Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

dricowtf

[Dúvida] Conversor 50hz x 60hz

Recommended Posts

Postado em

Galera, acho que aqui é o melhor lugar pra postar isso...mas vamos lá!

Uma amiga minha me veio com um problema estranho...eu nao manjo quase nada de eletrica, mas enfim...acho q eu consigo ir atras de uma solução melhor que ela...

O irmão dela veio da Alemanha com dois toca discos Technichs MK5 Black. Aparentemente, o aparelho é 220v @ 50hz, sendo que lá ele usava um tipo de conversor pra 60hz (que ficou por lá ¬_¬)

Ele mora em Brasília e, segundo ele, a energia é 220v @ 60hz, que precisaria ser convertida em 220v @ 50hz pra usar o aparelho.

Dei uma pesquisada rápida e não achei nada "pronto", apenas algumas soluções que envolvem em filtrar / alterar a rede elétrica...

vcs sabem se é viável, ou exista algo nesse sentido pra vender?

valeu, abs!

Postado em

Galera, acho que aqui é o melhor lugar pra postar isso...mas vamos lá!

Uma amiga minha me veio com um problema estranho...eu nao manjo quase nada de eletrica, mas enfim...acho q eu consigo ir atras de uma solução melhor que ela...

O irmão dela veio da Alemanha com dois toca discos Technichs MK5 Black. Aparentemente, o aparelho é 220v @ 50hz, sendo que lá ele usava um tipo de conversor pra 60hz (que ficou por lá ¬_¬)

Ele mora em Brasília e, segundo ele, a energia é 220v @ 60hz, que precisaria ser convertida em 220v @ 50hz pra usar o aparelho.

Dei uma pesquisada rápida e não achei nada "pronto", apenas algumas soluções que envolvem em filtrar / alterar a rede elétrica...

vcs sabem se é viável, ou exista algo nesse sentido pra vender?

valeu, abs!

Acho que não existe mais nenhum TD com motor síncrono com a rede. O ideal é ligá-lo à rede e ver se a velocidade é alterada. Se for algo corrigível, não tem problema. O que acontece é que transformadores feitos pra 50Hz vão perder capacidade, ou seja, enfraquecer, quando ligados a uma rede de 60Hz. Não há nenhum risco de dano, no máximo o desempenho vai cair. Se não for nada sensível, não tem porquê mexer.

Se o aparelho for ficar no BR mesmo, o ideal é modificar a fonte para adequá-lo a 60Hz. Há possibilidade de adquirir condicionadores de linha ou nobreaks que permitam configurar a frequência de saída, mas nada é barato.

Postado em

um transformador 50hz ligado em 60 pode sim keimar por aquecimento, pois no calculo para calcular o ferro magnetico do transformador entra a frequencia da rede..... pois muda o tempo de ciclo do sinal senoidal do transformador, maior numero de oscilações por segundo.

por isso q eu digo, depende de como eh a fonte do equipamento, se a fonte utilizar transformador nao da pra ligar.... ou se possuir transformador ele tem q ser sobre dimensionado pra aguentar o tranco... deppois do trafo realmente nao interessa pq retifica

Postado em

Se ligar o trafo de 50Hz em 60Hz vai queimar com algum tempo de funcionamento, pois a corrente é 20% maior e os trafos sao dimensionados com uma margem de segurança menor que isso

Postado em

Se fosse maior, porquê THD na rede elétrica afetaria tanto a capacidade dos trafos?

Tenho trafo de 50Hz rodando há 30 anos em 60Hz.

porque simplesmente senóides de frequencias diferentes (harmônicas) somadas não resultariam em uma senóide limpa e trafos comuns só funcionam com senóide limpa, do contrário haveria muita perda

também ficaria muito caro pras companhias de energia elétrica fazer a correção do fator de potência

seu trafo ainda não queimou porque foi feito numa época em que não se reduziam os custos a níveis absurdos como hoje ou porque vc nunca deixou ele ligado direto com carga por alguns dias

Postado em

porque simplesmente senóides de frequencias diferentes (harmônicas) somadas não resultariam em uma senóide limpa e trafos comuns só funcionam com senóide limpa, do contrário haveria muita perda

também ficaria muito caro pras companhias de energia elétrica fazer a correção do fator de potência

seu trafo ainda não queimou porque foi feito numa época em que não se reduziam os custos a níveis absurdos como hoje ou porque vc nunca deixou ele ligado direto com carga por alguns dias

:+1

Postado em

E um trafo tem comportamento capacitivo ou indutivo? A impedância do primário aumenta ou diminui com a frequência?

È disto que estou falando.

Postado em

Mais textos...

http://www.smeter.net/daily-facts/4/fact15.php

The transformer design does not impose any practical upper limit on how much the supply frequency can exceed the rated frequency, but a supply frequency lower than the rated frequency has the same effect as an overvoltage. - http://www.toroid.com/custom_transformers/technical_bulletin_2.htm

E mais um, do Elliott:

At 240V, magnetising (idle) current is 32.3mA (which reads as 3.23V RMS), and the transformer will dissipate about 7.7W. A 12.5% increase to 270V increases the magnetising current to 69.6mA, or 18.8W - well over twice the normal idle current and power. Reducing the frequency by 12.5% will have almost exactly the same effect. Any transformer designed specifically for 60Hz will draw far more idle current than normal at 50Hz [2].

...

Note that operating a transformer designed for 50Hz mains at 60Hz reduces the idle current and power, so the transformer should run a little cooler. Therefore, products that are designed for 50Hz operation (destined for anywhere in the world apart from the US and Canada) will rarely have a problem with mains frequency, provided the supply voltage is correct. Inadequate design can still cause failure though. - http://sound.westhost.com/articles/50-60hz.htm

Resumindo, é consenso geral que um trafo para 50Hz em rede de 60Hz não vai sobreaquecer. Isto ocorre quando temos um trafo de 60Hz em rede de 50Hz. Basta analisar a vasta literatura a respeito.

O que pode, de fato, ocorrer, é o trafo não conseguir prover toda a corrente necessária, e aí o motor ficar mais fraco, ou em caso de motores AC, a rotação ficar diferente do esperado. Mas creio que, por serem um par de TDs para DJs, há um controle de pitch aí.

Postado em

Lembrando que o ideal MESMO é substituir o trafo deles por um de 60Hz, mantendo assim o sobredimensionamento da fonte.

Pelo preço de um MK5, vale muito a pena. Recomendo pedir um par de bons trafos na Toroid, por exemplo. Mandam pelo correio.

Postado em

Lembrando que o ideal MESMO é substituir o trafo deles por um de 60Hz, mantendo assim o sobredimensionamento da fonte.

Pelo preço de um MK5, vale muito a pena. Recomendo pedir um par de bons trafos na Toroid, por exemplo. Mandam pelo correio.

se tem que ver se a freq de 50 hz nao funciona como referencia [clock]pro controle de velocidade.alguns td hi-fi, nesse caso, necessitam de uam fonte especial e carissima, que transforma 60 em 50 hz

Postado em

Acho que não, Rolling...

Olhei na página da Panasonic, o SL1210MK5 tem motor DC...

Colors available SL-1200MK5: Silver

SL-1210MK5: Black

Type Quartz direct-drive (manual turntables)

Drive Method Direct-Drive

Motor Brushless DC motor

http://www.panasonic.com/consumer_electronics/technics_dj/prod_specs_sl1200mk5.asp

isso ai..pelo visto ele funciona em 50/60hz. esse detalhe vc ve na borda do prato.ranhuras espelhadas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...