit duas vias Bravox Cs60d (ao invés de colocar cornetas e super twiters),

É claro que se vocês tiverem sugestões de equipamentos que se sairiam melhor do que os mencionados acima na mesma faixa de preço, por favor me indiquem.

Preciso também que me indiquem os módulos, pois não tenho a menor idéia do que colocar pra empurrar tudo isso.

Quero o som pra dentro, mas quando precisar abrir o porta malas num churras (pequeno, em casa mesmo, nada de fazer o bairro inteiro ouvir o som...), ele dê conta do recado.

Minha criança...

vectracd2216v.jpg

Desde já agradeço.

Editado por Diogo Jaderson

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha humilde opinião, dentro dos 2.500,00 que vc citou.

Quanto aos falantes internos, vc poderia optar por falantes um pouco melhores:

1 kit 2 vias pioneer ou audiophonic, sai por menos de 400,00

1 par de coaxiais de mesma marca do kit, menos de 200,00

O sub de sua escolha pra mim tá ótimo, boa sensibilidade e potência. Nunca tive um mas ele faz bastante sucesso, 300,00 (bobina dupla de 2 Ohms pra casar com o amp)

Amp pro sub, eu iria de SD400.1 (não dá os 500rms que o sub suporta, mas como vc não quer nada exagerado, eu acho de bom tamanho, analisando preço, qualidade e consumo), 300,00

Amp pros 4 falantes internos, SD400.4smd casa perfeito. 300,00 aqui no forum mesmo.

Outra opção, se não fizer questão de FADE, seria o sd250.2smd. Custa em média 170,00 e toca tudo tb. Os 4 internos e os 6x9 que cito logo abaixo.

Pra abrir a mala e escutar um som legal, sem exagero e que minimize a instalação, tanto em mão de obra quanto em qtde de equipamentos, eu indicaria 1 ou 2 pares de 6x9. Dá pra ligar em qq lugar sem passar vergonha, não precisam de crossover e requerem pouco espaço na mala. O próprio amp sd400.4 daria conta deles tranquilamente. Vc pode usar chave tic-tac ou sindal pra alternar entre som interno ou externo, desligando os falantes internos qd fosse abrir a mala e usando o mesmo amp. Economizaria em grana e bateria. Custo de 2 pares, depende da marca, bomber new edge sairia por uns 300,00, pioneer (muito melhor) sairia por menos de 400,00

Uma bateria de 60A já tocaria esse set tranquilamente por um bom tempo.

Pelas minhas contas vc gastaria em torno de 1700 a 1900 com falantes e amps.

Daí vem o custo da caixa do sub (que vc pode mandar fazer os 6x9 nas laterais do sub, em câmaras isoladas). Aqui eu pagaria uns 80,00 pra mandar fazer.

Fiação, porta-fusível, fusível, instalação... Umas 200 pilas.

Total aproximado de 2.000,00 se comprar tudo novo, garimpando bem e sem muita pressa talvez até bem menos.

Cada um vai te dar uma opinião, a minha seria essa.

Sucesso!

Rodrigo (acompanhando...)

Compartilhar este post

Link para o post

Rodrigo, como você citou a Audiophonic, estava procurando alguns equips e achei o seguinte modelo de amp: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-217518444-amplificador-audiophonic-club-51-hp-4x-150w-1x-650w-rms-_JM

Será que ele toca 1 Kit duas vias Audiophonic (frente), 1 par de coaxiais Audiophonic (traseira) e o Bravox UXP 12''?

Compartilhar este post

Link para o post

Diogo, tocar com certeza que sim e com qualidade superior. É um p*ta amp!

Ele fornece 85rms pra cada um dos 4 falantes internos em 4Ohms e fornece 650rms pra o sub em 2 Ohms. Seu sub nesse caso seria bobina dupla de 4Ohms, pra ligar em paralelo fechando em 2Ohms.

Eu estou pegando (numa troca) um audiophonic Club800.4, mas é apenas por curiosidade, pois nunca tive classe AB. É um ótimo amp, toca com muita qualidade, só que é pesado, grande, esquenta pra ca**** e consome muita bateria. Como vc quer abrir a mala de vez em quando, com certeza vai ter que deixar o motor ligado.

Eu vou usar o meu por um tempo apenas pra 'matar a secura' mas depois vou vendê-lo.

Hoje eu acho que não compensa mais ter um amp desse porte dentro do carro. Já existem amps digitais com menos da metade do tamanho, peso e consumo e com qualidade muito próxima. O preço nem se fala.

Com os amps que te sugeri, vc gastará menos dinheiro, tocará seu set perfeitamente e com muito menos consumo de bateria.

Parece contraditório eu não te indicar um amp desses se estou acabando de pegar um parecido, mas o meu é só pra passar um tempo e depois trocar de novo.

O meu deve chegar amanhã ou depois, mas já estou bolando um suporte pra botar 2 ventoinhas grandes, de 12x12cm, em cima dele, pq sei que o bicho ferve.

Eu tenho um sd250.2smd e acabei de trocar meu sd400.1 (já me arrependi).

Outra opção pro seu grave é o sd700.1, vai ter potência de sobra pro teu sub, só que ele custa quase o dobro do 400.1.

O forum tá meio morto hoje por conta do carnaval, até o fim da semana mais pessoas devem aparecer pra opinar tb, daí vc forma sua opinião com mais embasamento.

EDIT: Indiquei amps da SD pq eles têm se destacado um pouco mais aqui no forum e tb pq já usei deles, mas existem outras marcas boas no mercado. Já usei Taramps tb, inclusive troquei meus taramps no club800.4. Eu gostava deles, nunca me deram problema algum, só que achei que eles são mais indicados pra trio, e ao mudar pra SD percebi uma melhora na qualidade e força tb. Tem quem goste e quem não goste de cada marca, cada um tem suas características, boas e/ou ruins.

PS: Se vc reparar no anúncio do ML que mandou, veja na foto 3 que a saída de áudio mostrada é do 800.4 e não do 5.1HP.

Editado por RodrigoRRMA

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um carro igual ao seu, sugiro que procure um ótimo instalador pois não é facil fazer o grave chegar dentro do carro, além disso o carro tem muitos componentes eletronicos e precisa tomar cuidado na hora de passar a fiação (RCA e positivo) para que não fique ruidos no sistema. Outra coisa muitos ja vem o nome Bravox e ja saem criticando, mas o lance é o que pelo mesmo preço ou com um pouquinho mais voce consegue comprar coisa muito melhor que na hora que voce liga pra escutar os ganhos são consideráveis, em termos de qualidade.

Nessa faixa de orçamento te indico os seguintes produtos:

1 kit 2 vias Hertz DSK 165 (Audiophonic, Helix e DLS, tb tem boas opcoes nas linhas de entrada)

1 kit coaxial Hertz DCX130 (Audiophonic, Helix e DLS, tb tem boas opcoes nas linhas de entrada)

1 Amplificador Audiophonic Club 5.1 HP (pega dessa linha nova, igual a do link que vc mandou, o 5.1 da linha antiga, vi algumas reclamações, mas segundo o representante da Koyama (fabricante do produto), nesta nova linhas eles foram totalmente reformulados)

1 Subwoofer Audiophonic H-tech de 10"

O alternador do vectra é excelente carrega 120ah, mas a bateria original não da muita conta, se voce pegar uma Moura de 60Ah ou 70Ah resolve.

Eu vi que vc citou em por falantes no porta-malas, acho até interessante desde de que sejam acionados apenas com o porta malas aberto, porém com este orçamento acredito que seja melhor voce investir mais nos componentes internos para voce ter uma qualidade de audio boa dentro do carro, e para isso além de investir em equipamentos de qualidade é necessário realizar uma boa instalação, utilizando ficação de qualidade e seguindo as melhores praticas de instalação (rca em caminhos diferentes do cabo positivo, blafes de madeira para os falantes, aterramento legal, terminal redutor, porta fusiveis, etc..) o que não sai tao barato...acho que é melhor deixar falantes no porta malas para um upgrade futuro, mas antes disso ainda não esqueça de realizar um bom tratamento acústico nas portas e trocar seu reprodutor de audio, se couber no rocamento ja faz agora, senão deixa no radar como prioridade para um futuro upgrade no sistema de áudio, os ganhos vão ser absurdos.

Abs e boa sorte no set

Compartilhar este post

Link para o post

Só não concordo com o Jackld no quesito sub. Acho 10" pouco pra mala do vectra. Eu tenho um siena e já usei sub de 10". Tenho um Fosgate P2 10" 250 RMS, até dá pra escutá-lo, mas não com a força suficiente pra acompanhar o som interno. Não falo nem de spl, tremer mala, nada disso, falo de acompanhar mesmo, pra ter todas as frequências equilibradas.

Pra usar sub de 10" eu usaria 2. De 12" um é bom, 2 é melhor ainda. Hoje eu uso um pioneer w309 em caixa selada e estou bem satisfeito. Já usei 2 de 10" também, só que de marca inferior, quase artesanal, tinha muito spl e pouca qualidade.

Concordo que existem subs de 10" bem potentes, mas área de cone influencia muito, quanto maior, mais deslocamento de ar, mais spl. Num sedan isso faz diferença. Indico 1 de 10" apenas pra carro hatch.

Quanto a qualidade da instalação o Jackld foi certeiro, é primordial. Tb não economize em cabos rca xing-ling, existem cabos taramps e soundigital, que na verdade, são cabos santo angelo, que não são o 'melhor do melhor do mundo', mas já são muito superiores aos xing-lings. No meu carro eu comprei tudo santo angelo (cabo de microfone e conectores) e confeccionei tudo em casa.

Quanto a instalador, sou meio averso, como eu tenho algumas ferramentas e aprendi um pouco (tudo aqui no forum), eu mesmo faço minhas instalações e caixas. Sou criterioso e meticuloso nesse quesito. Existem ótimos instaladores, mas é difícil achar um bom, paciente e cuidadoso, que entenda de verdade do assunto.

Compartilhar este post

Link para o post

É concordo contigo em relação ao subwoofer de 12, tanto que sempre no carro sempre tive sub de 12, exceto o original do carro que era de 8, mas neste caso seria exclusivamente pelo valor (o de 12" é bem + caro), teria que partir para uma outra marca ou modelo, pois ia estourar o orçamento logo de cara.

Da uma pesquisada nos anúncios aqui do forum, tem muita coisa boa e em conta, umas até com garantia do fabricante ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, depois dessas opiniões estou pensando no seguinte:

- Kit 2 Vias Audiophonic KC 6.2 6,5" 75WRms;

- Coaxial 5,25”- 60WRms Audiophonic;

- Subwoofer Bravox UXP Power 12'';

- Audiophonic CLUB 5.1 HP;

- Mega-Capacitor de 2 Farads Audiophonic com visor digital (não sei se precisa, mas...).

Pensei seriamente na sugestão do Jackid em usar o Subwoofer Audiophonic H-tech de 10", mas a diferença de preço em relação ao UXP é absurdamente grande...

Editado por Diogo Jaderson

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana esses kits da Audiophonic, ja ouvi e gostei, em relação ao subwoofer tem uns subs que ja vem montado em caixa, pelo próprio fabricante, de repente vale a pena, pois compensa o custo de construção da caixa, da uma olhada:

Hertz EBX300;

Hertz DBX250;

Focal SB P 25;

Focal SB 30 A1;

Só coisa fina e não é tão caro.

Em relação ao megacapacitor, tb não sei dizer se é necessário ou não, eu acredito que não, vale mais a pena pegar um sub melhor, melhorar bateria e fiação, eu investiria em megacapacitor para uma potencia mais alta, algo acima de 700w rms por exemplo(minha opinião)

Abco

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, depois de algum tempo de espera, consegui comprar os seguintes itens com nosso amigo gutto:

- Kit 2 Vias Audiophonic KC 6.2 6,5";

- Kit 2 Vias Audiophonic KC 5.2 5,25";

- RCA Audisom (3 pares).

E depois da dica do nosso amigo Jackid, resolvi trocar o player também:

- Pioneer DEH 8450BT.

Agendei a instalação para próxima terça feira. Não vejo a hora de pegar o carro com o som instalado.

Quando tiver tudo pronto, posto as fotos.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, depois de algum tempo de espera, consegui comprar os seguintes itens com nosso amigo gutto:

- Kit 2 Vias Audiophonic KC 6.2 6,5";

- Kit 2 Vias Audiophonic KC 5.2 5,25";

- RCA Audisom (3 pares).

E depois da dica do nosso amigo Jackid, resolvi trocar o player também:

- Pioneer DEH 8450BT.

Agendei a instalação para próxima terça feira. Não vejo a hora de pegar o carro com o som instalado.

Quando tiver tudo pronto, posto as fotos.

No aguardo, posta um vídeo tb se possível :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

bonito carro, pintura aparentemente boa, roda linda e conservada e teto. parabéns pela aquisição.

Vamos ver o som instalado!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...