Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

Recommended Posts

Pera ai, o manual pede 57L BRUTOS, e não livres. A litragem livre da caixa é 50L mais ou menos. Se tu fez uma caixa de 77L livres internos, está bem acima do que o manual pede e com isso o excursionamento em baixa será ainda maior. Então já não está certo isso. Pelos teus dados de litragem livre de 65L na nova caixa e com estes dutos, a tua caixa está sintonizada em 31Hz praticamente, e isso é uma sintonia bem baixa, então aplicar mais potência é perigoso, além de já estar favorecendo as baixas frequências e tu aplicando mais força ainda, é prato cheio para possíveis problemas. Com a caixa de 77L a sintonia era de 29Hz quase, então cada vez mais o excursionamento é maior, então a faixa de frequência deve ser reduzida pois não há milagres também. Com sintonia assim tão baixa, a resposta em alta é sacrificada, mas se o excursionamento em baixa for grande demais e querer que o sub suba a 80Hz, terá problemas. Com caixas assim, eu recomendo LPF de 50HZ a 24dB e HPF entre 25 e 30Hz também a 24dB para aplicar boa potência.

Com uma sintonia tão baixa como esta, com esse volume interno e com essa potência aplicada, filtro subsônico é obrigatório e não tem que pensar duas vezes, principalmente com uma Fs tão baixa como é a do 12" que é abaixo de 25Hz, então o sub tem espaço pra render, mas com sintonia de caixa baixa assim e potência alta, tudo é ampliado.

Tenho o 12" em caixa de 57L e aplicava 400Wrms de um fosgate 200.2 em 4ohms, nunca bateu absolutamente nada no falante.

A caixa que fiz foi aproveitando uma que já tinha de uns nar, tanto é, que pedi orientação a Renan dizendo-lhe que a litragem ficaria em 77l e uma sugestão de dimensionamento do duto.

Ele: " Vc pode utilizar o volume de 77L com 2 dutos de 3" x 35cm para buscar frequências mais baixa (F3 em 33Hz), mas deve cuidar com a potência aplicada para não fazer o cone entrar em sobre excursão.

Como disse, quando era 77 batia bobina e na atual de 65, também. Para fins de teste, pôr garrafas pets com areia no interior da caixa para reduzir a litragem é válido? Caso não, faço logo uma nova rigorosamente como no manual, e digo o resultado aqui.

Independentemente do problema de bater a bobina em volumes mais elevados, com o questo tem mais barulho de sopro nas baixas do que os dois nar. Posicionamento de duto na caixa, melhora ou não? Ou pode ser em qualquer lugar?

O que você recomenda?

Valeww

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A caixa que fiz foi aproveitando uma que já tinha de uns nar, tanto é, que pedi orientação a Renan dizendo-lhe que a litragem ficaria em 77l e uma sugestão de dimensionamento do duto.

Ele: " Vc pode utilizar o volume de 77L com 2 dutos de 3" x 35cm para buscar frequências mais baixa (F3 em 33Hz), mas deve cuidar com a potência aplicada para não fazer o cone entrar em sobre excursão.

Como disse, quando era 77 batia bobina e na atual de 65, também. Para fins de teste, pôr garrafas pets com areia no interior da caixa para reduzir a litragem é válido? Caso não, faço logo uma nova rigorosamente como no manual, e digo o resultado aqui.

Independentemente do problema de bater a bobina em volumes mais elevados, com o questo tem mais barulho de sopro nas baixas do que os dois nar. Posicionamento de duto na caixa, melhora ou não? Ou pode ser em qualquer lugar?

O que você recomenda?

Valeww

Questo 12"? Comprou bem no Lançamento ou Depois??

Cara, quando tive os meus, espanquei até onde deu, fazendo a borda amassar literalmente na excursão, e os lazarentos nunca bateram bobina [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Posso estar falando cocô, mas não bate bobina, bate a calota na peça polar

Lembro de o Renan ter me comentado algo assim

Os primeiros a peça polar é mais curta, mas depois foi aumentada pra não deixar que a bobina passe por cima dela, volte descentrada e, bata e entorte

Acho que era isso

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém já teve algum problema com o suporte da Questo Audio? Já mandei vários e-mails para empresa e ainda não obtive respostas.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém já teve algum problema com o suporte da Questo Audio? Já mandei vários e-mails para empresa e ainda não obtive respostas.

Cara também tive este "problema", mas é que eles devem estar sem tempo, pois eles me responderam os e-mail, apenas demorou.

Compartilhar este post

Link para o post

se houver certa pressa.. os telefones quase nunca estão ocupados..

Compartilhar este post

Link para o post

Cara também tive este "problema", mas é que eles devem estar sem tempo, pois eles me responderam os e-mail, apenas demorou.

se houver certa pressa.. os telefones quase nunca estão ocupados..

Certo, mas enviei vários emails. Pelo facebook tb, mas não obtive respostas ... Irei ligar segunda feira!

Editado por Shaw

Compartilhar este post

Link para o post

Aguardando também, mas o danadinho de 12 e 15 de 1000w tá quase saindo ein...

[¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Vou montar 4 de 15"...

Destruir o manco né? Fazer o quê

[^]

Woooohooo,

Vamos ver o tamanho da caixa, se conseguir colocar no pm, vai quatro de 12" no Hifonics!!

Vai usar qual amp Fernandim?

Compartilhar este post

Link para o post

2 SD3000 ou uma SD5000, vamo vê, acho que será isso mesmo!

Pro de 15 a caixa vai ser por volta de 100 a 110L, quero sintonizar em 26hz, pra descer com vontade mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou de 1 12" por enquanto no hifonics, quando achar fraco entra outro

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post

Coitado do goleta, bem bruto mesmo.

Agora achei que ficou estranho aquele "alto-falantes" na calota, quem sabe "audio" ficaria melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é um protótipo, ainda falta o acabamento da cúpula e a guarnição de borracha que esconde os parafusos.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...