Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
cajumelo

upgrade módulo p/ sub

Recommended Posts

Bom dia pessoal,

 

Depois de muito ler e não chegar a nenhuma conclusão, hahaha - mas que serviu para adquirir um pouco de conhecimento e saber o que realmente quero, pretendo fazer um upgrade do módulo e futuramente do sub p/ buscar qualidade (JL W1,W3 ou W6, mas aí fica p/ outro tópico).

 

Meu set atual é um módulo classe D de "teóricos" 700W empurrando um UXP 12 D2 fechando em 1 ohms. Está numa caixa dutada confome manual, mas com duto menor sintonizada em mais de 40 hz com um pouco de spl, por causa do porta mala lacrado do corolla. Só sinto o grave nestas condições e ainda com o loudness do HU on e ganho do módulo no máximo.

 

Quero qualidade com uma pequena pitada de spl e então pensei primeiramente em um módulo classe AB, e encontrei o Rockford Fosgate P500-2, que, segundo o fabricante, chega a mais de 700W reais em bridge. Mas por conta do porta mala do corolla, pensei também em um módulo mais forte, mais aí seria um classe D, o Rockford Fosgate R1200-1D de 1200 W, perdendo um pouco a qualidade. Minha maior preocupação é com o bendito porta mala lacrado.

 

Estou pensando em gastar no módulo +- 800 dilmas, estourando em 1000. Meu gosto musical é bem eclético, mas atualmente estou escutando muito rock, mpb e sertanejo. Não gosto de música eletronica e funk.

 

Enfim, gostaria da opinião dos colegas, principalmente de quem já teve experiência com sub no corolla ou em outro carro sedan.

 

Antecipadamente agradeço pelas respostas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para o sub, pode ir de classe D sem medo. A diferença de qualidade é mais sentida no stereo. E a potência dos digitais é inigualável.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ao meu ver vai depender do resto do set. Se tiver um bom kit na frente, com mid-bass que desça legal, o sub poderá ser cortado mais baixo e quem sabe render mais para o seu gosto.

 

Além disso, nossa, eu tenho um 307 Sedan e realmente sinto meu sub (Fosgate P1) bastante apagado, sendo que ouví o bicho em hatches e achei suficiente neste caso. Mas estou falando de um sub de 150W. Agora não ouvir um UXP? Caramba! Ou a sua definição de não ouvir é porque realmente quer uma pegada SPL, ou o porta-malas é mega-lacrado! hehe

 

Bom, minha primeira sugestão seria tentar fazer um recorte discreto no tampão. Provavelmente o Corolla tenha uma opção de montagem para 6x9, com recortes por dentro do porta-malas. Aí seria só fazer um trabalho no tampão mesmo, mantendo um tecido ou carpete pra não chamar atenção. Já pensou nisso? Se isso não for possível, posso estar enganado, mas creio que só um amp mais forte não vá fazer milagres. Acho que outro sub em par com o atual possa ajudar mais, e aí, logicamente, um amp que empurre os dois!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para o sub, pode ir de classe D sem medo. A diferença de qualidade é mais sentida no stereo. E a potência dos digitais é inigualável.

 

Estou pensando seriamente nesta possibilidade, mas não quero exagerar na dose.

 

 

Ao meu ver vai depender do resto do set. Se tiver um bom kit na frente, com mid-bass que desça legal, o sub poderá ser cortado mais baixo e quem sabe render mais para o seu gosto.

 

Além disso, nossa, eu tenho um 307 Sedan e realmente sinto meu sub (Fosgate P1) bastante apagado, sendo que ouví o bicho em hatches e achei suficiente neste caso. Mas estou falando de um sub de 150W. Agora não ouvir um UXP? Caramba! Ou a sua definição de não ouvir é porque realmente quer uma pegada SPL, ou o porta-malas é mega-lacrado! hehe

 

Bom, minha primeira sugestão seria tentar fazer um recorte discreto no tampão. Provavelmente o Corolla tenha uma opção de montagem para 6x9, com recortes por dentro do porta-malas. Aí seria só fazer um trabalho no tampão mesmo, mantendo um tecido ou carpete pra não chamar atenção. Já pensou nisso? Se isso não for possível, posso estar enganado, mas creio que só um amp mais forte não vá fazer milagres. Acho que outro sub em par com o atual possa ajudar mais, e aí, logicamente, um amp que empurre os dois!

 

No kit tenho uma receita de bolo de alguns anos atras, bravox CS60D com audiobank 4060 (proximos upgrades). Não é que não ouço o sub, mas é preciso tudo no máximo (ganho, loudness), se deixar a caixa sintonizada como o manual, piorou mais ainda. Antes estava numa selada que era ainda pior.

 

No tampão estão os falantes originais (6x9) atenuados no módulo, pensei em tirá-los e deixar os buracos, mas o povo que vai atras vai reclamar...rss

 

O problema de colocar outro sub é o espaço, mas vamos ver... tá valendo.

 

Obrigado pelas opiniões.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser só problema de configuração. O ganho, apesar deste nome, só está lá para você "casar" o sinal do player com o amp, ou seja, regular a sensibilidade do volume. O loudness nada mais é que uma equalização forçando algumas frequências. Ou seja, deveria procurar algo do tipo "subwoofer volume" ou mesmo diretamente pelo fader dependendo da montagem.

 

Mas deixando isso de lado, essa idéia dos 6x9 é exatamente o que eu fiz no meu 307 Sedan. Ele também vinha com falantes de 6" adaptados para montagem em 6x9 (um molde plástico). Eu tirei eles, joguei fora (brincadeira, guardei numa caixa velha e joguei no quarto da bagunça), e deixei o "buraco" deles pra ter uma comunicação alí no "tampão" (que não é exatamente um tampão). Sentí uma boa melhora sim. Acho que vale a pena você testar. Além do mais, mesmo atenuados, esses 6x9 só estão atrapalhando o resto do seu som. Eu deixaria no máximo uns coaxiais nas portas traseiras.

 

Enfim, acho que o teste vale muito a pena. Se não resolver, aí sim pensaria numa solução com outro sub, outro amp, ou dois subs e outro amp! hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser só problema de configuração. O ganho, apesar deste nome, só está lá para você "casar" o sinal do player com o amp, ou seja, regular a sensibilidade do volume. O loudness nada mais é que uma equalização forçando algumas frequências. Ou seja, deveria procurar algo do tipo "subwoofer volume" ou mesmo diretamente pelo fader dependendo da montagem.

 

Mas deixando isso de lado, essa idéia dos 6x9 é exatamente o que eu fiz no meu 307 Sedan. Ele também vinha com falantes de 6" adaptados para montagem em 6x9 (um molde plástico). Eu tirei eles, joguei fora (brincadeira, guardei numa caixa velha e joguei no quarto da bagunça), e deixei o "buraco" deles pra ter uma comunicação alí no "tampão" (que não é exatamente um tampão). Sentí uma boa melhora sim. Acho que vale a pena você testar. Além do mais, mesmo atenuados, esses 6x9 só estão atrapalhando o resto do seu som. Eu deixaria no máximo uns coaxiais nas portas traseiras.

 

Enfim, acho que o teste vale muito a pena. Se não resolver, aí sim pensaria numa solução com outro sub, outro amp, ou dois subs e outro amp! hehe

 

Um dos principais motivos para o upgrade, também, é meu módulo atual não ter regulagem no corte passa baixo (fixo em 200 hz), e minha central multimidia também não tem tais ajustes. Sei que a central multimidia não é o melhor caminho para obtenção de um som de qualidade, mas difícil ficar sem gps, bluetooth, camera de ré, tv, enfim tudo que ela oferece, menos som de qualidade.....hahahahahah. Não sei, ainda estou estudando, talvez um processador futuramente ou alguma outra solução.

 

Quanto aos falantes, nas portas traseiras do corolla não tem tal opção, vou ver se é possível alguma adaptação, assim deixo o buraco no "tampão".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe uma opção interessante em carros sedan....vc pode considerar o volume do Corola como uma caixa Band-Pass...só saber o volume médio(sem malas é claro);...e abrir um orifício para dentro do carro.....e calcular a ressonância ....mas tem que ser de diâmetro avantajado para dar resultado...Fiz isto em 2 carros meus...ficou excelente....(Tempra e BMW 325i)

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é quando se coloca as malas, deve alterar bastante a sonoridade... e estou sempre viajando com muitas malas...

 

Mas valeu a sugestão, grato!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma sugestão seria montar uma caixa invertida para dentro do carro, o sub deve ficar no local do descansa braço olha essas fotos para voce ter uma idea

 

IMG_1490.jpg

 

IMG_1494.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...