Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
CarlaoSound

Projeto mini-trio

Recommended Posts

Projeto:

4 Eros SDS 818 + SD 5000

4 Over 10Mg300 + SD 1500

4 Eros ETD7200 + Banda 4.8

3 Baterias Freedom 240ah

1 Fonte Spark 250ah

1 Crossover Jfa 4 vias 24Db/8ª

1 Sequenciador de Comando SR5 Jfa

1 Controle Anti-clip Jfa 60m

Olá pessoal, o que axam do meu set. Vocês tem algo a retirar ou acrescentar? A unica dúvida que persiste até o momento são os drivers, estou na dúvida se coloco apenas 2 ETD ou 4 ETD atenuadas como prevenção porque todo lugar sempre aparece um pra querer zuar.

Segue a foto do projeto que penso em fazer:

PQAAAFBqEJmUS4frFQKxvVpwQsYmQGJBG1tz_sm9TpkLWVebpmeqTVym995RIvB0PrTW8pnMszVcwUYK-kS65aH5D48Am1T1UPjg2v1QZJ1sh5ddeS9xKhw2iCpL.jpg

Editado por CarlaoSound

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, opniao minha é o seguinte... vc deve tirar 2 desses drivers e usar um SD250 com apenas 2, vai ficar muito forte.

Compartilhar este post

Link para o post

Projeto:

4 Eros SDS 818 + SD 5000

4 Over 10Mg300 + SD 1500

4 Eros ETD7200 + Banda 4.8

3 Baterias Freedom 240ah

1 Fonte Spark 250ah

1 Crossover Jfa 4 vias 24Db/8ª

1 Sequenciador de Comando SR5 Jfa

1 Controle Anti-clip Jfa 60m

Olá pessoal, o que axam do meu set. Vocês tem algo a retirar ou acrescentar?

Eu só colocaria mais módulo pros SDS.

Pros SDS eu iria de SD 8000 ou de Stetsom 7K2.

E iria só Driver em guia de onda.

Compartilhar este post

Link para o post

Rafahh:

Acredito que 2 etd ficariam excelentes, mas optei por 4 etd atenuadas devido aqui existir muito "pamonheiro" qualquer coisa quando um chegar perto, eu dou um ganhozinho nas etd

everton:

Amigo, digamos que eu sou marinheiro de primeira viagem pra usar um SD8000 em 4 SDS, hehehe'

como tambem nao me arrisco a usar um SD5000 em 2 SDS, eu sei que dá mas a pessoa tem que saber o que ta fazendo.

Tem que ter mais conhecimento, o que nao é meu caso. Mas acredito que o SD5000 vai tocar bem forte meu sistema, nao tao forte qnto um SD8000 q iria está tirando o maximo dos af's, mas vai tocar bem forte se estiver bem projetado e instalado!

Quanto aos drivers no guia de ondas, me surgiu duas duvidas:

1- Se forem somente 2 cornetas bem separadas, ainda assim vai existir cancelamentos?

2- Se as cornetas forem posicionadas verticalmente, existe cancelamentos tambem?

Mandei MP ao Reann, perguntando qual seria o melhor guia de ondas para etd. Tou no aguardo da resposta!

Compartilhar este post

Link para o post

Postou Ontem, 17:22

ADILSONBP, em 13 fevereiro 2012 - 15:59 , disse:

Renan, usando 2 drive tipo etd 7200 e 2 MG tipo 10mg300 ou eros 310H, eu teria ganho significativo usando guia de ondas comparando com os modelos tradicionais usados em som automotivo???

Abraço,

Adilson

Adilson,

O acoplamento em linha vertical sempre será interessante, o que diferencia é que quanto maior a linha (coluna) maior será seu campo próximo, ou seja região onde temos a formação de onda cilíndrica e os ganhos efetivos que esse sistema proporciona. Se o custo do Guia vs. Corneta for igual ou um pouco maior, vale investir em função do acoplamento em alta frequência, caso contrário, utilize cornetas mesmo, pois como a linha ficará pequena a região de ganhos tb será pequena.

E lembre-se: Independente do que escolher, procure posicionar em linha vertical, principalmente para frequências "1/2" acima do centro acústico dos falantes.

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

ADILSON:

Valeu amigo, inclusive ja tinha lido isso la no topico da velha guarda (:

Everton:

Entrei em contato com o Renan hoje e ele me respondeu o seguinte.

Pergunta: Qual seria o guia de ondas ideal para minhas 4 ETD?

Resposta: Infelizmente o mercado brasileiro não possuem guias comerciais, CORRENTOS, para 2".

Existem algumas versões, mas que em medições, comprovei que não funcionavam e ai seria mais interessante investir em cornetas mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

Postou Ontem, 17:22

ADILSONBP, em 13 fevereiro 2012 - 15:59 , disse:

Renan, usando 2 drive tipo etd 7200 e 2 MG tipo 10mg300 ou eros 310H, eu teria ganho significativo usando guia de ondas comparando com os modelos tradicionais usados em som automotivo???

Abraço,

Adilson

Adilson,

O acoplamento em linha vertical sempre será interessante, o que diferencia é que quanto maior a linha (coluna) maior será seu campo próximo, ou seja região onde temos a formação de onda cilíndrica e os ganhos efetivos que esse sistema proporciona. Se o custo do Guia vs. Corneta for igual ou um pouco maior, vale investir em função do acoplamento em alta frequência, caso contrário, utilize cornetas mesmo, pois como a linha ficará pequena a região de ganhos tb será pequena.

E lembre-se: Independente do que escolher, procure posicionar em linha vertical, principalmente para frequências "1/2" acima do centro acústico dos falantes.

Abraço,

RenanLopes

André (Carlao),

Além do que comentei contigo por MP, de que infelizmente não temos verdadeiros guias de onda (frente de onda plana) para drivers de 2" no mercado brasileiro, leve em consideração as colocações que citei para o Adilson.

Qualquer dúvida, fique a vontade para perguntar.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto aos drivers no guia de ondas, me surgiu duas duvidas:

1- Se forem somente 2 cornetas bem separadas, ainda assim vai existir cancelamentos?

2- Se as cornetas forem posicionadas verticalmente, existe cancelamentos tambem?

Mandei MP ao Reann, perguntando qual seria o melhor guia de ondas para etd. Tou no aguardo da resposta!

Bom galera o Renan me falou o seguinte:

1 - Procure angula-las algo próximo da dispersão horizontal delas, por exemplo se o angulo de dispersão for 90° tente manter esses mesmo 90° de abertura entre elas;

2 - Existe! Mas bem menos e com melhor acoplamentos.. Ou seja, maiores ganhos e linearidade, com coberturas mais homogêneas.

Pois é Renan, a respostas que tu déste ao ADILSON completa o que tu me falaste!

Abração e obrigado pela disponibilidade em tirar minhas duvidas.

Editado por CarlaoSound

Compartilhar este post

Link para o post

Bom galera o Renan me falou o seguinte:

1 - Procure angula-las algo próximo da dispersão horizontal delas, por exemplo se o angulo de dispersão for 90° tente manter esses mesmo 90° de abertura entre elas;

2 - Existe! Mas bem menos e com melhor acoplamentos.. Ou seja, maiores ganhos e linearidade, com coberturas mais homogêneas.

Pois é Renan, a respostas que tu déste ao ADILSON completa o que tu me falaste!

Abração e obrigado pela disponibilidade em tirar minhas duvidas.

1 - Acredito que a distancia entre elas não seja muito maior que o comprimento da caçamba, algo em torno de 1.5mts, então você pode angular até um pouco menos (70°~60°) pra que acabe não ficando um "buraco" na frente do sistema. Se for além disso, elas até podem fica voltadas para frente, que a região de cancelamentos será muito além da proximidade da caixa;

2 - ...

Abraço,

RenanLopes

Editado por RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Renan com certeza ajudou muito!

Galera, tou com uma dúvida. Estava olhando alguns projetos com 4 falantes de 18"

Muitos colocam geralmente entre 6 a 8 falantes de médio, qual a finalidade?

Fiquei curioso, pois o modelo de caixa que postei aqui posso colocar 8 Over 10MG300

sendo 4 encima dos SDS e 2 em cada "orelha" do mesmo jeito que está na foto.

Os drivers ETD, como serão 4 atenuadas. Colocarei 2 em cada orelha

o que axam?

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Renan com certeza ajudou muito!

Galera, tou com uma dúvida. Estava olhando alguns projetos com 4 falantes de 18"

Muitos colocam geralmente entre 6 a 8 falantes de médio, qual a finalidade?

Fiquei curioso, pois o modelo de caixa que postei aqui posso colocar 8 Over 10MG300

sendo 4 encima dos SDS e 2 em cada "orelha" do mesmo jeito que está na foto.

Os drivers ETD, como serão 4 atenuadas. Colocarei 2 em cada orelha

o que axam?

4 MG acompanha trankilo, pode crer, importante é tirar maximo possivel do equipamento q gente tem, e não querer impressionar pela quantidade, :legal: os meus míseros 8pw3 com seus 125rms acompanham de boa os 15/800, e olha q da grave do capeta, hehehh

Editado por ADILSONBP

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi ADILSON, quantidade não é qualidade.. hehehe'

Mas queria saber qual a finalidade desses trio jogando 6 a 8 MG em apenas 4 af para grave.

Se o som fica mais bonito de ouvir, se bem alimentados o som ficará com mais qualidade e por ai vai..

Tou pensando em 4 612MG ou 8 Over10MG300. O problema são valores 612MG consigo por 550 reais e consigo apenas 198 em cada over com frete, ta barato demais ;)

Estou ná duvida :/

Editado por CarlaoSound

Compartilhar este post

Link para o post

Luiz Rafael:

Valeu, entendi a sua dicaaa. So não entendi uma coisa!

" se quiser subgrave para trio somente w horn porem seu falante não é dos melhores para o mesmo devido tem um pequeno parâmetro que falta nele."

Está dizendo que o SDS818 não é um dos melhores falantes pra subgrave?

ADILSON:

Estive pesquisando um dos projetos do diógenes: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=156880&st=0

Neste projeto, ele explica que poderia usar até 8 MG de 12" para os 4 SDS818

mas por questão de custos a pessoa pediu apenas 4 MG de 12" e para isso ele teve que atenuar os SDS

Sendo assim não acredito tanto que 4MG acompanhe tranquilo 4 SDS a nao ser que as vias de graves fosse atenuados

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Carlão esse pessoal q usa paredões usam equipamentos com muita frequencia, por isso eles não tentam tirar max d cada, com explicou acima pra NÃO forçar mesmo, mesmo acontece com resto td sistema, eu, q uso a cada 14 dias max 2/3 hs, tiro max dos equipamentos q possuo, por isso, quando uso, uso com força maxima, mas esporadicamente, tendeu!!! ou vc acha 2 over 15/800 ia aguentar tranco com sd 3000 na bunda deles, tocando direto????

Po esses over nem 200 conto da barato mesmo, c quer impressionar mete logo 8 e atenua eles c der muito MG, mas c vc cara q não usa teu trio, com tanta frequencia, arrisca 4.

Edit: minha opinião. VC decide, hehhehehheh

Compartilhar este post

Link para o post

se quiser subgrave para trio somente w horn porem seu falante não é dos melhores para o mesmo devido tem um pequeno parâmetro que falta nele.

Pra SubGrave existem também as caixas BandPass de 6ª ordem

Realmente SDS não é lá essas coisas no Subão, acho que o Sw1P seria melhor.

Mas existe uma diferença legal no preço.

Pergunta básica: Qual ritmo tu vai tocar mais?

Editado por everton_m7

Compartilhar este post

Link para o post

ADILSON:

Entendi o que você quis dizer.

Aqui em São Luis ta complicado o som automotivo, quase impossivel ter um lugar pra mim colocar um som desse porte e tirar o maximo dele. A policia ta levando tudo, tou montando apenas pra tocar um fds na praia com os amigos tomando um choop legal. Mas nada q chegue ao maximo do som, se aqui tivesse uma liberdade maior pra som automotivo. Eu meteria uns 6 a 8 SDS tranquilo, mas como não dá.. PACIENCIA!

A minha duvida mesmo seria nos médios 8 over 10MG300 ou 4 612MG? eis a questão :X

Everton:

Existem projetos e projetos, SDS numa manifold bem projetada verás o que é um monstro no subgrave

O ritmo é nessa ordem 60% forró, 30% funk e 10% eletronicas

Editado por CarlaoSound

Compartilhar este post

Link para o post

Everton:

Existem projetos e projetos, SDS numa manifold bem projetada verás o que é um monstro no subgrave

O ritmo é nessa ordem 60% forró, 30% funk e 10% eletronicas

Verdade, me expressei mal.

Mas o SDS tem alto Vas por isso precisa de caixas com grandes massas de ar (ou seja grandes) pra que ele possa Descer no Sub.

Uma caixa que é pra Sub é a Band Pass de 6ª ordem

Quando eu tiver tempo tento desembolar um projeto pra você, mas não crie expectativas... rsrsrsrs

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Olha é complicado fala sobre sua caixa porem ela é sim subgrave agora o seu alcance é menor que muitos de auto rendimento e também o seu estilo de som não seja bem apropriado para musicas em gerais como: Forró, axé, swuingueira e etc que somente grave então ele não terá 100% rendimento nessas musicas e sem conta que seu poder de refrigeração é ruim comparadas essas que citei antes que são falantes virados acredito que o seu seja bom para escuta num determinado tempo não toca o dia todo a Band Pass de 6ª ordem.

Agora entres essas de subgrave qual toca mais corneta dobrada ou essa que citou e eu sei a resposta e vc também sempre corneta vai prevalecer mesmo que alguns acham ruim a coloração da mesma porem é assim não agrada todos.

Verdade caixas W-horn e HB são monstruosas, mas de qualquer forma pra quem quer sub a BP6 é uma opção

Editado por everton_m7

Compartilhar este post

Link para o post

Não querendo ampliar muito as opções, acho que os SDS assim como Target, são os falantes apropriados para os estilos musicais que costumam a usar por aqui em São Luís. No fim de semana passado, ouvi um som com 02 Target e o som foi diferente do que eu tinha ouvido a uma tempo atrás. Realmente me chamou atenção e olha que eu nem parei para ouvir. Estava passando de carro mesmo. Não era o tipo de som que montaria, mas até para algumas situações dá para ouvir, principalmente depois de umas cervas, rs rs [risos].

Eu como defensor de um som mais versátil, não adaptado a apenas poucos estilos musicais, optaria sem sombras de dúvidas pelo SDS de 800w.

Com relação aos MG, acho 08 MG-300 muita coisa, mas se de repente pretende usar o som com microfones, mesa e para pessoas animando os eventos, talvez aumentaria uma pouco mais os médios, mas não com 08 MG. Acho que até 08 10PW3, já seria muita coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Com relação aos MG, acho 08 MG-300 muita coisa, mas se de repente pretende usar o som com microfones, mesa e para pessoas animando os eventos, talvez aumentaria uma pouco mais os médios, mas não com 08 MG. Acho que até 08 10PW3, já seria muita coisa.

Entendi amigo. Eu só axo desperdício atenuar as vias de graves, devido a demanda de MG serem poucas!

Como falei acima, o Diógenes montou o seguinte projeto: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=156880&st=0

4 SDS 818 + 4 612MG! E em um dos comentários, ele disse que os SDS suportam até 8 612MG, mas por questão de custos o dono optou apenas por 4 MG. Nesse caso, ele teve que atenuar as vias de graves. Por isso eu axo desperdício atenuar esses monstros que são os SDS! Se bem que o video desse sistema, o som ta EXCELENTE..

Estou a procura da combinação entre vias de grave e MG, digamos que perfeita ou quase perfeita.. hehehe!

Algo como 4 ou 6 612MG, estou pensando tambem por algo mais parrudo na classe dos médios de 10"

com 6 ou 8 ESX310

Luiz Rafael e Everton:

Coloquei uma foto no inicio do tópico com um modelo de caixa que pretendo fazer, aqui a maioria dos trio de Sao Luis optam por aquele modelo para SDS ou Target, o que axam daquele modelo para os meus gostos musicais?

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso eu axo desperdício atenuar esses monstros que são os SDS! Se bem que o video desse sistema, o som ta EXCELENTE.

Mas quem te falou de atenuar os SDS?

p/ você ter uma idéia a proporção de P.A usa 2 MGs pra 4 graves.

Pode ter certeza que seu som vai ficar bem legal com 4 SDS e 4 10 mg300

Editado por everton_m7

Compartilhar este post

Link para o post

O próprio Diogenes falou isso em um dos comentários, ele disse que os SDS suportam até 8 612MG, mas por questão de custos o dono optou apenas por 4 MG. Nesse caso, ele teve que atenuar as vias de graves.

So lembrando suporta até 8 612MG, nesse projeto com a MANIFOLD.. nao é toda caixa tambem!

Editado por CarlaoSound

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...