Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

|| QUESTO AUDIO || - Alto-Falantes

Recommended Posts

exato, para abaixar a sintonia, aumenta-se o duto.... a do manual se nao me engano, dá uns 34 Hz...

pensei em deixar uns 60 litros e 32 Hz, tenho bastante espaço....

Só nao sei se teria uma melhora em subgraves e nesses graves encorpados que quero...

A caixa do 350A para resposta plana tem sintonia em 35Hz.

Baixar para 32Hz não sei se seria tanta diferença assim no ouvido. Quanto que o comprimento para sintonia é de 35cm para 35Hz, para 32Hz cada duto aumenta para 44,1cm de comprimento, e acho que teria que aumentar muito mais que 5L o volume da caixa apenas, o que faria tu perder resposta acima dos 50Hz também.

Veja essa foto de uma simulação de um 15" dentro do carro, com a caixa de resposta plana e veja como fica a região de subgrave. A linha verde representa o que de fato será ouvido no carro.

caixacabine.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal velho...o meu será o mod. 250 rms, acho que vou no manual mesmo.... qualquer coisa, é só acertar o duto entao.

Espero que tenha a resposta esperada!! =)

Compartilhar este post

Link para o post

Não é só acertar o duto, tem que aumentar a caixa também! Mas isso vai mudar a resposta do sub, tu vai ganhar em baixa mas perder em alta. Ai tem que falar com o pessoal da Questo pra ver qual esse aumento certo da caixa para não comprometer o delay. Se só aumentar o duto para baixar a sintonia, pode melhorar um pouco mas pode piorar muito na alta. Só eles para te responderem isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Só pedir para o pessoal da questo simular a tua caixa. Agora se for para simular falante de outra marca, não tem vantagem, vai sair o mesmo resultado que no bassbox da vida, pois não se tem os parâmetros não-lineares, então não seria a mesma coisa que simular com mais de 30 parâmetros como eles fazem nos Questos. Pode ver que a curva não é perfeita e retinha como nos outros programas.

Se tu quer ver os gráficos para as caixas do manual da série 350A, eles estão na página 35 desse tópico se não me engano.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não concordo com isso. 1500 reais em cabos? Não me leve a mal, mas isso é completamente fora da realidade para qualquer som de SQ ou SPL. Isso é custo para quem quer ter Hi-End dos melhores, ou um SPL realmente nervoso aonde tem 3 ou 4 baterias auxiliares no mínimo, e puxa 3 ou 4 cabos de 54mm² lá da frente, com um segundo ou terceiro alternador junto.

Tudo isso só pra ligar 700W de sub? negativo, mesmo comprando coisas de qualidade e das corretas dimensões, não gasta mais que R$500 em tudo de cabeamento.

1000Wrms no Questo são 119,2dB no DVC4

1000Wrms no UXP são 117,7dB

Isso já mostra bem a diferença. Sem falar que não será mononota como o UXP já que a Fs dele é super alta. Faça a caixa de reforço de graves, caixa BEM travada mesmo e seja feliz, tu vai ter um som completamente diferente.

Ou parta para 2 de 15" da Questo DVC2, que com 1000W neles terá 120,9dB e a caixa não é tão grande assim, se não me engano são 68L ou 66L não lembro para cada sub de 15". Gasta R$50 a mais em cada sub, mas será superior a 4 UXPs, e ainda assim, mesmo com o 15" terá bem mais qualidade que os UXP sem dúvida.

Agora se tu busca qualidade, pode por 2 de 10" que com os mesmos 1000W serão 117,8dB no DVC4, e a qualidade será absurdamente superior, pois é um sub extremamente rápido, e a caixa é super pequena. No meu carro estou com o 10" e todos acham que ou tenho 2 subs, ou tenho um de 12" de uns 600Wrms pelo que eles chutam, quando abro o PM, ficam putos da vida ao verem que é só 1 de 10".

Cara, voce ta me dizendo que se eu colocar 2 questo de 15", vou ter mais spl do que 4 uxp de 12", logo sera mais forte do que 2 dd 1512 ou to viajando muito? Então o módulo eu tenho um aqui, ht1000 digital, que tava nos uxp, faz 1 ou 2 ohms 1200rms, e eu tenho as caixas antigas deles, por isso não queria sub de 15", queria de 12 mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Cara, voce ta me dizendo que se eu colocar 2 questo de 15", vou ter mais spl do que 4 uxp de 12", logo sera mais forte do que 2 dd 1512 ou to viajando muito? Então o módulo eu tenho um aqui, ht1000 digital, que tava nos uxp, faz 1 ou 2 ohms 1200rms, e eu tenho as caixas antigas deles, por isso não queria sub de 15", queria de 12 mesmo.

Se a caixa não for na litragem correta não adianta usar. Tem que ser a do manual feita a risca. Se quiser mais grave, faça a de reforço de graves e no MÍNIMO MDF 18MM menos q isso vai perder rendimento pois a coisa é forte

Sim, terá mais SPL, e tu precisaria de 2000Wrms pros UXP tocarem menos.

Isso se chama Eficiência.

Sobre os DD não tem como calcular pois eles não fornecem todos os TS pra calcular a eficiência.

Compartilhar este post

Link para o post

Se a caixa não for na litragem correta não adianta usar. Tem que ser a do manual feita a risca. Se quiser mais grave, faça a de reforço de graves e no MÍNIMO MDF 18MM menos q isso vai perder rendimento pois a coisa é forte

Sim, terá mais SPL, e tu precisaria de 2000Wrms pros UXP tocarem menos.

Isso se chama Eficiência.

Sobre os DD não tem como calcular pois eles não fornecem todos os TS pra calcular a eficiência.

nada contra sua forma de pensar.. mas acho uma afirmação um pouco forte dizer que "2 questo de 15 tocariam mais que 4 UXP"..

tem muitas variaveis ai.. fora que com o QTS que o UXP tem, da uma impressão de subgraves bem mais pesados que os Questo..

Compartilhar este post

Link para o post

Faça as contas que verá.

Calcule a eficiência de cada falante, aplique a potência e veja o SPL capaz de gerar cada um. UXP tem Fs altíssima, nunca irá tocar o MESMO subgrave. Fs de 52Hz x 21Hz quase é muita diferença nos subgraves. Isso em se tratando de subgraves porque em 60Hz, sem dúvida UXP toca mais mas 60Hz não tem nada haver com subgraves.

Essa afirmação não é achismo, são os cálculos de som, que tem como base Fs,Qes, Vas.

Já ouvi 2 UXP de 12 tocando com 300W em cada um, e colocar música com muito conteúdo nos 25Hz ficaram muito atrás do meu de 12" com apenas 400W. Ambos nas caixas do manual.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, ta meio dificil de acreditar nisso, 4 uxp é muita coisa, são 2 mil rms contra 700, se vc diz que os numeros dizem quem sou eu pra dizer o contrario, o problema é que eu ja tenho as caixas de 12, de 41,8 litros cada, não queria me desfazer delas e não estava contanto com este custo, então mesmo se eu utilizar 2 questo de 12 e 350 rms cada, terei muito mais spl do que meus 2 antigos uxp?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, ta meio dificil de acreditar nisso, 4 uxp é muita coisa, são 2 mil rms contra 700, se vc diz que os numeros dizem quem sou eu pra dizer o contrario, o problema é que eu ja tenho as caixas de 12, de 41,8 litros cada, não queria me desfazer delas e não estava contanto com este custo, então mesmo se eu utilizar 2 questo de 12 e 350 rms cada, terei muito mais spl do que meus 2 antigos uxp?

Lucas, estou falando de aplicar 1000Wrms nos Questo e não 700. Para mudar 3dB tu tem que dobrar, então se tu tem 2UXP, e vai ter mais 2 falantes, vai precisar do dobro de potência, ou seja, 2000Wrms para ter só 3dB de ganho.

4UXP, cada um tem eficiência de 0,371%, geram no total 120,7dB com 2000Wrms, gerando 7,42W de potência acústica e 1992,58W de calor

2 Questos de 15" tem eficiência de 0,784% e geram 120,9dB com 1000Wrms, gerando 7,84W de potência acústica e 992,16W de calor.

Sim, com os 2 de 12" terá mais SPL que os teus UXP, mesmo aplicando só 700W nele, e não 1000, vai render mais que os 1000 do uxp.

Mas essa tua caixa é pequena, a caixa pra reforço de graves pede 45L com 2 dutos 3" por 35cm com Fb de 40Hz, então vai ter que mexer na tua caixa. Litragem líquida é 38L, ou seja, desconsiderando o SUB e o duto.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa todos já tinham entendido só meu chara ai que demorou! Por causa da explicação acho que vou pedir umas unidades de vez. Pq so enrolo e nunca peço. Né Renan.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, voce entende errado, eu não tenho os uxp, roubaram eles, eu to sem sub, só tenho uma caixa antiga que usava eles, agora eu estou remontando o som e quero montar um som que tenha muito mais spl do que meus uxp que roubaram, entendeu? essa é a minha duvida, se eu tiver apenar 2 questo de 350 rms terei muito mais spl do que meu set antigo, que eram 2 uxp.

Com relação a aplicar 1000 rms, voce se referenum modulo de 100 rms ou eu tirar 1000 rms de um set com questo, exemplo 4 questo de 250 rms cada?

To me confundindo e ficando em duvida em qual som montar cada vez mais :o

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, voce entende errado, eu não tenho os uxp, roubaram eles, eu to sem sub, só tenho uma caixa antiga que usava eles, agora eu estou remontando o som e quero montar um som que tenha muito mais spl do que meus uxp que roubaram, entendeu? essa é a minha duvida, se eu tiver apenar 2 questo de 350 rms terei muito mais spl do que meu set antigo, que eram 2 uxp.

Com relação a aplicar 1000 rms, voce se referenum modulo de 100 rms ou eu tirar 1000 rms de um set com questo, exemplo 4 questo de 250 rms cada?

To me confundindo e ficando em duvida em qual som montar cada vez mais :o

2 Subs de 350w rms cada. Um amplificador que possa fornecer no total 1000w rms no casamento da impedância dos 2 subs. Ou então um amp que possa forncer 500w rms para cada sub em canais separados...

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Sim, com os 2 de 12" terá mais SPL que os teus UXP, mesmo aplicando só 700W nele, e não 1000, vai render mais que os 1000 do uxp.

1000Wrms eu me refiro a:

Instale 2 Questo de 350W, somam 700W eles, e tu manda 1000W neles, não tem risco com isso, desde que não seja MP3 de 128kbps.

Com 4 questo de 250W tu tera SPL inferior a usar 2 da série 350A. Seriam 119,7dB da série 350A contra 119,2dB da série 250A.

Ou seja, quantidade não significa volume ou SPL.

Compartilhar este post

Link para o post

2 Subs de 350w rms cada. Um amplificador que possa fornecer no total 1000w rms no casamento da impedância dos 2 subs. Ou então um amp que possa forncer 500w rms para cada sub em canais separados...

Exato, e como ele disse que o amp dele fecha 1 ou 2 ohms com 1200W, ele compra 2 do DVC2, e fecha tudo em 2ohms, tendo um pouco mais de qualidade assim, e regula para os 1000w pelo ganho.

Compartilhar este post

Link para o post

Ta beleza, isso eu tenho, tenho um modulo que fornece 1200 rms em 1 ou 2 ohms, mas se eu jogar toda esta potencia, não irei queimar os subs?

Compartilhar este post

Link para o post

Já leu o manual do falante? Essa pergunta está respondida lá:

Nas configurações citadas, o sistema motor é capaz de dissipar uma potência de 700Wmusical, permitindo uma distorção harmônica de no máximo 10%.

Isso vale para cada falante, ou seja, se utilizar sinal limpo, sem distorção, ou seja, música de qualidade e não mp3 de 128kbps, pode aplicar até 700w em cada falante sem risco. Pois tem mp3 que chegam a dar picos de mais de 4dB de distorção, e se tu aplicar 700W no sub, com esse pico de distorção, pode ir facilmente mais de 1500W pro sub, fazendo ele queimar em pouco tempo ou danificar o sistema motor.

Eu aplico hoje 600W no meu 10" da série 350A, quando medi com o osciloscópio.

E no 12" que tinha, chegava a aplicar 480W nele já que a tensão não subia mais para gerar mais potência, não conseguia estabilizar em 14,4v.

Editado por silvinho

Compartilhar este post

Link para o post

e como eu irei saber se esta limpo o sinal ou com distorção de 128kpb?

Toda MP3 de 128kbps é altamente distorcida, ela comprime demais o arquivo, e isso gera muita distorção. Não existe MP3 de 128kbps livre de distorção, não em arquivos de música completa. Sem falar que a MP3 de 128kbps morre em 14Khz, enquanto a de 320kbps vai até 19Khz.

MP3 de 320kbps é a que mais se aproxima da perfeição, em músicas consegui medir apenas 0,3dB de distorção, se comparadas ao arquivo original em FLAC.

post-72588-0-51297700-1392780134_thumb.jpg

Esse arquivo acima mosta os picos em cada frequencia, veja que o azul é a MP3 de 128, a vermelha a de 320 e o verde é o flac.

Tudo que está pra cima do 0 é distorção. E isso ocorre em todos os arquivos de mp3.

417416_342085492534394_747025699_n.jpg

Aqui mostra o nível de compressão de cada arquivo, veja a faixa de resposta, quanto mais forte for a cor, maior é a compressão, ou seja, menor dinâmica, menor qualidade, e mais propícia a distorções.

Editado por silvinho

Compartilhar este post

Link para o post

Galera poderiam me ajudar? procurei igual um louco hoje um projeto de caixa para o Questo qs250a 10",

Não achei no forum e nem no google posso estar procurando errado.

Eu fiz no meu Pug 207, uma caixa de fibra lateral de fibra de 25 lts, só que infelizmente senti muita falta do subgrave. Acredito que a caixa ficou muito mal feita.

Agora queria empreitar e fazer uma caixa dutada para ele. acredito que os dados no manual de 38l seria interessante ou alguem que já fez outra caixa que ficou melhor.

Busco um grave não extendido mais com um pouco mais de pressença.

se alguem puder me enviar algum projeto ficaria muito agradecido

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...