Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Joéster

18Sound (Eighteen Sound) 18NLW9600 8ohms - Impressoes

Recommended Posts

Então o negocio é colocar um SD8000 500a AGM fonte 300a ,com sinal processado, medio parrudos ,2x ETD7200

E BOTAR O BEISS pra comer. OpO

E vc não fez uma caixa pra deichar os imã de 6x9 pra fora..num gostei[^]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ae Joester acompanhando... esse final de semana vamos colocar os 18Sound pra tocar de verdade, porém ainda estou acertando a caixa... vou fazer uma caixa maior a partir da semana que vem, mas uma coisa fique clara... pelo o menos no meu ponto de vista...

Gastei sabendo que poderia esta jogando dinheiro fora, a conclusão que tenho hoje é que tem alguns falantes nacionais que são tão bons quanto os 18Sound... outra coisa tbm e ai é questão de gosto... Percebi que mesmo com baixissima litragem os 18Sound conseguem ter up na região de 30hz a 50hz, que torna o grave bem mais forte nesta faixa que a maioria dos nacionais que testei.

Imagina quando eu tiver com minha caixa certinha meu Deus! :vts

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Parâmetros 18NLW9600

Fs 34 HzBom FS, embora o tenha que o levar em paralelo com o QTS no QTS explico.

Re 4,7 ohms

Sd 0,1134 sq.mt. (189,9 sq.in.) Menor área de cone que nossos nacionais, por exemplo que sds2,7k , Snake hpx2180, sw1p que tem na cas dos 0,12

Qms 8,7 QMS qto mais alto mais evidencia clareza em seu som um som mais aberto de grande importância em quem precisa elevar um pouco o corte a té a chegada dos médios o q não é o caso em questão mas so pra dar um exemplo um famoso falante que tem por fama a qualidade em seu timbre o WPU1809 tem Qms 18,03

Qes 0,29

Qts 0,28 QTS baixo característica Européia por graves rápidos e fortes jogam grave longe e se escuta de longe mesma característica dos Oversound. Prefiro por qts mais médio na casa de 0,45 "SW1P, WPU" pois conseguem jogar o grave pra fora do carro e ainda mantem características de um grave mais macio encorpado tipo subwoofer.

QTS acima de 0,50 tende-se a ter dificuldade de sair da volta do carro exemplo Tornado 1100 QTS 0,55; Acima disso então pra ambiente aberto fica difícil embola muito e so treme na volta.

Simplificando:

-QTS baixos fazem com que o falante se comporte mais como woofer ai não deixando o falante descer sua resposta abaixo de 40hz embora fabricante o mostre como mais baixo

-Qts altos falante comportamento de Subwoofer subgraves encorpados e tremendo tudo na volta principalmente dentro do carro.

Vas 149 lt. (5,1 cuft)Vas baixo lado bom lado ruim, evidência caixa pequena porêm faz baixar o CMS parâmetro esse tão importante já explicado

Mms 261 gr. (0,58lb) Aliado do MMD Cone acima de 200 é cone pesado + de 1 aranha pra aguentar mais potencia e ter melhor controle de cone,sensibilidade baixa

BL 30 Tm Ótimo para caixas w horn e que se tenha falante um na frente do outra como a do Joéster pois imã e controle de cone não vai faltar ai, mas tambm ja aconselho gastos extras com bateria e amplificação.

Linear Mathematical Xmax ±14 mm (±0,55 in)Chega ser até bom demais pois com nossos módulos distorcidos em parte por alimentação insuficiente o falante concerteza vai queimar antes mesmo de chegar a usar metade de toda essa excurção

Le (1kHz) 2,11 mH

Ref. Efficiency 1W@1m (half space) 95,1 dB Precária, sensibilidade de tornado, claro tamanho conjunto motor e qualidade não é pra criança esse falante, mas isso não é problema visto o falante aquentar bem mais acima da potencia especificada o que acabaria recuperando essa pouca sensibilidade claro tudo tem jeito + bateria + amplificador como disse é pra gente grande e que espaço não seja problema.

Faltou o mais importante o CMS que o fabricante não expõe, não to com o bassbox aqui depois confirmo então acredito ser na casa de 80um/N o que é muito baixo visto seu conjunto motor forte, forte centragem o que deixa cone pesado então joguem de 4 kw(automotivo) pra fora pra o fazer render e muita bateria.

CMS qto maior melhor mesmo que sensibilidade olhos vistos pros acima O.O 150 um/N pois são poucos no mercado, tocam bem com pouca potência.

Então quem estiver pensando em trocar seus falantes, se tiver grana sobrando compre, mas mantenha os antigos guardados pois pode acabar gostando mais dos antigos vai do gosto de cada um, ai não tem volta já era.

Caramba, vo ter que ler esse post umas 100 vezes pra começar a entender alguma coisa hehehhehehehheheheheh belo topico, aprendendo muito :legal:

att.

Ebert

Compartilhar este post

Link para o post

Se passase por osmose, eu gastava a gasolina pra ir lá apertar a mão do cara, hehe! Joéster, posta fotos da caixa pronta ai. Curioso pra ver como ficou!

Compartilhar este post

Link para o post

Buenas gurizada medonha

To dando uma passada aqui pra comenta desse brinquedinho novo do Joester.

Lendo essa material, muito mal e porcamente traduzido pelo google kkk, deu pra analisar uns pontos que a 18sound deu atençao no falante.

o tal da bobina ISVC deles, já é um artificio utilizado em bobinas dos alto falantes parrudos de pancadão já hoje no Brasil. o "sandwich"que eles se referem, nada mais é que a bobina possuir enrolamento na parte interna e parte externa da forma da bobina. Não vi se o 18sound usa fiberglass ou kapton, mas deve ser kapton já que o fiberglasse com temepraturas altas começa a dar bolhas que fazem o enrolamento de cobre roçar no gap, acabando com o verniz do fio.

No caso esse sandwich de bobina,visa reduzir a temperatura da bobina de forma mais rapida uma vez que o calor alem de dser dissipado por convexão, e pela arruela superior, também é dissipador mais eficientemente também pelo pino polar. Enfim é uma forma de resfriar mais rapido a bobina, uma vez que a bobina aquecida tem a sua resistencia DC (RE que não deve ser confundida com impedancia) cada vez mais elevada devido ao calor. Quanto maior o RE, maior será menos potEncia eletrica será convertida em potencia acustica, o que dá no mesmo que dizer que tivemos uma compressão de potencia ou compressão termica. Os graficos mostram que a bobina feita nessa forma de sandwich diminui em quase 1 db a compressão.

o segundo item que eu vi, foi a tal de centragem de silicone. No caso voltemos aos primordios do funcionamento do alto falante, onde o alto falante foi concebido para responder a sinais eletricos e transformar esse sinal eletrico em um movimento mecânico analogo a variação de amplitude do sinal eletrico.Porém, o alto falante não somente se movimenta e produz movimento mecanico analogo ao estimulo eletrico . Ele não consegue ser perfeito nessa conversão e devido a sua construção mecanica, ele acaba impondo distorçoes ao sinal original, seja por rigidez do cone, rigidez da centragem, rigidez da suspensão, ressonancia do cone. Enfim, ele não só vai gerar o som, mas vai introduzir interferencias nesse som que não correpondem ao sinal original. No caso a suspensão de silicone foi introduzida para apresentar uma melhor linearidade no movimento do conjunto movel, reduzindo essas distorçoes mecanicas, tanto em regime de alta excursão como baixa excursão. No caso o ideal seria algo progressivo, que não deixasse o cone muito travado com sinais de baixa amplitude, mas que também mantenha o cone controlado e não salte fora do falante, quando o falante for exigido com sinais de amplitude elevada. Nos graficos mostra esse comportamente com e sem amaciamento do conjunto, para mostrar que a centragem não sofre tanta fadiga e acabe perdendo a sua rigidez.

Outra coisa interessante mas que me deixa preocupado é a utilização de shorting rings.

O alto falante tem uma bobina que possui uma resistencia eletrica DC chamada de RE, que não define a impedancia do falante. A impedancia é uma grandeza de natureza complexa, onde temos componentes indutivos e capacitivos que influenciam.A impedancia nominal do alto falante se define pelo menor valor de impedancia na curva de impedancia do falante, o que significa que conforme varia a frequencia do sinal aplicado, os componentes reativos da bobina, alteram o valor da impedância no geral.Isso faz com que o amplificador enchergue na sua saida uma carga que varia de acordo com a frequencia.

A dependender da curva de impedancia, muitas vezes temos picos elevados de impedancia, ainda mais pronunciados em caixas dutadas, que aproveitam da ressonancia do conjunto, e esses picos de impedancia acabam por influenciaram no rendimento eletrico.

OS short rings então são dispositivos aplicados no falante, de forma a minimizar esses picos de impedancia, e deixar a impedancia geral do falante mais plana e linear para extrair mais energia do amplificador , ou seja, fazer um alto falante se comportar cada vez mais parecido com uma carga resisitiva, diminuindo os efeitos de uma carga reativa .Portanto nesse caso podemos dizer que a impedancia real do falante será muito proxima ao valor do RE , ainda mais com a compressão termica reduzida pela bobina com enrolamento interno.

Bom, por hoje é isso porque não estou muito inspirado pra escrever e isso dá muito pano pra manga. O amigo Solano também deu umas boas constribuiçoes explanando suas ideias sobre os parametros TS e que tenho que concordar.

Certo dia eu falei ao joester que um falante de QTS baixo iria exigir um volume generoso no falante pro som não ficar preso demais.Também gosto dos QTS na casa dos 0,4 , que é um QTS mediano e que a Selenium por exemplo sempre teve como quase regra.

Outra hora eu penso em mais alguma coisa pra excrever por aqui.

• Upvote 2

Compartilhar este post

Link para o post

Buenas gurizada medonha

Lendo essa material, muito mal e porcamente traduzido pelo google kkk, deu pra analisar uns pontos que a 18sound deu atençao no falante.

o tal da bobina ISVC deles, já é um artificio utilizado em bobinas dos alto falantes parrudos de pancadão já hoje no Brasil. o "sandwich"que eles se referem, nada mais é que a bobina possuir enrolamento na parte interna e parte externa da forma da bobina. Não vi se o 18sound usa fiberglass ou kapton, mas deve ser kapton já que o fiberglasse com temepraturas altas começa a dar bolhas que fazem o enrolamento de cobre roçar no gap, acabando com o verniz do fio.

No caso esse sandwich de bobina,visa reduzir a temperatura da bobina de forma mais rapida uma vez que o calor alem de dser dissipado por convexão, e pela arruela superior, também é dissipador mais eficientemente também pelo pino polar. Enfim é uma forma de resfriar mais rapido a bobina, uma vez que a bobina aquecida tem a sua resistencia DC (RE que não deve ser confundida com impedancia) cada vez mais elevada devido ao calor. Quanto maior o RE, maior será menos potEncia eletrica será convertida em potencia acustica, o que dá no mesmo que dizer que tivemos uma compressão de potencia ou compressão termica. Os graficos mostram que a bobina feita nessa forma de sandwich diminui em quase 1 db a compressão.

o segundo item que eu vi, foi a tal de centragem de silicone. No caso voltemos aos primordios do funcionamento do alto falante, onde o alto falante foi concebido para responder a sinais eletricos e transformar esse sinal eletrico em um movimento mecânico analogo a variação de amplitude do sinal eletrico.Porém, o alto falante não somente se movimenta e produz movimento mecanico analogo ao estimulo eletrico . Ele não consegue ser perfeito nessa conversão e devido a sua construção mecanica, ele acaba impondo distorçoes ao sinal original, seja por rigidez do cone, rigidez da centragem, rigidez da suspensão, ressonancia do cone. Enfim, ele não só vai gerar o som, mas vai introduzir interferencias nesse som que não correpondem ao sinal original. No caso a suspensão de silicone foi introduzida para apresentar uma melhor linearidade no movimento do conjunto movel, reduzindo essas distorçoes mecanicas, tanto em regime de alta excursão como baixa excursão. No caso o ideal seria algo progressivo, que não deixasse o cone muito travado com sinais de baixa amplitude, mas que também mantenha o cone controlado e não salte fora do falante, quando o falante for exigido com sinais de amplitude elevada. Nos graficos mostra esse comportamente com e sem amaciamento do conjunto, para mostrar que a centragem não sofre tanta fadiga e acabe perdendo a sua rigidez.

Outra coisa interessante mas que me deixa preocupado é a utilização de shorting rings.

O alto falante tem uma bobina que possui uma resistencia eletrica DC chamada de RE, que não define a impedancia do falante. A impedancia é uma grandeza de natureza complexa, onde temos componentes indutivos e capacitivos que influenciam.A impedancia nominal do alto falante se define pelo menor valor de impedancia na curva de impedancia do falante, o que significa que conforme varia a frequencia do sinal aplicado, os componentes reativos da bobina, alteram o valor da impedância no geral.Isso faz com que o amplificador enchergue na sua saida uma carga que varia de acordo com a frequencia.

A dependender da curva de impedancia, muitas vezes temos picos elevados de impedancia, ainda mais pronunciados em caixas dutadas, que aproveitam da ressonancia do conjunto, e esses picos de impedancia acabam por influenciaram no rendimento eletrico.

OS short rings então são dispositivos aplicados no falante, de forma a minimizar esses picos de impedancia, e deixar a impedancia geral do falante mais plana e linear para extrair mais energia do amplificador , ou seja, fazer um alto falante se comportar cada vez mais parecido com uma carga resisitiva, diminuindo os efeitos de uma carga reativa .Portanto nesse caso podemos dizer que a impedancia real do falante será muito proxima ao valor do RE , ainda mais com a compressão termica reduzida pela bobina com enrolamento interno.

Bom, por hoje é isso porque não estou muito inspirado pra escrever e isso dá muito pano pra manga. O amigo Solano também deu umas boas constribuiçoes explanando suas ideias sobre os parametros TS e que tenho que concordar.

Certo dia eu falei ao joester que um falante de QTS baixo iria exigir um volume generoso no falante pro som não ficar preso demais.Também gosto dos QTS na casa dos 0,4 , que é um QTS mediano e que a Selenium por exemplo sempre teve como quase regra.

isso é praticamente uma aula ein?

ta cobrando quanto o curso intensivo?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal essa é a melhor parte de se passar o conhecimento incentiva novas idéias e troca-se conhecimento, muito boa a explanação Carlos Kbsom demonstra todo seu conhecimento. Juro é difícil parar e vir escrever aqui no forum pois poucos aproveitam o conhecimento passado maioria vai atrás da moda.

Embora seja um prazer dissertar qdo se vê gente interessada contribui pra que o conhecimento não se perga ...... e saudoso Paulo Duto dava aula de graça todo dia pra nós mas cansou de ver e ouvir tanta bobagem e modismos e numa era que o que se vende na maioria daz vezes é o que promete, barateia custos d fabricantes e da lucro $$$$ e não o que é eficaz e bom.

Nem tudo está perdido, há uma luz no fim do túnel a exemplo das tecnologias aplicadas nos 18 sounds mas poderia ser melhor, deveríamos ir ao contrário de tudo isso ja que cada vez mais usamos nosso carro mais pra família, trabalho do que pra conseguir um lugar pra escutar som.

Precisamos de falantes com maior sensibilidade e que toque bem com menos potência, amplificador com mais qualidade estilo sd250.2 muito bem falado devida sua qualidade e tamanho reduzidíssimo, e não milhares de watts, menos bateria aplicado no sistema talvez somente uma boa bateria no cofre e por ai por diante. Sobraria espaço pro isopor de gelada,saco de carvão algumas costelas e uma boa carne pra assar []-[] além do dia-a-dia pras compras da patroa kkkkkkkkkkkkkkk

Editado por solanosom

Compartilhar este post

Link para o post

ta Gerando boas novas o topico em.... Tirando umas boas dicas daqui.

Já dizia o mestre dos magos: Nem todo aprendizado precisa de leitura, Mas toda leitura gera um aprendizado. haushauhauh

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Pó galera aki do Sul matando a pau, mas ta cheio gente boa aki no forum, rsrsrs mas pra quem quer aprender isso aki prato cheio, as explicações do SOLANO e amigo CARLOS, eu ate imprimi aki, tbm to aprendendo, só nos resta agradecer pq sei q esse pessoal tem dia dia agitadíssimo profissionalmentee msm assim vem aki compartilhar conhecimentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia! É muito gratificante ver o interesse que o topico causou. Tanto pelos mais iniciantes, (nao deixo de me considerar um) que estao aqui buscando aprender, quanto pelos nomes de PESO que aqui passaran/passan. Sinto-me honrado e lhes digo: Mesmo que o som fique uma mer**, em termos de som axo que foi algo MUITO valido pra mim, tanto pela experiencia prática quanto pela teoria ensinada aqui.

Valeu galera! Assim que ocorrer algum progresso vem mais fotos :D

Que todo mundo entenda que existe sempre essas 02 vertentes. Podemos obter resultados satisfatórios, assim como decepcionantes.

Claro, que há bastante coisa envolvida, além do carro que é um ambiente hostil, mas o aprendizado é sempre muito grande. O maior ganhador será você mesmo, embora os resultados possam ser decepcionantes. Esses caras aí que são consultadores, palestrantes, tipo Carlos Correa, quanto eles não devem ter errado, para chegar àqueles projetos que hoje são até são considerados obsoletos, por essa moda de falantes de milhares de Watts.

Há muitos exemplos aí de gente que constroem caixas à toa e elas rendem muito e outros que aplicam o projeto e não dá certo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pó galera aki do Sul matando a pau, mas ta cheio gente boa aki no forum, rsrsrs mas pra quem quer aprender isso aki prato cheio, as explicações do SOLANO e amigo CARLOS, eu ate imprimi aki, tbm to aprendendo, só nos resta agradecer pq sei q esse pessoal tem dia dia agitadíssimo profissionalmentee msm assim vem aki compartilhar conhecimentos.

Obrigado a força do pessoal pelo pouco que pude contribuir, mas realmente o dia é agitado mesmo, não trabalho com som, apenas hobby, sou militar mas desde meus 13 anos sofro desse vício hoje 33 anos kkkkkkkkkkkkkk. Então aprendi muito de curioso, leitura, tentativa erro e de olho nos que os mais experiente falavam bastante parte técnica do audiolist som profissional.

Acaba sobrando pouco tempo pra vir da uma passada pois da maioria das vezes so se vê "tópico repetitivo e com perguntas bobas "qual falante desses 2 é melhor" outras vezes to sentado a noite no sofá com a patroa depois do trabalho tomando um Chimarrão lendo algum tópico, matéria de som ou respondendo algum tópico e ela fica até desconfiada de canto de olho pra saber com quem que to teclando kkkkkkkkkkkkkkk.

Mas também parte dos tópico bobos criados por culpa de quem ta com preguiça de procurar a informação, um pouco por culpa dos mais antigos que abandonaram o fórum de enjoar de ver a mesma coisa, pois pesquisando tem muita coisa boa que se o novato lê-se, não viria aqui perguntar.

Muitos também sabem muito e também vivem do som, ai também fica difícil vir aqui da dica de graça pois o aprendizado é custoso($,tempo).

Acredito que quem leu as 3 últimas páginas desse tópico nem precisará mais pedir auxílio na escolha de um falante o que esta escrito posts acima dá condições a leigo, vira mestre na escolha do falante de seu gosto então é isso ai moçada.

Vamos aguardar o Jo com suas novidades :legal:

Editado por solanosom
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom o tópico!!Fiquei feliz em saber que estao mudando um pouco o assunto por aqui e testando coisas novas.

18Sound pra mim é a TOP em falantes profissionais!Se pudesse compraria 2 18NLW9600C só de pirraça.

Compartilhar este post

Link para o post

no meu caso ja sou curioso desde os dez anos e hoje continuo sendo leigo no assunto e muito mais curioso aos 25 ,como o amigo disse "som e um vicio" desde que me casdastrei aqui vivo conectado ja li e re-li muito coisa mas o post que mais aprendi foi esse nunca tinha lido tanta coisa boa sobre som e vou ler mais um bocado de vezes ate que crude na minha cabeca pq nao e pra ser jogado fora . As vezes o melhor som pode esta na marca desconhecida . parabens pelo topico e pelos mestres presentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado a força do pessoal pelo pouco que pude contribuir, mas realmente o dia é agitado mesmo, não trabalho com som, apenas hobby, sou militar mas desde meus 13 anos sofro desse vício hoje 33 anos kkkkkkkkkkkkkk. Então aprendi muito de curioso, leitura, tentativa erro e de olho nos que os mais experiente falavam bastante parte técnica do audiolist som profissional.

Acaba sobrando pouco tempo pra vir da uma passada pois da maioria das vezes so se vê "tópico repetitivo e com perguntas bobas "qual falante desses 2 é melhor" outras vezes to sentado a noite no sofá com a patroa depois do trabalho tomando um Chimarrão lendo algum tópico, matéria de som ou respondendo algum tópico e ela fica até desconfiada de canto de olho pra saber com quem que to teclando kkkkkkkkkkkkkkk.

Mas também parte dos tópico bobos criados por culpa de quem ta com preguiça de procurar a informação, um pouco por culpa dos mais antigos que abandonaram o fórum de enjoar de ver a mesma coisa, pois pesquisando tem muita coisa boa que se o novato lê-se, não viria aqui perguntar.

Muitos também sabem muito e também vivem do som, ai também fica difícil vir aqui da dica de graça pois o aprendizado é custoso($,tempo).

Acredito que quem leu as 3 últimas páginas desse tópico nem precisará mais pedir auxílio na escolha de um falante o que esta escrito posts acima dá condições a leigo, vira mestre na escolha do falante de seu gosto então é isso ai moçada.

Vamos aguardar o Jo com suas novidades :legal:

Falou td Solano, tenho esse hobby tbm, mas eu com meus 44 anos, affff, tenhos outros tbm, gosto d++++ das coisas do campo, pescaria, acampar.... Ja tive aí em Bagé, Arroio dos Ratos,Caçapava do Sul, Encruzilhada do Sul, Lavras do Sul, Uruguaiana ...... amigo meu as X busca gado por essas querências, hehheheh mas meu dia a dia é corrido, Sou Contador, cidade 65 km d onde moro, ta doido.

Mas vamo esperar fds pra ver c essa biba do Joester (mais loco q eu) bota logo esse trem pra funfar, hheheheh :legal::rever1:

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Fico mais na área do SPL, só venho no Trio pra ver esse tópico.

Show de bola :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Caixa By Rosalvo Sound é TOP!!!

Esse é um dos melhores tópicos do fórum!

Compartilhar este post

Link para o post

Esse tópico realmente vale a pena. Passei muita coisa daqui para uma pasta do Word dos meus documentos rs.

E ai Joester saio ou não sai hehe. Amigo queria ter sua paciencia...sou tão ansioso que era capaz de me matar uns 3 dias para colocar o som p funcionar rsrs.

Compartilhar este post

Link para o post

Buenas gurizada medonha

O que me deixa mais de kabeção, é ver toda essa tecnologia no caso da 18 sound, aplicada mais pro lado de "contornar" esse excesso de potência aplicada no falante que é o que o mercado que vende hoje e quer, falo isso tendo em vista os modestos parâmetros no quesito qualidade (timbre), mesmo com toda essa tecnologia a seu favor.

Vou deixar uma deixa aqui, eu queria imaginar toda essa tecnologia em cima de uma plataforma por exemplo "SW1P,SDS,Wpu" ai sim seria meu sonho de consumo, seria EVOLUÇÃO, isso que mais me indigna porquê não se ve nada pra esse lado.

Até então as estudadas caixas do passado (w-horn, L60,baininha dupla, HBs,scoops, SB850 etc.....) hoje viraram antiguidade e relíquia, pois qualquer falante com qualquer caixa hoje em dia toca até mais que as antigas isso claro com 10x mais amplificação e alimentação jogada na traseira do alto-falante.

Será que nos dias de hoje estamos 10x mais ricos para gastar com essas 10x mais(amplificação+ alimentação) ou ficamos 10x mais burros para desenvolver sistemas mais eficientes?

Pessoal por favor não me entendam mal, não falo de nós simples curiósos que tentamos de todas as maneiras melhorar nosso som, falo dos capacitados que trabalham em fábricas e que juntos com seus patrões ganham dinheiro com isso.

Editado por solanosom

Compartilhar este post

Link para o post

Esse tópico realmente vale a pena. Passei muita coisa daqui para uma pasta do Word dos meus documentos rs.

E ai Joester saio ou não sai hehe. Amigo queria ter sua paciencia...sou tão ansioso que era capaz de me matar uns 3 dias para colocar o som p funcionar rsrs.

E esse seu set aí?

Vai rolar um tópico macaco véio?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...