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cavalcanti668

Motor morrendoao ligar equipamentos elétricos

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Meu carro, palio fire 1.0 16v, passou a apresentar um problema. Com o carro ligado no GNV ou na gasolina, ligo o farol alto e o ventilador no máximo o carro começa a dar queda na rotação do motor. Cai, quase morre, volta a rotação normal, fica durante uns 10 a 15 segundos, volta a cair novamente. Se eu ligar o ar com tudo ligado, a rotação caiu bruscamente e o carro morre. Na gasolina esse problema não é tão grande, mas se prestar bem atenção, dá pra sentir uma quedazinha na rotação, com a mesma frequência de que no GNV. Medida a carga da bateria, 14v. Quando acontece a queda na rotação a voltagem chega a 12v. Já foi trocado o regulador de voltagem. Quando ligo a chave para ligar o painel, a luz da bateria apaga sem eu dar partida no carro, ficando somente acessa a luz do óleo. Em todos os outros a luz da bateria somente se apaga quando o motor funciona. O que pode ser o problema? Agradeço desde já qualquer dica.

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Tem que verificar os aterramentos, especialmente os do alternador, bateria e módulo de injeção.

 

Tem que verificar também o atuador da marcha lenta e o potenciômetro. O ideal é passar um scanner.

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Tem que verificar os aterramentos, especialmente os do alternador, bateria e módulo de injeção.

 

Tem que verificar também o atuador da marcha lenta e o potenciômetro. O ideal é passar um scanner.

 

Ok amigo.

Irei verificar o aterramento, visto que a bateria é nova Heliar 65A.

Grato.

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Ok amigo.

Irei verificar o aterramento, visto que a bateria é nova Heliar 65A.

Grato.

O meu caro, o corpo da borboleta é integrado, (bosch)com o atuador de marcha lenta.

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O meu caro, o corpo da borboleta é integrado, (bosch)com o atuador de marcha lenta.

Foi feito o aterramento hoje. O problema continua.

Vou levar para fazer o alternador.

Posto o resultado.

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Gente. Já levei a quatro eletricistas. Um falou que era a bateria a razao do problema. Descartei colocando outra no lugar. Outro disse ser aterramento. Refez o aterramento todo. Positivo e negativo. O problema continua. Deixo minhas perguntas.

Há a possibilidade do alternador esta fornecendo a tensão de 13,8v mas não os 90 amperes que o carro precisa para supri a demanda dos aparelhos eletricos ligados?

Há a possibilidade de o motor esta fraco por baixa compressão e esta com esse problema?

Qualquer ajuda é bem vinda. Grato.

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Tenta fazer o teste numa subida, pra ver se não piora.

Todo carro tem uma queda no rendimento do motor quando tá usando o AC (ar condicionado), 1.0 nem se fala.

Junta, carro fraco + AC ligado no máximo + Bateria fraca + injeção desregulada = Morreu

Ai vc quer demais, amigo. Se o motor não morrer quando o carro estiver em alta velocidade, provavelmente é porque rodando em baixa rotação, o carro desregulado não aguenta mesmo, mais aí, o cliente sempre insatisfeito, chega na autorizada e manda regular a injeção pra economizar gasolina e depois quer que o carro aguente, fica difícil né.

 

Espero que tenha ajudado.

Obrigado.

 

Agradeceria se vc votar na enquete que acabei de postar.

 

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=176774

 

Obrigado, novamente.

Editado por Jotap2000

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Você testou o sistema de ignição (bobina, cabos e Velas)?

Carros com GNV tem o sistema de ignição sobrecarregado e mais propensos a falhas.

Bobinas sofrem muito com variação de tensão (voltagem) gerando mais calor ainda e podendo até rachar a carcaça, gerando fugas de corrente. E com o GNV o motor também irradia mais calor, principalmente pelo cabeçote, onde fica a bobina do seu carro. A durabilidade de cabos e velas cai MUITO!

 

Quando ocorre a queda de tensão com o uso de mais acessórios (faróis, ar condicionado, etc) a tensão nas saída da bobina cai muito mais, já que o princípio elétrico da bobina é justamente a multiplicação da tensão.

Vamos supor que precise chegar 50.000V nas velas pra ocorrer a ignição.

Seu carro gerando 14V consegue pouco mais de 50.000V e funciona normalmente.

Quando ocorre a queda de tensão de entrada pra 12V, a tensão na saída da bobina cai proporcionamente até aproximadamente 43.000V e começa a falhar e até apaga o motor por falta de centelha elétrica nas velas.

A própria bobina quando está com defeito diminui a tensão de saída. Seu problema pode estar aí.

 

Se os cabos estão velhos, a resistividade elétrica deles aumenta, derrubando a tensão que chega nas velas, podendo até isolar eletricamente a passagem da corrente. E força muito a bobina que pode até danificar.

 

As velas de ignição, que estão em contato direto com a combustão do GNV são quem mais sofrem. Um das funções das velas é dissipar o calor da câmara de combustão. Uma vela de especificação errada ferra tudo.

As velas corretas para o seu motor (Fire 1.0 16V) são as NGK Iridium DCPR8EIX.

dcpr8eix.jpg

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HYCO,

Muito obrigado pela a ajuda.

Já troquei cabos de vela, velas, regulador de voltagem, sensor de rotação, cabeamentos. Vou ver agora a bobina. Grato pela ajuda.

Posto o resultado.

Você testou o sistema de ignição (bobina, cabos e Velas)?

Carros com GNV tem o sistema de ignição sobrecarregado e mais propensos a falhas.

Bobinas sofrem muito com variação de tensão (voltagem) gerando mais calor ainda e podendo até rachar a carcaça, gerando fugas de corrente. E com o GNV o motor também irradia mais calor, principalmente pelo cabeçote, onde fica a bobina do seu carro. A durabilidade de cabos e velas cai MUITO!

 

Quando ocorre a queda de tensão com o uso de mais acessórios (faróis, ar condicionado, etc) a tensão nas saída da bobina cai muito mais, já que o princípio elétrico da bobina é justamente a multiplicação da tensão.

Vamos supor que precise chegar 50.000V nas velas pra ocorrer a ignição.

Seu carro gerando 14V consegue pouco mais de 50.000V e funciona normalmente.

Quando ocorre a queda de tensão de entrada pra 12V, a tensão na saída da bobina cai proporcionamente até aproximadamente 43.000V e começa a falhar e até apaga o motor por falta de centelha elétrica nas velas.

A própria bobina quando está com defeito diminui a tensão de saída. Seu problema pode estar aí.

 

Se os cabos estão velhos, a resistividade elétrica deles aumenta, derrubando a tensão que chega nas velas, podendo até isolar eletricamente a passagem da corrente. E força muito a bobina que pode até danificar.

 

As velas de ignição, que estão em contato direto com a combustão do GNV são quem mais sofrem. Um das funções das velas é dissipar o calor da câmara de combustão. Uma vela de especificação errada ferra tudo.

As velas corretas para o seu motor (Fire 1.0 16V) são as NGK Iridium DCPR8EIX.

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