Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

Cobertura visita a fábrica Focal

Recommended Posts

Bonjour Pessoal!

 

A viagem foi simplesmente sensacional! Estavam presentes 30 pessoas, dentre eles lojistas, imprensa e entusiastas do audio. Passamos 2 dias intensos conhecendo as instalações da fábrica, workshop, muita informação e mais 3 dias de passeios, compras, risadas e diversão. Tiramos muitas fotos que colocaremos a disposição no decorrer da semana. Dentro do possível iremos compartilhar com os colegas do Forum tudo o que pudemos absorver nesse período.

 

A Focal é considerada atualmente uma das melhores fabricantes de falantes de audio residencial e automotivo do mundo, exporta para mais de 80 países, e o Brasil se classifica no ranking em 12o lugar. Esse foi um dos motivos pelo qual fizeram a maior excursão da história, onde fomos recebidos calorosamente pela staff da empresa. Agradecimentos em especial a Koyama por proporcionar algo que nenhuma empresa do mundo havia tido a audácia de realizar.

 

O mercado brasileiro foi muito elogiado, demonstrando que não estamos muito longe de nos tornarmos referência a nível mundial. Isso prova que estamos caminhando na direção correta! :legal:

 

Aos poucos vou postando as informações para que não fique uma leitura cansativa, ok?

 

Abs.

 

IAN

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Koyama sorteou 3 produtos, e os ganhadores foram...

 

img2594gu.jpg

 

 

Ja não pode falar que não saiu na foto, rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiquei em dúvida,

Esse cara da foto é o Kim ou algum apresentador de TV, essa pose dele me deixou em dúvida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiquei em dúvida,

Esse cara da foto é o Kim ou algum apresentador de TV, essa pose dele me deixou em dúvida.

 

Você é fo** Agenor! Hahahahaha...fui o 1o sorteado (ganhei um XS 2.1 multimedia) e pouco antes tinha dito para o Foca que eu iria ganhar...foi muita emoção na hora! Rsrsrsrs

 

É Reginaldo, na foto da França pelo menos eu já saí! Hehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

O aplicativo foi utilizado durante o workshop, reproduzido por um par de Electra 1038 no auditório. Muito intuitivo e prático, demonstra excelentes exemplos comparativos da concepção audiófila. Na prática mostra as diferenças de largura/profundidade/altura de palco, dinâmica, compressão, distorção, coloração, etc da mesma música para se treinar os ouvidos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Eu tb pude participar como convidado a essa experiencia muito interessante de aprender mais sobre nosso hobby.

 

Acompanhei o Moti, Ian, Foca e outros feras no mercado de car audio brasileiro. Fiz varios amigos dentre os quase 30 participantes, e conheci bem mais tanto sobre a Focal quanto sobre o contexto do Brasil no mercado interno e sua representatividade global.

 

Como jah disseram passamos uma semana na França, entre a sede da Focal em St. Etienne, Lyon, Paris e Montee Chalmazel (onde fizemos uma caminhada na neve mto legal)

 

img1955vo.jpg

 

 

Certamente o Moti e Ian vao atualizar vcs de tudo, entao nao quero estragar as surpresas, mas posso colocar algumas fotos interessantes e comentarios a seguir.

 

 

 

Sede da Focal:

 

img1975fh.jpg

 

Fabricaçao do "W cone". Peguei esse cone na mao e eh muito leve e muito rigido mesmo. Como era uma peça de descarte, tentei quebrar com a mao de todo jeito e nao consegui. O interessante eram os moldes e a proposta de cada um. Por ex. um molde mais reto \_/ eh bom para medio grave, enquanto um semi exponencial funciona melhor para reproduzir frequencias medias. E o legal eh que eles podem testar todas as formas rapidamente:

 

img1978j.jpg

 

Explicacao do diretor de Car Audio da Focal o Gui (gente fina).

 

img1982s.jpg

 

img2005ee.jpg

 

img1998lp.jpg

 

Acompanhamos a produçao de alguns subs, falantes da caixa Focal Dome, tweeters aluminio magnesio e beryllium (que nao podia tirar foto, mas era bem legal, o cara usando roupas especiais e centenas de tweeters ao alcance das maos rsrsrs):

 

img2001qb.jpg

 

img1992d.jpg

 

img2004pk.jpg

 

 

Proximo post sobre a linha residencial OpO

Editado por Fabio Arisa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

p1020254q.jpg

to levando um

 

O headphone é o mais novo lançamento da marca. O projeto não vem do zero, mas sim de um ex-funcionário de uma grande fabricante de fones. A qualidade é boa, tem bom custo-benefício, mas não chega a ser de nível audiófilo. Tem construção sólida, bem articulado, design agradável, estojo de proteção, controle de volume, adaptador de plugs. Para a mesma faixa de preço, a briga com a concorrência será boa. Preço sugerido na Europa: 199,00 Euros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Arisa foi um dos tradutores oficias do evento, portanto absorveu mais informações que o restante do grupo! Kkkkkk (brinc) :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Linha residencial, ainda no primeiro dia pudemos ver os falantes, caixas, cabos, crossovers etc.

 

De interessante posso destacar:

 

- os gabinetes de mdf pintados, uma construçao um tanto simples para o padrao hi-end - caixa de uns 18/20 mm com 1 reforço interno na horizontal e um material ortofonico bem lega, como podem ver nas fotos a seguir.

- Os crossovers montados na focal, com componentes de otima qualidade. Aproveitei para perguntar ao Gui qual seria um bom capacitor para se fazer um cross e ele indicou mundorf :)

- Os cabos das caixas que sao proprios da Focal, mas construidos pela VDH

 

Nao ouvimos caixas residenciais alem da Grand Utopia e da caixa que o Ian mencionou acima. Deixo para comentar de audiçao mais pra frente quando o assunto surgir.

 

img2008o.jpg

 

img2009w.jpg

 

img2010pa.jpg

 

img2011s.jpg

 

img2012s.jpg

 

proxima serie de fotos - experiencia com produtos Focal - Audiçao

Editado por Fabio Arisa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Ian !! Num guarda as fotos não...posta pra nóis...eheheh

 

Abraço

 

Fala Luisão! Assim que baixar as fotos (são muitas) disponibilizo em algum servidor para compartilhar com o pessoal. Enquanto isso o Arisa está postando algumas no tópico.

Editado por A. Kim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos para as audiçoes na parte da tarde. O Ian, Moti, Tatuonline (que tb foi) ou qq outro amigo que acompanha o forum e esteve por la, podem acrescentar informacoes e seus comentarios particulares. Essa eh uma percepcao muito particular que passarei a seguir.

 

 

1- Logo de cara o meu grupo (estavamos divididos em 4 grupos nessa sessao) foi pra sala da Grand Utopia. Para isso passamos por dentro da camara anecoica que o moti ja mostrou nesse topico.

 

img2015cq.jpg

 

img2018bq.jpg

 

img2034pv.jpg

 

Essa eh pro Mdiana que queria ver o Foca pirando na Focal hahaha. Ele ja foi direto para tras das caixas, foi investigar tudo antes de ouvirmos.

 

img2036e.jpg

 

 

Como toca? (ressalva, agradecimento aos amigos pois sentei na primeira fileira, no centro, sweet spot :) )

 

Apresentacao hi-end, caixas bem posicionadas em uma sala totalmente preparada para hi-fi. Eu achei que as caixas eram muito grandes para aquele sala, o que se mostrou um certo impedimento para o sistema render em sua plenitude. Tb vale a ressalva que estavamos em uma audicao "demo" e nao "hi-fi" (isso aconteceu com todas as etapas, pelo que o Gui nos explicou depois). Isso significa que as escolhas de acerto e de musica foram feitas pensando no visitante comum, ou seja precisa ser variado, impactante, dinamico, surpreendente. Ou seja, nao colocaram musicas de avaliacao audiofila, mas musicas para se curtir.

 

Inicialmente o que me surpreendeu foi a profundidade, arejamento, ambiencia. As caixas sumiram e a voz estava com um foco absurdo. Incomparavel com o que temos no carro por ex.

 

Eu anotei minhas percepcoes no iphone durante a audicao, para que eu pudesse relatar para vcs como se eu estivesse sentado agora na sala da focal.

 

O som eh fluido, chega nos ouvintes com facilidade. Altissima resoluçao. O medio grave estah agressivo (talvez pela dimensao da sala. No geral, nao eh muito natural, e o agudo nao impressionou. Destaque para as faixas de rock e guitarra eletrica, onde me senti dentro de um show. Eles sao muito bons para esse tipo de musica.

 

Enfim, uma sala hi-end, nao caiu uma lagrima, mas foi uma experiencia top que impressionou. Se estivesse em uma sala maior, pelo menos o dobro daquela que estava, eu acho que seria de cair o queixo.

 

Daqui a pouco a segunda rodada de experiencias!!

Editado por Fabio Arisa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ouvimos um Citroen DS 3 com o seguinte set:

 

- Focal Air Play + iPad

- Alpine PXA800 + RUX

- Kit 2 way Focal Utopia W-RC165 (Active)

- Sub Focal 21wx 8" (caixa lateral reforçada)

- 2 amps Focal FPS 4 + 2 chanel

- HiCap

- RCA e spk cable Focal

- Tratamento acústico Focal BAM

 

A idéia do carro era ter um sistema bem equilibrado para o dia-a-dia, sem o uso da linha mais top, mas ao mesmo tempo mostrando todo o potencial da marca. O resultado foi de um sistema bem agradável, correto e com muita musicalidade.

 

Eles já estão comercializando o Air Play, que nada mais é do que o equipamento original da Apple com algumas adaptações, incluindo conexão optica. A primeira impressão não é das melhores, pelo fato da tecnologia semelhante ao wifi. Mas a partir do momento da audição a surpresa é agradabilíssima! Perda ínfima do sinal. Tecnologia trabalhando a nosso favor! :legal:

 

Tweeters acima do painel com pods levemente cruzados;

 

Sub foi assustador! Impressão de ser um de 10" bem calibrado. Preenchimento total do ambiente;

 

Amps em conjunto com o HiCap fizeram bonito! Boa dinâmica com detalhamentos nas altas;

Editado por A. Kim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ouvimos um Citroen DS 3 com o seguinte set:

 

- Focal Air Play + iPad

- Alpine PXA800 + RUX

- Kit 2 way Focal Utopia W-RC165 (Active)

- Sub Focal 21wx 8" (caixa lateral reforçada)

- 2 amps Focal FPS 4 + 2 chanel

- HiCap

- RCA e spk cable Focal

- Tratamento acústico Focal BAM

 

A idéia do carro era ter um sistema bem equilibrado para o dia-a-dia, sem o uso da linha mais top, mas ao mesmo tempo mostrando todo o potencial da marca. O resultado foi de um sistema bem agradável, correto e com muita musicalidade.

 

Vou aproveitar seu post para falar do carro.

 

Posso acrescentar que o carro estava bem construido (nao consegui tirar fotos dele), e tocava muito bem. Infelizmente tb estava no modo "demo" e o corte do sub tava alto, boomy, atrapalhando. A frente estava realmente agradavel, com a assinatura da linha utopia, altissima resolucao, agudo de referencia, transparente, dinamico, impressionante. O medio estava um pouco descasado, acho que pelo posicionamento que jogava contra, nas portas, enquanto os tweeters estavam em um molde deslocado da coluna.

 

Nao pude ver o porta-malas pois nao deu tempo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Terceira rodada: Studio.

 

Pelos relatos da galera, foi o que mais agradou. Principalmente pq foi uma audicao mais relaxada, o apresentador da Focal deixou cada um sentar no sweet spot, escolher a musica, o nivel de SPL, podia mudar de 2 vias para 3 vias, e a sala era MUITO bem preparada. Acho que esses fatores foram chave para uma audiçao de sucesso.

 

Particularmente nao me impressionei, nao eh o meu estilo. Por isso confesso que nem me preocupei muito em avaliar de maneira seria. Mas eram otimos falantes para a proposta.

 

img2038hb.jpg

 

img2040p.jpg

 

img2041md.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Off topic - para relaxar, alguns dos melhores momentos da viagem:

 

Degustacao de queijos e vinhos - destaque para o queijo Jefou!!!

 

img0394wt.jpg

 

Turma toda!

 

img2079lg.jpg

 

Trapalhadas na neve:

 

img2078xu.jpg

 

img2088z.jpg

 

Galera da Focal (faltaram nessa foto a Caroline, secretaria do diretor Arnauld, e o Pierre que era o Engenheiro Chefe, e foram bem presentes em nossa viagem).

 

Da esquerda pra Direita:

 

Guy Bonneville - Diretor de Car Audio

Reinaldo Miyazaki - Diretor Koyama

Jacques Mahul (JM) - Fundador da Focal JM Labs

Christophe Sicaud - Presidente da Focal

Arnaud Hendoux - Diretor Focal

 

img2017h.jpg

 

 

Esticada a Paris:

 

img2456f.jpg

Editado por marcelomoti
Atualizado nomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fato que a sala da GrandeUtopia merecia ser maior. Faltou arrejamento e espaço para maior dispersão do som. Particularmente achei que poderiam enriquecer um pouco mais o tratamento acústico da sala. O audio proporcionava entre 2 e 3 camadas. Talvez pelos motivos citados anteriormente. O grave e médio grave realmente são impressionantes, bem articulados. Médios muito bem valorizados e transparentes. Agudos seguindo a linha flat bem ao estilo Europeu.

No mais um sistema de muito respeito e impacto. Talvez se pudéssemos trabalhar um pouco no setup, adaptando um pouco do nosso gosto pessoal, poderíamos arrancar mais lágrimas durante as sessões de audição.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

img2038hb.jpg

 

O Studio foi a minha audição favorita! Sala no tamanho ideal, tratamento acústico correto, caixas maravilhosas! Na primeira música pedimos para subir um pouco o ganho nos médios...wow! Tudo que se espera de uma reprodução correta de aúdio!

A Focal está ingressando no mercado de caixas para studio e esse modelo em específico é amplificada. Quase que trago um par debaixo do braço e faço os meus filhos dormirem no mesmo quarto! :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o Ian só não trouxe as caixas monitores por que ganhou um presentão, se não ele trazia com certeza rsrsrs

 

To finalizando de postar as fotos da viagem no meu face, postei TODAS sim TODAS mais de 900 fotos de tudo o que fizemos na frança, fabrica da focal, passeio em Paris tudo, ficou bem legal

 

Quem quiser ver é só me adicionar no face, meu face é Bruno Boni

 

Sem palavras para nossa experiencia!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E preciso falar uma coisa, dividi o quarto com o Moti e pude descobrir a excelente pessoa que ele é, um cara muito honesto e super gente boa, podemos conversar sobre varias coisas e ele realmente tem ideias muito interessantes para a melhoria do forum, só o que falta a ele é tempo pois como todos sabem tem uma profissão além do forum.

 

O cara merece respeito aqui pela sua postura, ganhou meu respeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o Ian só não trouxe as caixas monitores por que ganhou um presentão, se não ele trazia com certeza rsrsrs

 

To finalizando de postar as fotos da viagem no meu face, postei TODAS sim TODAS mais de 900 fotos de tudo o que fizemos na frança, fabrica da focal, passeio em Paris tudo, ficou bem legal

 

Quem quiser ver é só me adicionar no face, meu face é Bruno Boni

 

Sem palavras para nossa experiencia!

 

Putz Brunão, não foi por falta de vontade! Hehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A linha Integration tem como objetivo dar um up no sistema, mantendo a originalidade do veículo. O destaque se dá pelos suportes dos tweeters que se encaixam nos locais originais, porém com direcionamento e angulação. Como diz o nome, a integração estética é praticamente perfeita.

 

http://www.focal.com/en/car-audio-sound/focal-jmlab/installing-the-integration-kit-ifp-207.php

 

Fizemos a instalação na prática em 15 minutos, sendo que o tempo médio seria de 1 hora! Palmas para os instaladores brasileiros! [-]

 

p1020234w.jpg

 

A idéia é de uma mehoria imediata de 50%, mas como os nossos juízes brasileiros são muito rigorosos, chegamos em somente 45%! :P

 

Vale destacar o novo Bus que além de ser uma caixa sub amplificada slim (posicionamento abaixo do banco) vem com mais 2 canais de amplificação para o kit 2 vias!

Editado por A. Kim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...