Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
wasdyn

Amplificadores - dúvidas de iniciante

Recommended Posts

Olá, participo do fórum a pouco mais de dois anos e já consegui aprender várias coisas sobre som automotivo (infelizmente só na teoria - por enquanto), mas um assunto que acredito que ainda não dei um passo sequer foi amplificadores, por mais que eu leia os projetos do pessoal e veja alguns manuais de produtos (amps) na internet não consigo entender, por isso criei um tópico especificamente para isso (até para não ficar enchendo o saco do pessoal nos tópicos de projetos com dúvidas bésicas, que só deixarão o tópico mais longo com um assunto alheio ao principal).

Pois bem, aqui vão algumas das dúvidas:

- O amplificador serve, como o próprio nome diz, para amplificar um sinal. Por exemplo, se minha HU manda 50 watts e meus falantes possuem 100 watts RMS o amp fará com que ele possa trabalhar com esses 100 w, e não apenas com os 50 w mandados pela HU, correto? Fora isso o amplificador possui alguma outra função?

- O que significa dizer que um amplificador possui 2, 4 canais ou que ele é mono? Dei uma olhada numa foto de um 4 canais e vi que existem 2 conjuntos de 4 conectores cada (do lado esquerdo 4 conectores e do lado direito mais 4 conectores), sendo um conjunto para os falantes da esquerda e o outro conjunto para os falantes da direita (um nomeado "left" e o outro "right"). No caso de ligar um 2 vias nesse amp seria:

>Conector left: tweeter da esquerda, positivo em um conector e negativo em outro conector; wooferda esquerda, positivo em um conector e negativo em outro conector;

>Conector right: tweeter da direita, positivo em um conector e negativo em outro conector; wooferda direita, positivo em um conector e negativo em outro conector?

E no caso de utilizar o crossover depois do amplificador (esse é o cross passivo ou ativo? qual é melhor?), como fica a ligação? Apenas um positivo e um negativo para esquerda e um positivo e um negativo para direita (independente do número de falantes que serão ligados ao cross)?

E no caso de se ter um kit 3 vias, seria necessário outro amplificador (esse de 4 canais mais um de 2, ou apenas um de 6) ou dá para utilizar apenas um de 4 canais para o kit 3 vias (visando qualidade)?

- Na teoria (manual), o que caracteriza um bom amplificador? Sei que muitas vezes um produto parece perfeito ao se ler as especificações técnicas e, na hora do "vamovê", ele não é tão bom assim, mas no básico, no geral, o que faz com que um amplificador seja bom ou ruim (tipo de construção, materiais utilizados...)?

Por enquanto é isso, se lembrar de mais coisas posto aqui.

Obs.: em todos os casos estar-se-á em busca de qualidade (não sei se existem vários tipos de montagem de amps, uns visando qualidade outros visando economia de espaço, mas de qualquer forma já fica especificado aqui).

Desde já, obrigado.

Editado por wasdyn

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O universo é extremamente amplo.

Um bom começo : http://www.studior.com.br/amp_avan.pdf

Sugestões de instalações 01: http://autosom.net/instala.asp

Sugestões de instalações 02: http://autosom.net/instala2.asp

Artigos AutoSom.net: http://autosom.net/artigos.asp

Sub-fórum HOT-TOPICS: http://autoforum.com.br/index.php?showforum=16

Regras e dicas do fórum: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=5468

Editado por ModeradorAutoSom

Compartilhar este post

Link para o post

Fala !

Parceiro, não é tão simples responder suas dúvidas com poucas palavras e simples respostas , as coisas são bem mais complexas

pois tudo que voce perguntou envolvem coisas demais e impossivel de responder de forma breve e objetiva.

Procure entender primeiro o BÁSICO mesmo, como a excitação do amp ocorre , a divisão de canais , o que é mono e o que é estéreo..... voce vai encontrar muitas respostas nos artigos , nas sugestões de instalações nos links que postaram pra voce aí em cima.

Abraço

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

rapaiz, vi que suas duvidas sao mais avançadas... e tambem percebi que vc nao pesquisou antes de postar.

vamos por partes (resumindo).

- O amplificador serve, como o próprio nome diz, para amplificar um sinal. Por exemplo, se minha HU manda 50 watts e meus falantes possuem 100 watts RMS o amp fará com que ele possa trabalhar com esses 100 w, e não apenas com os 50 w mandados pela HU, correto? Fora isso o amplificador possui alguma outra função?

Na verdade nao. O cd player tem potencia de saida de 50w, isso é na saida amplificada. Se vc for usar um amplificador classe booster, ele vai reamplificar essa potencia.

Se for usar um amplificador com entrada RCA (seja ele classe A, AB, D, H, DH...) o sinal vai sair pre-amplificado do cd player e o amplificador vai amplificar o sinal totalmente, independente da potencia de saida do cd player.

Os amplificadores geralmente tem melhor qualidade de audio do que o Cd player...

O que significa dizer que um amplificador possui 2, 4 canais ou que ele é mono?

sua pergunta responde certa parte. O amplificador dev e ser escolhido corretamente para cada aplicaçao. O amp de 4 canais é mais maleavel nas ligaçoes. podendo trabalhar em 2/3 ou 4 canais. 2 canais na bridge, tocando 2 subs, 1 em cada bridge ou 1 lado do kit 2 vias em cada bridge. 3 canais com 2 canais tocando o kit 2 vias (1 canal para cada lado do kit) e 1 bridge tocando um sub por exemplo. E 4 canais, podendo ter muitaaass aplicaçoes, citando algumas delas: 4 falantes, 1 em cada canal, ou da maneira como descreveu acima. Canal 1: mid esquerdo, canal 2: mid direito, canal 3: TW direito e canal 4: tw esquerdo. Dessa maneira o corte pode ser feito pro crossolver ativo ou passivo. No cross passivo, o corte é feito por meio de bobinas, indutores e capacitores. No corte ativo, o corte fica por conta do DSP ou processador de sinal digital, usando uma interface mais maleavel em cortes, slope. A grosso modo. Passivo: Hardware e Ativo: Software.

- Na teoria (manual), o que caracteriza um bom amplificador? Sei que muitas vezes um produto parece perfeito ao se ler as especificações técnicas e, na hora do "vamovê", ele não é tão bom assim, mas no básico, no geral, o que faz com que um amplificador seja bom ou ruim (tipo de construção, materiais utilizados...)?

Imagina um amplificador como um prato. Escolhendo todos os melhores ingredietes, se eles nao forem cozidos na maneira correta e nem com os temperros corretos, o prato pode ficar ruim.

Existe tambem o casamento de equipamentos. Por exemplo, um TW que sobe muito e soa meio estridente, pode se usado com um amplificador e cabos RCA que tenham essa caracteristica contraria.

Um amplificador que nao serve bem num tipo de sistema, pode cair como uma luva em outro...

Espero ter ajudado.

Se gostou, positiva ali.

Abraços

• Upvote 3

Compartilhar este post

Link para o post

vxice, o positivo que veio pra mim , tenho certeza que era pra voce hehehe

Estou mandando "+" pra ti aí véio :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado gente.

ModeradorAutoSom

Pode ter certeza que vou dar uma lida nestes tópicos.

Rick demolidor

Valew, vou dar uma lida nos tópicos que o ModeradorAutoSom e qualquer coisa dou um up aqui.

vxice

Obrigado, já deu para dar uma boa ilustrada.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...