Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Pedroin

Set : Stetsom 2k5 + 4 Eros 312lc

Recommended Posts

Boa tarde Malacabados.

To com esse setzinho pra montar no meu 207

Player DEH-3UB

Stetsom 2k5

4 eros 312 lc

Huricane 4.250

2 Snake Sd 145

Minha duvida no caso é, se eu colocar esse set pra tocar só com o player e os cortes do stetsom eu corro muito risco de torrar os 312lc

Up que pretendo fazer,

Sai o 2k5 entra o Banda Ice 3500

Sai o Huricane entra o Sd250.2

colocar um Crossover ou o stetsom stx 84 ou o taramps CRX 4, ou algum que alguem me diga que é bom e que esta na mesma faixa de preço.

att :*

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

da nada, liga tudo em paralelo fechando 2 ohms, coloca o subsonico lá pelos 65/70hz e dexa o volume uns 2 ptos abaixo do clip.

muito dificil da problema.

ps - caixa com qtos litros? tenta simular pra ver se com o hpf em 70hz não ultrapassa o xmax.

Compartilhar este post

Link para o post

caixa com 49l cada af, eu nao sei fazer isso de simular, como faz ? tipo sem o crossover eu vo por o hpf aonde ? no player? o_.

Compartilhar este post

Link para o post

no player ou no amp, depois eu simulo a cx e posto aqui.

procura o bassbox, winsd ou algum outro programa assim, é bem facin de mexer.

Compartilhar este post

Link para o post

opa, valeu pela dica, vou ver se baixo aqui, mas se voce puder simular e postar agradeço, o subsonico eu ponho em 65 e o LPF do 2k5 eu ponho oque ?

Compartilhar este post

Link para o post

boa pergunta, 312lc sobe bem, mas não sei se sobe o suficiente pra chegar no ponto de corte dos drive.

a melhor forma é testando mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

sera que vai fica faltando medios? da alguma sugestão ae galera.

Não,

Você pode cortar os drive em 1,8 Khz e deixar os 312 respondendo até lá

Uma ideia é deixar os 312 numa câmara única e o mais próximo possível um do outro

Assim você consegue fazer com que eles se acoplarem melhor e descer mais

Compartilhar este post

Link para o post

boa pergunta, 312lc sobe bem, mas não sei se sobe o suficiente pra chegar no ponto de corte dos drive.

a melhor forma é testando mesmo.

Sobe tranquilamente. Pode cortar os drives em 2khz de boa. Se preferir cortar mais baixo sugiro que veja a relação potencia aplicada x atenuação x corte HPF utilizado.

Você pode cortar os drive em 1,8 Khz e deixar os 312 respondendo até lá

Pode ser cortado por ai tambem. Mas eu ainda prefiro em 2khz para esse drive.

Uma ideia é deixar os 312 numa câmara única e o mais próximo possível um do outro

Assim você consegue fazer com que eles se acoplarem melhor e descer mais

Não aconselho isso naum. Isso eh mais indicado para disputa. Senão não tem pq. Ira ganhar pouco, muito pouco mesmo. E ainda existe o risco da queima de um dos falantes que estão na camara unica, complicando o outro automaticamente. Ele passará a trabalhar sozinho em uma caixa com dobro do vol e ai baubau.

Compartilhar este post

Link para o post

entendi nao conhecia isso de por todos numa camara só, vou pequisar a respeito, como o intuito nao é competição, acho que nao é o caso mas, valeu pela dica...

Acho que vou deixar o Driver cortando em 1,8khz mesmo, só que no momento vou estar sem o crossover, até queria uma sugestão entre os dois citados anteriomente.

Por enquanto nao sei como fazer os cortes, meu aparelho corta os Drivers em 1khz ou 2khz acho, e os Woofer's nao sei como vou fazer pra cortar ele até os 1,8khz, pois nao tem essa opção se nao me engano, só pelo modulo deve ser possivel, precisava de uma ajuda nesse ponto tambem.

Compartilhar este post

Link para o post

entendi nao conhecia isso de por todos numa camara só, vou pequisar a respeito, como o intuito nao é competição, acho que nao é o caso mas, valeu pela dica...

Acho que vou deixar o Driver cortando em 1,8khz mesmo, só que no momento vou estar sem o crossover, até queria uma sugestão entre os dois citados anteriomente.

Por enquanto nao sei como fazer os cortes, meu aparelho corta os Drivers em 1khz ou 2khz acho, e os Woofer's nao sei como vou fazer pra cortar ele até os 1,8khz, pois nao tem essa opção se nao me engano, só pelo modulo deve ser possivel, precisava de uma ajuda nesse ponto tambem.

Seu aparelho não tem esse recurso não. SNME nem possui corte HPF e, se possuir, vai ser nas freq 50, 63, 80, 100 e 125hz. Não mais que isso.

Quanto ao ampli, ai sim seria possivel cortar; desde que o ampli tenha a opção de corte HPF indo ate essa faixa de freq.

Compartilhar este post

Link para o post

Não aconselho isso naum. Isso eh mais indicado para disputa. Senão não tem pq. Ira ganhar pouco, muito pouco mesmo. E ainda existe o risco da queima de um dos falantes que estão na camara unica, complicando o outro automaticamente. Ele passará a trabalhar sozinho em uma caixa com dobro do vol e ai baubau.

Mas são quatro woofers em uma caixa o volume nem iria aumentar tanto assim.

Todos estarão em paralelo o que diminui as chances que queima por sobrecarga.

Logo isso aumentaria o fator de acoplamento fazendo o som descer mais.

E acho que qualquer forma de ganhar uns HZ pra baixo é válida...

Ou não? hahahah

Acompanhando (Eu tô gostando desce tópico kkkkkkkkk)

Compartilhar este post

Link para o post

O modulo por enquanto é o 2k5 stetsom, e nao tem hpf só o LPF e Subsonico, e o pioneer corta até 125hz mesmo, sem o crossover então é melhor nem por pra tocar?

A caixa provavelmente to indo manda fazer hoje, 49L pra cada Af e 70hz , porém isso de deixar todos numa unica camara ta me deixando em duvida. Eu só mudaria isso, ou ia ter de mudar a frequencia da caixa tambem ?

Compartilhar este post

Link para o post

O modulo por enquanto é o 2k5 stetsom, e nao tem hpf só o LPF e Subsonico, e o pioneer corta até 125hz mesmo, sem o crossover então é melhor nem por pra tocar?

A caixa provavelmente to indo manda fazer hoje, 49L pra cada Af e 70hz , porém isso de deixar todos numa unica camara ta me deixando em duvida. Eu só mudaria isso, ou ia ter de mudar a frequencia da caixa tambem ?

Aí você ia ter que dar uma simulada

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda acho que não seja necessario camara única.

So para citar: suponhamos que seja camara unica para 4 falantes, sendo aproximadamente então com 200L. Se por ventura ocorrer dano a um falante vc terá uma alteração no vol por falante que, antes era +-50l e ai passaria para +-67L. Será que os ajustes de sintonia, corte HPF, potencia aplicada e Xmax utilizados anteriormente (50L) manteriam nas novas condiçoes o sistema estável ou pelo menos seguro.

Fora que ocorreriam alteraçoes automaticas da impedancia final do sistema, (consequentemente) da potencia aplicada, sintonia da caixa, curva de resposta, Xmax, etc, etc. Qdo utilizamos camara separada, se ocorre a queima de um falante, ocorre tambem a alteração da impedancia final do sistema, potencia aplicada, mas; a caixa por ser para um falante consegue manter as condiçoes de sintonia, Xmax, etc mantendo o sistema em segurança.

Pode ate ocorrer uma leve alteração no Xmax em virtude da potencia aplicada em apenas um falante não ser, em alguns casos, exatamente igual a metade da potencia do amplificador que era aplicada nos 2 (amplificadores geralmente liberam mais que a metade da potencia com dobro da impedancia), mas mesmo assim ainda seria mais dificil de ocorrer algum dano. Para explicar melhor o que quiz dizer aqui: um ampli de 2000wrms 2 ohms liberaria teoricamente 1000wrms para cada falante de 4 ohms ligados em paralelo; mas se ocorrer a queima de um deles possa ser que ampli libere mais que 1000wrms trabalhando agora em 4 ohms (um falante so)

Everton, so uma dica: qdo montamos sistemas de camara única, sempre que possivel, devemos montar o sistema de modo que os falantes fiquem ligados em serie. Pq assim se ocorrer dano a um falante o outro para de funcionar e não corre risco de ir "embora" tambem. Mas as vezes isso não eh possivel em virtude de nao "casar" a impedancia atravez da ligação em serie. Mas se conseguirmos acertar a impedancia do amplificador com a dos falantes fazendo a ligação em serie, para uma caixa de camara unica, eh uma ótima alternativa.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda acho que não seja necessario camara única.

So para citar: suponhamos que seja camara unica para 4 falantes, sendo aproximadamente então com 200L. Se por ventura ocorrer dano a um falante vc terá uma alteração no vol por falante que, antes era +-50l e ai passaria para +-67L. Será que os ajustes de sintonia, corte HPF, potencia aplicada e Xmax utilizados anteriormente (50L) manteriam nas novas condiçoes o sistema estável ou pelo menos seguro.

Fora que ocorreriam alteraçoes automaticas da impedancia final do sistema, (consequentemente) da potencia aplicada, sintonia da caixa, curva de resposta, Xmax, etc, etc. Qdo utilizamos camara separada, se ocorre a queima de um falante, ocorre tambem a alteração da impedancia final do sistema, potencia aplicada, mas; a caixa por ser para um falante consegue manter as condiçoes de sintonia, Xmax, etc mantendo o sistema em segurança.

Pode ate ocorrer uma leve alteração no Xmax em virtude da potencia aplicada em apenas um falante não ser, em alguns casos, exatamente igual a metade da potencia do amplificador que era aplicada nos 2 (amplificadores geralmente liberam mais que a metade da potencia com dobro da impedancia), mas mesmo assim ainda seria mais dificil de ocorrer algum dano. Para explicar melhor o que quiz dizer aqui: um ampli de 2000wrms 2 ohms liberaria teoricamente 1000wrms para cada falante de 4 ohms ligados em paralelo; mas se ocorrer a queima de um deles possa ser que ampli libere mais que 1000wrms trabalhando agora em 4 ohms (um falante so)

Everton, so uma dica: qdo montamos sistemas de camara única, sempre que possivel, devemos montar o sistema de modo que os falantes fiquem ligados em serie. Pq assim se ocorrer dano a um falante o outro para de funcionar e não corre risco de ir "embora" tambem. Mas as vezes isso não eh possivel em virtude de nao "casar" a impedancia atravez da ligação em serie. Mas se conseguirmos acertar a impedancia do amplificador com a dos falantes fazendo a ligação em serie, para uma caixa de camara unica, eh uma ótima alternativa.

:rever1:

Olhando dessa forma o nosso amigo Alesalles tem razão, a caixa com câmara única cria mais riscos.

Mas tem as vantagens que eu falei.

Quer fazer?

Cuidado redobrado com barbeiragens

Compartilhar este post

Link para o post

melhor fazer a caixa normal mesmo, separada para cada aF, precisava só que alguem simulasse a caixa pra mim, pra saber se o xmax nao vai ultrapassar. se alguem puder pf.

Compartilhar este post

Link para o post

melhor fazer a caixa normal mesmo, separada para cada aF, precisava só que alguem simulasse a caixa pra mim, pra saber se o xmax nao vai ultrapassar. se alguem puder pf.

Pq vc não experimenta caixa com 45L e sintonia em 60hz para som mais encorpado, mais flat. Ou se preferir faça com 45L e sintonia em 70hz - pouco mais de ataque. Agora se gostar de pancadão pode subir essa sintonia p uns 80-90hz.

Qto ao Xmax vc deve determinar a caixa (formato e medidas), dutos (redondos, quadrados, triangulos), para depois começar a simular e acertar os detalhes (sintonia, tamanho do duto, Xmax, curva de resposta, etc)

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ligar la na eros hoje, e ver o projeto que eles me passam, ai posto aqui, pra ver oque voces me dizem, att.

Compartilhar este post

Link para o post

vai fica bom, toma cuidado 2khz fica bem irritante os drive vai doer... falo porque já usei d405 e to com os irritantes d250-x...

Compartilhar este post

Link para o post

Pq vc não experimenta caixa com 45L e sintonia em 60hz para som mais encorpado, mais flat. Ou se preferir faça com 45L e sintonia em 70hz - pouco mais de ataque. Agora se gostar de pancadão pode subir essa sintonia p uns 80-90hz.

Qto ao Xmax vc deve determinar a caixa (formato e medidas), dutos (redondos, quadrados, triangulos), para depois começar a simular e acertar os detalhes (sintonia, tamanho do duto, Xmax, curva de resposta, etc)

bota dutos redondos q vc pode mudar a sintonia qualquer hr,vc sintoniza em 60hz pro dia a dia e quando quiser um pancadao aumenta pra 80/90 :legal: coloca 4d200 e 2 st200 q vai ficar bonito e é so baixar um pouco o ganho q nao vao gritar muito. :vts

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

bota dutos redondos q vc pode mudar a sintonia qualquer hr,vc sintoniza em 60hz pro dia a dia e quando quiser um pancadao aumenta pra 80/90 :legal: coloca 4d200 e 2 st200 q vai ficar bonito e é so baixar um pouco o ganho q nao vao gritar muito. :vts

Excelente ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...