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RenanLopes

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Não queria utilizar driver's de 10" :/

 

A minha aposta é nos de 8", pela caixa e por querer utilizar um par! Penso que quando acoplados vou conseguir chegar em pelo menos uns 30Hz, ou não ?

Ainda não decidi qual será o power que irá empurrar este projeto! Mas tudo a passos de tartaruga, primeiro preciso de Torres novas ;)

 

Ouço bastante stereo com sub, é gosto, e isto pra mim não se discute! E nos filmes quero velocidade! Agora se a dupla não conseguir atingir 30Hz, terei que mudar :(

30hz não é frequência para 8" no meu ponto de vista... ainda mais que tu quer que essa frequência apareça bem..

pior ainda conseguir ela em ambiente aberto.. torna tudo ainda mais difícil..

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Não queria utilizar driver's de 10" :/

 

A minha aposta é nos de 8", pela caixa e por querer utilizar um par! Penso que quando acoplados vou conseguir chegar em pelo menos uns 30Hz, ou não ?

Ainda não decidi qual será o power que irá empurrar este projeto! Mas tudo a passos de tartaruga, primeiro preciso de Torres novas ;)

 

Ouço bastante stereo com sub, é gosto, e isto pra mim não se discute! E nos filmes quero velocidade! Agora se a dupla não conseguir atingir 30Hz, terei que mudar :(

30hz não é frequência para 8" no meu ponto de vista... ainda mais que tu quer que essa frequência apareça bem..

pior ainda conseguir ela em ambiente aberto.. torna tudo ainda mais difícil..

 

É como o Gledson já falou, esse sub tem Fs na casa dos 40Hz, e todo falante praticamente "morre" abaixo da Fs dele, ai a caixa e o ambiente dão uma força, mas não é milagre também. Tocar 30Hz e com força no 8" é um tanto quanto abusado eu diria, e precisaria de uma caixa bem grande para isto, o que já torna mais viável partir para o 10" direto.

 

Isso que tu busca é subgrave, e para isso sem sombra de dúvidas o 10" vai atender muito melhor e com um custo mais baixo para ti. A velocidade não será nenhum problema para o 10", acredite.

 

Existem falantes de 8" com Fs na faixa dos 18Hz, porém são para um propósito específico e o custo deles é bem elevado, não é a proposta do 8" da Questo exatamente.

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É como o Gledson já falou, esse sub tem Fs na casa dos 40Hz, e todo falante praticamente "morre" abaixo da Fs dele, ai a caixa e o ambiente dão uma força, mas não é milagre também. Tocar 30Hz e com força no 8" é um tanto quanto abusado eu diria, e precisaria de uma caixa bem grande para isto, o que já torna mais viável partir para o 10" direto.

 

Isso que tu busca é subgrave, e para isso sem sombra de dúvidas o 10" vai atender muito melhor e com um custo mais baixo para ti. A velocidade não será nenhum problema para o 10", acredite.

 

Existem falantes de 8" com Fs na faixa dos 18Hz, porém são para um propósito específico e o custo deles é bem elevado, não é a proposta do 8" da Questo exatamente.

 

Entendi! Por isso citei que com o acoplamento pensei que fossem atingir essa faixa!

 

O problema é o custo também, dependo o valor final, vale a pena partir para um pronto, como os velodyne :legal:

 

Valeu Silvio :legal:

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Entendi! Por isso citei que com o acoplamento pensei que fossem atingir essa faixa!

 

O problema é o custo também, dependo o valor final, vale a pena partir para um pronto, como os velodyne :legal:

 

Valeu Silvio :legal:

 

O custo de um 10" da série QS350A é inferior ao custo de dois de 8". Sem falar que seriam precisos apenas 350Wrms, contra 500Wrms dos 8", então já economiza em amplificação também e o custo para fabricar uma caixa é inferior a construir duas caixas.

 

Se tu quer abusar, pode utilizar o 10" da linha QS250A, que possui o mesmo custo do 8", é a mesma potência, e irá tocar muito bem essa faixa que tu quer. O único porém é que a caixa será um pouco maior, mas o resultado final será melhor.

 

Eles vão tocar 30Hz, porém não será com a mesma força que o 10".

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Entendi! Por isso citei que com o acoplamento pensei que fossem atingir essa faixa!

 

O problema é o custo também, dependo o valor final, vale a pena partir para um pronto, como os velodyne :legal:

 

Valeu Silvio :legal:

pega 2 x 10" 250 que vai ficar muito bom.. vai por mim..

e o preço é o mesmo do 8"..

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Bom, eu quero dois drivers trabalhando em uma unica caixa, já já eu posto o esboço!

 

Os dutos na parte traseira, sendo eles régua, para tentar ajudar na propagação na sala!

 

Teria que pensar, entre dois 10" 250 ou 350! E como me conheço sei que acabaria partindo para um par da série 350!

 

Ai o power teria que ser de 1000W ;)

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pega 2 x 10" 250 que vai ficar muito bom.. vai por mim..

e o preço é o mesmo do 8"..

 

Exato, foi o que comentei acima, pode utilizar os 10", vai ter muita presença nos 30Hz e abaixo, o custo é igual ao 8" porém a caixa é um pouco maior, mas o resultado final vale essa perda de espaço.

 

Ou, pode partir para apenas 1 de 10" porém da linha QS350A, mas 2 de 250W de 10" já dão bem conta do recado.

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pega 2 x 10" 250 que vai ficar muito bom.. vai por mim..

e o preço é o mesmo do 8"..

 

Não vale Gledson, a maioria dos Power's residenciais não tem Bass Boost [^]

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Bom, eu quero dois drivers trabalhando em uma unica caixa, já já eu posto o esboço!

 

Os dutos na parte traseira, sendo eles régua, para tentar ajudar na propagação na sala!

 

Teria que pensar, entre dois 10" 250 ou 350! E como me conheço sei que acabaria partindo para um par da série 350!

 

Ai o power teria que ser de 1000W ;)

 

Eu acho mais interessante e seguro utilizar os falantes em câmaras separadas. Pode evitar futuras dores de cabeça, e a caixa fica mais rígida desta forma, pois tem mais sustentação e reforços.

 

Duto régua ou cilíndrico na questão de propagação não irá te afetar tanto assim, eu faria com duto cilindrico, pois ele permite ajustes finos na sintonia da caixa de forma mais simples para acertar mais ao teu gosto pessoal, já o régua não.

 

Se tu tem condições de alimentar 2 falantes da série 350 sem dúvida, trará um resultado melhor, porém a linha 250 também vai te atender muito bem.

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Não vale Gledson, a maioria dos Power's residenciais não tem Bass Boost [^]

 

Bass Boost é um dos principais responsáveis por inserir distorção no sistema, é bom que eles não tenham mesmo hehehe.

 

Se utilizado com cuidado tudo bem, mas a grande maioria arrocha esse botão e normalmente a frequência dele é alta.

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Eu acho mais interessante e seguro utilizar os falantes em câmaras separadas. Pode evitar futuras dores de cabeça, e a caixa fica mais rígida desta forma, pois tem mais sustentação e reforços.

 

Duto régua ou cilíndrico na questão de propagação não irá te afetar tanto assim, eu faria com duto cilindrico, pois ele permite ajustes finos na sintonia da caixa de forma mais simples para acertar mais ao teu gosto pessoal, já o régua não.

 

Se tu tem condições de alimentar 2 falantes da série 350 sem dúvida, trará um resultado melhor, porém a linha 250 também vai te atender muito bem.

 

A sim, serão em câmeras separadas, mas estarão na mesma caxa hehehe!

A questão de dutos, a unica coisa que mais levo em consideração, é que estarão na parte traseira da caixa, mas quero trabalhar com dutos régua, evita e muito o sopro! E já tenho +- uma ideia de quanto irei sintonizá-los..!!

 

Bass boost foi sacanagem hehehe !!

 

Valeu!

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A sim, serão em câmeras separadas, mas estarão na mesma caxa hehehe!

A questão de dutos, a unica coisa que mais levo em consideração, é que estarão na parte traseira da caixa, mas quero trabalhar com dutos régua, evita e muito o sopro! E já tenho +- uma ideia de quanto irei sintonizá-los..!!

 

Bass boost foi sacanagem hehehe !!

 

Valeu!

 

O duto régua possui a mesma área e volume que o cilíndrico, portanto a questão do "sopro" é a mesma em ambos.

 

Qual pretende ser a Fb da caixa?

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O duto régua possui a mesma área e volume que o cilíndrico, portanto a questão do "sopro" é a mesma em ambos.

 

Qual pretende ser a Fb da caixa?

se me permite descordar.. não.. o duto régua tem uma melhor vazão.. fora que ele se torna mais rígido que o duto de plástico.. :legal:

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se me permite descordar.. não.. o duto régua tem uma melhor vazão.. fora que ele se torna mais rígido que o duto de plástico.. :legal:

 

Área e volumes iguais, o que gera a melhor vasão? A perda por carga será diferente por conta dos diferentes materiais (madeira e plástico por ex.) porém existem conceitos que são pouco aplicados, e a resistência do ar é tratada de forma leviana demais, aonde o conceito das bolas de golf e escamas de peixe, tubarões entram em jogo, permitindo assim um melhor fluxo de ar mas a que ponto as pessoas são audiófilas um bastante para notar no ouvido isto? Ou é a famosa psico-acústica?

 

Eu particularmente sempre utilizo "uma bitola" acima nos dutos, recalculando o comprimento e o volume interno da caixa.

 

Sim, ele é mais rígido que o plástico, por isso que sempre recomendo fazer um suporte para o duto plástico e não deixar ele solto lá dentro.

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Pra HT?

Me desculpa, mas não acho necessário estar tocando estéreo um par de subs

 

Aqui em casa a melhor forma de uso pra HT foi ao estilo down firing, treme tudo

 

Pra música o melhor resultado que tive foi com o sub mais perto de mim em relação às torres, mas de costas, com o cone virado lá pra frente, graves psicoacusticamente vindo das torres, preenchimento pleno da sala, sem baixar o palco

Testei essa configuração depois da visita ilustre do Renan, que comentou que o palco estava baixo, era o sub puxando

 

Quanto ao duto, eu daria preferência por duto regua tb, mas apenas por questões de não inserir vibrações na caixa e por deixar tudo mais rígido, e faria ele virado pra frente, pras reflexões traseirass não atrapalharem

Mas tem um detalhe... caso a sala e o posicionamento das caixas seja simétrico dentro dela, pra ter uma torre mais esguia partiria para a colocação do sub na lateral da caixa

 

E não esqueça.... quanto mais madeira, melhor

Minha caixa residencial vai ter frente e fundos de 75mm, laterais, topo e base com 50mm e travamentos internos de encaixe tridimensional unindo tudo isso

 

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Ah! Vim aqui pra outra coisa

Preciso saber a dimensão do duto pra uma caixa de 50l brutos, sub 12" linha 350

Vai ser usado num sedan, voltado pro SQ, então não rola fazer uma caixa muito grande por conta dos atrasos

A princípio duto circular mesmo, mas talvez tipo regua

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Pra HT?

Me desculpa, mas não acho necessário estar tocando estéreo um par de subs

 

Aqui em casa a melhor forma de uso pra HT foi ao estilo down firing, treme tudo

 

Pra música o melhor resultado que tive foi com o sub mais perto de mim em relação às torres, mas de costas, com o cone virado lá pra frente, graves psicoacusticamente vindo das torres, preenchimento pleno da sala, sem baixar o palco

Testei essa configuração depois da visita ilustre do Renan, que comentou que o palco estava baixo, era o sub puxando

 

Quanto ao duto, eu daria preferência por duto regua tb, mas apenas por questões de não inserir vibrações na caixa e por deixar tudo mais rígido, e faria ele virado pra frente, pras reflexões traseirass não atrapalharem

Mas tem um detalhe... caso a sala e o posicionamento das caixas seja simétrico dentro dela, pra ter uma torre mais esguia partiria para a colocação do sub na lateral da caixa

 

E não esqueça.... quanto mais madeira, melhor

Minha caixa residencial vai ter frente e fundos de 75mm, laterais, topo e base com 50mm e travamentos internos de encaixe tridimensional unindo tudo isso

 

Por isto eu disse que é gosto! Eu quero e vou ouvir sub no Stereo, Nem sempre, mas vou! [¨]

Da pra usar os dutos traseiros bem de boa, usando o cone na parte frontal :legal:

 

Cara, travamento é tudo, já usei até manta asfáltica dentro de caixas [-]

 

Valeu

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Ah! Vim aqui pra outra coisa

Preciso saber a dimensão do duto pra uma caixa de 50l brutos, sub 12" linha 350

Vai ser usado num sedan, voltado pro SQ, então não rola fazer uma caixa muito grande por conta dos atrasos

A princípio duto circular mesmo, mas talvez tipo regua

 

Para manter a mesma sintonia da caixa de resposta plana (Fb de 35Hz), seriam precisos 2 dutos de 3"x44,5cm de comprimento. Isso vai dar uma litragem líquida final de mais ou menos 42,4L.

 

Se utilizar 1 duto de 4,5", o que seria um pouco maior que 2 de 3", o comprimento seria de 51cm para manter a Fb de 35Hz, porém a caixa fica um pouco menor ainda, 41,1L, e tem mais os descontos por conta das paredes do duto se for fazer régua, deverá ficar próximo de 40L com todas as paredes do duto.

 

A caixa do manual para reforços de graves tem Fb de 40Hz, mas ela desce menos no subgrave como tu já deve saber bem.

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Silvinho, Pessoal da Questo e quem mais puder ajudar...

 

Meus Questo (2 und) 12" 250 RMS estao chegandoooo.... [¨]

 

Busco graves de qualidade, macio e encorpado, estilo hip hop, black music, mas sem morrer num outro estilo por exemplo...Que toque, mas nao precisa ser tao forte nesses outros estilos, enfim, a prioridade sao os hip hop mesmo, descendo forte e nao precisa subir com força....

 

Sigo o manual? Está pedindo 55 litros com um duto de 10cm X 25 cm...

Qual a Fs do manual?

 

Para os dois, posso fazer uns 120 litros brutos entao? Divisoria no meio?, sem divisoria?...

Os dutos dao uns 5 litros cada de ocupacao?

Pensei em MDF 18 mm, oq acham?

 

Quem puder me auxiliar na confecção da caixa, agradeço, vou mandar fazer assim que chegar os subs... Quero levar o projetinho prontinho para nao ter problemas depois.... Sera normal o instalador nao saber nem o que é Fs, litragem e etc..rsrrs

 

Abraços

Editado por Neto bass

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Seguinte, eis o modelo, MDF de 25mm

gndi.png

Área das paredes do duto deu 2.862cm2

Volume interno bruto (usando a área em amarelo pra calcular), ficou em 42,2l

Tenho que botar mais quanto de volume pra compensar o sub e cair nos 42l livres sugeridos?

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Silvinho, Pessoal da Questo e quem mais puder ajudar...

 

Meus Questo (2 und) 12" 250 RMS estao chegandoooo.... [¨]

 

Busco graves de qualidade, macio e encorpado, estilo hip hop, black music, mas sem morrer num outro estilo por exemplo...Que toque, mas nao precisa ser tao forte nesses outros estilos, enfim, a prioridade sao os hip hop mesmo, descendo forte e nao precisa subir com força....

 

Sigo o manual? Está pedindo 55 litros com um duto de 10cm X 25 cm...

Qual a Fs do manual?

 

Para os dois, posso fazer uns 120 litros brutos entao? Divisoria no meio?, sem divisoria?...

Os dutos dao uns 5 litros cada de ocupacao?

Pensei em MDF 18 mm, oq acham?

 

Quem puder me auxiliar na confecção da caixa, agradeço, vou mandar fazer assim que chegar os subs... Quero levar o projetinho prontinho para nao ter problemas depois.... Sera normal o instalador nao saber nem o que é Fs, litragem e etc..rsrrs

 

Abraços

 

Neto, Fs é a frequência de ressonância do falante, e não da caixa. A frequência da caixa é dada pela sigla Fb.

 

Duto de 4"x25cm dão 2,02L cada um de volume total. A fórmula para calcular o volume de um cilindro é PI * Raio² * Altura

 

Pelos meus cálculos, a Fb da caixa do manual (55L brutos internos) é de 38Hz.

 

Se o que tu deseja é uma caixa que desce forte mas que não precise subir tanto, essa é uma boa caixa. Faça 2 câmaras, cada uma delas com os 55L. Não utilize os falantes na mesma câmara, além de ser uma caixa mais fraca em termos de estrutura, caso um sub pare de tocar por algum motivo (fio solto por exemplo) a câmara será muito grande para apenas 1 sub.

 

MDF de 18mm está ótimo, tente colocar algum reforço estrutural na caixa, alguma ripa atravessada para dar uma sustentação melhor, isto evita vibrações, ou como o cristiano mostrou na ideia da caixa dele, uma frente dupla, isto ajuda muito na caixa, além de estéticamente ser mais bonito colocar o sub recuado.

 

Seguinte, eis o modelo, MDF de 25mm

gndi.png

Área das paredes do duto deu 2.862cm2

Volume interno bruto (usando a área em amarelo pra calcular), ficou em 42,2l

Tenho que botar mais quanto de volume pra compensar o sub e cair nos 42l livres sugeridos?

 

Cristiano, tem que tomar cuidado com uma coisa:

 

O teu duto talvez não tenha "exatamente" 215mm de comprimento, pois aquela área entre o duto e a inclinação do banco também pode atuar como o mesmo, pois ali já seria o começo. Na verdade, a parte toda ali seria um início de duto, como se o teu duto fosse em L entende?

 

Se eu calculei correto, este teu duto tem área de 270cm² não é mesmo? 5x54cm = 270cm². e uma profundidade de mais de 21,5cm. Se for isso mesmo, esse teu duto tem área de quase 18,55". O volume dele é de mais de 5,8L se considerar os 21,5cm de profundidade, porém se considerar toda a parte até o fundo já que está bem próximo do duto seria maior ainda.

 

A área utilizando 2 de 3" seria 91,2cm² ou 102cm² caso fosse 1 duto de 4,5" para as Fb de 35Hz como eu tinha comentado.

 

Que Fb tu usou para ter este desenho de duto ai? Estão bem estranhas estas dimensões. Ou eu estou lendo o desenho errado?

 

O sub de 12" da linha 350A tem 4L de volume total aproximadamente.

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Cara eu peguei a area das paredes de dois dutos de 3" que tu postou antes e transformei no retangular

Só se calculei errado mesmo rsrsrs

Vou refazer amanhã

Valeu

E bem lembrada a questão de o duto começar ali no "gargalo"

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Cara eu peguei a area das paredes de dois dutos de 3" que tu postou antes e transformei no retangular

Só se calculei errado mesmo rsrsrs

Vou refazer amanhã

Valeu

E bem lembrada a questão de o duto começar ali no "gargalo"

 

Não é pela área da parede do duto, é pela área da boca do duto, e o comprimento deverá ser o mesmo.

 

Digamos o seguinte: Tu tem 2 dutos de 3".

 

Então a conta seria:

Diâmetro = 3*2,54 = 7,62cm

Raio = Diâmetro / 2 = 7,62/2 = 3,81cm

Área do cilindro = PI * Raio^2 = PI * 3,81^2 = PI * 14,5161 = 45,6cm²

 

Esta é a área para 1 cilindro de 3". Como são 2 dutos, a área total é 91,2cm².

 

Para ter o volume, basta multiplicar a área total pelo comprimento do duto.

 

Uma dica para eliminar o "gargalo" é: Faça uma parede, e faça de fato o duto em L, como ou tentar esboçar abaixo:

 

 

________________________

___________________________________|

___________________________________|

___________________________________|

 

Desta forma, tu limita o duto, e a conta do comprimento seria: Todo comprimento da parte superior até o início do corte, ou seja, a linha mais curta superior + a altura entre a linha inferior e a superior. O tamanho deste buraco ai em cima deverá ser o mesmo tamanho do duto, assim tu limita aonde ele começa e com isso não tem esse "gargalo".

 

Conseguiu entender? Caso não eu tento fazer um desenho pra te explicar melhor.

Editado por silvinho

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Perfeito Silvinho... grande ajuda! :legal:

Vou nos dutos circulares mesmo, considero uns 4 litros por sub tmb neh?! Como no caso do Cristiano? (meu é de 250 rms)

Assim a litragem bruta iria para uns 61 litros, somando o duto e o sub.....

sem contar os 1,8 cm das da espessura, acho que o projeto ficou fácil agora....

 

Silvinho, deixo ver se vc pode ajudar nessa, oq vc acha dos dutos serem na face de cima da caixa? Digo nao na frente, e sim localizados na face de cima, virados para o tampão? O carro é um monza, pensei aqui comigo em deixar os dutos bem pertinhos do buraco do 6x9.... oq acha?

bom, ou melhor nao inventar moda?? rsrsrs

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