Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ab.nandi

[duvida] Caixa repartida no meio ou nao?

Recommended Posts

Amigos do forum

esses dias um instalador de som bem conceituado aqui na cidade tava na mesma roda de amigos que eu tava.. e ele dela se pagar de bomzao... comentou que a caixa tem que ser repartida,, ou seja um volume para cada auto falante,,,

eu o questionei,,, e falei que nao tinha nada a ver... e o bixo rio muito da minha cara.. soh que eu estava na incerteza que resolvi parar por ali..

alguem ai pode me esplicar o porque de repartir ou nao?

gostaria que nao respondam com incertezas...

grato

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vantagens de fazer a caixa individual (ou seja, repartida para cada falante):

- A caixa fica muito estruturada (obvio, pois há uma chapa de MDF no meio da caixa);

- Se um alto-falante parar, o outro continua funcionando perfeitamente. Já na caixa sem divisória, se um falante parar o outro vira um radiador passivo e o volume da caixa ficará inteiramente disponível para o outro falante, ou seja, o deslocamento do cone será muito maior.

Eu só vejo bons motivos para fazer uma caixa com divisória.

Att,

Renato S. Yamane

Compartilhar este post

Link para o post

mais nao é errado em fazer juntos..

no caso nao interfere no rendimento do sistema? uma vez que todos os falantes estao funcionando

Compartilhar este post

Link para o post

Anderson,

Não teria problemas de utilizar uma câmara única, desde que você garanta que um dos falantes não iria parar (ligar em série poderia ser uma solução!) e que eles fossem exatamente iguais.

Se por ventura um deles parar, o Vb para o que ficou tocando dobra. o que ocasiona deslocamentos excessivos e por consequência queima! Se tivessem em caixas independentes você poderia salvar o outro e continuar com teu sistema falando.

Além disso, em função dos processos fabris, infelizmente temos variações entre os falantes, o que faz com que um fale diferente do outro, e por consequência interfira no resultado final.

Outra vantagem de utilizar câmaras independentes em uma caixa única para mais de um falante é que a divisão das câmaras servirão de reforço para evitar que as paredes vibrem.

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Renan e Yamane,

grande alegria vê-los aqui.

Deixa eu perguntar uma coisa ....

a sensação que temos de maior extensão de graves quando usamos caixa com camera única (uma caixa muito bem travada) ao invés de cameras separadas , seria então efeito placebo ?

Ou temos algum ganho real na camera única , como se "enganassemos" o subwoofer sem a repartição de volume da caixa ?

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Renan e Yamane,

grande alegria vê-los aqui.

Deixa eu perguntar uma coisa ....

a sensação que temos de maior extensão de graves quando usamos caixa com camera única (uma caixa muito bem travada) ao invés de cameras separadas , seria então efeito placebo ?

Ou temos algum ganho real na camera única , como se "enganassemos" o subwoofer sem a repartição de volume da caixa ?

Rick,

Em alguns experimentos, eu tive a mesma sensação, mas depois de algumas horas de discussões com o Homero Sette e algumas medições, podemos concluir que em função da interação entre os falantes pode-se ressaltar alguns picos na região de graves, que somada com o nível de distorção gerada por esse "mal acoplamento" têm-se a sensação psicoacústica de que o sistema está falando mais.

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

eu tambem tenho a impresao que camera unica o conjunto se sai um pouco melhor...

mais nunca usei equipamentos para medir a diferença entre as situaçoes.

muito bacana ter pessoal que vive deste ramo.. e sempre ta fazendo testes com equipamentos adequados

Compartilhar este post

Link para o post

meu deus... me deu ate uma coisa boa agora.

Yamane, renan e rodrigo na ativa.

Compartilhar este post

Link para o post

usei 3 307 numa caixa sem divisorias, parecia mesmo q toca mais, agora no trio, 2 over, ta divisória. diferenças??? tem vantagens e desvantagens como: litragem, riscos queima falante, acoplamento, rigidez e economia, .....

concordo td amigos da bomber falaram :legal:[]-[] claro, Rodrigo tbm, mestre das caixa, hehhehehehh

Abraço

Editado por ADILSONBP

Compartilhar este post

Link para o post

Caixa com câmara única não tem perca de rendimento em relação a caixa com repartição desde que ela esteja bem travada. Não existe essa de dizer que caixa com repartições "tocam mais" do que uma caixa com câmara única, a não ser que a caixa for mal feita.

Há quem use 20 subs em caixa com câmara única.

ps: isso vale para sistemas com somente um amplificador tocando os subs, quando se usa mais de um amplificador é quase que obrigatório a divisão da caixa de acordo com os amplificadores.

Compartilhar este post

Link para o post

usei 3 307 numa caixa sem divisorias, parecia mesmo q toca mais, agora no trio, 2 over, ta divisória. diferenças??? tem vantagens e desvantagens como: litragem, riscos queima falante, acoplamento, rigidez e economia, .....

concordo td amigos da bomber falaram :legal:[]-[] claro, Rodrigo tbm, mestre das caixa, hehhehehehh

Abraço

Ex-Bomber! hehehehe...

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que o único problema em usar com divisória é gastar mais madeira.

e... Ripa?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que o único problema em usar com divisória é gastar mais madeira.

e... Ripa?

negativo, ex. 1 caixa pra 2 paione(sem divisoria) tiver 100 litros e 1 vai pro saco por motivo qualquer, então 1 falante vai assumir 100 litros, q vc acha q vai acontecer?????

Renan, agora q vi outro topico q saiu da Bomber, novos desafios, hum q bom, :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

negativo, ex. 1 caixa pra 2 paione(sem divisoria) tiver 100 litros e 1 vai pro saco por motivo qualquer, então 1 falante vai assumir 100 litros, q vc acha q vai acontecer?????

Renan, agora q vi outro topico q saiu da Bomber, novos desafios, hum q bom, :legal:

E em qual parte do meu post eu disse isso ?????????? eu falei que o único contra em uma caixa com divisória sería o gasto a mais de madeira...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já ouvi falar que a caixa com câmara única aumenta o fator de acoplamento entre os alto falantes,

Procede?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já ouvi falar que a caixa com câmara única aumenta o fator de acoplamento entre os alto falantes,

Procede?

Everton,

O acoplamento referencia-se a partir do centro acústico de cada falante, que geralmente encontra-se na bobina móvel.

Então para acoplamento entre as vias isso não seria problema, o problema está em ajustar fase entre os falantes de mesma via, já que como cada um pode ter comportamento distintos, ajustar a fase de um duto (numa caixa dutada) com o outro acaba sendo complicado. Mas sem se tratando de subgrave, o comprimento de onda é tão grande que essas pequenas variações podem ser depressíveis.

RenanLopes

Editado por RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

ja fiz alguns testes, e nem no ouvido, tanto no RTA, sonsegui perceber a diferença entre as caixas em camara unica e separada.

Compartilhar este post

Link para o post

Tópico interessante... Eu tenho duvidas sobre isso.

Na minha opinião, se for fazer com divisoria, é melhor fazer duas caixas, pois fica mais facil remover e vc pode tirar uma delas caso precise de espaço momentaneo. Eu tive 3 subs de 10 com 3 caixas separadas e tive 4 subs em camara unica. Hj tenho 2 em camara unica, e na minha opiniao a camara unica parece ser mais retumbante. É dificil comparar de ouvido, teria que fazer medições em laboratório e ter resultado preciso!

Leo

Compartilhar este post

Link para o post

Um possível benefício da câmara única seria a possibilidade de aproximar os centros acústicos dos AFs.

Tem um tópico (excelente tópico) que o Diógenes fala que conseguiu uns db a mais colocando os AFs em câmara única e os aproximando.

O tópico é esse aqui ó:

autoforum.com.br/index.php?showtopic=157199

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tava simulando umas bobeiras aqui nos Bassbox quando percebi que:

-Quando se usa dois Afs em Câmara única você ganha mais controle de cone, mas a resposta permanece a mesma.

Isso é um benefício

Editado por everton_m7

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...