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ab.nandi

[duvida] Caixa repartida no meio ou nao?

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Amigos do forum

 

esses dias um instalador de som bem conceituado aqui na cidade tava na mesma roda de amigos que eu tava.. e ele dela se pagar de bomzao... comentou que a caixa tem que ser repartida,, ou seja um volume para cada auto falante,,,

 

eu o questionei,,, e falei que nao tinha nada a ver... e o bixo rio muito da minha cara.. soh que eu estava na incerteza que resolvi parar por ali..

 

alguem ai pode me esplicar o porque de repartir ou nao?

 

gostaria que nao respondam com incertezas...

 

grato

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Vantagens de fazer a caixa individual (ou seja, repartida para cada falante):

 

- A caixa fica muito estruturada (obvio, pois há uma chapa de MDF no meio da caixa);

- Se um alto-falante parar, o outro continua funcionando perfeitamente. Já na caixa sem divisória, se um falante parar o outro vira um radiador passivo e o volume da caixa ficará inteiramente disponível para o outro falante, ou seja, o deslocamento do cone será muito maior.

 

Eu só vejo bons motivos para fazer uma caixa com divisória.

 

Att,

Renato S. Yamane

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mais nao é errado em fazer juntos..

 

no caso nao interfere no rendimento do sistema? uma vez que todos os falantes estao funcionando

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Anderson,

 

Não teria problemas de utilizar uma câmara única, desde que você garanta que um dos falantes não iria parar (ligar em série poderia ser uma solução!) e que eles fossem exatamente iguais.

Se por ventura um deles parar, o Vb para o que ficou tocando dobra. o que ocasiona deslocamentos excessivos e por consequência queima! Se tivessem em caixas independentes você poderia salvar o outro e continuar com teu sistema falando.

Além disso, em função dos processos fabris, infelizmente temos variações entre os falantes, o que faz com que um fale diferente do outro, e por consequência interfira no resultado final.

Outra vantagem de utilizar câmaras independentes em uma caixa única para mais de um falante é que a divisão das câmaras servirão de reforço para evitar que as paredes vibrem.

 

Abraço,

 

RenanLopes

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Grande Renan e Yamane,

 

grande alegria vê-los aqui.

 

Deixa eu perguntar uma coisa ....

 

a sensação que temos de maior extensão de graves quando usamos caixa com camera única (uma caixa muito bem travada) ao invés de cameras separadas , seria então efeito placebo ?

 

Ou temos algum ganho real na camera única , como se "enganassemos" o subwoofer sem a repartição de volume da caixa ?

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Grande Renan e Yamane,

 

grande alegria vê-los aqui.

 

Deixa eu perguntar uma coisa ....

 

a sensação que temos de maior extensão de graves quando usamos caixa com camera única (uma caixa muito bem travada) ao invés de cameras separadas , seria então efeito placebo ?

 

Ou temos algum ganho real na camera única , como se "enganassemos" o subwoofer sem a repartição de volume da caixa ?

 

Rick,

 

Em alguns experimentos, eu tive a mesma sensação, mas depois de algumas horas de discussões com o Homero Sette e algumas medições, podemos concluir que em função da interação entre os falantes pode-se ressaltar alguns picos na região de graves, que somada com o nível de distorção gerada por esse "mal acoplamento" têm-se a sensação psicoacústica de que o sistema está falando mais.

 

Abraço,

 

RenanLopes

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eu tambem tenho a impresao que camera unica o conjunto se sai um pouco melhor...

 

mais nunca usei equipamentos para medir a diferença entre as situaçoes.

 

 

muito bacana ter pessoal que vive deste ramo.. e sempre ta fazendo testes com equipamentos adequados

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meu deus... me deu ate uma coisa boa agora.

Yamane, renan e rodrigo na ativa.

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usei 3 307 numa caixa sem divisorias, parecia mesmo q toca mais, agora no trio, 2 over, ta divisória. diferenças??? tem vantagens e desvantagens como: litragem, riscos queima falante, acoplamento, rigidez e economia, .....

 

 

concordo td amigos da bomber falaram :legal:[]-[] claro, Rodrigo tbm, mestre das caixa, hehhehehehh

 

 

Abraço

Editado por ADILSONBP

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Caixa com câmara única não tem perca de rendimento em relação a caixa com repartição desde que ela esteja bem travada. Não existe essa de dizer que caixa com repartições "tocam mais" do que uma caixa com câmara única, a não ser que a caixa for mal feita.

 

Há quem use 20 subs em caixa com câmara única.

 

 

ps: isso vale para sistemas com somente um amplificador tocando os subs, quando se usa mais de um amplificador é quase que obrigatório a divisão da caixa de acordo com os amplificadores.

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usei 3 307 numa caixa sem divisorias, parecia mesmo q toca mais, agora no trio, 2 over, ta divisória. diferenças??? tem vantagens e desvantagens como: litragem, riscos queima falante, acoplamento, rigidez e economia, .....

 

 

concordo td amigos da bomber falaram :legal:[]-[] claro, Rodrigo tbm, mestre das caixa, hehhehehehh

 

 

Abraço

 

Ex-Bomber! hehehehe...

 

RenanLopes

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Eu acho que o único problema em usar com divisória é gastar mais madeira.

 

e... Ripa?

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Eu acho que o único problema em usar com divisória é gastar mais madeira.

 

e... Ripa?

 

 

negativo, ex. 1 caixa pra 2 paione(sem divisoria) tiver 100 litros e 1 vai pro saco por motivo qualquer, então 1 falante vai assumir 100 litros, q vc acha q vai acontecer?????

 

Renan, agora q vi outro topico q saiu da Bomber, novos desafios, hum q bom, :legal:

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negativo, ex. 1 caixa pra 2 paione(sem divisoria) tiver 100 litros e 1 vai pro saco por motivo qualquer, então 1 falante vai assumir 100 litros, q vc acha q vai acontecer?????

 

Renan, agora q vi outro topico q saiu da Bomber, novos desafios, hum q bom, :legal:

E em qual parte do meu post eu disse isso ?????????? eu falei que o único contra em uma caixa com divisória sería o gasto a mais de madeira...

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Eu já ouvi falar que a caixa com câmara única aumenta o fator de acoplamento entre os alto falantes,

 

Procede?

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Eu já ouvi falar que a caixa com câmara única aumenta o fator de acoplamento entre os alto falantes,

 

Procede?

 

Everton,

 

O acoplamento referencia-se a partir do centro acústico de cada falante, que geralmente encontra-se na bobina móvel.

Então para acoplamento entre as vias isso não seria problema, o problema está em ajustar fase entre os falantes de mesma via, já que como cada um pode ter comportamento distintos, ajustar a fase de um duto (numa caixa dutada) com o outro acaba sendo complicado. Mas sem se tratando de subgrave, o comprimento de onda é tão grande que essas pequenas variações podem ser depressíveis.

 

RenanLopes

Editado por RenanLopes

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ja fiz alguns testes, e nem no ouvido, tanto no RTA, sonsegui perceber a diferença entre as caixas em camara unica e separada.

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Tópico interessante... Eu tenho duvidas sobre isso.

 

Na minha opinião, se for fazer com divisoria, é melhor fazer duas caixas, pois fica mais facil remover e vc pode tirar uma delas caso precise de espaço momentaneo. Eu tive 3 subs de 10 com 3 caixas separadas e tive 4 subs em camara unica. Hj tenho 2 em camara unica, e na minha opiniao a camara unica parece ser mais retumbante. É dificil comparar de ouvido, teria que fazer medições em laboratório e ter resultado preciso!

 

Leo

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Um possível benefício da câmara única seria a possibilidade de aproximar os centros acústicos dos AFs.

Tem um tópico (excelente tópico) que o Diógenes fala que conseguiu uns db a mais colocando os AFs em câmara única e os aproximando.

 

O tópico é esse aqui ó:

autoforum.com.br/index.php?showtopic=157199

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Eu tava simulando umas bobeiras aqui nos Bassbox quando percebi que:

 

-Quando se usa dois Afs em Câmara única você ganha mais controle de cone, mas a resposta permanece a mesma.

 

Isso é um benefício

Editado por everton_m7

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